Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Pesquisa de Estoques

Principais resultados - 1º semestre 2023

#seriehistorica2017103145754825

#seriehistorica201710315219756

#seriehistorica201710315354811


O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101637.

Tabelas - 1º semestre 2023

Tabela 1 - Total de estabelecimentos armazenadores, segundo as Grandes Regiões (xls)

Tabela 2 - Capacidade útil das unidades armazenadoras, segundo os tipos de propriedade da empresa - Brasil (xls)

Tabela 3 - Capacidade útil das unidades armazenadoras, segundo os tipos de atividade do estabelecimento - Brasil (xls)

Tabela 4 - Estoque dos produtos investigados em 30/06/2023 - Brasil (xls)


O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101637.

Conceitos e métodos - 1º semestre 2023

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
A Pesquisa de Estoques objetiva fornecer informações estatísticas conjunturais sobre o volume e distribuição espacial dos estoques de produtos agrícolas básicos, sobre as unidades onde é feita a sua guarda, e acompanhar a sua evolução ao longo do tempo.
Tipo de operação estatística
Pesquisa agrícola
Tipo de dados
Dados de Censo
Periodicidade de divulgação
Semestral
População-alvo
Estabelecimentos que possuem unidades armazenadoras - prédios ou instalações construídas ou adaptadas para armazenagem de produtos agrícolas com capacidade útil total igual ou superior a 2.000 m³ ou 1.200 toneladas, que tenham como atividade principal comércio (exceto supermercado), indústria, serviço de armazenagem ou produção agropecuária.

Metodologia

São aplicados questionários nos estabelecimentos que se dedicam à prestação de serviços de armazenagem ou que tenham a guarda de produtos agropecuários ou derivados, vinculados à sua atividade principal.
O cadastro de estabelecimentos da pesquisa é um painel baseado nos cadastros da Pesquisa de Armazenagem e Estocagem a Seco, realizada até 1984, ampliado com a inclusão dos estabelecimentos constantes dos Censos Econômicos (até 1985) e Censos Agropecuários, e de cadastros de outros órgãos públicos e privados ligados ao setor. A atualização do cadastro é feita pela Rede de Coleta do IBGE, com a inclusão sistemática de informantes que atendam às características de atividade, de capacidade estática e de guarda de volumes de produtos agrícolas, definidas na população alvo.
Técnica de coleta:
CASI - Questionário eletrônico autopreenchido, PAPI - Entrevista pessoal com questionário em papel, Fax ou correio eletrônico, Telefone

Temas

Temas e subtemas
Estatísticas econômicas setoriais, Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura
Principais variáveis
- tipo de propriedade da empresa
- tipo de atividade e situação do estabelecimento
- modalidade de armazenagem
- capacidade útil
- estoques existentes

Os produtos investigados são: algodão (em pluma), algodão (em caroço), caroço de algodão, semente de algodão, arroz (em casca), arroz beneficiado, semente de arroz, café arábica (em grão), café canephora (em grão), feijão preto (em grão), feijão de cor (em grão), milho (em grão), semente de milho, soja (em grão), semente de soja, trigo (em grão), semente de trigo e outros grãos e sementes.

Palavras-chave
Estoque Armazenagem Armazém Silo

Unidades de informação

Unidade de investigação
Estabelecimento
Unidade de análise
Município
Unidade informante
Estabelecimento.

Períodos de referência

Data - 30/06/2023
Data de início da coleta
03/07/2023
Data do fim da coleta
22/09/2023

Disseminação

Formas de disseminação
Publicação Digital (online), Banco de Dados Agregados - SIDRA
Nível de desagregação geográfica
Município
Nível de divulgação
A pesquisa é divulgada em nível Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Mesorregiões, Microrregiões Geográficas e Municípios.

Instrumentos de coleta

Histórico

A pesquisa teve origem, no IBGE, em 1958, sob o título "Depósito de Gêneros Alimentícios e Forragens". Em 1963, a apuração passou à responsabilidade do Ministério da Agricultura, tendo sido, em 1966, desdobrada em duas partes: "Armazenagem e Estocagem a Seco" e "Armazenagem e Estocagem a Frio". A partir de 1966, o Ministério da Agricultura deixou de fazer a apuração dos dados levantados pelo IBGE.
Em 1971, o IBGE assumiu novamente a sua responsabilidade, sendo que, em 1986, foi reformulada e passou a se denominar "Pesquisa Especial de Armazenagem" e, finalmente, "Pesquisa de Estoques", a partir do segundo semestre de 1987.

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/ES

Publicações - 1º semestre 2023

O que é

Investiga informações sobre o volume e a distribuição espacial dos estoques de produtos agrícolas armazenáveis básicos e sobre as unidades onde é feita a sua guarda, tendo como unidade de coleta o estabelecimento que tem instalações ou unidades armazenadoras apropriadas e dedicadas à prestação de serviços de armazenagem ou à guarda de produtos agrícolas vinculados à sua atividade principal.

A Pesquisa de Estoques teve início no IBGE em 1958, intitulada Depósito de Gêneros Alimentícios e Forragens, e, realizada a cada dois anos, visava atender objetivos estratégicos de interesse militar, como garantir o abastecimento em situações críticas para a segurança nacional. Em 1963, o inquérito passou a ser de responsabilidade do Ministério da Agricultura, com periodicidade anual. Em 1966, a investigação foi desdobrada em duas partes (Armazenagem e Estocagem a Seco e Armazenagem e Estocagem a Frio), porém, apesar de a Rede de Coleta do IBGE ter prosseguido com o levantamento dos dados, o Ministério deixou de apurá-los, e ambas as pesquisas foram interrompidas nesse mesmo ano, assim permanecendo até 1971, quando o Instituto reassumiu a responsabilidade total desses inquéritos. Ao longo do tempo, ocorreram alterações, reformulações e aprimoramentos em variados aspectos da pesquisa – escopo; composição do cadastro de informantes; periodicidade; metodologia; conceituações; instrumento de coleta; forma de apuração –, os quais se refletiram, também, em sua denominação atual. No segundo semestre de 2014, houve a introdução do questionário on line, e o informante passou a ter a opção de realizar o preenchimento dos dados pela Internet. A partir do segundo semestre de 2016, passou-se a utilizar a planilha eletrônica, que pode ser preenchida pelo próprio informante com dados de todos os estabelecimentos sob sua responsabilidade. O formato da planilha permite carregamento direto no sistema pelo IBGE, sem a necessidade de digitação dos dados.

A pesquisa fornece informações sobre a atividade e a situação do estabelecimento, modalidade de armazenagem, capacidade útil e estoques existentes de produtos agrícolas selecionados. Na investigação, são consideradas as instalações que tenham sido construídas ou adaptadas para a finalidade de armazenagem e que tenham capacidade útil igual ou superior a 2 000 m³ ou 1 200 t. Cabe ressaltar que qualquer tipo de atividade econômica pode ser alvo de investigação pela pesquisa, sendo a única exceção a supermercadista.

A periodicidade da pesquisa é semestral e os dados correspondem às datas de 30 de junho e 31 de dezembro do ano de referência. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Mesorregiões, Microrregiões e Municípios.

Downloads

Notícias e Releases

Capacidade de armazenagem agrícola cresce 4,8% e chega a 201,4 milhões de toneladas no 1º semestre de 2023

No 1º semestre de 2023, a capacidade disponível para armazenamento no Brasil foi de 201,4 milhões toneladas,...

09/11/2023

Estimativa de maio prevê safra recorde de 305,4 milhões de toneladas em 2023

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado hoje (13) pelo IBGE, mostra que a safra...

13/06/2023

Capacidade de armazenagem agrícola cresce 1,8% e chega a 192,2 milhões de toneladas no 2º semestre de 2022

No 2º semestre de 2022, a capacidade disponível para armazenamento no Brasil foi de 192,2 milhões toneladas,...

13/06/2023

Capacidade de armazenagem agrícola cresce 3,0% e chega a 188,8 milhões de toneladas no 1º semestre de 2022

No 1º semestre de 2022, a capacidade disponível para armazenamento no Brasil foi de 188,8 milhões toneladas,...

09/11/2022

Primeira projeção prevê safra recorde de grãos em 2023 puxada pela recuperação da soja

A safra brasileira de grãos, cereais e leguminosas deve somar 288,1 milhões de toneladas em 2023, segundo...

09/11/2022

Capacidade de armazenagem agrícola cresce 1,5% e chega a 183,3 milhões de toneladas no 2º semestre de 2021

No 2º semestre de 2021, a capacidade disponível para armazenamento no Brasil foi de 183,3 milhões toneladas,...

08/06/2022

Estimativa de maio aponta safra recorde de 263 milhões de toneladas em 2022

A safra brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas deve alcançar 263,0 milhões de toneladas em...

08/06/2022

Capacidade de armazenagem agrícola cresce 2,5% e chega a 180,6 milhões de toneladas no 1º semestre de 2021

No 1º semestre de 2021, a capacidade disponível para armazenamento no Brasil foi de 180,6 milhões toneladas,...

11/11/2021

Estimativa de maio prevê safra recorde de 262,8 milhões de toneladas em 2021

A safra brasileira de grãos, cereais e leguminosas deve chegar ao recorde de 262,8 milhões de toneladas...

10/06/2021

Capacidade de armazenagem agrícola fica em 176,3 milhões de toneladas no 2º semestre de 2020

No 2º semestre de 2020, a capacidade disponível para armazenamento no Brasil foi de 176,3 milhões de...

10/06/2021

Ver mais notícias

Calendário

Próximas divulgações

Operação estatísticaPrevisão de divulgação
Pesquisa de Estoques
Período de referência: 7/2023 a 12/2023
13/06/2024
Pesquisa de Estoques
Período de referência: 1/2024 a 6/2024
14/11/2024

Divulgações anteriores

Operação estatísticaData da divulgação
Pesquisa de Estoques
Período de referência: 1/2023 a 6/2023
09/11/2023
Pesquisa de Estoques
Período de referência: 7/2022 a 12/2022
13/06/2023
Pesquisa de Estoques
Período de referência: 1/2022 a 6/2022
09/11/2022
Pesquisa de Estoques
Período de referência: 7/2021 a 12/2021
08/06/2022
Pesquisa de Estoques
Período de referência: 1/2021 a 6/2021
11/11/2021
Pesquisa de Estoques
Período de referência: 7/2020 a 12/2020
10/06/2021
Pesquisa de Estoques
Período de referência: 1/2020 a 6/2020
10/11/2020
Pesquisa de Estoques
Período de referência: 7/2019 a 12/2019
09/06/2020
Pesquisa de Estoques
Período de referência: 1/2019 a 6/2019
13/11/2019
Pesquisa de Estoques
Período de referência: 7/2018 a 12/2018
11/06/2019
Pesquisa de Estoques
Período de referência: 1/2018 a 6/2018
08/11/2018
Pesquisa de Estoques
Período de referência: 7/2017 a 12/2017
12/06/2018
Pesquisa de Estoques
Período de referência: 1/2017 a 6/2017
09/11/2017
Pesquisa de Estoques
Período de referência: 7/2016 a 12/2016
08/06/2017

Erramos