Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

PAIC - Pesquisa Anual da Indústria da Construção

Sobre - 2021

A Pesquisa Anual da Indústria da Construção - PAIC tem por objetivo identificar as características estruturais básicas do segmento empresarial da construção no País e suas transformações no tempo, contemplando, entre outros aspectos, dados sobre pessoal ocupado, salários, custos e despesas, receitas, valor das obras e/ou serviços especializados, e valor adicionado. Seus resultados constituem referência para a análise das atividades que compõem esse segmento e subsidiam as estimativas macroeconômicas do Sistema de Contas Nacionais - SCN.

Com o presente informativo, o IBGE apresenta os principais resultados da PAIC relativos a 2021, cuja análise, estruturada em cinco seções, abrange os seguintes aspectos: caracterização do valor de incorporações, obras e/ou serviços da construção por setor de atividade, com enfoque na participação do setor público no valor de obras e/ou serviços e o grau de concentração no mercado; perfil do emprego na indústria da construção; estrutura dos custos e despesas das empresas do setor; ranking dos principais produtos das empresas com 30 ou mais pessoas ocupadas; e estrutura regional das empresas com 5 ou mais pessoas ocupadas relativamente à produção e à mão de obra. Os resultados foram confrontados com os observados em 2012 para ilustrar as principais modificações estruturais ocorridas entre os pontos extremos de uma série de 10 anos, e, considerando-se os potenciais efeitos econômicos decorrentes da pandemia de COVID-19, são apresentadas, também, comparações das estatísticas do ano de referência com aquelas obtidas em 2020, primeiro ano desse evento mundial.

Os informativos da PAIC também são disponibilizados em meio impresso. As notas técnicas são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas fornecem um amplo panorama da pesquisa, com informações sobre seus objetivos, âmbito, classificação de atividades, conceitos e definições adotados, planejamento amostral, entre outras considerações de natureza metodológica.

As estatísticas divulgadas no portal para o período de 2002 a 2007, cabe destacar, estão organizadas segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 1.0, e, a partir de 2007, na versão da CNAE 2.0.

O conjunto dessas informações constitui a mais completa fonte de estatísticas sobre o tema, fornecendo elementos tanto para o planejamento público e privado, quanto para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

Publicações complementares:
Estatísticas do cadastro central de empresas (anual)
Indicadores IBGE: Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil - SINAPI (mensal)

Principais resultados - 2021

#tabelasidra20179584626927

#tabelasidra201795845976

#tabelasidra20179584551715





O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101637.

Tabelas - 2021

Tabelas Completas

Tabelas 2021 (xlsx | ods)

Índice de tabelas 2021

 

Tabelas 2020 (xlsx | ods)

Índice de tabelas 2020

 

Tabelas 2019 (xlsx | ods)

Índice de tabelas 2019


O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101637.

Conceitos e métodos - 2021

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
A Pesquisa Anual da Indústria da Construção – PAIC tem por função principal identificar as características estruturais básicas da atividade de construção no País e suas transformações no tempo. Seus principais objetivos são: . Dimensionar a produção, faturamento, custos e despesas, consumo intermediário, gastos com a folha de pagamento, volume de pessoas ocupadas, despesas com formação de capital, dentre outras características estruturais do segmento da construção do País, por atividade detalhada da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE 2.0; · Fornecer a base de dados para o tratamento das atividades da indústria da construção no Sistema de Contas Nacionais, o que inclui as estimativas do valor da produção, da estrutura de consumo intermediário, o cálculo do valor agregado e a especificação de sua composição, o volume de pessoal ocupado e, ainda, as estimativas de formação de capital nas atividades deste segmento produtivo; . Possibilitar análises da atividade da construção no País sob outras óticas, como estudos setoriais, estimação da produtividade do trabalho, da intensidade de capital, distribuição espacial da atividade, dentre outros; · Atualizar o Cadastro Central de Empresas (CEMPRE) do IBGE nos segmentos das atividades de construção cobertas pela pesquisa, sobretudo no que diz respeito à Classificação Nacional de Atividades (CNAE 2.0).
Tipo de operação estatística
Pesquisa de empresas
Tipo de dados
Dados de pesquisa por amostragem probabilística
Periodicidade de divulgação
Anual
População-alvo
Inclui as empresas que atendem aos seguintes requisitos: 1) estar em situação ativa no Cadastro Central de Empresas – CEMPRE, do IBGE, que cobre as entidades com registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ; 2) ter atividade principal compreendida na seção F (Construção) da CNAE 2.0; 3) estar sediada no Território Nacional; 4) estar organizada juridicamente como entidade empresarial, tal como definido na Tabela de Natureza Jurídica; 5) ter pelo menos uma pessoa ocupada em 31 de dezembro do ano de referência do cadastro básico de seleção da pesquisa.

Metodologia

Técnica de coleta:
CASI - Questionário eletrônico autopreenchido
Procedimento de amostragem
A amostra da pesquisa é selecionada do Cadastro Básico de Seleção - CBS, obtido a partir do Cadastro Central de Empresas - CEMPRE do IBGE, que é atualizado pelas próprias pesquisas por empresa do ano anterior e pelos registros administrativos do Ministério do Trabalho, a saber: a Relação Anual de Informações Sociais - RAIS do ano anterior e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED do ano de referência.
O desenho amostral utilizado é feito por amostragem aleatória estratificada simples com 2 níveis. Dessa forma, primeiramente são selecionados os estratos naturais e, dentro desses, os estratos finais.
Os estratos naturais são construídos a partir da união de empresas com a mesma combinação de Unidade da Federação e agrupamentos de classificação de atividade (UF + CNAE). Posteriormente, os estratos finais são obtidos pela subdivisão de cada estrato natural em outros dois estratos: certo e amostrado. A alocação das empresas em cada um desses estratos é dada pelo pessoal ocupado, de acordo com o cadastro básico de seleção da amostra, segundo os seguintes critérios:

• Estrato certo - empresas com 30 ou mais pessoas ocupadas subdividido em três estratos finais:
1) Estrato certo C1 - empresas com 30 a 99 pessoas ocupadas;
2) Estrato certo C2 - empresas com 100 a 199 pessoas ocupadas; e
3) Estrato certo C3 - empresas com 200 ou mais pessoas ocupadas ou que auferiram receita bruta da construção superior a R$ 100,0 milhões no ano anterior ao de referência da pesquisa.

• Estrato amostrado - empresas com menos de 30 pessoas ocupadas subdivididos da seguinte maneira:
1) Estrato amostrado A1 - empresas com 1 a 4 pessoas ocupadas;
2) Estrato amostrado A2 - empresas com 5 a 9 pessoas ocupadas; e
3) Estrato amostrado A3 - empresas com 10 a 19 pessoas ocupadas.
4) Estrato amostrado A4 - empresas com 20 a 29 pessoas ocupadas.

Cabe ressaltar que existem algumas exceções: empresas que, no cadastro básico de seleção da amostra da pesquisa, possuem menos de 30 pessoas ocupadas são incluídas no estrato certo quando auferiram receita bruta superior a determinado limite no ano anterior ao de referência da pesquisa.
As empresas do estrato final certo de cada estrato natural são todas incluídas na amostra. As empresas pertencentes a cada estrato final amostrado são selecionadas usando-se amostragem aleatória simples sem reposição. Além disso, os tamanhos amostrais foram calculados em cada estrato final amostrado de forma a assegurar que o estimador do total de pessoal ocupado em cada estrato natural tivesse um coeficiente de variação de 6%.
O tamanho final da amostra é obtido pela soma dos tamanhos da amostra de cada estrato final (certo e amostrado). Dado a característica amostral da pesquisa ainda é necessário generalizar a informação para a população da qual foi retirada. O processo de multiplicar os valores das variáveis na amostra pelos respectivos pesos, para fins de cálculo das estimativas, chama-se expansão da amostra. Este passo é fundamental para que os parâmetros populacionais sejam estimados sem vício (viés).

Temas

Temas e subtemas
Estatísticas econômicas setoriais, Construção
Principais variáveis
As principais variáveis investigadas são:
- Pessoal ocupado;
- Salários, retiradas e outras remunerações;
- Receita (Bruta, Líquida e demais Receitas);
- Gastos com Pessoal;
- Custos das obras e/ou serviços da construção;
- Custos de incorporação de imóveis construídos por terceiros;
- Demais custos e despesas;
- Aquisições, melhorias e baixas de ativos tangíveis realizadas no ano.
- Materiais de construção consumidos;
- Valor adicionado; Consumo Intermediário; Valor Bruto de Produção;
- Valor das incorporações, das obras e/ou serviços da construção;
- Tipos de obras e/ou serviços da construção por cliente contratante - Produtos da Construção

Unidades de informação

Unidade de investigação
Empresa
Unidade de análise
Empresa
Unidade informante
Empresa.

Períodos de referência

Ano - 01/01/2021 a 31/12/2021
Data de início da coleta
02/04/2022
Data do fim da coleta
19/11/2022

Disseminação

Formas de disseminação
Publicação impressa, Publicação Digital (online), Banco de Dados Agregados - SIDRA
Nível de desagregação geográfica
Unidade da Federação
Nível de divulgação
As atividades de construção são agregadas, na PAIC, dependendo tanto do detalhamento geográfico quanto do porte das empresas. 1) Para o Brasil, as informações do conjunto de empresas que ocupam de 1 a 4 pessoas são apresentadas por divisão da CNAE 2.0 (dois dígitos da classificação). 2) Para as empresas cujo total de pessoal ocupado varia de 5 a 29 pessoas, a abertura é feita ao nível de grupo (três dígitos). 3) Para as empresas com 30 ou mais pessoas ocupadas e/ou que auferiram receita bruta proveniente das vendas de produtos e serviços industriais superior a um determinado corte definido a priori para cada ano anterior ao de referência da pesquisa as informações são apresentadas por classe (quatro dígitos, nível mais desagregado da classificação). Apresentam-se, também, as informações segundo o grupo e a faixa de pessoal ocupado. Ressalta-se que a regionalização é feita de duas formas: pela Unidade da Federação da sede da empresa e pela Unidade da Federação em que a empresa atua, sendo que nesta abertura o âmbito é dado pelas empresas com 5 ou mais pessoas ocupadas. No primeiro caso, as estimativas para as Grandes Regiões têm como âmbito as empresas com pelo menos 1 pessoa ocupada, e, no segundo, o âmbito é dado pelas empresas com 5 ou mais pessoas ocupadas.

Instrumentos de coleta

Histórico

A série da Pesquisa Anual da Indústria da Construção teve início em 1990, com o objetivo de fornecer informações anuais sobre o setor da construção, nos períodos intercensitários. As pesquisas referentes ao período de 1990-1995 foram baseadas em um painel de empresas, tendo como cadastro de seleção os Censos Econômicos 1985 e, como âmbito, as empresas de construção que cobriam, no mínimo, 80% do valor bruto da produção, no cruzamento de Unidades da Federação e subgrupos da classificação da construção adotada no Censo de 1985.
Em 1996, com o início do Programa de Modernização das Estatísticas Econômicas, a pesquisa passou a investigar todas as empresas do setor com 40 ou mais pessoas ocupadas empregando a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE.
A partir de 2002, a pesquisa adotou a amostragem probabilística, e seu desenho amostral passou a ser semelhante ao das demais pesquisas econômicas anuais.
Em 2007, com a entrada em vigor da CNAE 2.0, incluiu-se a atividade de incorporação de imóveis construídos por terceiros (4110-7), os resultados da pesquisa foram publicados na versão anterior da classificação de atividades, para encerrar a série na CNAE 1.0, e na nova versão, dando início a nova série.

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/AC

Publicações - 2021

O que é

Investiga informações sobre as características estruturais básicas do segmento da indústria da construção no País, tendo como unidade de investigação a empresa formalmente constituída cuja principal fonte de receita seja a atividade de construção.

A série da Pesquisa Anual da Indústria da Construção - PAIC teve início em 1990, a partir de amostra intencional obtida com base nos Censos Econômicos de 1985, e apresentou, até 1995, resultados em anos intercensitários. A partir de 1996, com o Programa de Modernização das Estatísticas Econômicas, a pesquisa foi totalmente reformulada e adequada aos parâmetros do novo modelo de produção das estatísticas industriais, comerciais e de serviços, passando a cobrir, também por amostra intencional, todas as empresas com 40 ou mais pessoas ocupadas. Nesse modelo, os censos econômicos quinquenais foram substituídos por pesquisas anuais de base amostral, as quais passaram a adotar a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE, e cujo cadastro básico de seleção é obtido a partir do Cadastro Central de Empresas - CEMPRE, atualizado continuamente. A partir do ano de referência 2002, a PAIC passou a ser realizada com base em uma amostra probabilística, o que permitiu a ampliação do seu âmbito para o universo das empresas de construção. A partir do ano de referência 2008, apresentando resultados retroativos a 2007, o IBGE passou a divulgar uma nova série de dados da PAIC, utilizando a CNAE 2.0, que substituiu a CNAE 1.0, usada anteriormente.  Atualmente, a pesquisa investiga empresas classificadas na seção F da CNAE 2.0, compreendendo: Construção de edifícios, Obras de infraestrutura e Serviços especializados para construção.

A pesquisa realiza o levantamento de diversas informações econômico-financeiras: receitas bruta e líquida; valor das incorporações, obras e/ou serviços da construção; pessoal ocupado; gastos com pessoal; custos e despesas; e aquisições e baixas do ativo imobilizado, entre outros aspectos.  

A periodicidade da pesquisa é anual. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação.

Séries históricas

#tabelasidra20197415636687

 

 

Downloads

Informações técnicas

Notas técnicas

Metodologia da pesquisa (Série Relatórios Metodológicos, v. 36)

Metodologia da pesquisa (Série Relatórios Metodológicos, v. 17)


As alterações ocorridas na pesquisa posteriormente à divulgação dos relatórios metodológicos são apresentadas sob a forma de Notas técnicas. Até 2015, essas notas constituem um capítulo próprio das publicações de resultados e, a partir de 2016, são divulgadas em separado. Para conhecê-las, consultar o seguinte endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=754

Notícias e Releases

Concentração na Indústria da Construção cai a menos da metade em 10 anos

A indústria da Construção gerou R$ 377,8 bilhões em valor de incorporações, obras e/ou serviços em 2021,...

25/05/2023

Ocupação cresce, mas salários caem na indústria da construção em 2020

 A indústria da Construção gerou R$ 325,1 bilhões em valor de incorporações, obras e/ou serviços em 2020,...

15/06/2022

PAIC 2019: indústria da Construção mostra avanço de Serviços especializados e queda em Obras de infraestrutura

A indústria da Construção gerou R$ 288,0 bilhões em valor de incorporações, obras e/ou serviços em 2019,...

17/06/2021

Serviços especializados aumentam participação no setor da construção entre 2010 e 2019

A indústria da construção gerou R$ 288,0 bilhões em valor de incorporações, obras e/ou serviços em 2019,...

17/06/2021

PAIC 2018: Indústria da construção sofre com a queda nas obras de infraestrutura e nas contratações do setor público

A atividade da construção gerou R$ 278,0 bilhões em valor de incorporações, obras e/ou serviços da construção...

27/05/2020

No 5º ano de queda, setor da construção ocupa 1,9 milhão de pessoas em 2018

O número de pessoas ocupadas na indústria da construção caiu 1,7% em 2018 na comparação com o ano anterior,...

27/05/2020

PAIC 2017: Obras de infraestrutura e setor público perdem participação na indústria da construção

A atividade da construção gerou R$ 280 bilhões em valor de incorporações, obras e serviços da construção...

29/05/2019

Indústria da construção perde 93,6 mil trabalhadores e 564 empresas em 2017

A indústria da construção perdeu cerca de 93,6 mil pessoas ocupadas e fechou 564 empresas entre 2016...

29/05/2019

Empresas que não responderam às pesquisas anuais do IBGE têm até 15 de setembro para enviar questionários

A coleta das pesquisas estruturais por empresa do IBGE (Pesquisa Industrial Anual Empresa – PIA Empresa,...

13/09/2018

PAIC 2016: participação das obras de infraestrutura no valor da indústria da construção cai de 41,3% para 29,5% em dez anos

Entre 2007 e 2016, a Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC) mostrou uma queda da participação...

07/06/2018

Ver mais notícias

Erramos