Pesquisa Nacional de Saúde - PNS

Menu do Produto

O que é

A Pesquisa Nacional de Saúde - PNS visou coletar informações sobre o desempenho do sistema nacional de saúde no que se refere ao acesso e uso dos serviços disponíveis e à continuidade dos cuidados, bem como sobre as condições de saúde da população, a vigilância de doenças crônicas não transmissíveis e os fatores de risco a elas associados.

Sobre - 2013 Ciclos de vida

O IBGE, com a presente publicação, dá continuidade à divulgação dos resultados da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em convênio com o Ministério da Saúde.

Este volume temático traz uma breve descrição da pesquisa, o plano de amostragem e comentários sobre as condições de saúde da população brasileira, tendo como enfoque indicadores de saúde específicos para alguns grupos e faixas etárias distintos. Destacam-se, nesta edição, aspectos relacionados à saúde de crianças menores de 2 anos de idade (consultas médicas, aleitamento materno, testes de diagnóstico precoce - pezinho, orelhinha e olhinho); saúde da mulher (exames preventivos, menarca e menopausa, planejamento familiar, contracepção); atendimento pré-natal e assistência ao parto (número de consultas, exames realizados, tipo do parto, peso ao nascer); pessoas com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual); e funcionalidade da pessoa idosa (atividades de vida diária e atividades instrumentais de vida diária, apoio social, cirurgia de catarata, vacinação contra a gripe). Um glossário, ao final da publicação, reúne os termos e conceitos considerados relevantes para a compreensão desses resultados.

O CD-ROM que acompanha a publicação reproduz o volume impresso e contém tabelas com informações desagregadas por sexo, grupos de idade, nível de instrução e cor ou raça, para os seguintes recortes: Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação. Além das tabelas com indicadores e respectivos intervalos de confiança, são disponibilizadas, igualmente, tabelas com os valores absolutos e os coeficientes de variação das estimativas.

Com esses resultados, o Ministério da Saúde e o IBGE ampliam consideravelmente o conhecimento sobre as características de saúde da população brasileira, oferecendo às instâncias executivas e legislativas, aos profissionais e pesquisadores, aos Conselhos de Saúde e aos demais agentes interessados no tema um amplo conjunto de informações necessárias à formulação, acompanhamento e avaliação das políticas relacionadas a esse importante setor.

Análise dos dados da PNS utilizando o software R

Principais resultados - 2013 Ciclos de vida

#tabelasidra201765155025371

#tabelasidra201765155524441

#tabelasidra201765155239385


O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=298009.

Tabelas - 2013 Ciclos de vida

Tabelas

  • Pessoas com deficiência (xls | ods)
  • Saúde dos indivíduos de 60 anos ou mais de idade (xls | ods)
  • Saúde da mulher (xls | ods)
  • Atendimento pré-natal (xls | ods)
  • Saúde das crianças com menos de 2 anos de idade (xls | ods)
  • Medidas Antropométricas (xls | ods)
  • Pressão Arterial (xls | ods)

O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=298009.

Quadros sintéticos - 2013 Ciclos de vida

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Microdados - 2013 Ciclos de vida

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Informações técnicas

    Considerações metodológicas sobre a Pesquisa Nacional de Saúde - PNS podem ser obtidas no capítulo Notas técnicas de suas publicações de resultados. 

    Outras informações técnicas

    O Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos - CNEFE é um repositório de endereços de abrangência nacional criado, em 2005, a partir da sistematização dos dados coletados pelo Censo Demográfico 2000. Este Cadastro contempla informações sobre domicílios e estabelecimentos de todo o País. A cada Censo Demográfico, ele é totalmente revisto e passa por um processo contínuo de atualizações pontuais, de acordo com a demanda das demais pesquisas da Instituição, como é o caso do Censo Agropecuário 2017, no qual foram verificados e coletados todos os endereços de estabelecimentos agropecuários recenseados durante a operação. A atualização do CNEFE retrata tanto o registro textual dos endereços investigados no referido levantamento, quanto a distribuição de tais estabelecimentos no Território Nacional. Para informações mais detalhadas sobre a rotina de atualização desse Cadastro e do seu uso por parte das pesquisas amostrais do IBGE, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua, a Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF, a Pesquisa Nacional de Saúde - PNS, entre outras, consultar o documento Padrão de registro de endereços: definições e orientações de uso.

    Séries históricas

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Microdados

    Arquivos de Microdados da PNS 2013 (compactados) - atualizado em 23/03/2017 às 15:00 horas

    Atualizações

    23/03/2017: Alteração do questionário da PNS2013 em 23/03/2017: Adequação do questionário às variáveis de acordo com o dicionário.

    02/12/2016: Alteração em 02/12/2016: Inclusão de módulos nos microdados de pessoas e alteração de arquivo na pasta Metodologia.

    Inclusão das variáveis do módulo F nos microdados de pessoas, conforme calendário de divulgação da PNS 2013. E correção da leitura da variável E01201 no microdados de pessoas, anteriormente a variável continha um dígito 0 à direita do código. Alteração do arquivo "Ocupação COD.xlsx" na pasta Metodologia.

    06/09/2016: Alteração em 06/09/2016: O arquivo "Notas Metodológicas.pdf" foi renomeado para "Plano Amostral PNS 2013.pdf".

    31/08/2016: Alteração em 31/08/2016: Inclusão de arquivos (Atividade CNAE Domiciliar 2.0 e Ocupação COD) na pasta Metodologia.

    30/06/2016: Inclusão de módulos nos microdados de pessoas. Inclusão das variáveis dos módulos E e M nos microdados de pessoas, conforme calendário de divulgação da PNS 2013.

    12/05/2016: Inclusão do módulo W, exclusão da variável O026 nos microdados de pessoas e documentação sobre estimativas de antropometria e pressão arterial.

    Inclusão das variáveis dos módulos W relativo à antropometria nos microdados de pessoas. Exclusão da variável O026 nos microdados de pessoas. Inclusão de documentação sobre estimativas de antropometria e pressão arterial.

    21/08/2015: Inclusão das variáveis dos módulos G, K, L, R e S nos microdados de pessoas, conforme calendário de divulgação da PNS 2013.

    Exclusão das informações de domicílios em 10 registros.

    Durante o processo de geração do arquivo de microdados de domicílios, disponibilizados no portal do IBGE, foram incluídas, indevidamente, em 10 registros, informações rejeitadas no processo de crítica dos dados. Salienta-se que a estimação, corretamente, não considerou estes registros. Ou seja, estes registros não foram considerados no processo de geração de indicadores produzidos e divulgados com base na Pesquisa Nacional de Saúde. Assim, informamos que o plano tabular e os demais produtos disponibilizados estão corretos.

    02/06/2015: Inclusão de módulos nos microdados de domicílios e pessoas.

    Inclusão das variáveis dos módulos A e B nos microdados de domicílios e das variáveis dos módulos I, J, O, U e X nos microdados de pessoas, conforme calendário de divulgação da PNS 2013.

    27/03/2015: Substituição da variável V0006 pela V0006_PNS nos microdados de domicílios e pessoas.

    Substituição da variável V0006 (Número de ordem do domicílio) pela V0006_PNS (Número de ordem do domicílio na PNS). Assim, o chaveamento da PNS 2013 passa a ser para informações de domicílio: V0001 (Unidade da Federação), V0024 (Estrato), UPA_PNS (UPA) e V0006_PNS (Número de ordem do domicílio na PNS); e para informações de morador: V0001 (Unidade da Federação), V0024 (Estrato), UPA_PNS (UPA), V0006_PNS (Número de ordem do domicílio na PNS) e C00301 (Número de ordem do morador).

    12/02/2015: Inclusão de variáveis do módulo P nos microdados de pessoas.

    Inclusão de variáveis quantitativas do módulo P relativas ao tabagismo. As variáveis se referem aos quesitos P54 e P58.

    03/02/2015: Inclusão de variáveis nos microdados de domicílios e pessoas.

    Inclusão da variável 'UPA' nos microdados de domicílios e pessoas. A variável 'UPA' é o código unificado de UPA das Pesquisas Domiciliares do Sistema Integrado.

    Inclusão da variável 'M010' nos microdados de pessoas. Esta variável pertence a um módulo não divulgado, porém necessária para o cálculo do indicador, já divulgado, sobre exposição à fumaça no ambiente de trabalho. 

    12/12/2014: Exclusão das informações da parte específica de morador selecionado em 12 registros.

    Durante o processo de geração do arquivo de microdados de pessoas, disponibilizados no portal do IBGE, foram incluídas, indevidamente, em 12 registros, informações rejeitadas no processo de crítica dos dados referentes a parte específica de morador selecionado.

    Salienta-se que a estimação, corretamente, não considerou estes registros. Ou seja, estes registros não foram considerados no processo de geração de indicadores produzidos e divulgados com base na Pesquisa Nacional de Saúde.

    Assim, informamos que o plano tabular e os demais produtos disponibilizados estão corretos.

     

    Portaria de precedência

    Divulgação dos resultados de indicadores conjunturais

     

    Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
    GABINETE DO MINISTRO
    PORTARIA Nº 355, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2007
    (Publicada no Diário Oficial da União nº 213, Seção 1, de 06.11.2007)

     

    O MINISTRO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, no uso das atribuições que lhe confere o inciso II, do artigo 87 da Constituição Federal, resolve:

    Art. 1º - A divulgação dos resultados de indicadores conjunturais produzidos pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE seguirá as seguintes etapas:

    I - às sete horas do dia da divulgação serão encaminhados os resultados, acompanhados de um sumário-executivo elaborado pelo IBGE, para as autoridades da lista de precedência;

    II - às nove horas do dia da divulgação serão encaminhados os resultados para os órgãos de imprensa e disseminados na Internet, através do sítio https://www.ibge.gov.br.

    § 1º. Os técnicos do IBGE estarão disponíveis para prestar esclarecimentos aos usuários sobre os resultados da pesquisa divulgada a partir do encaminhamento de que trata o inciso II do caput.

    § 2º. O disposto nesta portaria aplica-se a qualquer indicador conjuntural produzido pelo IBGE, especialmente aos seguintes:

    I - Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC);

    II - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA);

    III - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E);

    IV - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15);

    V - Pesquisa Mensal de Emprego (PME);

    VI - Contas Nacionais Trimestrais;

    VII - Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil);

    VIII - Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional);

    IX - Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário - (PIMES);

    X - Pesquisa Mensal de Comércio (PMC);

    XI - Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI);

    XII - Conjuntura Agropecuária (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal; Pesquisa Trimestral de Abate de Animais; Pesquisa Trimestral de Leite; Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha; Pesquisa Trimestral do Couro).

    Art. 2° - A relação das autoridades constantes da lista de precedência específica a cada pesquisa de indicadores conjunturais, será divulgada por intermédio de Nota Oficial da Instituição e disseminada no portal do IBGE na Internet, através do sítio https://www.ibge.gov.br

    Art. 3º - As autoridades constantes da lista de precedência deverão observar o mais rigoroso sigilo das informações referentes aos indicadores de que trata esta Portaria, nos termos do disposto na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

    Art. 4º - Revogam-se as Portarias nº 164/MP, de 20 de dezembro de 1999, e nº 167/MP, de 5 de setembro de 2003.

    Art. 5º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

     

    PAULO BERNARDO SILVA 


     O IBGE divulga a relação das autoridades que recebem com precedência os resultados das pesquisas conjunturais produzidas por esta Instituição: 

    Ministro de Estado da Economia - Paulo Roberto Nunes Guedes

    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
    • Contas Nacionais Trimestrais
    • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
    • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
    • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
    • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
    • Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
    • Conjuntura Agropecuária
      • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
      • Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
      • Pesquisa Trimestral de Leite
      • Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
      • Pesquisa Trimestral do Couro
    • Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
    • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

     

    Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Tereza Cristina

    • Conjuntura Agropecuária
      • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
      • Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
      • Pesquisa Trimestral de Leite
      • Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
      • Pesquisa Trimestral do Couro
    • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

     

    Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República - Onyx Lorenzoni

    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
    • Contas Nacionais Trimestrais
    • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
    • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
    • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
    • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
    • Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
    • Conjuntura Agropecuária
      • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
      • Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
      • Pesquisa Trimestral de Leite
      • Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
      • Pesquisa Trimestral do Couro
    • Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
    • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

     

    Presidente do Banco Central - Roberto de Oliveira Campos Neto

    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
    • Contas Nacionais Trimestrais
    • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
    • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
    • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
    • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
    • Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
    • Conjuntura Agropecuária
      • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
      • Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
      • Pesquisa Trimestral de Leite
      • Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
      • Pesquisa Trimestral do Couro
    • Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
    • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

     

    Presidente da Caixa Econômica Federal - Pedro Guimarães

      Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)

     

    Ministro de Estado do Turismo - Marcelo Álvaro Antônio

    • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)

     

    Susana Cordeiro Guerra
    Presidente do IBGE
    Atualizado em 11 de março de 2019

      

    Divulgação dos resultados de indicadores estruturais

     

    Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
    GABINETE DO MINISTRO
    PORTARIA Nº 15, DE 27 DE JANEIRO DE 2005
    (Publicada no Diário Oficial da União edição número 20 de 28/01/2005)

     

    O MINISTRO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, INTERINO, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, parágrafo único, incisos I e II, da Constituição e considerando o disposto no art. 27, inciso XVII, alínea "c", da Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003, resolve:

    Art. 1º - Disciplinar os procedimentos a serem observados na divulgação dos resultados de indicadores estruturais produzidos pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

    Art. 2º Os resultados serão encaminhados pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE ao Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, com antecedência mínima de quarenta e oito horas do horário fixado no art. 3º, inciso I, desta Portaria.

    Art. 3º No dia da divulgação dos resultados dos indicadores de que trata esta Portaria, serão observados:

    I - liberação para a imprensa e disponibilização pela Internet, no endereço: (https://www.ibge.gov.br), às 10 horas;

    II - os técnicos do IBGE somente poderão prestar esclarecimentos sobre os resultados dos indicadores estruturais após a liberação e publicação na forma do inciso I.

    Art. 4º Os servidores que tenham conhecimento prévio dos resultados deverão manter rigoroso sigilo, sob pena de responsabilidade nos termos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

    Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

     

    NELSON MACHADO

     

     

    Downloads

    Conceitos e métodos - 2013 Ciclos de vida

    As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

    Informações Gerais

    Objetivo
    O objetivo desta pesquisa é produzir, para o país, dados sobre a situação de saúde e os estilos de vidada população brasileira. Visa também obter informações sobre a atenção à saúde, no que se refere ao acesso e uso dos serviços de saúde, à continuidade dos cuidados e ao financiamento da assistência de saúde.
    Tipo de operação estatística
    Pesquisa domiciliar de saúde
    Tipo de dados
    Dados de pesquisa por amostragem probabilística
    Periodicidade de divulgação
    Quinquenal
    População-alvo
    População residente nos domicílios particulares (permanentes e improvisados), nas áreas urbana e rural.

    Metodologia

    A pesquisa é realizada por uma amostra probabilística de domicílios. As informações são prestadas por pessoa moradora, considerada apta a prestar informação para o conjunto de moradores e pelo domicílio. O entrevistador está orientado a não aceitar como informante uma pessoa menor de 14 anos de idade.
    Técnica de coleta:
    CAPI - Entrevista pessoal assistida por computador

    Temas

    Temas e subtemas
    Saúde
    Principais variáveis
    As principais características investigadas:

    A) Características da habitação
    - espécie do domicílio;

    Para os domicílios particulares permanentes:
    - material das paredes, pisos e cobertura do prédio;
    - número de cômodos e de dormitórios;
    - forma de abastecimento de água e esgotamento sanitário;
    - destino do lixo;
    - combustível utilizado para cozinhar;
    - forma de iluminação;
    - existência de linha telefônica; e
    - existência de bens duráveis - filtro, fogão, geladeira, máquina de lavar roupa, microcomputador, DVD e televisão.

    B) Características demográficas gerais:
    - sexo;
    - idade;
    - cor ou raça; e
    - condição no domicílio e na família;

    C) Características de fecundidade feminina:
    - número de filhos nascidos vivos, por sexo;
    - número de filhos nascidos mortos, por sexo;
    - número de filhos que estavam vivos, por sexo; e
    - data de nascimento e sexo do último filho nascido vivo.

    E) Características de educação:
    - alfabetização;
    - escolarização;
    - série e grau frequentados pelos estudantes; e
    - última série concluída, grau correspondente e conclusão do curso para pessoas que não são estudantes.

    F) Características de trabalho e rendimento:
    - condição de atividade e de ocupação na semana de referência e no período de referência de 365 dias;
    - ocupação, atividade, posição na ocupação, categoria do emprego nos trabalhos principal e secundário da semana de referência, no trabalho principal do período de 365 dias ou no último trabalho do período de referência de cinco anos;
    - rendimento e horas trabalhadas nos trabalhos principal e secundário e em outros trabalhos da semana de referência;
    - contribuição para instituto de previdência nos trabalhos principal e secundário e em outros trabalhos da semana de referência e no trabalho principal dos 365 dias;
    - tempo de permanência no trabalho principal da semana de referência e no trabalho principal do período de referência de 365 dias;
    - setor do emprego e área do emprego público nos trabalhos principal e secundário da semana de referência e no trabalho principal dos 365 dias;
    - tempo gasto do domicílio para o trabalho, local de estabelecimento do empreendimento e número de pessoas ocupadas no empreendimento do trabalho principal da semana de referência;
    - relação com o empreendimento dos conta própria e empregadores em atividade agrícola no trabalho principal da semana de referência e no trabalho principal do período de referência de 365 dias;
    - forma de remuneração, recebimento de auxílios (alimentação, transporte, educação e saúde) e jornada diurna ou noturno do emprego no trabalho principal da semana de referência;
    - associação a sindicato, contribuição para previdência privada e idade com que começou a trabalhar das pessoas ocupadas no período de referência de 365 dias;
    - recebimento do seguro-desemprego das pessoas sem trabalho na semana de referência que saíram do último emprego no período de referência de 365 dias;
    - condição de aposentado, pensionista e cuidar dos afazeres domésticos, independentemente da condição de atividade; e
    - rendimentos não oriundos de trabalho, independentemente da condição de atividade.

    Unidades de informação

    Unidade de investigação
    Pessoa
    Unidade de análise
    Pessoa.

    Períodos de referência

    Data - 27/07/2013
    Semana - 21/07/2013 a 27/07/2013
    Mês - 01/07/2013 a 31/07/2013
    Mês - 28/06/2013 a 27/07/2013

    Disseminação

    Formas de disseminação
    Publicação Digital (online), CD-ROM com microdados, Microdados no Portal do IBGE, Publicação impressa com CD-ROM
    Nível de desagregação geográfica
    Região Metropolitana
    Nível de divulgação
    Brasil, Grandes Regões, Unidades da Federação, Região Metropolitanas.

    Instrumentos de coleta

    Saiba mais

    https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/XN

    Calendário


    Publicações - 2013 Ciclos de vida

    Notícias e releases

    Ver mais notícias

    Material de apoio

    Nenhum material de apoio cadastrado para esse item

    Erramos

    • Substituição da publicação em formato PDF da Pesquisa Nacional de Saúde - 2013 - Acesso e utilização dos serviços de saúde, acidentes e violências

      Data de publicação: 01/02/2017 11:02

      Descrição: Os gráficos 14 e 15 da publicação estavam com os títulos equivocados.

      Ações: O arquivo foi corrigido e substituído no portal IBGE.

    • Substituição da Publicação da PNS2013 - Ciclos de vida - Brasil e Grandes Regiões

      Data de publicação: 21/08/2015 11:08

      Descrição: Correção de erro de digitação na página 39 da publicação impressa

      Ações: Foi incluída errata na publicação impressa. A publicação foi substituída antes da divulgação na internet.

    • Substituição da publicação impressa para inclusão de errata na PNS2013 - Acesso e utilização dos serviços de saúde, acidentes e violências: Brasil, grandes regiões e unidades da federação

      Data de publicação: 02/06/2015 02:06

      Descrição: Correção do período de referência do título do gráfico 27; inclui a figura do intervalo de confiança no gráfico 64 para a estimativa das pessoas do sexo feminino que usam algum tipo de prótese dentária e inclui o verbete práticas integrativas e complementares no glossário.

      Ações: Inclusão de errata na publicação.