Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Quadro Geográfico de Referência para Produção, Análise e Disseminação de Estatísticas

Sobre a publicação - 2022

Em sintonia com as novas propostas de divulgação de estatísticas oficiais que vêm sendo adotadas, na contemporaneidade, em alguns países, o IBGE apresenta, nesta publicação, uma referência única, de âmbito nacional, que permite relacionar as estatísticas dos censos e de suas demais pesquisas com os recortes geográficos correspondentes, sejam eles produzidos pelo Instituto ou por fontes externas, ou ainda provenientes de legislações.

Para tal, a exemplo das informações trazidas a público em 2019, são considerados, nesta segunda edição, dois grandes grupos de recortes geográficos que refletem as mudanças locais e regionais resultantes da ação da sociedade, da economia e do Estado brasileiro que reestruturam continuamente o imenso Território Nacional.

O primeiro grupo, Recortes legais publicados pelo IBGE, abarca áreas administrativas definidas por legislações ou atos normativos para as quais o IBGE está comprometido a disponibilizar estatísticas. Sua delimitação, portanto, não é feita pelo Instituto, e, como resultado, esses recortes são atualizados apenas quando as mudanças são oficializadas por seus produtores ou por meio de novos instrumentos jurídicos ou administrativos. O segundo grupo, Recortes institucionais do IBGE, compreende áreas definidas pelo próprio Instituto especificamente para a produção, divulgação e análise das estatísticas oficiais. Esses recortes são projetados para atender aos requisitos de coleta e operação dos censos e demais pesquisas, bem como aos estudos geográficos essenciais para tais estatísticas, a fim de produzir recortes variados e relevantes para o planejamento e a gestão pública, além de insumos para investimentos da iniciativa privada.

Com base nos recortes que compõem o Quadro Geográfico, é possível compor um conjunto de informações territoriais atualizadas que possibilita à sociedade acessar, visualizar, analisar e compreender as estatísticas produzidas pelo IBGE.

Para cada um dos recortes geográficos considerados, são apresentadas informações sobre como eles são produzidos, atualizados e gerenciados.

Esta publicação, também disponibilizada no portal do IBGE na Internet, dá continuidade a um projeto institucional que pretende integrar os sistemas vigentes e normatizar a incorporação dos novos recortes territoriais presentes no Brasil contemporâneo, fortalecendo, por conseguinte, a integração entre a Estatística e a Geografia com vistas à disponibilização de dados comparáveis e espacialmente integrados.