Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Comunicados

IBGE divulgará, em 29 de agosto, a publicação do Sistema Brasileiro de Classificação de Relevo: Excursões Técnicas: Pelas Montanhas do Rio de Janeiro


A publicação apresenta o roteiro e as discussões que tiveram lugar durante a Excursão Técnica do Sistema Brasileiro de Classificação de Relevo - SBCR, denominada “Pelas Montanhas do Rio de Janeiro”, ocorrida em novembro de 2022 no âmbito do XIX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Ela constitui a primeira de uma série de excursões que se pretende realizar ao longo de eventos envolvendo a Geomorfologia no país, com o objetivo de apresentar à sociedade científica os conceitos e critérios adotados no SBCR, a partir da sua observação e discussão em campo.

A excursão marca a primeira viagem reunindo especialistas, estudiosos e interessados em relevo no Brasil, com os olhos voltados para a sua taxonomia e as implicações do seu estabelecimento. As discussões embasadas nas observações e avaliações do relevo nos pontos de parada constituem potenciais contribuições para o aprimoramento e evolução do SBCR. O registro dessas dinâmicas de campo em uma publicação é uma oportunidade ímpar de preservar parte importante da história da geomorfologia brasileira que vem sendo escrita em anos recentes, a partir da criação do SBCR.


Diretoria de Geociências
18 de agosto de 2023



Voltar para os comunicados