Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

CNEFE - Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos

Sobre - Coordenadas geográficas dos endereços no Censo Demográfico 2022

Para os dados do CNEFE referentes ao Censo Demográfico 2022 foi utilizada uma estratégia de divulgar primeiro as coordenadas geográficas de todos os endereços atualizados e coletados pelos recenseadores, de modo a fornecer um panorama da cobertura territorial da coleta, além da classificação de espécie (uso) associada a cada endereço. Adicionalmente, foi realizada uma validação para cada par de coordenadas coletado em campo em relação à sua localização e, a partir dessa crítica, foram atribuídos níveis de geocodificação para cada endereço de acordo com a localização do par de coordenadas que o representa. Dessa forma, pela primeira vez o IBGE apresenta uma versão 100% georreferenciada do CNEFE.

Principais resultados - Coordenadas geográficas dos endereços no Censo Demográfico 2022

Acesse os principais resultados no Panorama do Censo 2022 e na Plataforma Geográfica Interativa.

Tabelas - Coordenadas geográficas dos endereços no Censo Demográfico 2022

Coordenadas dos endereços

Conceitos e métodos - Coordenadas geográficas dos endereços no Censo Demográfico 2022

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
O levantamento de endereços constitui parte essencial das pesquisas domiciliares permitindo que as entrevistas sejam georreferenciadas, além de possibilitar a geração de amostras e a supervisão das atividades. São armazenados os registros textuais de cada um dos endereços visitados pelos recenseadores durante a coleta do Censo Demográfico 2022 de acordo com o padrão de endereçamento adotado pelo IBGE. Cabe observar que foi captada, além dos endereços, outra informação essencial para as operações do IBGE: a espécie associada ao endereço. A espécie pode ser definida, em termos gerais, como o uso que se faz do endereço, ou seja, sua utilização como domicílio, estabelecimento ou edificação em construção ou reforma. O CNEFE oriundo do Censo Demográfico 2022 foi a primeira oportunidade na qual o IBGE coletou a localização precisa para todos os endereços em campo, resultando em um cadastro 100% georreferenciado pela primeira vez.
Tipo de operação estatística
Cadastro estatístico de endereços
Tipo de dados
Dados de Censo, Registros administrativos, Dados de cadastros
Periodicidade de divulgação
Eventual
População-alvo
Todos os endereços existentes no território nacional e cobertos durante a coleta do Censo Demográfico 2022.

Metodologia

O levantamento em campo é realizado através da atualização do registro de endereço para todas as edificações existentes na área de trabalho do recenseador ou agente de pesquisa no modelo de endereçamento definido pelo CNEFE. As edificações encontradas são categorizadas em espécies domiciliares e não domiciliares.
Técnica de coleta:
Observação direta

Temas

Temas e subtemas
População, Habitação
Principais variáveis
UF, Município, Distrito, Subdistrito, Setor censitário, Quadra, Face, Tipo do logradouro, Título do logradouro, Nome do logradouro, Número do endereço, Modificador do endereço, Complementos do endereço, Localidade, CEP, Latitude, Longitude, Espécie da unidade
Palavras-chave
CNEFE, endereço, espécie, quadra, face, logradouro, complemento, CEP, latitude, longitude

Unidades de informação

Unidade de investigação
Domicílio, Estabelecimento
Unidade de análise
Domicílio, Estabelecimento
Unidade informante
Domicílio, Estabelecimento.

Períodos de referência

Trimestre - 01/08/2022 a 31/10/2022
Data de início da coleta
01/08/2022
Data do fim da coleta
28/05/2023

Disseminação

Formas de disseminação
Publicação Digital (online), Microdados no Portal do IBGE
Nível de desagregação geográfica
Endereço
Nível de divulgação
Endereço

Instrumentos de coleta

Padrão de Registro de Endereços: Definições e orientações de uso
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101639.pdf.

Histórico

Em 2005, a direção do IBGE instituiu, no âmbito da Coordenação Operacional dos Censos, um projeto com objetivo de criar um cadastro único de endereços para apoio às pesquisas domiciliares da instituição. De modo a ressaltar sua utilização estritamente estatística o mesmo foi denominado Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos – CNEFE.

Dois grandes desafios precisaram ser vencidos para a criação da primeira versão do CNEFE:

· Como registrar os endereços de forma uniforme
· E onde encontrar as informações para a carga inicial


A questão da forma de registro está associada à ausência de um padrão nacional de endereços. Por não dispor de formato padrão de registro de endereços, em cada formulário ou arquivo do país os endereços são apresentados de forma distinta. No próprio IBGE podiam ser encontradas formas diversas embora com algumas semelhanças. Desta maneira, para a criação do CNEFE, foi necessário estabelecer um padrão de registro de endereços o que foi feito avaliando os formatos utilizados no IBGE bem como os de outras instituições envolvidas diretamente no assunto como, por exemplo, o da empresa de correios (ECT). Em sua elaboração procurou-se harmonizar a necessidade de um maior detalhamento de seus componentes com a facilidade de seu uso.

No que se refere a fonte primária para carga do CNEFE é necessário destacar que a execução de um levantamento específico estava descartada pela sua complexidade e custo. A utilização da Folha de Coleta do Censo 2000 apresentou-se como melhor alternativa visto que:

· A informação era de propriedade do IBGE não havendo restrições a sua utilização;
· A informação já se encontrava em meio digital e em formato texto;
· E que havia cobertura de todo o território nacional.

Entretanto é importante destacar alguns pontos desfavoráveis desta opção como a relativa desatualização da informação visto que a mesma retratava a situação existente em 2000, a ausência de qualquer processo de crítica das informações e a não conformidade com o padrão de endereços estabelecido. Deste modo, foi necessário desenvolver um conjunto de procedimentos computadorizados que realizou tanto uma crítica preliminar das informações quanto sua adequação ao formato estabelecido. As inconsistências identificadas foram passadas a outro sistema que permitia ao operador compará-las com os mapas existentes e com os logradouros da base de CEPs dos correios e realizar manualmente sua padronização.

A versão inicial do CNEFE contendo os setores urbanos regulares foi integralmente utilizada nas operações da Contagem de 2007 e no Censo Agropecuário de 2006. Estas operações, pioneiras na utilização de PDAs na coleta de informações, permitiram, também, que uma lista com os endereços do setor existentes no CNEFE fosse carregada nos PDAs dos recenseadores. Cabia ao recenseador confirmar os endereços da lista ou fazer as necessárias inclusões ou exclusões; nos setores rurais e nos de aglomerado subnormal, por não existir uma lista prévia de endereços, todos foram incluídos. Ao final da operação de 2007 foi possível construir uma nova versão do CNEFE com cobertura quase total do território nacional (a exceção dos 129 maiores municípios onde não houve Contagem) uma vez que tanto as áreas rurais como aqueles de aglomerado subnormal foram, também, incluídas.

Já para o Censo de 2010 o CNEFE forneceu as listas de logradouros que foram associadas ao mapeamento das áreas urbanas disponível no IBGE ou adquirido junto a empresas particulares. Na operação da pré-coleta foram identificados os endereços existentes em cada uma das faces dos logradouros e, desta forma, construído um novo cadastro para as áreas urbanas. Na coleta estas informações foram carregadas nos PDAs dos recenseadores que as confirmaram ou modificaram para refletir a realidade observada. Nas áreas rurais e de aglomerados subnormais não houve lista prévia sendo todos os endereços incluídos por ocasião da coleta das entrevistas. Tal como em 2007 ao final da operação dispunha-se de uma nova versão do CNEFE contendo, desta vez, a totalidade dos endereços do país.

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/B4

Publicações - Coordenadas geográficas dos endereços no Censo Demográfico 2022

O que é

O Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos - CNEFE é uma base de dados de abrangência nacional criada em 2005. Esse cadastro contempla endereços georreferenciados de domicílios e estabelecimentos de todo o país.
A sua atualização é realizada continuamente. De forma integral, a cada censo demográfico, e de forma pontual, conforme demandas que surgem do próprio Cadastro ou das demais pesquisas do IBGE. Entre essas pesquisas estão a PNAD Contínua e a POF (respectivamente: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua e a Pesquisa de Orçamentos Familiares).

Na atividade do CNEFE, endereços distribuídos por todo o território brasileiro são registrados tanto nas áreas urbanas quanto nas áreas rurais. Nessas áreas, o IBGE atualiza endereços localizados em áreas regulares e consolidadas, bem como em áreas de expansão urbana e de difícil acesso, onde o registro de endereços tende a ser frágil e não formalizado. Além do registro dos dados que localizam o endereço no país, o trabalho consiste em caracterizá-lo segundo a espécie, ou seja, em categorias variadas de domicílios ou estabelecimentos; segundo o tipo de edificação a que corresponde; entre outros aspectos.

Para o fim de divulgação, os dados do CNEFE seguem as diretrizes do IBGE para assegurar o sigilo da informação estatística. Dessa forma, não são divulgados elementos que possam identificar o informante ou caracterizar domicílios segundo o seu estado de ocupação.

Downloads

Notícias e Releases

IBGE divulga pela primeira vez as coordenadas geográficas dos endereços do país

O IBGE divulgou hoje (2) as coordenadas geográficas das espécies de endereços do Censo 2022. É a primeira...

02/02/2024

IBGE captará pela primeira vez as coordenadas de todos os domicílios

A captação das coordenadas, iniciada pelo IBGE no Censo Agropecuário 2007 para os endereços rurais, será...

09/05/2022

Edição especial da Revista Brasileira de Geografia traz entrevistas sobre o Censo 2022

O IBGE lança hoje (28) o segundo número do volume 66 da Revista Brasileira de Geografia (RBG). Em função...

28/04/2022

Censo Agropecuário 2017: divulgação dos trajetos dos recenseadores

O IBGE divulga hoje os trajetos percorridos pelos recenseadores durante a coleta de dados do Censo Agropecuário...

21/10/2019

Trajetos do Censo Agro ajudam a mapear deslocamentos no país

Em 2017, o Censo Agropecuário visitou mais de 5 milhões de estabelecimentos e envolveu, além de centenas...

21/10/2019

IBGE divulga Cadastro de Estabelecimentos do Censo Agropecuário 2017

O IBGE divulga, hoje, o Cadastro de Estabelecimentos do Censo Agro, com mais de 5 milhões de endereços,...

19/02/2019

Cadastro reúne endereços atualizados de 5 milhões de propriedades rurais do país

O IBGE disponibiliza hoje (19) informações como logradouros, CEP, pontos de referência, latitude e longitude...

19/02/2019

Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos auxiliará na produção de pesquisas domiciliares

O IBGE lança, hoje 25/11/2011, mais um produto inédito do Censo 2010...

25/11/2011

Ver mais notícias