Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

PNS - Pesquisa Nacional de Saúde

Sobre - 2019 Ciclos de vida

A Pesquisa Nacional de Saúde - PNS, fruto de convênio com o Ministério da Saúde, foi a campo, pela primeira vez, em 2013, com o propósito de ampliar o escopo temático dos Suplementos de Saúde da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD investigados pelo IBGE até 2008.

Esta publicação apresenta um novo conjunto de resultados da PNS 2019 para o conjunto do País, Grandes Regiões e Unidades da Federação, oferecendo, mais uma vez, variadas perspectivas de análise, o que amplia o conhecimento ensejado pela pesquisa.

A primeira abordagem, Pessoas com deficiência, focaliza a população de 2 anos ou mais de idade assim identificada a partir do grau de dificuldade para a realização de algumas atividades, o uso de aparelhos para lidar com tais limitações, a forma de obtenção desses recursos, bem como o acesso à reabilitação regular. A segunda abordagem, Paternidade e pré-natal do parceiro, trata do envolvimento consciente e ativo dos homens de 15 anos ou mais de idade nas ações de planejamento reprodutivo, além de indicadores sobre sua fecundidade, considerando-se para tal as próprias respostas desse contingente. O tema Saúde das pessoas de 60 anos ou mais de idade, alvo da terceira abordagem, discorre sobre algumas facetas do envelhecimento, como as limitações funcionais, o uso contínuo de medicamentos, a ocorrência de eventos como catarata e queda, e a vacinação contra a gripe. A quarta abordagem, Saúde da mulher, abarca variados tópicos relacionados às mulheres de 15 anos ou mais de idade, como a realização de preventivos, ocorrência de histerectomia, menarca e menopausa, planejamento reprodutivo e métodos contraceptivos. A penúltima abordagem discute o Atendimento pré-natal, contemplando diversos pontos relacionados ao tema, como acesso do contingente feminino de 15 anos ou mais de idade a esse tipo de serviço, consultas e procedimentos realizados, bem como aspectos do parto. Por fim, o tema Saúde das crianças com menos de 2 anos de idade analisa informações sobre os seus hábitos alimentares, a realização de exames neonatais antes da alta hospitalar do bebê, e a imunização por vacinas.

A publicação traz notas técnicas sobre os principais aspectos metodológicos do levantamento e um glossário com os termos e conceitos considerados relevantes para a compreensão dos resultados.

O portal do IBGE na Internet disponibiliza tabelas com os indicadores e seus respectivos intervalos de confiança e com os valores absolutos e os coeficientes de variação das estimativas, desagregadas por sexo, grupos de idade, nível de instrução, cor ou raça, condição de ocupação e rendimento, para Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação.   

As informações resultantes da PNS 2019 oferecem valiosos subsídios à formulação de políticas públicas nas áreas de promoção, vigilância e atenção à saúde do SUS, fomentando, assim, a resposta e o monitoramento de indicadores.