Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Sistema Brasileiro de Classificação de Relevo

O que é

Tendo em vista a necessidade de padronizar questões referentes a estrutura de classificação de relevo do País, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) junto ao Serviço Geológico Brasileiro (SGB/CPRM), à União da Geomorfologia Brasileira (UGB) e pesquisadores de diversas instituições de ensino do País se uniram para elaborar o Sistema Brasileiro de Classificação de Relevo (SBCR), visando a criação de um sistema taxonômico único de classificação do relevo que permita uma linguagem comum e uma padronização, estruturação e recomendação da sua representação.

Serão publicados nesse ambiente os avanços que estão sendo realizados na elaboração desse sistema, que inclui a publicação do próprio sistema, os relatos dos workshops sobre o SBCR, as Reuniões de Classificação de Relevo e as excursões técnicas realizadas em eventos afins para sua divulgação junto à sociedade científica.

Sobre a publicação - Excursões Técnicas Pelas montanhas do Rio de Janeiro

O IBGE vem atuando com o Serviço Geológico do Brasil - CPRM, a União da Geomorfologia Brasileira - UGB e pesquisadores de diversas instituições de ensino do País com vistas à elaboração de um Sistema Brasileiro de Classificação de Relevo, o SBCR. Pretende-se, com tal iniciativa, uma taxonomia única do relevo em todo o Território Nacional que permita não só a construção de uma linguagem comum, como também a padronização, a estruturação e a modelagem de bases para a sua representação, considerando-se o conjunto de necessidades das diferentes áreas de pesquisa relacionadas ao tema, bem como dos produtores de informação para a sociedade.

Com esta publicação, o IBGE apresenta o roteiro e as discussões ocorridas durante a Excursão Técnica do Sistema Brasileiro de Classificação de Relevo, denominada “Pelas Montanhas do Rio de Janeiro”, em novembro de 2022, no âmbito do XIX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Essa excursão, cumpre realçar, constitui a primeira de uma série que se pretende realizar ao longo de eventos envolvendo a Geomorfologia no País, com o objetivo de apresentar à sociedade científica os conceitos e critérios adotados no SBCR, a partir das observações e dos debates em campo.

Esta obra, também disponibilizada no portal do IBGE na Internet, representa um marco histórico, tanto para a Ciência Geomorfológica brasileira, que passa a dispor do registro de suas excursões técnicas no âmbito do SBCR, quanto para o próprio Instituto, que volta, de certa forma, a publicar obras sobre as suas excursões de estudo, fato comum nas décadas de 1940 a 1960, quando registradas em documentos vastamente ilustrados. Que a presente iniciativa possa promover o SBCR e seus avanços, fomentando, assim, o engajamento dos pesquisadores do relevo brasileiro.

Publicações - Excursões Técnicas Pelas montanhas do Rio de Janeiro

Saiba mais - Excursões Técnicas Pelas montanhas do Rio de Janeiro

Notícias e Releases

IBGE publica estudo sobre excursão técnica nas montanhas fluminenses

O IBGE divulgou hoje (29) uma publicação inédita com o roteiro e as discussões relativas a uma excursão...

29/08/2023

IBGE coordena padronização do relevo brasileiro com aval da comunidade científica

Com a iniciativa de uniformizar as diferentes maneiras de representar o relevo, o IBGE está lançando...

29/06/2020

Ver mais notícias

Erramos