Pesquisa Nacional de Saúde - PNS

Menu do Produto

O que é

A Pesquisa Nacional de Saúde - PNS visou coletar informações sobre o desempenho do sistema nacional de saúde no que se refere ao acesso e uso dos serviços disponíveis e à continuidade dos cuidados, bem como sobre as condições de saúde da população, a vigilância de doenças crônicas não transmissíveis e os fatores de risco a elas associados.

Sobre a publicação - 2013 Ciclos de vida

O IBGE, com a presente publicação, dá continuidade à divulgação dos resultados da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em convênio com o Ministério da Saúde.

Este volume temático traz uma breve descrição da pesquisa, o plano de amostragem e comentários sobre as condições de saúde da população brasileira, tendo como enfoque indicadores de saúde específicos para alguns grupos e faixas etárias distintos. Destacam-se, nesta edição, aspectos relacionados à saúde de crianças menores de 2 anos de idade (consultas médicas, aleitamento materno, testes de diagnóstico precoce - pezinho, orelhinha e olhinho); saúde da mulher (exames preventivos, menarca e menopausa, planejamento familiar, contracepção); atendimento pré-natal e assistência ao parto (número de consultas, exames realizados, tipo do parto, peso ao nascer); pessoas com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual); e funcionalidade da pessoa idosa (atividades de vida diária e atividades instrumentais de vida diária, apoio social, cirurgia de catarata, vacinação contra a gripe). Um glossário, ao final da publicação, reúne os termos e conceitos considerados relevantes para a compreensão desses resultados.

O CD-ROM que acompanha a publicação reproduz o volume impresso e contém tabelas com informações desagregadas por sexo, grupos de idade, nível de instrução e cor ou raça, para os seguintes recortes: Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação. Além das tabelas com indicadores e respectivos intervalos de confiança, são disponibilizadas, igualmente, tabelas com os valores absolutos e os coeficientes de variação das estimativas.

Com esses resultados, o Ministério da Saúde e o IBGE ampliam consideravelmente o conhecimento sobre as características de saúde da população brasileira, oferecendo às instâncias executivas e legislativas, aos profissionais e pesquisadores, aos Conselhos de Saúde e aos demais agentes interessados no tema um amplo conjunto de informações necessárias à formulação, acompanhamento e avaliação das políticas relacionadas a esse importante setor.

Análise dos dados da PNS utilizando o software R

Principais resultados - 2013 Ciclos de vida

#tabelasidra201765155025371

#tabelasidra201765155524441

#tabelasidra201765155239385


O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=298009.

Tabelas - 2013 Ciclos de vida

Tabelas

  • Pessoas com deficiência (xls | ods)
  • Saúde dos indivíduos de 60 anos ou mais de idade (xls | ods)
  • Saúde da mulher (xls | ods)
  • Atendimento pré-natal (xls | ods)
  • Saúde das crianças com menos de 2 anos de idade (xls | ods)
  • Medidas Antropométricas (xls | ods)
  • Pressão Arterial (xls | ods)

O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=298009.

Quadros sintéticos - 2013 Ciclos de vida

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Microdados - 2013 Ciclos de vida

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Informações técnicas

    Considerações metodológicas sobre a Pesquisa Nacional de Saúde - PNS podem ser obtidas no capítulo Notas técnicas de suas publicações de resultados. 

    Séries históricas

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Microdados

    Arquivos de Microdados da PNS 2013 (compactados) - atualizado em 23/03/2017 às 15:00 horas

    Atualizações

    23/03/2017: Alteração do questionário da PNS2013 em 23/03/2017: Adequação do questionário às variáveis de acordo com o dicionário.

    02/12/2016: Alteração em 02/12/2016: Inclusão de módulos nos microdados de pessoas e alteração de arquivo na pasta Metodologia.

    Inclusão das variáveis do módulo F nos microdados de pessoas, conforme calendário de divulgação da PNS 2013. E correção da leitura da variável E01201 no microdados de pessoas, anteriormente a variável continha um dígito 0 à direita do código. Alteração do arquivo "Ocupação COD.xlsx" na pasta Metodologia.

    06/09/2016: Alteração em 06/09/2016: O arquivo "Notas Metodológicas.pdf" foi renomeado para "Plano Amostral PNS 2013.pdf".

    31/08/2016: Alteração em 31/08/2016: Inclusão de arquivos (Atividade CNAE Domiciliar 2.0 e Ocupação COD) na pasta Metodologia.

    30/06/2016: Inclusão de módulos nos microdados de pessoas. Inclusão das variáveis dos módulos E e M nos microdados de pessoas, conforme calendário de divulgação da PNS 2013.

    12/05/2016: Inclusão do módulo W, exclusão da variável O026 nos microdados de pessoas e documentação sobre estimativas de antropometria e pressão arterial.

    Inclusão das variáveis dos módulos W relativo à antropometria nos microdados de pessoas. Exclusão da variável O026 nos microdados de pessoas. Inclusão de documentação sobre estimativas de antropometria e pressão arterial.

    21/08/2015: Inclusão das variáveis dos módulos G, K, L, R e S nos microdados de pessoas, conforme calendário de divulgação da PNS 2013.

    Exclusão das informações de domicílios em 10 registros.

    Durante o processo de geração do arquivo de microdados de domicílios, disponibilizados no portal do IBGE, foram incluídas, indevidamente, em 10 registros, informações rejeitadas no processo de crítica dos dados. Salienta-se que a estimação, corretamente, não considerou estes registros. Ou seja, estes registros não foram considerados no processo de geração de indicadores produzidos e divulgados com base na Pesquisa Nacional de Saúde. Assim, informamos que o plano tabular e os demais produtos disponibilizados estão corretos.

    02/06/2015: Inclusão de módulos nos microdados de domicílios e pessoas.

    Inclusão das variáveis dos módulos A e B nos microdados de domicílios e das variáveis dos módulos I, J, O, U e X nos microdados de pessoas, conforme calendário de divulgação da PNS 2013.

    27/03/2015: Substituição da variável V0006 pela V0006_PNS nos microdados de domicílios e pessoas.

    Substituição da variável V0006 (Número de ordem do domicílio) pela V0006_PNS (Número de ordem do domicílio na PNS). Assim, o chaveamento da PNS 2013 passa a ser para informações de domicílio: V0001 (Unidade da Federação), V0024 (Estrato), UPA_PNS (UPA) e V0006_PNS (Número de ordem do domicílio na PNS); e para informações de morador: V0001 (Unidade da Federação), V0024 (Estrato), UPA_PNS (UPA), V0006_PNS (Número de ordem do domicílio na PNS) e C00301 (Número de ordem do morador).

    12/02/2015: Inclusão de variáveis do módulo P nos microdados de pessoas.

    Inclusão de variáveis quantitativas do módulo P relativas ao tabagismo. As variáveis se referem aos quesitos P54 e P58.

    03/02/2015: Inclusão de variáveis nos microdados de domicílios e pessoas.

    Inclusão da variável 'UPA' nos microdados de domicílios e pessoas. A variável 'UPA' é o código unificado de UPA das Pesquisas Domiciliares do Sistema Integrado.

    Inclusão da variável 'M010' nos microdados de pessoas. Esta variável pertence a um módulo não divulgado, porém necessária para o cálculo do indicador, já divulgado, sobre exposição à fumaça no ambiente de trabalho. 

    12/12/2014: Exclusão das informações da parte específica de morador selecionado em 12 registros.

    Durante o processo de geração do arquivo de microdados de pessoas, disponibilizados no portal do IBGE, foram incluídas, indevidamente, em 12 registros, informações rejeitadas no processo de crítica dos dados referentes a parte específica de morador selecionado.

    Salienta-se que a estimação, corretamente, não considerou estes registros. Ou seja, estes registros não foram considerados no processo de geração de indicadores produzidos e divulgados com base na Pesquisa Nacional de Saúde.

    Assim, informamos que o plano tabular e os demais produtos disponibilizados estão corretos.

     

    Portaria de precedência

    Downloads

    Conceitos e métodos - 2013 Ciclos de vida

    As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

    Informações Gerais

    Objetivo
    O objetivo desta pesquisa é produzir, para o país, dados sobre a situação de saúde e os estilos de vidada população brasileira. Visa também obter informações sobre a atenção à saúde, no que se refere ao acesso e uso dos serviços de saúde, à continuidade dos cuidados e ao financiamento da assistência de saúde.
    Tipo de operação estatística
    Pesquisa domiciliar de saúde
    Tipo de dados
    Dados de pesquisa por amostragem probabilística
    Periodicidade de divulgação
    Quinquenal
    Abrangência geográfica
    Nacional
    População-alvo
    População residente nos domicílios particulares (permanentes e improvisados), nas áreas urbana e rural.

    Metodologia

    A pesquisa é realizada por uma amostra probabilística de domicílios. As informações são prestadas por pessoa moradora, considerada apta a prestar informação para o conjunto de moradores e pelo domicílio. O entrevistador está orientado a não aceitar como informante uma pessoa menor de 14 anos de idade.
    Técnica de coleta:
    CAPI - Entrevista pessoal assistida por computador

    Temas

    Temas e subtemas
    Saúde
    Principais variáveis
    As principais características investigadas:

    A) Características da habitação
    - espécie do domicílio;

    Para os domicílios particulares permanentes:
    - material das paredes, pisos e cobertura do prédio;
    - número de cômodos e de dormitórios;
    - forma de abastecimento de água e esgotamento sanitário;
    - destino do lixo;
    - combustível utilizado para cozinhar;
    - forma de iluminação;
    - existência de linha telefônica; e
    - existência de bens duráveis - filtro, fogão, geladeira, máquina de lavar roupa, microcomputador, DVD e televisão.

    B) Características demográficas gerais:
    - sexo;
    - idade;
    - cor ou raça; e
    - condição no domicílio e na família;

    C) Características de fecundidade feminina:
    - número de filhos nascidos vivos, por sexo;
    - número de filhos nascidos mortos, por sexo;
    - número de filhos que estavam vivos, por sexo; e
    - data de nascimento e sexo do último filho nascido vivo.

    E) Características de educação:
    - alfabetização;
    - escolarização;
    - série e grau frequentados pelos estudantes; e
    - última série concluída, grau correspondente e conclusão do curso para pessoas que não são estudantes.

    F) Características de trabalho e rendimento:
    - condição de atividade e de ocupação na semana de referência e no período de referência de 365 dias;
    - ocupação, atividade, posição na ocupação, categoria do emprego nos trabalhos principal e secundário da semana de referência, no trabalho principal do período de 365 dias ou no último trabalho do período de referência de cinco anos;
    - rendimento e horas trabalhadas nos trabalhos principal e secundário e em outros trabalhos da semana de referência;
    - contribuição para instituto de previdência nos trabalhos principal e secundário e em outros trabalhos da semana de referência e no trabalho principal dos 365 dias;
    - tempo de permanência no trabalho principal da semana de referência e no trabalho principal do período de referência de 365 dias;
    - setor do emprego e área do emprego público nos trabalhos principal e secundário da semana de referência e no trabalho principal dos 365 dias;
    - tempo gasto do domicílio para o trabalho, local de estabelecimento do empreendimento e número de pessoas ocupadas no empreendimento do trabalho principal da semana de referência;
    - relação com o empreendimento dos conta própria e empregadores em atividade agrícola no trabalho principal da semana de referência e no trabalho principal do período de referência de 365 dias;
    - forma de remuneração, recebimento de auxílios (alimentação, transporte, educação e saúde) e jornada diurna ou noturno do emprego no trabalho principal da semana de referência;
    - associação a sindicato, contribuição para previdência privada e idade com que começou a trabalhar das pessoas ocupadas no período de referência de 365 dias;
    - recebimento do seguro-desemprego das pessoas sem trabalho na semana de referência que saíram do último emprego no período de referência de 365 dias;
    - condição de aposentado, pensionista e cuidar dos afazeres domésticos, independentemente da condição de atividade; e
    - rendimentos não oriundos de trabalho, independentemente da condição de atividade.

    Unidades de informação

    Unidade de investigação
    Pessoa
    Unidade de análise
    Pessoa.

    Períodos de referência

    Data - 27/07/2013
    Semana - 21/07/2013 a 27/07/2013
    Mês - 01/07/2013 a 31/07/2013
    Mês - 28/06/2013 a 27/07/2013

    Disseminação

    Formas de disseminação
    Publicação Digital (online), CD-ROM com microdados, Microdados no Portal do IBGE, Publicação impressa com CD-ROM
    Nível de desagregação geográfica
    Região Metropolitana
    Nível de divulgação
    Brasil, Grandes Regões, Unidades da Federação, Região Metropolitanas.

    Instrumentos de coleta

    Saiba mais

    https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/XN

    Calendário


    Publicações - 2013 Ciclos de vida

    Notícias e releases

    Ver mais notícias

    Material de apoio

    Nenhum material de apoio cadastrado para esse item

    Erramos

    • Substituição da publicação em formato PDF da Pesquisa Nacional de Saúde - 2013 - Acesso e utilização dos serviços de saúde, acidentes e violências

      Data de publicação: 01/02/2017 11:02

      Descrição: Os gráficos 14 e 15 da publicação estavam com os títulos equivocados.

      Ações: O arquivo foi corrigido e substituído no portal IBGE.

    • Substituição da Publicação da PNS2013 - Ciclos de vida - Brasil e Grandes Regiões

      Data de publicação: 21/08/2015 11:08

      Descrição: Correção de erro de digitação na página 39 da publicação impressa

      Ações: Foi incluída errata na publicação impressa. A publicação foi substituída antes da divulgação na internet.

    • Substituição da publicação impressa para inclusão de errata na PNS2013 - Acesso e utilização dos serviços de saúde, acidentes e violências: Brasil, grandes regiões e unidades da federação

      Data de publicação: 02/06/2015 02:06

      Descrição: Correção do período de referência do título do gráfico 27; inclui a figura do intervalo de confiança no gráfico 64 para a estimativa das pessoas do sexo feminino que usam algum tipo de prótese dentária e inclui o verbete práticas integrativas e complementares no glossário.

      Ações: Inclusão de errata na publicação.