Pesquisa Industrial Anual - Empresa - PIA-Empresa

Menu do Produto

Sobre - 2017

A Pesquisa Industrial Anual - Empresa, PIA-Empresa, tem por objetivo identificar as características estruturais básicas do segmento empresarial da atividade industrial no País e suas transformações no tempo, contemplando, entre outros aspectos, dados sobre pessoal ocupado, salários, custos e despesas, receitas, valor da produção e valor da transformação industrial. Seus resultados constituem referência para a análise das atividades que compõem este segmento e subsidiam as estimativas macroeconômicas do Sistema de Contas Nacionais - SCN.

O presente informativo tece comentários gerais sobre os principais resultados da PIA-Empresa relativos a 2017 sob duas perspectivas. A primeira oferece uma caracterização das empresas com 1 ou mais pessoas ocupadas a partir de variáveis relacionadas a faturamento (receita bruta e receita líquida de vendas), emprego (pessoal ocupado) e concentração industrial (participação no valor da transformação industrial). Na segunda parte, o foco são as unidades locais produtivas industriais das empresas com 5 ou mais pessoas ocupadas, em que se destacam as composições setorial e regional da indústria brasileira sob a ótica produtiva, em termos do valor da transformação industrial, apresentando as três atividades mais relevantes em cada Unidade da Federação. Em ambos os casos, os resultados foram confrontados com aqueles observados em 2008 para ilustrar as mudanças estruturais ocorridas no período.

Os informativos da PIA-Empresa também são disponibilizados em meio impresso. As notas técnicas são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas fornecem um amplo panorama da pesquisa, com informações sobre seus objetivos, âmbito, classificação de atividades, conceitos e definições adotados, planejamento amostral, entre outras considerações de natureza metodológica.  

O portal disponibiliza ainda o plano tabular completo da PIA-Empresa, por empresa e por Grandes Regiões e Unidades da Federação, bem como os resultados referentes às empresas com 30 ou mais pessoas ocupadas e/ou que auferiram receita bruta proveniente das vendas de produtos e serviços industriais superior a R$ 13,6 milhões no ano anterior ao de referência da pesquisa. As informações para o período de 1996 a 2007, cabe destacar, estão organizadas segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 1.0, e, a partir de 2007, na versão da CNAE 2.0.    

O conjunto dessas informações constitui a mais completa fonte de estatísticas sobre o tema, fornecendo elementos para o planejamento público e privado, para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

Informações metodológicas podem ser obtidas na publicação Pesquisa industrial anual: empresa, da Série Relatórios Metodológicos.

Publicações complementares: