Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

PNS - Pesquisa Nacional de Saúde

Estatísticas Experimentais

Sobre - 2019 Orientação sexual autoidentificada da população adulta

A Pesquisa Nacional de Saúde - PNS, fruto de convênio com o Ministério da Saúde, foi a campo, pela primeira vez, em 2013, com o propósito de ampliar o escopo temático dos Suplementos de Saúde da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD investigados pelo IBGE até 2008.

Com este volume, o IBGE apresenta um novo conjunto de resultados da PNS 2019 para o conjunto do País, trazendo a público, pela primeira vez, informações sobre a distribuição das pessoas de 18 anos ou mais de idade, por algumas características socioeconômicas, segundo a orientação sexual autoidentificada. Para tal, foram incluídas ao final do Módulo de Atividade Sexual do questionário da pesquisa a pergunta Qual é sua orientação sexual? e as seguintes opções de resposta: heterossexual; homossexual; bissexual; outra orientação sexual; não sabe; e recusou-se a responder. Cabe lembrar que a perspectiva de autoidentificação da orientação sexual está entre as mais investigadas em inquéritos domiciliares sobre o tema, produzidos por órgãos oficiais de estatística de outros países, e constitui, também, um passo inédito nas pesquisas domiciliares do IBGE, visto que, até o momento, os dados disponíveis, oriundos do Censo Demográfico 2010 e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua, desde 2012, se limitavam aos casais do mesmo sexo.

As estatísticas ora divulgadas, cumpre destacar, são experimentais, isto é, estão sob avaliação porque ainda não atingiram um grau completo de maturidade em termos de harmonização, cobertura ou metodologia.

A publicação traz notas técnicas sobre os principais aspectos da presente divulgação, incluindo suas limitações e potencialidades. Informações mais detalhadas a respeito da metodologia da PNS 2019 podem ser obtidas nos demais volumes de resultados da pesquisa disponibilizados no portal do IBGE na Internet, que apresenta, complementarmente a esta divulgação, tabelas com os indicadores e seus respectivos intervalos de confiança e coeficientes de variação, desagregados por sexo, grupos de idade, nível de instrução, cor ou raça, rendimento, situação do domicílio, bem como por Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios das Capitais.

As estatísticas resultantes da PNS 2019 oferecem, em conjunto, valiosos subsídios à formulação de políticas públicas nas áreas de promoção, vigilância e atenção à saúde do Sistema Único de Saúde - SUS, fomentando, assim, a resposta e o monitoramento necessário a tais indicadores.

Estas estatísticas são classificadas como experimentais e devem ser usadas com cautela, pois são estatísticas novas que ainda estão em fase de teste e sob avaliação. Elas são desenvolvidas e publicadas visando envolver os usuários e partes interessadas para avaliação de sua relevância e qualidade. Caso deseje deixar uma crítica ou sugestão, clique aqui para deixar sua opinião.

Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida

0/500

Preencha corretamente.