Quadro Geográfico de Referência para Produção, Análise e Disseminação de Estatísticas | 2019

Menu do Produto

O que é

O Quadro Geográfico de Referência para Produção, Análise e Disseminação de Estatísticas coloca o IBGE em sintonia com as novas propostas de divulgação de estatísticas oficiais que vêm sendo adotadas, na contemporaneidade, em alguns países para permitir a publicação de informações comparáveis e espacialmente integradas.

O primeiro grupo, Recortes legais publicados pelo IBGE, abarca áreas administrativas definidas por legislações ou atos normativos para as quais o IBGE está comprometido a disponibilizar informações estatísticas. Sua delimitação não é feita pelo Instituto, e, como resultado, esses recortes são atualizados apenas quando as mudanças são oficializadas por seus produtores ou por meio de novos instrumentos jurídicos ou administrativos. O segundo grupo, Recortes institucionais do IBGE, compreende áreas definidas pelo próprio Instituto especificamente para a produção, divulgação e análise das estatísticas oficiais. Essas áreas são projetadas para atender aos requisitos de coleta e operação dos censos e demais pesquisas, bem como aos estudos geográficos essenciais para tais estatísticas, a fim de produzir recortes variados e relevantes para o planejamento e a gestão pública, além de insumos aos investimentos da iniciativa privada.

Esta publicação marca o início de um projeto institucional mais ambicioso que pretende integrar os sistemas vigentes e normatizar a incorporação dos novos recortes territoriais presentes no Brasil contemporâneo, fortalecendo, assim, a integração entre a Estatística e a Geografia com vistas à disponibilização de dados comparáveis e espacialmente integrados.