Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

PINTEC - Pesquisa de Inovação

Sobre - 2017

A Pesquisa de Inovação - Pintec visa fornecer informações para a construção de indicadores setoriais, nacionais e regionais das atividades de inovação das empresas brasileiras com 10 ou mais pessoas ocupadas, tendo como universo de investigação as atividades das Indústrias extrativas e de transformação, bem como dos setores de Eletricidade e gás e Serviços selecionados. Por ser uma pesquisa de corte transversal, articulada com os demais levantamentos econômicos anuais realizados pelo IBGE, a Pintec viabiliza articulações entre as bases de dados desses levantamentos, o que amplia sobremodo as possibilidades de análise das atividades por eles abarcadas.  

A presente edição da pesquisa, contemplando o triênio 2015-2017, não incorpora alterações no seu âmbito, tornando possível, dessa maneira, o cotejo de seus resultados agregados com aqueles obtidos por ocasião das investigações realizadas em 2011 e 2014. Assim, figuram neste informativo estatísticas sobre temas-chave da inovação, tais como:  taxa ou incidência de inovação; intensidade dos dispêndios em inovação; composição desses dispêndios entre as categorias de atividade inovativa; apoio do governo; e problemas e obstáculos à inovação. Cabe destacar, no entanto, que a presente edição da Pintec traz aperfeiçoamentos das temáticas tratadas em seu questionário, sobretudo no que diz respeito a questões relacionadas à sustentabilidade e à inovação ambiental, repercutindo, assim, as tendências internacionais – tanto no contexto da agenda mundial dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, quanto da incorporação das inovações ambientais no âmbito da Community Innovation Survey - CIS –, além dos interesses de colaboradores institucionais relacionados ao tema. Os resultados estão apresentados segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0.

O informativo também está disponibilizado em meio impresso. As notas técnicas sobre a Pintec são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas trazem considerações metodológicas sobre a pesquisa, anexo com os coeficientes de variação estimados para as principais variáveis, bem como um glossário com os termos e conceitos considerados essenciais para a compreensão dos resultados.

Essas informações também podem ser encontradas no portal do IBGE na Internet, que disponibiliza, além dos resultados da Pintec 2017, também aqueles referentes às demais edições da pesquisa, para Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação selecionadas. O acervo dessas informações permite o acompanhamento histórico de estatísticas sobre as empresas que implementaram inovação, ou seja, introduziram produto e/ou processo novo ou substancialmente aprimorado no período considerado.

Informações metodológicas podem ser obtidas na publicação Pesquisa industrial de inovação tecnológica, da Série Relatórios Metodológicos.

Publicação complementar

Principais resultados - 2017

#tabelasidra201771171550124

#tabelasidra201771172020276

#tabelasidra201771172319408

Tabelas - 2017

Tabelas Completas

CNAE (xls|ods) - atualizado em 21/12/2020

Faixas de Pessoal Ocupado (xls|ods)

Grandes Regiões e Unidades da Federação Selecionadas (xls|ods)

Índice das tabelas


Tabelas Adicionais - Sustentabilidade e Inovação Ambiental

CNAE (xls|ods)

Faixas de Pessoal Ocupado (xls|ods)

Grandes Regiões e Unidades da Federação Selecionadas (xls|ods)

Índice das tabelas

Conceitos e métodos - 2017

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
A Pesquisa de Inovação - PINTEC tem por objetivo a construção de indicadores setoriais, nacionais e regionais, das atividades de inovação tecnológica nas empresas industriais brasileiras, do setor de eletricidade e gás, e de serviços selecionados (arquitetura, engenharia, testes e análises técnicas, edição, telecomunicações e informática, e pesquisa e desenvolvimento), compatíveis com as recomendações internacionais em termos conceituais e metodológicos.
Tipo de operação estatística
Pesquisa de inovação
Tipo de dados
Dados de pesquisa por amostragem probabilística
Periodicidade de divulgação
Trienal
População-alvo
Os âmbitos territorial e populacional da PINTEC incluem as empresas que atendam aos seguintes requisitos: * estar em situação ativa no Cadastro Central de Empresas (CEMPRE), do IBGE, que cobre as entidades com registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ); * ter atividade principal compreendida nas seções B e C (Indústrias Extrativas e Indústrias de Transformação, respectivamente), seção D (Eletricidade e Gás) e nas divisões de serviços 61 (Telecomunicações), 62 (Tecnologia da Informação), 71 (Arquitetura, Engenharia, Testes e Análises Técnicas) e 72 (Pesquisa e Desenvolvimento), no grupo de serviços 63.1 (Tratamento de Dados, Hospedagem na Internet e Outras Atividades Relacionadas) e na combinação de divisão e grupo de serviços 58+59.2 (Edição e Gravação de Som, e Edição de Música) da Classificação Nacional de Atividades Econômicas Versão 2.0 (CNAE 2.0), isto é, estar identificada no CEMPRE com código CNAE 2.0 nestas seções, divisões e grupos; * estar sediada em qualquer parte do Território Nacional; * ter dez ou mais pessoas ocupadas em 31 de dezembro do ano de referência do cadastro básico de seleção da pesquisa; e * estar organizada juridicamente como entidade empresarial, tal como definido pela Tabela de Natureza Jurídica . Nas edições da pesquisa de 2005 e 2008, foram incorporadas, no setor de serviços de P&D, além de entidades empresariais, aquelas organizadas juridicamente como "administração pública" (natureza jurídica código 1) e como "sem fins lucrativos" (natureza jurídica código 3). Na PINTEC 2011, procurando seguir mais estritamente as recomendações do Manual de Oslo, estão sendo considerados somente os resultados atinentes a entidades empresariais (natureza jurídica código 2).

Metodologia

A unidade estatística e de análise é a empresa. Em empresas com mais de uma unidade local (endereço de atuação), são identificadas as atividades inovativas realizadas em todas as suas unidades locais e mensurado o seu impacto na empresa como um todo.
No caso dos grupos econômicos, nos quais a relação da empresa controladora com as controladas e coligadas se assemelha à situação anterior, são aplicados questionários distintos para cada uma das empresas, buscando-se cotejar, com a ajuda da controladora, os dados de todas estas empresas envolvidas para a obtenção do resultado o mais consistente possível.
Para o desenho da amostra utiliza-se o cadastro básico de seleção da amostra originado do Cadastro Central de Empresas - CEMPRE, do IBGE, delimitado pelo âmbito da pesquisa.
Como a inovação é um fenômeno raro, realiza-se uma amostra estratificada desproporcional através dos seguintes procedimentos:
Identifica-se, previamente, no cadastro de seleção, as empresas que possuem maior probabilidade de serem inovadoras, para aumentar a fração amostral para este subconjunto. Diante da impossibilidade de uma operação de screening, são utilizadas informações oriundas de diversas fontes para gerar indicadores capazes de identificar este subconjunto (banco de dados de patentes e de contratos de transferência de tecnologia, relação de empresas que se beneficiaram de incentivos fiscais para P&D, empresas inovadoras na PINTEC, etc.).
A população é então dividida em três estratos:
1)- estrato certo, formado pelas empresas com 500 ou mais empregados, que são incluídas com probabilidade um na amostra;
2)- estrato de empresas potencialmente inovadoras, onde constam as empresas com indicadores de probabilidade de serem inovadoras;
3)- estrato de empresas sem indicação de potencial inovador, formado pelas empresas que não possuem nenhum indicativo de potencial inovador.
A distribuição da amostra é feita de modo que 80% das empresas da amostra são originárias dos estratos das potenciais inovadoras e 20% dos estratos sem indicação de potencial inovador.
Com vistas a fornecer estimativas para as atividades econômicas no nível Brasil e, no caso da indústria, também para as Unidades da Federação com 1% ou mais do Valor da Transformação Industrial (VTI) da indústria nacional. No caso dos serviços selecionados, para as Unidades da Federação com 5% ou mais do Valor Adicionado (VA) nacional. Por fim, a seleção da amostra em cada estrato final foi feita de forma independente, com probabilidade de seleção proporcional ao número de pessoas ocupadas.
Técnica de coleta:
CAPI - Entrevista pessoal assistida por computador

Temas

Temas e subtemas
Estatísticas multidomínio, Ciência, Tecnologia e Inovação - CT&I
Principais variáveis
As informações solicitadas se referem às características da empresa; às inovações de produto e/ou processo implementadas, incompletas ou abandonadas; às atividades inovativas desenvolvidas; aos gastos com estas atividades; ao financiamento destes gastos; ao caráter das atividades internas de P&D e número, nível de qualificação e tempo de dedicação das pessoas envolvidas com esta atividade; aos impactos da inovação no valor das vendas e exportações; às fontes de informação utilizadas; aos arranjos cooperativos estabelecidos com outra(s) organização(ões); ao apoio do governo; às patentes e outros métodos de proteção; aos problemas encontrados; e às inovações organizacionais e de marketing.

Unidades de informação

Unidade de investigação
Empresa
Unidade de análise
Empresa.

Períodos de referência

Triênio - 01/01/2015 a 31/12/2017
Data de início da coleta
25/06/2018
Data do fim da coleta
29/11/2019

Disseminação

Formas de disseminação
Publicação impressa, Publicação Digital (online)
Nível de desagregação geográfica
Unidade da Federação
Nível de divulgação
Os resultados da PINTEC são divulgados da seguinte forma: - Resultados para Brasil: Agregações por atividades (39 atividades da indústria e 6 atividades dos serviços, além do setor de pesquisa e desenvolvimento) - a classificação de atividades utilizada para a obtenção das estimativas e para a divulgação dos resultados da pesquisa é a Classificação Nacional de Atividade Econômicas - CNAE 2.0, ao nível de 2 dígitos, com algumas aberturas nos 3 dígitos, conforme proposto no Manual de Oslo 3ª edição, 2005. Agregações por faixas de pessoal ocupado Agregações por Grandes Regiões e Unidades da Federação selecionadas (apenas as seções das Indústrias extrativas e de transformação) - Resultados por Região: Grandes regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul Estados: AM, PA, CE, PE, BA, ES, RJ, MG, SP, PR, SC, RS, GO, MT e MS

Instrumentos de coleta

Histórico

A primeira Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica (PINTEC) levantou informações relativas ao triênio 1998-2000, e foi sequenciada pela PINTEC 2003, cuja referência temporal foi o triênio 2001-2003.

Focando o período entre 2003 e 2005, a PINTEC 2005, terceira da série, veio atualizar as informações levantadas pelas pesquisas anteriores e delas difere na periodicidade e no âmbito. Enquanto as demais pesquisas foram realizadas em caráter trienal, a PINTEC 2005 foi realizada em caráter bienal.

Já a PINTEC 2008, cujo período de referência abrange os anos de 2006 a 2008, voltou a ser realizada com intervalo de três anos em relação à anterior. Uma importante mudança introduzida pela PINTEC 2008 é a divulgação dos dados conforme a nova classificação nacional de atividades econômicas (CNAE 2.0). Para fins de comparabilidade com a série histórica, foram disponibilizados na Internet, somente a nível Brasil, resultados de acordo com os grupos de atividades da CNAE 1.0.

As duas primeiras pesquisas, a PINTEC 2000 e a PINTEC 2003, denominavam-se Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica. O termo "industrial", contido no título, fazia referência ao âmbito da pesquisa, que abrangia as atividades econômicas das seções Indústrias Extrativas e Indústrias de Transformação da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE. A partir da PINTEC 2005 o universo de investigação foi ampliado para incorporar os serviços de alta intensidade tecnológica: telecomunicações, informática e o setor de pesquisa e desenvolvimento. Por essa razão, o título da pesquisa foi alterado para "Pesquisa de Inovação Tecnológica".

Dando continuidade ao adotado a partir do ano de 2008, a PINTEC 2011, correspondente à quinta edição da pesquisa, divulga seus resultados segundo a versão 2.0 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - (CNAE), tendo como universo de investigação as atividades das indústrias extrativas e de transformação, de alguns serviços selecionados e do setor de eletricidade e gás. O termo "tecnológica" foi agora suprimido do título da pesquisa, de maneira a promover um alinhamento aos padrões internacionais.

A PINTEC 2011 agrega novidades como a inserção de novos setores econômicos, como o de eletricidade e gás, e o de serviços de arquitetura, engenharia, testes e análises técnicas. Introduz ainda um maior detalhamento das fontes de financiamento de atividades internas de P&D, um novo bloco com informação sobre a distribuição do valor de compras de serviços externos de P&D e um tratamento mais detalhado do uso de biotecnologia e nanotecnologia nas empresas.

A PINTEC 2014, correspondendo à sexta edição da Pesquisa de Inovação do IBGE, não incorpora alterações no seu âmbito, tornando possível, desta maneira, o cotejo de seus resultados agregados com aqueles da última edição (PINTEC 2011). Não obstante, traz aperfeiçoamentos no tocante às temáticas tratadas em seu questionário, permitindo o conhecimento acerca de dimensões novas e importantes da inovação, como o quantitativo de mulheres atuando como pesquisadoras nas empresas e de organizações beneficiadas por programas de compras públicas de produtos inovadores, no contexto do apoio governamental. Agrega ainda um novo bloco de métodos de proteção estratégicos, ou seja, aqueles considerados como não formais.


Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/IT

Publicações - 2017

O que é

Fornece informações para a construção de indicadores setoriais, regionais e nacionais das atividades de inovação das empresas brasileiras com 10 ou mais pessoas ocupadas, tendo como universo de investigação as atividades das Indústrias extrativas e de transformação, bem como dos setores de Eletricidade e gás e Serviços selecionados.

O levantamento, a princípio denominado Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica - PINTEC, teve início em 2000, com resultados nacionais para o triênio 1998-2000, seguindo as diretrizes estabelecidas no Manual de Oslo, da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico - OCDE (Organisation for Economic Co-operation and Development - OECD), com vistas à comparabilidade internacional de suas informações. Naquela oportunidade, apenas as empresas das Indústrias extrativas e de transformação foram investigadas. A segunda edição, contemplando o triênio 2001-2003, ampliou a disponibilidade de informações para as Grandes Regiões e as Unidades da Federação mais industrializadas. Ao longo do tempo, os referenciais teóricos e metodológicos internacionais da pesquisa foram mantidos, com suas respectivas atualizações e aprimoramentos, o que se refletiu, também, em alterações e aperfeiçoamentos em variados aspectos da pesquisa, dentre os quais se destacam: redefinição de seu universo para além das atividades industriais e incorporação de atividades selecionadas das empresas de Serviços, daí resultando, também, a sua denominação atual; ampliação da amostra para divulgação de estatísticas em níveis setoriais mais desagregados; investigação sobre o uso de biotecnologia e nanotecnologia; divulgação de seus resultados segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0; e introdução de novos módulos temáticos, sobretudo em sua mais recente edição, referente ao triênio 2015-2017, a qual, repercutindo as tendências internacionais, pesquisou os impactos relativos à introdução de inovações ambientais, os fatores para a introdução de tais inovações, e a frequência de publicação de relatórios anuais de sustentabilidade e produção de energia renovável pelas empresas. A partir do ano de 2021, iniciou-se a realização de uma nova pesquisa, derivada da PINTEC, porém com amostra, forma de coleta e conteúdo distintos. Esse levantamento, Pesquisa de Inovação Semestral - PINTEC Semestral, fruto de parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI e a Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, tem o objetivo de fornecer indicadores de inovação e temas correlatos, de forma mais tempestiva que a PINTEC tradicional.

A pesquisa investiga os fatores que influenciam o comportamento inovador das empresas, bem como estratégias adotadas, esforços e incentivos empreendidos, obstáculos enfrentados e alguns resultados da inovação. Para tal, as principais variáveis são: incidência das inovações de produto e/ou processo; investimentos em atividades inovativas; fontes de financiamento; características das atividades internas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); compra de serviços de P&D; impactos das inovações; fontes de informação utilizadas; cooperação para inovação; apoio governamental; métodos de proteção estratégicos; problemas e obstáculos à inovação; inovações organizacionais e de marketing implementadas; uso e produção de biotecnologias e nanotecnologias; e inovações ambientais.

A periodicidade da pesquisa é trienal. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados setoriais, regionais e nacionais para as empresas das Indústrias extrativas e de transformação; regionais e nacionais para os setores selecionados das atividades de Serviços; e nacionais para as empresas de Eletricidade e gás.

Séries históricas

#tabelasidra201795143956534

#tabelasidra201795144115296

#tabelasidra201795144237838

Downloads

Informações técnicas

As alterações ocorridas na pesquisa posteriormente à divulgação dos relatórios metodológicos são apresentadas sob a forma de Notas técnicas. Até 2014, essas notas constituem um capítulo próprio das publicações de resultados e, a partir de 2015, são divulgadas em separado. As notas posteriores a 2015 podem ser consultadas abaixo:

Notícias e Releases

Primeira edição da Pesquisa de Inovação Semestral encerra coleta de dados em setembro

Empresas do setor industrial têm até o dia 30 de setembro para responder à primeira edição da Pesquisa...

06/09/2022

IBGE e ABDI lançam Pesquisa Semestral de Inovação

O IBGE e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançam, nesta quinta-feira (8), às...

08/04/2021

PINTEC Sustentabilidade: 40,6% das empresas inovadoras introduziram inovações com impactos ambientais positivos entre 2015 e 2017

Entre 2015 e 2017, 40,6% das 39.329 empresas inovadoras introduziram mudanças de produto e/ou processo...

03/07/2020

Melhorar a imagem é o principal motivo para empresas realizarem inovações ambientais

A implementação de inovações com benefícios ambientais tem sido motivada, principalmente, por fatores...

03/07/2020

Pintec 2017: caem a taxa de inovação, os investimentos em atividades inovativas e os incentivos do governo

Entre 2015 e 2017, 33,6% das 116.962 empresas brasileiras com dez ou mais trabalhadores fizeram algum...

16/04/2020

Com menos investimento, cai para 33,6% quantidade de empresas inovadoras

A recessão econômica e a queda nos investimentos em bens de capital tiveram impacto direto nas atividades...

16/04/2020

Pintec 2014: taxa de inovação se mantém estável e apoio governamental aumenta

  Entre 2012 e 2014, 36,0% das 132.529 empresas brasileiras com 10 ou mais trabalhadores fizeram algum...

09/12/2016

Ver mais notícias

Erramos