Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

PIA-Produto - Pesquisa Industrial Anual - Produto

Sobre - 2021

A Pesquisa Industrial Anual - Produto, PIA-Produto, investiga informações referentes a produtos e serviços produzidos pela indústria nacional, tendo por base uma nomenclatura preestabelecida, a Lista de Produtos da Indústria, Prodlist-Indústria, elaborada pelo IBGE a partir da Nomenclatura Comum do Mercosul - NCM e da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0. Seus resultados constituem referência para o estudo pormenorizado da composição da produção industrial e para a análise articulada dos fluxos de produção interna e do comércio externo de produtos industriais.

As informações da pesquisa são divulgadas em duas partes, apenas no portal do IBGE. A primeira parte corresponde às tabelas de resultados, contemplando as quantidades produzida e vendida e os valores de produção e de vendas dos produtos e serviços industriais gerados no País, com destaque para os 100 maiores, segundo sua posição nacional em receita líquida de vendas e Unidades da Federação. A segunda parte apresenta considerações de natureza metodológica sobre o levantamento.

 A abrangência e o detalhamento dos resultados da PIA-Produto constituem valiosa fonte de informações sobre o setor industrial brasileiro e permitem a padronização nacional e a comparabilidade internacional de tais estatísticas.

Publicações complementares:

Principais resultados - 2021

#tabelasidra201854125214244


O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101637.

Tabelas - 2021

Tabelas Completas

Tabelas 2021 (xlsx | ods) - atualizado em 30/10/2023

Índice de tabelas 2021

Tabelas 2020 (xlsx | ods)

Índice de tabelas 2020

Tabelas 2019 (xlsx | ods)

Índice de tabelas 2019


O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101637.

Conceitos e métodos - 2021

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
A Pesquisa Industrial Anual - Produto – PIA-Produto tem por função principal levantar informações referentes a produtos e serviços industriais produzidos pela indústria nacional. Seus principais objetivos são: . Disponibilizar informações atualizadas sobre a produção de bens e serviços industriais, segundo uma nomenclatura detalhada, a Lista de Produtos da Indústria – PRODLIST-Indústria, permitindo a análise da composição da produção industrial brasileira, de mercados específicos, bem como o acompanhamento de sua evolução; e . Propiciar informações para a análise articulada dos fluxos de produção interna e do comércio externo de produtos industriais.
Tipo de operação estatística
Pesquisa de empresas
Tipo de dados
Dados de Censo
Periodicidade de divulgação
Anual
População-alvo
Inclui as empresas que atendem aos seguintes requisitos: 1) estar em situação ativa no Cadastro Central de Empresas – CEMPRE, do IBGE, que cobre as entidades com registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ; 2) ter atividade principal compreendida nas seções B e C (Indústrias extrativas e Indústrias de transformação, respectivamente) da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0; 3) estar sediada no Território Nacional; 4) estar organizada juridicamente como entidade empresarial, tal como de¿nido na Tabela de Natureza Jurídica; 5) ter 30 ou mais pessoas ocupadas e/ou que auferiram receita bruta proveniente das vendas de produtos e serviços industriais superiores a um determinado valor no ano anterior ao de referência da pesquisa.

Metodologia

A seleção dos informantes da PIA-Produto é baseada no estrato certo da Pesquisa Industrial Anual - Empresa, PIA-Empresa. Desta forma, pode-se considerar que o grupo de empresas que a PIA-Produto engloba é o censo das empresas industriais brasileiras que têm 30 ou mais pessoas ocupadas segundo o Cadastro Central de Empresas - CEMPRE.
Desde 2005, utiliza-se uma amostragem intencional, sendo a amostra formada por todas as unidades produtivas industriais pertencentes ao estrato certo da PIA-Empresa, ou seja, as empresas industriais com 30 ou mais pessoas ocupadas e/ou que auferiram receita bruta proveniente das vendas de produtos e serviços industriais superiores a um determinado valor no ano anterior ao de referência da pesquisa.
Técnica de coleta:
CASI - Questionário eletrônico autopreenchido

Temas

Temas e subtemas
Indústrias extrativas, Estatísticas econômicas setoriais, Indústrias de transformação
Principais variáveis
Variáveis Investigadas:
- Receita líquida de vendas de produtos e serviços industriais,
- Código, descrição e unidade de medida do produto
- Quantidade produzida no ano
- Quantidade vendida no ano
- Vendas realizadas no ano

Variáveis Tabuladas:
- Número de informações
- Quantidade produzida
- Quantidade vendida
- Receita Líquida de Vendas
- Valor da produção (valor das vendas/quantidade vendida x quantidade produzida).

Unidades de informação

Unidade de investigação
Unidade local
Unidade de análise
Produto
Unidade informante
Empresa.

Períodos de referência

Ano - 01/01/2021 a 31/12/2021
Data de início da coleta
01/04/2022
Data do fim da coleta
18/11/2022

Disseminação

Formas de disseminação
Banco de Dados Agregados - SIDRA, Publicação Digital (online)
Nível de desagregação geográfica
Nacional
Nível de divulgação
Os resultados de produção e vendas dos produtos e/ou serviços industriais são apresentados possibilitando a elaboração de tabelas segundo as classes de atividades e o código de produto (Prodlist) para o Brasil. Nas Unidades da Federação, são disponibilizados os 100 principais produtos e/ou serviços industriais segundo a posição nacional do produto em valor de vendas.

Instrumentos de coleta

Histórico

A série da Pesquisa Industrial Anual - PIA teve início em 1966, com o objetivo de fornecer informações anuais sobre o setor industrial formado pelas indústrias extrativas e de transformação, nos períodos intercensitários. As pesquisas referentes ao período 1966-1995 passaram por diversas fases com diferenças nas abordagens metodológicas e nos desenhos amostrais.
Entre 1966 e 1979, a pesquisa foi censitária para um corte de valor da produção estipulado e apresentaram-se resultados referentes a 500 produtos industriais selecionados. Em 1981, foi introduzida a amostragem probabilística de estabelecimentos, sendo divulgados resultados para 600 produtos.

A partir do ano de 1996, a PIA foi adequada aos parâmetros do novo modelo de produção de estatísticas industriais, comerciais, de serviços e de construção, empregando a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE. Neste modelo, os censos econômicos quinquenais foram substituídos por pesquisas anuais de base amostral. O Cadastro Central de Empresas - CEMPRE, atualizado sistematicamente, passou a ser a referência comum para o universo das empresas coberto por estas pesquisas. Em função da necessidade de caracterização da estrutura industrial sob os enfoques da organização de produção (força de trabalho, consumo intermediário, geração de renda, pagamentos de impostos e investimentos) e do resultado prático da atividade industrial em termos do conjunto dos produtos elaborados, e dada a natureza distinta dos procedimentos metodológicos para o levantamento de informações no prisma da atividade das empresas ou sob o ângulo dos produtos fabricados, optou-se pelo desmembramento da PIA em duas pesquisas distintas, articuladas mas independentes, a saber:
- Pesquisa Industrial Anual - Empresa (PIA-Empresa): tem como foco a empresa industrial e suas unidades locais, se concentrando nos dados econômico-financeiros informados pela contabilidade central e obedecendo a desenho amostral probabilístico;
- Pesquisa Industrial Anual - Produto (PIA-Produto): é dirigida à unidade local industrial e informada com base na contabilidade analítica, se concentrando em informações da produção, em quantidade e valor, dos produtos fabricados nas principais empresas industriais do país e obedecendo a uma amostragem intencional.
Dessa forma, a série da PIA-Produto inicia-se no ano de 1998 e, desde então, a seleção das empresas pesquisadas obedece a um dado corte de representatividade definido em relação ao conjunto das empresas selecionadas na PIA-Empresa. Esse critério passou por vários ajustes ao longo do tempo, no sentido de ampliar o alcance dos dados levantados. O histórico dessas mudanças está descrito a seguir.

Nos anos de 1998 e 1999, para formar o painel de unidades locais, foram adotados os seguintes procedimentos:
- Como regra geral, para cada classe CNAE (quatro dígitos), foram selecionadas, na PIA-Empresa, as unidades locais de produção industrial que representavam 80% do total do valor das expedições (receita líquida de vendas industriais mais Valor das transferências de mercadorias e serviços) da classe;
- As empresas com unidades locais selecionadas pelo critério anterior tiveram todas as suas unidades de produção industrial incluídas no painel; e
- Para as atividades (classes CNAE) com baixo nível de concentração da produção, trabalhou-se com painel com cobertura inferior a 80%. A seguir, estão relacionadas as classes CNAE nas quais o painel atingiu, no máximo, 60% do valor das expedições:
Código Descrição
08.10-0 Extração de pedra, areia e argila
10.91-1 Fabricação de produtos de panificação
14.12-6 Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas
16.10-2 Desdobramento de madeira
16.22-6 Fabricação de estruturas de madeira e de artigos de carpintaria para construção
18.13-0 Impressão de materiais para outros usos
18.21-1 Serviços de pré-impressão
18.22-9 Serviços de acabamentos gráficos
23.30-3 Fabricação de artefatos de concreto, cimento, fibrocimento, gesso e materiais semelhantes
23.91-5 Aparelhamento e outros trabalhos em pedras
25.99-3 Fabricação de produtos de metal não especificados anteriormente
31.01-2 Fabricação de móveis com predominância de madeira

A partir de 2000, incluíram-se no painel da PIA-Produto todas as unidades locais de produção industrial das 1 000 maiores empresas, segundo a receita líquida de vendas, da PIA-Empresa, porventura não selecionadas pelo critério anterior.
Em 2001, incorporaram-se também as unidades locais industriais das empresas com 200 ou mais pessoas ocupadas da PIA-Empresa não selecionadas pelos critérios anteriores.
A partir de 2004, com o objetivo de aumentar a cobertura das Unidades da Federação, adotou-se a mesma regra geral utilizada para o Brasil, isto é, foram selecionadas, na PIA-Empresa, as unidades locais de produção industrial que representavam 80% do total do valor das expedições da classe em cada Unidade da Federação. Portanto, incluíram-se empresas ainda não selecionadas nos critérios anteriores.
A partir de 2005, a amostra da pesquisa passa a ser formada por todas as unidades locais produtivas industriais pertencentes ao estrato certo da PIA-Empresa, ou seja, as empresas industriais com 30 ou mais pessoas ocupadas e/ou que auferiram receita bruta proveniente das vendas de produtos e serviços industriais superiores a um determinado valor no ano anterior ao de referência da pesquisa.
Em 2007, houve uma mudança de CNAE, da versão 1.0 para 2.0. A partir do ano de referência 2008, o IBGE passou, assim, a divulgar uma nova série de dados da pesquisa, com base na CNAE 2.0, que substituiu a estrutura usada anteriormente.
Cabe mencionar que a Prodlist, nomenclatura utilizada para organização das informações obtidas acerca da produção industrial, sofreu atualizações anuais entre 1998 e 2007. Posteriormente, houve versões atualizadas da Prodlist nos anos de 2010, 2013, 2016 e 2019.

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/PJ

Publicações - 2021

O que é

Investiga informações referentes aos bens e serviços produzidos pela indústria nacional, tendo como unidade de investigação a unidade local produtiva industrial das empresas industriais formalmente constituídas. A unidade local é o espaço físico, geralmente uma área contínua, no qual uma ou mais atividades econômicas são desenvolvidas, correspondendo a um endereço de atuação da empresa ou a um sufixo do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ, da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.

A série da Pesquisa Industrial Anual - PIA teve início em 1966 e apresentou, até 1995, resultados em anos intercensitários, com exceção dos anos de 1971 e 1991. A partir de 1996, com o Programa de Modernização das Estatísticas Econômicas, a pesquisa foi totalmente reformulada e adequada aos parâmetros do novo modelo de produção das estatísticas industriais, comerciais e de serviços, passando a se desdobrar em duas pesquisas: a Pesquisa Industrial Anual - Empresa, PIA-Empresa e a Pesquisa Industrial Anual - Produto, PIA-Produto. A série da primeira teve início em 1996, e a da segunda, em 1998. Nesse modelo, os censos econômicos quinquenais foram substituídos por pesquisas anuais de base amostral, as quais passaram a adotar a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE, e cujo cadastro básico de seleção é obtido a partir do Cadastro Central de Empresas - CEMPRE, atualizado continuamente. A partir do ano de referência 2008, apresentando resultados retroativos a 2007, o IBGE passou a divulgar uma nova série de dados da PIA-Produto, utilizando a CNAE 2.0, que substituiu a CNAE 1.0, usada anteriormente. Atualmente, a pesquisa investiga empresas classificadas nas seções B e C da CNAE 2.0, compreendendo as Indústrias extrativas e as Indústrias de transformação, respectivamente. As informações da PIA-Produto são levantadas segundo a Lista de Produtos da Indústria - PRODLIST-Indústria, elaborada pelo IBGE a partir da Nomenclatura Comum do Mercosul - NCM e da CNAE 2.0, sendo atualizada de três em três anos. A amostra da pesquisa é composta pelas unidades locais industriais das empresas com 30 ou mais pessoas ocupadas e inclui, também, as empresas que apresentam receita líquida de vendas superior a um determinado valor atualizado anualmente. A amostra da PIA-Produto coincide com as empresas do estrato certo da PIA-Empresa. Sendo assim, as empresas que respondem o Questionário Completo da PIA-Empresa apresentam, também, o detalhamento da produção em suas unidades locais industriais por meio do Questionário da PIA-Produto

A pesquisa divulga, para cada produto, a quantidade produzida, a quantidade vendida, a receita líquida de vendas, o valor bruto da produção e o número de unidades locais que o informaram.

A periodicidade da pesquisa é anual. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para Brasil.

Séries históricas

#tabelasidra2017951715295

#tabelasidra2017951765122

#tabelasidra20179517613441

#tabelasidra2017951788220

 

Downloads

Informações técnicas

Considerações metodológicas sobre a Pesquisa Industrial Anual - Produto podem ser obtidas no capítulo Notas técnicas de suas publicações de resultados, no seguinte endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=71719

Notícias e Releases

PIA-Produto 2021: minério de ferro permanece o principal produto e indústria alimentícia lidera entre as atividades industriais

Essas são algumas das informações da Pesquisa Industrial Anual-Produto (PIA-Produto) 2021, que investigou...

29/06/2023

Em 2020, minério de ferro foi o principal produto industrial do país

Essas são algumas das informações da Pesquisa Industrial Anual (PIA) Produto 2020, que investigou cerca...

21/07/2022

PIA Produto: em 2019, minério de ferro ultrapassa diesel e se torna o segundo produto industrial do país; petróleo bruto lidera

Em 2019, o valor da receita de vendas em 38,5 mil unidades locais industriais das 32 mil empresas com...

21/07/2021

Após quatro anos de quedas, ocupação na indústria tem alta de 0,7% em 2018

O número de pessoas trabalhando nas indústrias brasileiras aumentou cerca de 0,7% de 2017 para 2018,...

18/06/2020

PIA Produto: óleos brutos de petróleo, óleo diesel, minérios de ferro, automóveis e carnes bovinas são destaques da indústria em 2018

Em 2018, o valor da receita de vendas nas 39,0 mil unidades locais industriais das 32,5 mil empresas...

18/06/2020

Diesel, óleos brutos de petróleo, minério de ferro e automóveis são os quatro produtos mais importantes da indústria brasileira

A Pesquisa Industrial Anual (PIA) Produto 2017 do IBGE mostrou que o óleo diesel foi o produto com maior...

06/06/2019

Indústria perde 1,3 milhão de empregos em quatro anos

A indústria perdeu 14,8% de empregos entre 2013 e 2017, o equivalente a 1,3 milhão de trabalhadores....

06/06/2019

Empresas que não responderam às pesquisas anuais do IBGE têm até 15 de setembro para enviar questionários

A coleta das pesquisas estruturais por empresa do IBGE (Pesquisa Industrial Anual Empresa – PIA Empresa,...

13/09/2018

Em 2 anos, indústria naval perde quase metade do pessoal ocupado no Brasil

Puxada pelo Rio de Janeiro, a indústria naval brasileira perdeu 49% de seu pessoal ocupado entre 2014...

21/06/2018

PIA Produto 2016: óleo diesel, carne bovina, álcool etílico e petróleo são os quatro principais produtos industriais do país

Entre os 3.400 produtos investigados pela Pesquisa Industrial Anual – Produto (PIA Produto) do IBGE,...

21/06/2018

Ver mais notícias

Erramos