Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Quadro Geográfico de Referência para Produção, Análise e Disseminação de Estatísticas

O que é

O Quadro Geográfico de Referência para Produção, Análise e Disseminação de Estatísticas, estruturado pelo IBGE, é um conjunto de diferentes recortes territoriais, e constitui uma referência única e nacional para relacionar as informações estatísticas dos censos e de suas demais pesquisas a esses recortes territoriais.

Recorte territorial, ou recorte geográfico, é um conjunto de parcelas do território, contíguas ou não, delimitadas segundo critérios técnicos, científicos e/ou legais.

O objetivo principal do Quadro Geográfico de Referência é fornecer aos usuários um referencial espacial coerente para acesso, visualização, análise e compreensão das estatísticas oficiais do País de forma comparável e espacialmente integrada.

O Quadro Geográfico de Referência é composto por dois grandes grupos: Recortes legais publicados pelo IBGE e Recortes institucionais do IBGE, ou seja, aqueles produzidos pelo próprio Instituto. Separar os recortes legais dos recortes institucionais garante que o Instituto possa fornecer estatísticas tanto em áreas administrativas quanto em áreas específicas importantes, garantindo a confidencialidade, a precisão e a relevância dos dados produzidos. Ademais, o IBGE pretende, por meio do Quadro Geográfico, além de tornar mais acessível ao usuário o cruzamento de informações estatísticas com recortes territoriais, possibilitar a compreensão do processo de formação de cada recorte, bem como a recuperação das diversas versões de determinado recorte ao longo do tempo.