Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

PEVS - Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura

Sobre - 2022

A Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura - PEVS constitui a principal fonte de estatísticas sobre o acompanhamento sistemático da exploração dos recursos florestais em todo o Território Nacional.

Com o lançamento deste informativo, o IBGE apresenta comentários gerais sobre os principais resultados da PEVS relativos a 2022, contemplando a quantidade e o valor da produção decorrente dos processos de exploração dos recursos vegetais nativos e das áreas de florestas plantadas, por Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios. No âmbito do extrativismo vegetal, são consideradas informações sobre a coleta de alimentícios, borrachas, ceras, fibras, madeiras, oleaginosos, entre outros produtos, bem como sobre a produção de nó-de-pinho, árvores abatidas e madeira em tora do pinheiro-brasileiro nativo. No que diz respeito à silvicultura, destacam-se informações sobre cascas de acácia-negra, folhas de eucalipto, resina, além da produção de carvão vegetal, lenha e madeira em tora, segundo os principais grupos de espécies florestais plantadas para exploração (eucalipto, pinus e outras). A análise enfoca a participação relativa dos segmentos considerados no valor total da exploração florestal, com referências às produções obtidas nos maiores centros produtores do País.

Os informativos da PEVS também são disponibilizados em meio impresso. As notas técnicas são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas fornecem informações gerais sobre a metodologia da coleta e a conceituação das variáveis investigadas pela pesquisa.

O IBGE disponibiliza ainda o plano tabular completo da PEVS no Sistema IBGE de Recuperação Automática - SIDRA, que possibilita a construção de tabelas para todos os níveis de divulgação da pesquisa – Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Mesorregiões e Microrregiões Geográficas, e Municípios.

Outros dados estruturais sobre o tema são investigados no Censo Agropecuário, enquanto o acompanhamento conjuntural, por meio de pesquisas mensais e semestrais também realizadas pelo Instituto.

Principais resultados - 2022

#seriehistorica2017104142746302

#seriehistorica2017104142837750

#seriehistorica201710414301394

#seriehistorica201710414311259


O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101637.

Tabelas - 2022

Tabelas

Extração vegetal

Tabela 1 - Quantidade produzida e valor da produção do Brasil, das Grandes Regiões e das Unidades da Federação, segundo os produtos extrativos

Tabela 2 - Quantidade produzida e valor da produção dos produtos extrativos, segundo o Brasil, as Grandes Regiões e as Unidades da Federação

 

Quantidade produzida e valor da produção dos produtos extrativos, segundo a Unidade da Federação, suas Mesorregiões, Microrregiões e Municípios:



Silvicultura

Tabela 4 - Quantidade produzida e valor da produção do Brasil, das Grandes Regiões e das Unidades da Federação, segundo os produtos da silvicultura

Tabela 5 - Quantidade produzida e valor da produção dos produtos da silvicultura, segundo o Brasil, as Grandes Regiões e as Unidades da Federação

 

Quantidade produzida e valor da produção dos produtos da silvicultura, segundo a Unidade da Federação, suas Mesorregiões, Microrregiões e Municípios:

Tabela 7 - Área total existente em 31/12 dos efetivos da silvicultura do Brasil, das Grandes Regiões e das Unidades da Federação, segundo as espécies florestais

Tabela 8 - Área total existente em 31/12 dos efetivos da silvicultura, segundo o Brasil, as Grandes Regiões e as Unidades da Federação

 

Área total existente em 31/12 dos efetivos da silvicultura, segundo a Unidade da Federação, suas Mesorregiões, Microrregiões e Municípios:


O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101637.

Conceitos e métodos - 2022

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
A pesquisa da Produção de Extração Vegetal e da Silvicultura tem por finalidade fornecer informações estatísticas sobre a quantidade e o valor das produções obtidas mediante o processo de exploração dos recursos florestais naturais, denominado extrativismo vegetal, bem como da exploração de maciços florestais plantados (Silvicultura). A área total existente e a área colhida de cultivos florestais são também objetos da pesquisa.
Tipo de operação estatística
Pesquisa de extração vegetal e silvicultura
Tipo de dados
Dados de pesquisa subjetiva
Periodicidade de divulgação
Anual
População-alvo
Conjunto de municípios que produzem um ou mais produtos investigados na pesquisa.

Metodologia

A coleta das informações é realizada mediante aplicação de um questionário para cada município do País.
O agente coleta as informações consultando estabelecimentos agropecuários, indústrias e outros órgãos atuantes no setor.
A coleta de informações consiste em consultas periódicas às fontes, de tal modo que possibilite o acompanhamento sistemático da exploração dos recursos florestais e dos fenômenos que tenham afetado a produção durante o ano da pesquisa.

- Unidade de medida - Padrão que se toma arbitrariamente para o termo de comparação entre grandezas da mesma espécie. No IBGE, a quantidade de lenha, madeira em tora e de nó-de-pinho é informada em metros cúbicos (m3), enquanto que a dos demais produtos em quilograma (kg).
Técnica de coleta:
PAPI - Entrevista pessoal com questionário em papel, Consulta a especialistas ou registros

Temas

Temas e subtemas
Estatísticas econômicas setoriais, Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura
Principais variáveis
Quantidade produzida e preço médio pago ao produtor dos produtos da extração vegetal:

Caucho, Hévea (látex coagulado), Hévea (látex líquido), Mangabeira, Balata, Maçaranduba, Sorva, Carnaúba (cera), Carnaúba (pó), Outras Ceras, Buriti, Carnaúba (fibra), Piaçava, Outras Fibras, Angico, Barbatimão, Outros Tanantes, Babaçu, Copaíba, Cumaru, Licuri, Oiticica, Pequi, Tucum, Outros Oleaginosos, Açaí, Castanha-de-caju, Castanha-do-pará, Erva-mate, Mangaba, Palmito, Pinhão, Umbu, Ipecacuanha, Jaborandi, Urucu, Carvão vegetal, Lenha, Madeira em tora e Nó-de-pinho do Pinheiro Brasileiro.
Além do número de Árvores abatidas e a produção de Madeira do Pinheiro Brasileiro.

Quantidade produzida e preço médio pago ao produtor dos produtos da silvicultura:

Carvão Vegetal (Eucalipto, Pinus e Outras), Lenha (Eucalipto, Pinus e Outras), Madeira em tora para papel e celulose (Eucalipto, Pinus e Outras), Madeira em tora para outras finalidades (Eucalipto, Pinus e Outras), Cascas de Acácia-negra, Folhas de eucalipto e Resina

Unidades de informação

Unidade de investigação
Município
Unidade de análise
Município
Unidade informante
Pessoa, Empresa, Estabelecimento, Órgão da Administração Pública, Entidade sem fins lucrativos.

Períodos de referência

Ano - 01/01/2022 a 31/12/2022
Data de início da coleta
01/01/2023
Data do fim da coleta
31/03/2023

Disseminação

Formas de disseminação
Publicação impressa, Banco de Dados Agregados - SIDRA, Publicação Digital (online), Banco Multidimensional de Estatísticas - BME
Nível de desagregação geográfica
Município
Nível de divulgação
Os dados estão disponíveis em nível Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Mesorregiões, Microrregiões Geográficas e Municípios.

Instrumentos de coleta

Histórico

O levantamento de informações sobre o setor extrativo vegetal teve início em 1938, e coube ao Ministério da Agricultura, a responsabilidade pela elaboração do questionário, crítica, apuração e divulgação dos resultados. O IBGE participava então, através de sua rede de Agentes Municipais de Estatística, apenas da coleta dos dados. Em 17/01/74, através do decreto nº 73.482, o IBGE passou a responsabilizar-se por todas as fases da pesquisa. Os resultados relativos aos anos de 1971 e 1972 não são disponíveis porque não foram divulgados pelo Ministério da Agricultura.
No que tange à pesquisa sobre a silvicultura, o IBGE a criou e fez o seu lançamento em 1974, devido à importância que assumiu o setor pela implantação de projetos industriais nas áreas de papel, celulose e siderurgia, que tiveram a concessão de incentivos fiscais para reflorestamento. Em 1985, a pesquisa não foi realizada em virtude do Censo Agropecuário.
Em 1986, os dois levantamentos, Produção Extrativa Vegetal e Silvicultura, foram reunidos num só, sob a denominação de Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura. Basicamente, incorporou-se o inquérito sobre silvicultura ao inquérito sobre a extrativa vegetal. Houve uma redução substancial no número de produtos investigados no primeiro e pequena redução no segundo.
Na Produção da Extração Vegetal é investigada toda formação florestal natural e espontânea existente no município, da qual são coletados produtos. Na Silvicultura é investigada toda a produção da formação florestal existente no município que tenha sido plantada e conduzida até a colheita pela ação do homem.
Existem algumas espécies florestais no Brasil que são encontradas tanto em povoamentos naturais (formação surgidas sem a interferência do homem e que constituem as matas e florestas naturais do País), como também são cultivadas pelo homem de forma técnica e ordenada, com o objetivo de se obter maiores resultados econômicos. Assim, para efeito de investigação estatística, estas espécies são enquadradas em pesquisas distintas, conforme sejam encontradas em estado nativo ou cultivado. Como exemplo de espécie comumente encontrada nos dois estados (nativo e plantado), tem-se o pinheiro brasileiro. A acácia negra, o eucalipto e o pinus americano são espécies exóticas, isto é, originária de outros países, não sendo encontradas em estado nativo no Brasil.
Em 2014, com o crescimento constante da silvicultura, a pesquisa voltou a investigar a área plantada existente em 31;12 e a área colhida no ano de referência da pesquisa para as principais espécies, assim como registro por espécie (Eucalipto, Pinus e Outras) das quantidades dos produtos madeireiros obtidos no ano de referência da pesquisa.

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/VS

Publicações - 2022

O que é

Investiga informações sobre a quantidade e o valor da produção decorrente dos processos de exploração dos recursos vegetais nativos e dos maciços florestais plantados, tendo como unidade de coleta o município. A área total existente e a área colhida de cultivos florestais também são objetos da pesquisa.

O levantamento de informações sobre o extrativismo vegetal teve início no Ministério da Agricultura em 1938. Com a publicação do Decreto n. 73.482, de 17.01.1974, o Instituto tornou-se responsável por todas as fases da pesquisa a partir daquela data, bem como pelos demais inquéritos estatísticos relacionados ao setor agropecuário. As estatísticas relativas aos anos de 1971 e 1972, porém, não estão disponíveis por não terem sido divulgadas pelo Ministério. As informações da pesquisa Produção Extrativa Vegetal eram coletadas em questionários que reuniam apenas quesitos sobre esse tema. Em 1974, o IBGE lançou a pesquisa Silvicultura, dada a importância que tal segmento assumiu com a concessão de incentivos fiscais para reflorestamento e a implantação de projetos industriais nas áreas de papel, celulose e siderurgia, por exemplo. Em 1985, a pesquisa Produção Extrativa Vegetal não foi executada em virtude da realização do Censo Agropecuário. Em 1986, ocorreu, por fim, a fusão dos dois inquéritos.

A Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura - PEVS fornece informações sobre produção da extração vegetal, produção da silvicultura, valor da produção e áreas existente e colhida dos cultivos florestais. Com relação ao extrativismo vegetal, é investigada toda formação florestal natural e espontânea existente no município e da qual são coletados produtos, abrangendo alimentícios, borrachas, ceras, fibras, madeiras, oleaginosos, entre outros, bem como a produção de nó-de-pinho, árvores abatidas e madeira em tora do pinheiro-brasileiro nativo. No que diz respeito à silvicultura, é investigada toda formação florestal existente no município que tenha sido plantada e conduzida até a colheita pela ação do homem, abarcando cascas de acácia-negra, folhas de eucalipto, resina, além da produção de carvão vegetal, lenha e madeira em tora, segundo as principais espécies florestais plantadas para exploração (eucalipto, pinus e outras).

A periodicidade da pesquisa é anual. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Mesorregiões, Microrregiões e Municípios.

Séries históricas

#seriehistorica201783152251965

#seriehistorica201783152435135

 

 

Downloads

Informações técnicas

Metodologia da pesquisa (Série Relatórios Metodológicos, v. 6) 

Metodologia da pesquisa (Série Relatórios Metodológicos, v. 3) 

As alterações ocorridas na pesquisa posteriormente à divulgação dos relatórios metodológicos são apresentadas sob a forma de Notas técnicas. Até 2016, essas notas constituem um capítulo próprio das publicações de resultados e, a partir de 2017, são divulgadas em separado. Para conhecê-las, consultar o seguinte endereço: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/agricultura-e-pecuaria/9105-producao-da-extracao-vegetal-e-da-silvicultura.html?=&t=publicacoes

Notícias e Releases

Valor de produção da silvicultura e da extração vegetal cresce 11,9% e atinge recorde de R$ 33,7 bilhões

O Valor da produção florestal atingiu o recorde de R$ 33,7 bilhões, com alta de 11,9% e produção em 4.884...

27/09/2023

Valor de produção da silvicultura e da extração vegetal cresce 27,1% e chega ao recorde de R$ 30,1 bilhões

O Valor da produção florestal atingiu o recorde de R$ 30,1 bilhões com alta de 27, 1% e produção em 4.884...

29/09/2022

PEVS 2020: com crescimento de 17,9%, valor da produção de silvicultura e extração vegetal chega a R$ 23,6 bilhões

A alta de 17,9% ante 2019 reflete recuperação do setor, que havia recuado 2,7% no ano anterior. São informações...

06/10/2021

Exportações puxam alta de 21,3% no valor da produção da silvicultura

Após perda de 5,0% em 2019, o valor de produção da silvicultura (florestas plantadas) retomou o crescimento,...

06/10/2021

PEVS 2019: valor da produção da silvicultura e da extração vegetal cai 2,7% e fica em R$ 20 bilhões

A queda de 2,7% em relação a 2018 aconteceu após três anos consecutivos de crescimento. Como ocorre desde...

15/10/2020

Valor da produção de florestas plantadas cai em 2019 e interrompe 3 anos de altas

Após três anos consecutivos de crescimento, o valor da produção da silvicultura (obtida em florestas...

15/10/2020

PEVS 2018: produção da silvicultura e da extração vegetal chega a R$ 20,6 bilhões e cresce 8,0% em relação a 2017

Os valores da silvicultura e da extração vegetal somaram R$ 20,6 bilhões em 2018, registrando um crescimento...

19/09/2019

Setor siderúrgico puxa alta de 50,5% no valor de produção do carvão vegetal em 2018

O valor de produção da silvicultura – obtida de florestas plantadas – subiu 11,1% e atingiu R$16,3 bilhões...

19/09/2019

Quebradeiras de coco babaçu preservam tradição no interior do Maranhão

Na zona rural do município maranhense de Bacabal, a cerca de 250 quilômetros da capital, São Luís, está...

24/01/2019

Pevs 2017: produção da silvicultura e da extração vegetal chega a R$ 19,1 bilhões e cresce 3,4% em relação a 2016

Os valores da silvicultura e da extração vegetal somaram R$ 19,1 bilhões em 2017, registrando um crescimento...

20/09/2018

Ver mais notícias

Erramos