Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

PIM-PF - Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física

O que é

Produz indicadores de curto prazo relativos ao comportamento do produto real da indústria, tendo como unidade de investigação a empresa formalmente constituída cuja principal fonte de receita seja a atividade industrial.

A experiência do IBGE na elaboração de índices mensais de produção física teve início na década de 1970. Ao longo do tempo, ocorreram reformulações e aprimoramentos em variados aspectos da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física - PIM-PF, dos quais resultaram a ampliação do painel de produtos e informantes e índices representativos para os níveis Brasil (PIM-PF Brasil) e Regional (PIM-PF Regional). Mais recentemente, em 2014, ocorreu uma nova reformulação, com a divulgação, a partir de maio desse ano, de uma nova série de índices mensais da produção industrial, com os seguintes objetivos: atualizar a amostra de atividades, produtos e informantes; elaborar uma nova estrutura de ponderação dos índices com base em estatísticas industriais mais recentes, de forma a integrar a PIM-PF Brasil às necessidades do projeto de implantação da Série de Contas Nacionais - referência 2010; adotar as novas classificações, de atividades e produtos, utilizadas pelas demais pesquisas da indústria a partir de 2007 (Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0 e Lista de Produtos da Indústria - PRODLIST-Indústria); e produzir, para a PIM-PF Regional, indicadores para as Unidades da Federação que, no ano de 2010, responderam por pelo menos 1,0% do valor da transformação industrial, bem como para a Região Nordeste. A série reformulada teve início em janeiro de 2012 e sua implantação não implicou ruptura das séries históricas iniciadas em 2002. No caso da PIM-PF Brasil, as séries iniciadas em 2002 foram encadeadas à nova, tanto nos níveis das grandes categorias econômicas (categorias de uso), como no âmbito das atividades (com exceção de Impressão e reprodução de gravações, e de Manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos), quanto nos diversos grupos selecionados (que substituem os subsetores). No caso da PIM-PF Regional, esse encadeamento foi realizado nas atividades em que houve uma relativa aderência entre as duas séries. As séries históricas antiga (de janeiro de 1985 até janeiro de 2004), da primeira reformulação (de janeiro de 1991 até fevereiro de 2014) e a reformulada em 2014 (de janeiro de 2002 em diante) podem ser consultadas diretamente no Sistema IBGE de Recuperação Automática - SIDRA.

A pesquisa realiza o levantamento da quantidade produzida dos produtos selecionados, efetuando a divulgação de índices para os níveis nacional (PIM-PF Brasil) e regional (PIM-PF Regional).

A periodicidade da pesquisa é mensal. A abrangência geográfica da PIM-PF Brasil é nacional. A abrangência da PIM-PF Regional contempla, além da Região Nordeste, as seguintes Unidades da Federação: Amazonas, Pará, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Goiás.