Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Concurso Público Nacional Unificado - 2024

O IBGE parabeniza os aprovados para as 890 vagas de provimento efetivo oferecidas no Concurso Público Nacional Unificado! Confira o resultado aqui. e os candidatos aprovados para a 2ª Convocação do CPNU1 (confira o resultado aqui)!

1ª Convocação

Em maio/2025, o IBGE realizou a 1ª convocação para provimento das vagas imediatas oferecidas no CPNU e, em junho, a PORTARIA Nº 645, DE 5 DE JUNHO DE 2025 nomeou 760 candidatos. Os novos servidores entraram em exercício nas Unidades do IBGE ao longo do mês de julho.

IBGE receberá mais 231 servidores do CPNU1

Em outubro e novembro de 2025, o Governo Federal autorizou o provimento adicional de vagas para concursos realizados nos últimos 2 anos. O IBGE foi contemplado com a autorização para nomear 231 novos servidores aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU1), distribuídos da seguinte forma:

  • 3 vagas para Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas
  • 85 vagas para Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas
  • 68 vagas para Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas
  • 75 vagas para Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas

As autorizações foram concedidas por meio do Decreto nº 12.647, de 1º de outubro de 2025 (Pesquisador e Tecnologista), da Portaria MGI nº 8.376, de 3 de outubro de 2025 (Analista) e da Portaria MGI nº 10.294, de 17 de novembro de 2025 (Técnico).

Essas novas vagas somam-se àquelas originalmente previstas nos Editais do CPNU1.

Saiba mais aqui.

Manifestação de interesse – Candidatos em lista de espera

Conforme divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), os candidatos aprovados em lista de espera na primeira edição do CPNU tiveram nos meses de setembro e novembro de 2025, prazos determinados para manifestar o interesse em continuar concorrendo às vagas de cada um dos cargos para o qual está habilitado.

Esta orientação foi estabelecida em Editais Específicos publicados no Diário Oficial da União e que constam na página de ‘Manifestação de Interesse’ do CPNU1.

Os candidatos que não manifestaram interesse dentro do prazo serão retirados da lista de espera e deixam de concorrer a futuras convocações.

No dia 10 de outubro, o MGI divulgou o resultado preliminar da etapa de manifestação de interesse nas vagas do CPNU 1. Os resultados foram organizados em oito tabelas, correspondentes aos blocos temáticos do CPNU1 e podem ser acessadas aqui.

No entanto, o MGI ainda deveria processar e atualizar as listas de espera levando em consideração variáveis de classificação (número de vagas remanescentes e adicionais por especialidade / ordem de preferências dos candidatos).

O IBGE deveria aguardar a conclusão desse processamento para dar prosseguimento às próximas etapas.

Para mais informações sobre esta etapa e os resultados, acesse: https://www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional/manifestacao-de-interesse/manifestacao-de-interesse

2ª Convocação

Em 25 de novembro de 2025, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou as listas processadas e atualizadas para o preenchimento das vagas remanescentes e adicionais da primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1).

O MGI publicou:
1- Lista atualizada da manifestação de interesse por bloco.  
2 - Quadro com número de vagas remanescentes e adicionais por bloco e, cargo e condição de cota;  
3- Lista por bloco, com a classificação dos cargos (vagas imediatas e convocação para os cursos de formação)  
4- Listas de espera atualizadas;
Para mais informações, acesse: https://www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional/convocacao-novas-vagas 

No que diz respeito às informações sobre a 2ª Convocação pelo IBGE, acesse Convocação > 2ª Convocação

Próximos passos

Atualmente, as dúvidas mais recorrentes sobre o CPNU1 concentram-se nos seguintes temas:

  • Vagas imediatas não preenchidas;
  • Lista de espera (cadastro de reserva); 
  • Possibilidade de convocação do cadastro de reserva para preenchimento das vagas originalmente previstas no concurso, bem como das vagas adicionais autorizadas.

Diante disso, esclarecemos que todas as informações sobre a 2ª Convocação do CPNU1, pelo IBGE, constam em Convocação > 2ª Convocação.

Considerando a organização específica do CPNU, informamos que o IBGE não tem acesso imediato à lista de espera atualizada. Isso ocorre porque a distribuição de vagas entre os candidatos está condicionada à sistemática de preferências estabelecida nos editais do concurso. Assim, cabe ao MGI processar a lista de candidatos passíveis de convocação para cada cargo, tanto no IBGE quanto nos demais órgãos e entidades da administração pública federal. 

Esse processamento sempre será necessário antes de novas convocações e levará em conta o número de vagas remanescentes em todos os órgãos (cargos e especialidades), as vagas adicionais autorizadas e a manifestação de interesse dos candidatos, uma vez que a convocação de um candidato para determinado cargo pode desencadear um efeito cascata sobre outras nomeações.

Dessa forma, novas convocações dependem do processamento das listas de espera pelo MGI, conforme a sistemática definida para o concurso

Somente a partir da disponibilização destas listas, o IBGE pode iniciar os procedimentos necessários para chamadas adicionais do CPNU1. As etapas previstas são:

  1. Manifestação de interesse de realocação dos servidores do CPNU1 para outro município (etapa interna): conforme previsto no Edital de Convocação 01/2025/IBGE, será realizada consulta prévia aos servidores do CPNU1, já em exercício no IBGE, sobre o interesse em solicitar remoção a pedido para os locais de exercício que surgirem em razão da autorização adicional de provimento e de eventuais desistências/exonerações de candidatos da 1ª convocação

  2. Publicação de novo Edital de Convocação para os novos candidatos com as orientações sobre manifestação de aceite da vaga e escolha pelo local de exercício.

  3. Publicação das novas nomeações seguida pela verificação dos requisitos para a investidura na especialidade e apresentação da documentação obrigatória para posse e exercício.

As atualizações serão divulgadas nos canais oficiais do IBGE.