Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

PNS - Pesquisa Nacional de Saúde

Estatísticas Experimentais

Sobre - 2019 Orientação sexual autoidentificada da população adulta

A Pesquisa Nacional de Saúde - PNS, fruto de convênio com o Ministério da Saúde, foi a campo, pela primeira vez, em 2013, com o propósito de ampliar o escopo temático dos Suplementos de Saúde da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD investigados pelo IBGE até 2008.

Com este volume, o IBGE apresenta um novo conjunto de resultados da PNS 2019 para o conjunto do País, trazendo a público, pela primeira vez, informações sobre a distribuição das pessoas de 18 anos ou mais de idade, por algumas características socioeconômicas, segundo a orientação sexual autoidentificada. Para tal, foram incluídas ao final do Módulo de Atividade Sexual do questionário da pesquisa a pergunta Qual é sua orientação sexual? e as seguintes opções de resposta: heterossexual; homossexual; bissexual; outra orientação sexual; não sabe; e recusou-se a responder. Cabe lembrar que a perspectiva de autoidentificação da orientação sexual está entre as mais investigadas em inquéritos domiciliares sobre o tema, produzidos por órgãos oficiais de estatística de outros países, e constitui, também, um passo inédito nas pesquisas domiciliares do IBGE, visto que, até o momento, os dados disponíveis, oriundos do Censo Demográfico 2010 e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua, desde 2012, se limitavam aos casais do mesmo sexo.

As estatísticas ora divulgadas, cumpre destacar, são experimentais, isto é, estão sob avaliação porque ainda não atingiram um grau completo de maturidade em termos de harmonização, cobertura ou metodologia.

A publicação traz notas técnicas sobre os principais aspectos da presente divulgação, incluindo suas limitações e potencialidades. Informações mais detalhadas a respeito da metodologia da PNS 2019 podem ser obtidas nos demais volumes de resultados da pesquisa disponibilizados no portal do IBGE na Internet, que apresenta, complementarmente a esta divulgação, tabelas com os indicadores e seus respectivos intervalos de confiança e coeficientes de variação, desagregados por sexo, grupos de idade, nível de instrução, cor ou raça, rendimento, situação do domicílio, bem como por Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios das Capitais.

As estatísticas resultantes da PNS 2019 oferecem, em conjunto, valiosos subsídios à formulação de políticas públicas nas áreas de promoção, vigilância e atenção à saúde do Sistema Único de Saúde - SUS, fomentando, assim, a resposta e o monitoramento necessário a tais indicadores.

Estatísticas Experimentais

Tabelas - 2019 Orientação sexual autoidentificada da população adulta

Tabelas Completas

Tabelas Completas - em formato xls e ods

Índice de tabelas


O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101637.

Estatísticas Experimentais

Conceitos e métodos - 2019 Orientação sexual autoidentificada da população adulta

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
O objetivo desta pesquisa é produzir, para o país, dados sobre a situação de saúde e os estilos de vida da população brasileira. Visa também obter informações sobre a atenção à saúde, no que se refere ao acesso e uso dos serviços de saúde, à continuidade dos cuidados e ao financiamento da assistência de saúde.
Tipo de operação estatística
Pesquisa domiciliar de saúde
Tipo de dados
Dados de pesquisa por amostragem probabilística
Periodicidade de divulgação
Quinquenal
População-alvo
População residente nos domicílios particulares, nas áreas urbana e rural.

Metodologia

A pesquisa é realizada por uma amostra probabilística de domicílios. As informações são prestadas por pessoa moradora, considerada apta a prestar informação para o conjunto de moradores e pelo domicílio. O entrevistador está orientado a não aceitar como informante uma pessoa menor de 14 anos de idade.
Técnica de coleta:
CAPI - Entrevista pessoal assistida por computador
Procedimento de amostragem
O tamanho da amostra da PNS foi definido pela quantidade de 8036 Unidades Primárias de Amostragem - UPAs, o que representa cerca de 53% das UPAs dentro do quantitativo de 15096 UPAs que corresponde a um trimestre da Amostra Mestra.
Além disso, ficou definido que a distribuição da quantidade de domicílios por UPA para coleta da pesquisa respeitaria o critério de que em Unidades da Federação - UFs com maior quantitativo de UPAs, a quantidade definida de domicílios seria menor, sendo 12 domicílios para entrevista por UPA. Já nas UFs com menor quantitativo de UPAs, a quantidade definida de domicílios seria maior, sendo 18 domicílios para entrevista por UPA. Por fim, nas demais UFs que não se caracterizaram nos dois critérios anteriormente definidos, a quantidade alocada foi de 15 domicílios para entrevista por UPA.

Dessa forma, a distribuição do quantitativo de domicílios por UPA em cada UF ficou definida como:

• 12 domicílios por UPA: Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

• 15 domicílios por UPA: Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

• 18 domicílios por UPA: Roraima, Amapá e Tocantins.

Temas

Temas e subtemas
Saúde
Principais variáveis
As principais características investigadas:

A) Informações do domicílio
- espécie do domicílio;

Para os domicílios particulares permanentes:
- material das paredes, pisos e cobertura do prédio;
- número de cômodos e de dormitórios;
- forma de abastecimento de água e esgotamento sanitário;
- destino do lixo
- existência de bens duráveis
existência de animais de estimação

B) Visitas domiciliares de Equipe de Saúde da Família e Agentes de Endemias
C) Características gerais dos moradores
- sexo;
- idade;
- cor ou raça; e
- condição no domicílio e na família;

D) Características de educação:
- alfabetização;
- escolarização;
- série e grau frequentados pelos estudantes; e
- última série concluída, grau correspondente e conclusão do curso para pessoas que não são estudantes.

E) Características de trabalho e rendimento:
- condição de atividade e de ocupação na semana de referência e no período de referência de 365 dias;
- ocupação, atividade, posição na ocupação, categoria do emprego no trabalho principal da semana de referência, no trabalho principal do período de 365 dias ou no último trabalho do período de referência de cinco anos;
- rendimento e horas trabalhadas no trabalho principal e em outros trabalhos da semana de referência;

Procura de trabalho
- Outras formas de trabalho: Cuidado de pessoas e afazeres domésticos

F) Rendimentos

G) Pessoas com deficiência

I) Cobertura de Plano de Saúde

J) Utilização de Serviços de Saúde

K) Saúde dos indivíduos com 60 anos ou mais

L) Crianças com menos de 2 anos de idade

M) Informações para futuros contatos, características do trabalho e apoio social do morador selecionado

N) Percepção do estado de saúde

O) Acidentes: acidentes de trânsito, acidentes de trabalho

P) Estilos de Vida: hábitos de alimentação, prática de atividade física, uso de bebidas alcoólicas e fumo

Q) Doenças crônicas

R) Saúde da Mulher

S) Atendimento Pré-natal

Z – Paternidade e pré-natal do parceiro (Homens)

V) Violência

U) Saúde Bucal

T) Doenças Transmissíveis

Y) Atividade Sexual

AA) Relações e condições de trabalho

H) Atendimento médico e de saúde

Unidades de informação

Unidade de investigação
Pessoa, Domicílio
Unidade de análise
Pessoa.

Períodos de referência

Ano - 01/01/2019 a 31/12/2019
Data - 27/07/2019
Data - 28/07/2017
Mês - 01/07/2019 a 31/07/2019
Mês - 21/06/2019 a 20/07/2019
Período - 28/07/2018 a 20/07/2019
Período - 28/07/2014 a 27/07/2017
Semana - 21/07/2019 a 27/07/2019

Disseminação

Formas de disseminação
Banco de Dados Agregados - SIDRA, Microdados no Portal do IBGE, Publicação Digital (online), CD-ROM com microdados, Publicação impressa com CD-ROM
Nível de desagregação geográfica
Região Metropolitana
Nível de divulgação
Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Regiões Metropolitanas.

Instrumentos de coleta

Histórico

A Pesquisa Nacional de Saúde – PNS é uma das pesquisas do Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares - SIPD e, portanto, utiliza a Amostra Mestra. A PNS foi planejada para a estimação de vários indicadores com a precisão desejada e para assegurar a continuidade no monitoramento da grande maioria dos indicadores dos Suplementos de Saúde da PNAD.

A Pesquisa Nacional de Saúde teve sua primeira edição no ano de 2013, mas o tema saúde já foi abordado em suplementos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD – em anos anteriores. A partir de 1998, os levantamentos passaram a ser realizados com intervalos regulares de cinco anos, mantendo aspectos essenciais da investigação, o que possibilitou a comparabilidade dos resultados entre os três anos nos quais se realizou a pesquisa, em 1998, 2003 e 2008.

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/XN

Estatísticas Experimentais

Publicações - 2019 Orientação sexual autoidentificada da população adulta

O que é

A Pesquisa Nacional de Saúde - PNS visou coletar informações sobre o desempenho do sistema nacional de saúde no que se refere ao acesso e uso dos serviços disponíveis e à continuidade dos cuidados, bem como sobre as condições de saúde da população, a vigilância de doenças crônicas não transmissíveis e os fatores de risco a elas associados.

Microdados

PNS 2019
PNS 2013


Análise dos dados da PNS utilizando o software R


Atualizações

30/05/2022: [PNS 2019] Alteração em 30/05/2022: [PNS 2019] Correção e atualização dos rótulos de módulos no dicionário da PNS 2019.

Correção do rótulo do módulo Y e atualização dos rótulos da Parte 4 e dos módulos S, V e H no dicionário da PNS 2019.

25/05/2022: [PNS 2019] Alteração em 25/05/2022: [PNS 2019] Inclusão de variável do módulo Y nos microdados.

Inclusão da variável Y008 nos microdados.

14/01/2022: [PNS 2019] Correção dos rótulos das categorias de variáveis no dicionário da PNS 2019.

Correção dos rótulos das categorias das variáveis J002, K034, L039, M009, P053, P05411, P05412, Q04708, Q04709, Q04710, Q04711, R02101, V003 no dicionário da PNS 2019.

09/11/2021: [PNS 2019] Correção dos rótulos das categorias da variável K028 no dicionário da PNS 2019.

21/10/2021: [PNS 2019] Correção dos rótulos das categorias da variável V03501 no dicionário da PNS 2019.

26/08/2021: [PNS 2019] Inclusão de módulos e de variáveis dos módulos E e P nos microdados.

Inclusao das variáveis dos módulos G, K, L, R, S e Z nos microdados, conforme calendário de divulgação da PNS 2019. Inclusão, ainda, das variáveis VDE014, P056, P05601, P05602, P05603, P05604, P05605 e P057, além de correção das variáveis V0015 e VDP001 nos microdados.

07/05/2021: [PNS 2019] Inclusão de módulos nos microdados.

Inclusão das variáveis dos módulos O, V, T, Y e M nos microdados, conforme calendário de divulgação da PNS 2019.

03/03/2021: [PNS 2019] Inclusão do módulo H nos microdados.

Inclusão das variáveis do módulo H nos microdados.

14/12/2020: [PNS 2019] Inclusão de variáveis dos módulos M e P nos microdados.

Inclusão das variáveis M01001 e VDP001 nos microdados.

18/11/2020: [PNS 2019] Inclusão de módulos nos microdados.

Inclusão das variáveis dos módulos N, P, Q e U nos microdados, conforme calendário de divulgação da PNS 2019.

29/10/2020: [PNS 2019] Recuperação das informações de 12 variáveis.

Na segunda versão dos microdados da PNS 2019, 12 variáveis apresentaram alguns valores faltantes, indevidamente. Foram elas: V0025B, C008, C01001, C013, C01801, E011, E017, E019, E02601, J01101, J037 e J046.
Salienta-se que a estimação não foi impactada por esta incorreção nos microdados.
Assim, informamos que o plano tabular e os demais produtos da PNS 2019 estão corretos.

21/10/2020: [PNS 2019] Inclusão de módulos nos microdados.

Inclusão das variáveis do módulo W nos microdados, conforme calendário de divulgação da PNS 2019.

30/09/2020: [PNS 2013 e PNS 2019] Adequação da descrição da variável E01501 nos dicionários.

04/09/2020: [PNS 2019] Inclusão dos microdados da PNS 2019 - Informações sobre domicílios e acesso e utilização dos serviços de saúde.

24/08/2020: [PNS 2013] Alteração dos arquivos de microdados e documentações.

Junção dos microdados de domicílios e pessoas. Alteração dos arquivos de leitura dos microdados e de dicionário. Adequação do questionário de acordo com o dicionário. Inclusão das variáveis derivadas VDD4004A, VDF002 e VDF003. Alteração das variáveis para expansão da amostra por conta da Revisão de 2018, feita pelo IBGE, da Projeção da População das Unidades da Federação, por Sexo e Idade, para o período 2010-2060.

23/03/2017: [PNS 2013] Adequação do questionário às variáveis de acordo com o dicionário.

02/12/2016: [PNS 2013] Inclusão de módulos nos microdados de pessoas e alteração de arquivo na pasta Metodologia.

Inclusão das variáveis do módulo F nos microdados de pessoas, conforme calendário de divulgação da PNS 2013. E correção da leitura da variável E01201 no microdados de pessoas, anteriormente a variável continha um dígito 0 à direita do código. Alteração do arquivo "Ocupação COD.xlsx" na pasta Metodologia.

06/09/2016: [PNS 2013] O arquivo "Notas Metodológicas.pdf" foi renomeado para "Plano Amostral PNS 2013.pdf".

31/08/2016: [PNS 2013] Inclusão de arquivos (Atividade CNAE Domiciliar 2.0 e Ocupação COD) na pasta Metodologia.

29/06/2016: [PNS 2013] Inclusão de módulos nos microdados de pessoas.

Inclusão das variáveis dos módulos E e M nos microdados de pessoas, conforme calendário de divulgação da PNS 2013.

12/05/2016: [PNS 2013] Inclusão do módulo W, exclusão da variável O026 nos microdados de pessoas e documentação sobre estimativas de antropometria e pressão arterial.

Inclusão das variáveis dos módulos W relativo à antropometria nos microdados de pessoas. Exclusão da variável O026 nos microdados de pessoas. Inclusão de documentação sobre estimativas de antropometria e pressão arterial.

21/08/2015: [PNS 2013] Inclusão das variáveis dos módulos G, K, L, R e S nos microdados de pessoas, conforme calendário de divulgação da PNS 2013.

Exclusão das informações de domicílios em 10 registros.

Durante o processo de geração do arquivo de microdados de domicílios, disponibilizados no portal do IBGE, foram incluídas, indevidamente, em 10 registros, informações rejeitadas no processo de crítica dos dados. Salienta-se que a estimação, corretamente, não considerou estes registros. Ou seja, estes registros não foram considerados no processo de geração de indicadores produzidos e divulgados com base na Pesquisa Nacional de Saúde. Assim, informamos que o plano tabular e os demais produtos disponibilizados estão corretos.

02/06/2015: [PNS 2013] Inclusão de módulos nos microdados de domicílios e pessoas.

Inclusão das variáveis dos módulos A e B nos microdados de domicílios e das variáveis dos módulos I, J, O, U e X nos microdados de pessoas, conforme calendário de divulgação da PNS 2013.

18/03/2015: [PNS 2013] Substituição da variável V0006 pela V0006_PNS nos microdados de domicílios e pessoas.

Substituição da variável V0006 (Número de ordem do domicílio) pela V0006_PNS (Número de ordem do domicílio na PNS). Assim, o chaveamento da PNS 2013 passa a ser para informações de domicílio: V0001 (Unidade da Federação), V0024 (Estrato), UPA_PNS (UPA) e V0006_PNS (Número de ordem do domicílio na PNS); e para informações de morador: V0001 (Unidade da Federação), V0024 (Estrato), UPA_PNS (UPA), V0006_PNS (Número de ordem do domicílio na PNS) e C00301 (Número de ordem do morador).

12/02/2015: [PNS 2013] Inclusão de variáveis do módulo P nos microdados de pessoas.

Inclusão de variáveis quantitativas do módulo P relativas ao tabagismo. As variáveis se referem aos quesitos P54 e P58.

03/02/2015: [PNS 2013] Inclusão de variáveis nos microdados de domicílios e pessoas.

Inclusão da variável 'UPA' nos microdados de domicílios e pessoas. A variável 'UPA' é o código unificado de UPA das Pesquisas Domiciliares do Sistema Integrado.

Inclusão da variável 'M010' nos microdados de pessoas. Esta variável pertence a um módulo não divulgado, porém necessária para o cálculo do indicador, já divulgado, sobre exposição à fumaça no ambiente de trabalho. 

12/12/2014: [PNS 2013] Exclusão das informações da parte específica de morador selecionado em 12 registros.

Durante o processo de geração do arquivo de microdados de pessoas, disponibilizados no portal do IBGE, foram incluídas, indevidamente, em 12 registros, informações rejeitadas no processo de crítica dos dados referentes a parte específica de morador selecionado.

Salienta-se que a estimação, corretamente, não considerou estes registros. Ou seja, estes registros não foram considerados no processo de geração de indicadores produzidos e divulgados com base na Pesquisa Nacional de Saúde.

Assim, informamos que o plano tabular e os demais produtos disponibilizados estão corretos.

 

Downloads

Informações técnicas

Notas técnicas

Notas metodológicas

Considerações metodológicas sobre a Pesquisa Nacional de Saúde - PNS podem ser obtidas no capítulo Notas técnicas de suas publicações de resultados.


Outras informações técnicas

O Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos - CNEFE é um repositório de endereços de abrangência nacional criado, em 2005, a partir da sistematização dos dados coletados pelo Censo Demográfico 2000. Este Cadastro contempla informações sobre domicílios e estabelecimentos de todo o País. A cada Censo Demográfico, ele é totalmente revisto e passa por um processo contínuo de atualizações pontuais, de acordo com a demanda das demais pesquisas da Instituição, como é o caso do Censo Agropecuário 2017, no qual foram verificados e coletados todos os endereços de estabelecimentos agropecuários recenseados durante a operação. A atualização do CNEFE retrata tanto o registro textual dos endereços investigados no referido levantamento, quanto a distribuição de tais estabelecimentos no Território Nacional. Para informações mais detalhadas sobre a rotina de atualização desse Cadastro e do seu uso por parte das pesquisas amostrais do IBGE, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua, a Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF, a Pesquisa Nacional de Saúde - PNS, entre outras, consultar o documento Padrão de registro de endereços: definições e orientações de uso.

Notícias e Releases

2019

Em pesquisa inédita do IBGE, 2,9 milhões de adultos se declararam homossexuais ou bissexuais em 2019

Cerca de 2,9 milhões de pessoas se declararam homossexuais ou bissexuais, no país, em 2019, o que correspondia...

25/05/2022

2019

PNS 2019: país tem 17,3 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência

Em 2019, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), 17,3 milhões de pessoas com dois anos ou mais de...

26/08/2021

2019

64,6% dos homens com 15 anos ou mais de idade já eram pais em 2019

Em 2019, 64,6% dos homens com15 anos ou mais já tinham pelo menos um filho. Essa proporção diminui à...

26/08/2021

2019

Um em cada quatro idosos tinha algum tipo de deficiência em 2019

Dos 17,3 milhões de pessoas com deficiência no país em 2019, quase metade (49,4%) era idosa, ou seja,...

26/08/2021

2019

Violência atingiu 29,1 milhões de pessoas em 2019; mulheres, jovens e negros são as principais vítimas

Cerca de 29,1 milhões de pessoas de 18 anos ou mais sofreram violência psicológica, física ou sexual,...

07/05/2021

2019

Apenas 54,6% dos adultos utilizavam cinto no banco de trás do carro em 2019

A cada cinco pessoas de 18 anos ou mais, quatro afirmaram, em 2019, usar sempre o cinto de segurança...

07/05/2021

2019

PNS 2019: em um ano, 29,1 milhões de pessoas de 18 anos ou mais sofreram violência psicológica, física ou sexual no Brasil

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019 estimou que cerca de 18,3% (ou 29,1 milhões) das pessoas de 18...

07/05/2021

2019

PNS 2019: Cai o consumo de tabaco, mas aumenta o de bebida alcoólica

O tabagismo está em declínio no Brasil, mas o consumo de álcool vem crescendo, sobretudo entre as mulheres....

18/11/2020

2019

Impulsionado pelas mulheres, consumo de álcool cresce entre brasileiros em 2019

Os brasileiros estão consumindo mais bebidas alcoólicas. Ou melhor, as brasileiras: 17% das mulheres...

18/11/2020

2019

PNS 2019: Quem mais utiliza o SUS avaliou mais positivamente a qualidade dos serviços de Atenção Primária à Saúde

Em 2019, pela primeira vez, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) coletou informações sobre a Atenção Primária...

21/10/2020

Ver mais notícias

Erramos

Estas estatísticas são classificadas como experimentais e devem ser usadas com cautela, pois são estatísticas novas que ainda estão em fase de teste e sob avaliação. Elas são desenvolvidas e publicadas visando envolver os usuários e partes interessadas para avaliação de sua relevância e qualidade. Caso deseje deixar uma crítica ou sugestão, clique aqui para deixar sua opinião.

Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida

0/500

Preencha corretamente.
Entrada Inválida