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Carta de serviços ao cidadão

A Carta de Serviços ao Cidadão tem por objetivo informar o cidadão dos serviços prestados pelo órgão ou entidade, das formas de acesso a esses serviços e dos respectivos compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público, sendo instituída pelo Decreto nº 6.932/2009, que trata de questões relativas ao atendimento ao cidadão no Poder Executivo Federal. Estas informações são importantes na construção da transparência pública e são úteis ao cidadão que quer entrar em contato com o IBGE.

Serviço oferecido

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.

O IBGE oferece uma visão completa e atual do País, através do desempenho de suas principais funções:

  • Produção e análise de informações estatísticas
  • Coordenação e consolidação das informações estatísticas
  • Produção e análise de informações geográficas
  • Coordenação e consolidação das informações geográficas
  • Estruturação e implantação de um sistema de informações ambientais
  • Documentação e disseminação de informações
  • Coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais

Requisitos, documentos e informações necessários para a utilização do serviço

Os serviços de atendimento do IBGE são prestados a todo e qualquer cidadão não sendo necessária a apresentação de nenhum documento nem requerida nenhuma informação obrigatória dos cidadãos.

Prestação do serviço

O provimento de informações pelo IBGE é realizado através de suas unidades de disseminação, nas capitais, sinalizadas com a logomarca da Instituição, com áreas de atendimento imediato presencial, oferecendo um dos maiores acervos de publicações impressas e eletrônicas, como também bases de dados, com informações estatísticas e geográficas do país.

Através do Portal do IBGE na Internet, o seu principal canal de comunicação, disponibiliza os resultados das pesquisas em páginas dinâmicas e arquivos para download e banco de dados.
Os produtos do IBGE são comercializados nas principais livrarias do país e também na Loja Virtual.

Todo o acervo institucional pode ser pesquisado no canal Biblioteca.
O IBGE oferece, também, atendimento via o sistema de atendimento no endereço https://www.ibge.gov.br/atendimento.html, respondendo aos usuários em um prazo padrão de até 10 dias. Informações rápidas são atendidas através de seu call center (0800 721 8181), com tempo de espera da chamada de até 40 segundos.
Cada demanda por informações dos usuários é analisada pelas Equipes de Atendimento do IBGE que, de acordo com o seu grau de complexidade, pode ser respondida imediatamente ou através da mediação das equipes responsáveis pelos estudos e pesquisas do IBGE.

Ao encaminhar, por escrito, uma demanda por informações, o usuário é informado, por correspondência, pelo IBGE, quanto à estimativa de prazo de resposta.

Coordenação de Atendimento e Informação - COATI
Rua General Canabarro, 706
Maracanã -Rio de Janeiro/RJ
CEP: 20271-204

A qualquer momento, a consulta sobre o andamento das demandas, encaminhadas às Equipes de Atendimento do IBGE, pode ser feita através de chamadas telefônicas.
Havendo problema com um dos sistemas de atendimento, o usuário pode dirigir-se às demais formas de atendimento oferecidas pelo IBGE.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço

As respostas às solicitações serão encaminhadas preferencialmente por e-mail, mas poderão utilizar os mesmos canais utilizados pelo cidadão no momento da sua manifestação, a saber: telefone ou atendimento presencial.

Sugestões e reclamações

Sugestões e reclamações, devem ser registradas no sistema Fala BR no endereço https://falabr.cgu.gov.br/ ou encaminhadas por correspondência, são registradas e encaminhadas à Coordenação Geral do Centro de Documentação e Disseminação de Informações - CDDI, do IBGE, para posterior resposta ao cidadão.

Prazo máximo para a prestação do serviço

O prazo máximo de atendimento às manifestações feitas ao IBGE é de 20 dias. Em caso de questões complexas, que demandem pesquisa aprofundada do tema, tal prazo pode ser dilatado.

Missão Institucional

"Retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento da sua realidade e ao exercício da cidadania."