Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

PIA-Produto - Annual Survey of Industry - Product

About - 2021

Main results - 2021

#tabelasidra201854125214244


The IBGE adopts a review policy of the data disclosed by this statistical operation. Data review means any and all scheduled revision of numerical data due to new information, which was not accessible at the time of the first disclosure. For instance: late data that replaces a non-response; or data corrected by the informant himself; or a set of data that has undergone editing and imputation. For more detailed information about the published data review policy of the IBGE statistical operations, check the list of short-term, long-term and special surveys carried out by the Institute with their respective revision procedure on: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=298009.

Tables - 2021

Complete Tables

2021 tables (xlsx | ods)

Table index 2021

2020 tables (xlsx | ods)

Table index 2020

2019 tables (xlsx | ods)

Table index 2019


The IBGE adopts a review policy of the data disclosed by this statistical operation. Data review means any and all scheduled revision of numerical data due to new information, which was not accessible at the time of the first disclosure. For instance: late data that replaces a non-response; or data corrected by the informant himself; or a set of data that has undergone editing and imputation. For more detailed information about the published data review policy of the IBGE statistical operations, check the list of short-term, long-term and special surveys carried out by the Institute with their respective revision procedure on: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=298009.

Concepts and methods - 2021

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
A Pesquisa Industrial Anual - Produto – PIA-Produto tem por função principal levantar informações referentes a produtos e serviços industriais produzidos pela indústria nacional. Seus principais objetivos são: . Disponibilizar informações atualizadas sobre a produção de bens e serviços industriais, segundo uma nomenclatura detalhada, a Lista de Produtos da Indústria – PRODLIST-Indústria, permitindo a análise da composição da produção industrial brasileira, de mercados específicos, bem como o acompanhamento de sua evolução; e . Propiciar informações para a análise articulada dos fluxos de produção interna e do comércio externo de produtos industriais.
Tipo de operação estatística
Pesquisa de empresas
Tipo de dados
Dados de Censo
Periodicidade de divulgação
Anual
População-alvo
Inclui as empresas que atendem aos seguintes requisitos: 1) estar em situação ativa no Cadastro Central de Empresas – CEMPRE, do IBGE, que cobre as entidades com registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ; 2) ter atividade principal compreendida nas seções B e C (Indústrias extrativas e Indústrias de transformação, respectivamente) da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0; 3) estar sediada no Território Nacional; 4) estar organizada juridicamente como entidade empresarial, tal como de¿nido na Tabela de Natureza Jurídica; 5) ter 30 ou mais pessoas ocupadas e/ou que auferiram receita bruta proveniente das vendas de produtos e serviços industriais superiores a um determinado valor no ano anterior ao de referência da pesquisa.

Metodologia

A seleção dos informantes da PIA-Produto é baseada no estrato certo da Pesquisa Industrial Anual - Empresa, PIA-Empresa. Desta forma, pode-se considerar que o grupo de empresas que a PIA-Produto engloba é o censo das empresas industriais brasileiras que têm 30 ou mais pessoas ocupadas segundo o Cadastro Central de Empresas - CEMPRE.
Desde 2005, utiliza-se uma amostragem intencional, sendo a amostra formada por todas as unidades produtivas industriais pertencentes ao estrato certo da PIA-Empresa, ou seja, as empresas industriais com 30 ou mais pessoas ocupadas e/ou que auferiram receita bruta proveniente das vendas de produtos e serviços industriais superiores a um determinado valor no ano anterior ao de referência da pesquisa.
Técnica de coleta:
CASI - Questionário eletrônico autopreenchido

Temas

Temas e subtemas
Indústrias extrativas, Estatísticas econômicas setoriais, Indústrias de transformação
Principais variáveis
Variáveis Investigadas:
- Receita líquida de vendas de produtos e serviços industriais,
- Código, descrição e unidade de medida do produto
- Quantidade produzida no ano
- Quantidade vendida no ano
- Vendas realizadas no ano

Variáveis Tabuladas:
- Número de informações
- Quantidade produzida
- Quantidade vendida
- Receita Líquida de Vendas
- Valor da produção (valor das vendas/quantidade vendida x quantidade produzida).

Unidades de informação

Unidade de investigação
Unidade local
Unidade de análise
Produto
Unidade informante
Empresa.

Períodos de referência

Ano - 01/01/2021 a 31/12/2021
Data de início da coleta
01/04/2022
Data do fim da coleta
18/11/2022

Disseminação

Formas de disseminação
Banco de Dados Agregados - SIDRA, Publicação Digital (online)
Nível de desagregação geográfica
Nacional
Nível de divulgação
Os resultados de produção e vendas dos produtos e/ou serviços industriais são apresentados possibilitando a elaboração de tabelas segundo as classes de atividades e o código de produto (Prodlist) para o Brasil. Nas Unidades da Federação, são disponibilizados os 100 principais produtos e/ou serviços industriais segundo a posição nacional do produto em valor de vendas.

Instrumentos de coleta

Histórico

A série da Pesquisa Industrial Anual - PIA teve início em 1966, com o objetivo de fornecer informações anuais sobre o setor industrial formado pelas indústrias extrativas e de transformação, nos períodos intercensitários. As pesquisas referentes ao período 1966-1995 passaram por diversas fases com diferenças nas abordagens metodológicas e nos desenhos amostrais.
Entre 1966 e 1979, a pesquisa foi censitária para um corte de valor da produção estipulado e apresentaram-se resultados referentes a 500 produtos industriais selecionados. Em 1981, foi introduzida a amostragem probabilística de estabelecimentos, sendo divulgados resultados para 600 produtos.

A partir do ano de 1996, a PIA foi adequada aos parâmetros do novo modelo de produção de estatísticas industriais, comerciais, de serviços e de construção, empregando a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE. Neste modelo, os censos econômicos quinquenais foram substituídos por pesquisas anuais de base amostral. O Cadastro Central de Empresas - CEMPRE, atualizado sistematicamente, passou a ser a referência comum para o universo das empresas coberto por estas pesquisas. Em função da necessidade de caracterização da estrutura industrial sob os enfoques da organização de produção (força de trabalho, consumo intermediário, geração de renda, pagamentos de impostos e investimentos) e do resultado prático da atividade industrial em termos do conjunto dos produtos elaborados, e dada a natureza distinta dos procedimentos metodológicos para o levantamento de informações no prisma da atividade das empresas ou sob o ângulo dos produtos fabricados, optou-se pelo desmembramento da PIA em duas pesquisas distintas, articuladas mas independentes, a saber:
- Pesquisa Industrial Anual - Empresa (PIA-Empresa): tem como foco a empresa industrial e suas unidades locais, se concentrando nos dados econômico-financeiros informados pela contabilidade central e obedecendo a desenho amostral probabilístico;
- Pesquisa Industrial Anual - Produto (PIA-Produto): é dirigida à unidade local industrial e informada com base na contabilidade analítica, se concentrando em informações da produção, em quantidade e valor, dos produtos fabricados nas principais empresas industriais do país e obedecendo a uma amostragem intencional.
Dessa forma, a série da PIA-Produto inicia-se no ano de 1998 e, desde então, a seleção das empresas pesquisadas obedece a um dado corte de representatividade definido em relação ao conjunto das empresas selecionadas na PIA-Empresa. Esse critério passou por vários ajustes ao longo do tempo, no sentido de ampliar o alcance dos dados levantados. O histórico dessas mudanças está descrito a seguir.

Nos anos de 1998 e 1999, para formar o painel de unidades locais, foram adotados os seguintes procedimentos:
- Como regra geral, para cada classe CNAE (quatro dígitos), foram selecionadas, na PIA-Empresa, as unidades locais de produção industrial que representavam 80% do total do valor das expedições (receita líquida de vendas industriais mais Valor das transferências de mercadorias e serviços) da classe;
- As empresas com unidades locais selecionadas pelo critério anterior tiveram todas as suas unidades de produção industrial incluídas no painel; e
- Para as atividades (classes CNAE) com baixo nível de concentração da produção, trabalhou-se com painel com cobertura inferior a 80%. A seguir, estão relacionadas as classes CNAE nas quais o painel atingiu, no máximo, 60% do valor das expedições:
Código Descrição
08.10-0 Extração de pedra, areia e argila
10.91-1 Fabricação de produtos de panificação
14.12-6 Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas
16.10-2 Desdobramento de madeira
16.22-6 Fabricação de estruturas de madeira e de artigos de carpintaria para construção
18.13-0 Impressão de materiais para outros usos
18.21-1 Serviços de pré-impressão
18.22-9 Serviços de acabamentos gráficos
23.30-3 Fabricação de artefatos de concreto, cimento, fibrocimento, gesso e materiais semelhantes
23.91-5 Aparelhamento e outros trabalhos em pedras
25.99-3 Fabricação de produtos de metal não especificados anteriormente
31.01-2 Fabricação de móveis com predominância de madeira

A partir de 2000, incluíram-se no painel da PIA-Produto todas as unidades locais de produção industrial das 1 000 maiores empresas, segundo a receita líquida de vendas, da PIA-Empresa, porventura não selecionadas pelo critério anterior.
Em 2001, incorporaram-se também as unidades locais industriais das empresas com 200 ou mais pessoas ocupadas da PIA-Empresa não selecionadas pelos critérios anteriores.
A partir de 2004, com o objetivo de aumentar a cobertura das Unidades da Federação, adotou-se a mesma regra geral utilizada para o Brasil, isto é, foram selecionadas, na PIA-Empresa, as unidades locais de produção industrial que representavam 80% do total do valor das expedições da classe em cada Unidade da Federação. Portanto, incluíram-se empresas ainda não selecionadas nos critérios anteriores.
A partir de 2005, a amostra da pesquisa passa a ser formada por todas as unidades locais produtivas industriais pertencentes ao estrato certo da PIA-Empresa, ou seja, as empresas industriais com 30 ou mais pessoas ocupadas e/ou que auferiram receita bruta proveniente das vendas de produtos e serviços industriais superiores a um determinado valor no ano anterior ao de referência da pesquisa.
Em 2007, houve uma mudança de CNAE, da versão 1.0 para 2.0. A partir do ano de referência 2008, o IBGE passou, assim, a divulgar uma nova série de dados da pesquisa, com base na CNAE 2.0, que substituiu a estrutura usada anteriormente.
Cabe mencionar que a Prodlist, nomenclatura utilizada para organização das informações obtidas acerca da produção industrial, sofreu atualizações anuais entre 1998 e 2007. Posteriormente, houve versões atualizadas da Prodlist nos anos de 2010, 2013, 2016 e 2019.

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/PJ

Publications - 2021

Description

PIA - Product  investigates the goods and services produced by the national industry, whose survey unit is the formally established industrial enterprise. The local branch is the physical  area, usually, a continuous one, in which one or more economic activities are developed, corresponding to a business address or a National Registry of Legal Entities - CNPJ code, of the Department of Federal Revenue.

The Annual Survey of Industry - PIA series started in 1966 and ,until 1995, it released results in inter-census years, except for 1971 and 1991. As of 1996, with the Economic Statistics Modernization Program, the survey was entirely reformulated and adjusted to the parameters of the new production model of industrial, commercial and service statistics, being then splitinto two surveys: Annual Survey of Industry (PIA - Enterprise), Annual Survey of Industry - Enterprise (PIA - Enterprise) and Annual Survey of Industry - Product (PIA - Product). The PIA - Enterprise series started in 1996, and the PIA – Product series, in 1998. In this model, the quinquennial economic census was replaced by a sample-based annual survey, adopting the National Classification of Economic Activities - CNAE whose basic registry comes from from the regularly updated Central Register of Enterprises - CEMPRE. From 2008 onpresenting results retroactive to 2007, the IBGE started to release a new data series forPIA - Product, using the CNAE 2.0 to replace the previously used CNAE 1.0. At present, the survey researches enterprises classified in the B and C sections of CNAE 2.0, which cover the mining and quarrying industry and manufacturing industry, respectively. PIA-Product information is surveyed according to Industry Product List - PRODLIST - Industry, developed by the IBGE based on the Mercosur Common Nomenclature (NCM) and the CNAE 2.0, updated every three years. The survey sample consists of industry local branches of enterprises with 30 or more employees and also includes enterprises whose net revenue from sales are higher than certain values updated annually. The PIA - Product sample matches those from enterprises in the certainty stratum of PIA-Enterprise. Therefore, answering the Complete Questionnaire of the PIA-Enterprise, the enterprises also present production details in their local industrial units by means of the the PIA-Product Questionnaire.

The survey releases, for each product, the amount produced, the amount sold, net revenue of sales, gross value of production and the number of reported local branches.

The survey is conducted on an annual basis and covers all the national territory.

 

Time series

#tabelasidra2017951715295

#tabelasidra2017951765122

#tabelasidra20179517613441

#tabelasidra2017951788220

 

Downloads

Technical Information

Methodological considerations on the Annual Survey of Industry - Product can be obtained in the Technical notes chapter of its results publication, on the following address: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=71719

News and Releases

PIA Product 2021: iron ore remains the major product, food industry leads industrial activities

These is some information from the Annual Survey of Industry - Product (PIA Product) 2021, which investigated...

29/06/2023

In 2020, iron ore was the major industrial product in Brazil

These are some pieces of information from the Annual Survey of Industry (PIA) - Product 2020, which investigated...

21/07/2022

PIA Product: crude petroleum oil, diesel fuel, iron ore, cars and meat stand out in industry in 2018

In 2018, sales revenue in the 39.0 thousand industrial units of the 32.5 thousand enterprises with 30...

18/06/2020

Diesel, crude petroleum oil, iron ore and cars are four most important products of Brazilian industry

The IBGE´s Annual Survey of Industry - PIA Product 2017 unveiled that diesel fuel was the product with...

06/06/2019

Enterprises that did not respond to IBGE´s annual surveys have to send questionnaires up to September 15

The data collection of structural surveys by the IBGE (Annual Industrial Survey Enterprise - PIA Enterprise,...

13/09/2018

See more releases

Errata