Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.
2ª Convocação
A Coordenação de Recursos Humanos (CRH) do IBGE informa que está trabalhando para que os candidatos aprovados na 2ª convocação do CPNU1 — referente às vagas remanescentes da 1ª convocação e às vagas adicionais autorizadas — sejam nomeados até 31/12/2025.
Para cumprir esse cronograma, os processos de trabalho foram revisados, de modo a garantir maior agilidade, preservando a conformidade, segurança e transparência na execução de todas as etapas desde a convocação e nomeação, escolha do local de exercício, posse e efetivo ingresso no IBGE.
Nesta 2ª convocação, a escolha do local de exercício, nos cargos e especialidades que previam mais de uma opção de município nos Editais do CPNU1, ocorrerá após as nomeações com um cronograma mais enxuto. Todos os convocados saberão seu local de exercício antes da assinatura da posse.
Essas e outras informações serão explicadas detalhadamente no evento de convocação on-line.
Programe-se! O cronograma previsto é:
- Evento de Convocação on-line: 26 de dezembro de 2025
Link: https://www.youtube.com/live/Zi895vZDyuY - DEZ/2025: Publicação das nomeações
- JAN/2026 (1ª quinzena): Escolha do local de exercício e aceite da vaga no Sistema de Alocação
- JAN/2026 (2ª quinzena): Verificação dos requisitos para a investidura na especialidade, apresentação da documentação obrigatória para posse e exercício (ingresso digital via SouGov.br) e assinatura do termo de posse (a assinatura será realizada de forma eletrônica, via SOUGOV.BR, após conferência da documentação apresentada)
- FEV/2026 (1ª semana): Efetivo exercício no IBGE
Reforçamos que esse cronograma se trata de uma previsão e qualquer alteração será devidamente divulgada nos canais oficiais de comunicação do IBGE.
COMO SE PREPARAR PARA OS PRÓXIMOS PASSOS?
1. Organize-se para realizar os exames médicos e a inspeção médica a obtenção do atestado de aptidão física e mental.
Para emissão do Atestado de aptidão física e mental, observar o que consta na Portaria n° 4.515 de 26 de junho de 2024, alterada pela Portaria SRT/MGI nº 7.809, de 12 de setembro de 2025.
- Orientações para Inspeção Médica Oficial – IBGE
- Solicitação de Inspeção Médica Oficial – IBGE
- Modelo de Atestado
2. Confirme que está tudo certo com sua conta Gov.br. O login único Gov.br será utilizado para acessar o Sistema de Alocação e para o ingresso digital via SouGov.br Caso precise de ajuda, acesse: Ajuda da conta gov.br — Governo Digital
3. Obtenha o Selo Ouro/Prata de confiabilidade em sua conta GOV.BR
Para o ingresso automatizado via SouGov.br (disponível somente após a nomeação) será necessário ter, no mínimo, o selo prata de confiabilidade.
Você pode aumentar o nível de sua conta via:
- Reconhecimento facial (base TSE / CNH)
- Validação via internet banking de um banco credenciado
- CIN (Carteira de identidade nacional)
- Certificado digital compatível com ICP-Brasil
- Validação com usuário e senha do Sigepe (se servidor público federal)
Saiba mais: Dúvidas para aumentar o nível da conta gov.br — Governo Digital
4. Familiarize-se com as etapas do ingresso digital e leia atentamente o Manual do Ingressante.
5. Confira a documentação obrigatória que você deverá apresentar ao IBGE e organize todos os documentos exigidos em formato digital (PDF, JPEG ou PNG), legíveis e atualizados.
A lista completa está disponível no link: Documentação obrigatória — Portal do Servidor. Pontos de atenção:
a. Documento de identificação aceitos: conforme orientação do MGI, só poderão ser aceitas as fontes primárias de identificação, isto é, Carteira de identidade (CI) – RG – ou Carteira de Identidade Nacional (CIN).
b. PIS / PASEP: o número pode ser encontrado em vários documentos, tais como, Carteira de Trabalho, Cartão Cidadão e Extrato do FGTS. Poderá ser aceito o NIT/NIS. Caso não possua, o RH do IBGE irá gerar o seu PASEP (após a nomeação).
c. Caso não possua conta salário, não se preocupe. O termo para abertura de conta salário, em um banco conveniado de sua preferência, será encaminhado junto com o termo de posse.
d. E-Patri. Se você ainda não é servidor público federal e não tem acesso ao e-Patri, será necessário ter a conta Gov.br com selos ouro ou prata e verificação em duas etapas ativada. Após a nomeação, o IBGE encaminhará um documento com o passo a passo para preenchimento.
Reforçamos que como o e-Patri não permite importar declaração referente a CPF distinto do declarante, quem é dependente na declaração IRPF de outra pessoa deverá apresentar a declaração manualmente no e-Patri, preenchendo seus dados individualizados, de acordo com o que couber a ele na declaração.
6. Organize-se para o encerramento de vínculo vigente.
Caso já seja servidor público e deseje agendar a posse e efetivo exercício sem quebra de vínculo, você deverá nos repassar com maiores detalhes sua situação para fins de orientação e organização das datas.
Fique tranquilo e aguarde sua nomeação e convocação do ingresso digital para alinhar junto ao RH do IBGE. Também recomendamos que verifique diretamente com seu órgão atual os procedimentos devidos para exoneração a pedido ou vacância por posse em outro cargo inacumulável (se e quando aplicável).
7. Acesse outras dúvidas frequentes em: https://www.ibge.gov.br/acesso-informacao/cpnu/duvidas-gerais.html