Pesquisa Anual da Indústria da Construção - PAIC

Menu do Produto

O que é

A Pesquisa Anual da Indústria da Construção-PAIC identifica anualmente as características estruturais da atividade de construção e de suas transformações no tempo. As informações levantadas priorizam as estimativas do valor adicionado, da mão de obra ocupada e sua remuneração e dos investimentos em capital fixo, entre outras.

As técnicas de coleta mais comuns utilizadas na PAIC são o questionário eletrônico autopreenchido e a entrevista tradicional com questionário em papel. O questionário da PAIC é disponibilizado em papel, em meio eletrônico, por CD-ROM ou download, no portal do IBGE. As empresas podem optar pelo meio mais conveniente.

Essa pesquisa é uma importante fonte de informações estatísticas sobre o segmento empresarial da construção. Essas informações são essenciais para a construção das Contas Nacionais e Regionais, além de possibilitar uso em análises de instituições públicas, privadas e de ensino que atuam com a atividade de construção.

O sigilo das informações fornecidas é garantido por lei e faz parte dos princípios internacionais das estatísticas oficiais que norteiam todo o trabalho realizado pelo IBGE.