Censo Agropecuário

Menu do Produto

Sobre - Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos

O Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos - CNEFE, elaborado pelo IBGE, é um repositório de endereços de abrangência nacional que contempla informações sobre domicílios e estabelecimentos de todo o País. A cada Censo Demográfico, o CNEFE é atualizado por completo e passa por um processo contínuo de revisões pontuais, de acordo com a demanda das demais pesquisas da Instituição, como é o caso do Censo Agropecuário 2017, no qual foram verificados e coletados todos os endereços de estabelecimentos agropecuários recenseados durante esta operação. Para tal, os recenseadores tiveram como referência uma lista prévia dos estabelecimentos investigados no Censo Agropecuário 2006, além de outros distinguidos durante o Censo Demográfico 2010 e em atualizações pontuais posteriores, e percorreram, ainda, a totalidade da área dos setores censitários, identificando eventuais estabelecimentos a serem incluídos no presente recenseamento. O resultado dessa atividade é um cadastro que retrata tanto o registro textual dos endereços coletados no Censo Agropecuário 2017 quanto a distribuição de tais estabelecimentos no Território Nacional, por tratar-se de uma base georreferenciada, além de servir, potencialmente, como insumo para definições de amostras de futuras pesquisas agropecuárias realizadas pela Instituição. O CNEFE, em sua versão atual, constitui, portanto, um dos produtos oriundos do Censo Agropecuário 2017 e permite que os usuários dos dados conheçam o universo de estabelecimentos objetos deste recenseamento.

O CNEFE possui um padrão de registro de endereços com definições e orientações de uso pela Instituição em suas atividades de atualização do Cadastro e também nas operações censitárias. Apesar de tal padrão ter sido adotado no registro de endereços do Censo Agropecuário 2017, foram necessárias algumas adaptações pontuais com vistas à preservação do sigilo estatístico, seja pela omissão do nome do produtor, seja pela omissão do nome de seu estabelecimento, por exemplo. Informações mais detalhadas acerca dessas adaptações podem ser obtidas na Nota Técnica disponibilizada ao usuário.

Espera-se que os dados cadastrais ora divulgados sejam de grande valia para análises sobre a distribuição espacial dos estabelecimentos agropecuários, evidenciando padrões de organização territorial e modos de registro de endereços nas áreas rurais, bem como suas particularidades regionais. Essas informações contribuem para o conhecimento da realidade da atividade agropecuária no Brasil, ao subsidiar estudos que utilizem o endereço como unidade primária de análise para tal.