Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura - PEVS

Menu do Produto

Sobre - 2017

A Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura - PEVS constitui a principal fonte de estatísticas sobre o acompanhamento sistemático da exploração dos recursos florestais em todo o Território Nacional.

Com o lançamento deste informativo, o IBGE apresenta comentários gerais sobre os principais resultados da PEVS relativos a 2017, contemplando a quantidade e o valor da produção decorrente dos processos de exploração dos recursos vegetais nativos e das áreas de florestas plantadas, por Grandes Regiões, Unidades da Federação e municípios. No âmbito do extrativismo vegetal, são consideradas informações sobre a coleta de alimentícios, borrachas, ceras, fibras, madeiras, oleaginosos, entre outros produtos, bem como sobre a produção de nó-de-pinho, árvores abatidas e madeira em tora do pinheiro-brasileiro nativo. No que diz respeito à silvicultura, destacam-se informações sobre cascas de acácia-negra, folhas de eucalipto, resina, além da produção de carvão vegetal, lenha e madeira em tora, segundo os principais grupos de espécies florestais plantadas para exploração (eucalipto, pinus e outras). A análise enfoca a participação relativa dos segmentos considerados no valor total da exploração florestal, com referências às produções obtidas nos maiores centros produtores do País.

Os informativos da PEVS também são disponibilizados em meio impresso. As notas técnicas são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas fornecem informações gerais sobre a metodologia da coleta e a conceituação das variáveis investigadas pela pesquisa.

O IBGE disponibiliza ainda o plano tabular completo no Sistema IBGE de Recuperação Automática - Sidra, que possibilita ainda a construção de tabelas para todos os níveis de divulgação da pesquisa – Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Mesorregiões e Microrregiões Geográficas, e Municípios.

Informações metodológicas podem ser obtidas na publicação Pesquisas agropecuárias, da série Relatórios Metodológicos.

Publicações complementares:
Censo agropecuário (quinquenal)
Indicadores IBGE (mensal)
Levantamento sistemático da produção agrícola(mensal)
Pesquisa de estoques (semestral)