Pesquisa Anual da Indústria da Construção - PAIC

Menu do Produto

Sobre - 2018

A Pesquisa Anual da Indústria da Construção - PAIC tem por objetivo identificar as características estruturais básicas do segmento empresarial da construção no País e suas transformações no tempo, contemplando, entre outros aspectos, dados sobre pessoal ocupado, salários, custos e despesas, receitas, valor das obras e/ou serviços especializados e valor adicionado. Seus resultados constituem referência para a análise das atividades que compõem esse segmento e subsidiam as estimativas macroeconômicas do Sistema de Contas Nacionais - SCN.

Com o presente informativo, o IBGE apresenta os principais resultados da PAIC relativos a 2018, cuja análise, estruturada em cinco seções, abrange os seguintes aspectos: caracterização do valor de incorporações, obras e/ou serviços da construção por setor de atividade, com enfoque na participação do setor público no valor de obras e/ou serviços e o grau de concentração no mercado; composição do mercado de trabalho; evolução da estrutura dos custos e despesas das empresas; ranking dos principais produtos das empresas com 30 ou mais pessoas ocupadas; e estrutura regional do segmento das empresas com 5 ou mais pessoas ocupadas relativamente à produção e ao mercado de trabalho. Os resultados foram confrontados com aqueles observados em 2009 para ilustrar as modificações ocorridas no período. 

Os informativos da PAIC também são disponibilizados em meio impresso. As notas técnicas são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas fornecem um amplo panorama da pesquisa, com informações sobre seus objetivos, âmbito, classificação de atividades, conceitos e definições adotados, planejamento amostral, entre outras considerações de natureza metodológica.

As estatísticas divulgadas no portal para o período de 2002 a 2007, cabe destacar, estão organizadas segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 1.0, e, a partir de 2007, na versão da CNAE 2.0.

O conjunto dessas informações constitui a mais completa fonte de estatísticas sobre o tema, fornecendo elementos para o planejamento público e privado, para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

Publicações complementares:
- Estatísticas do cadastro central de empresas (anual)
- Indicadores IBGE: Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil - SINAPI (mensal)