Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

O IBGE

Missão Institucional

"Retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania."

Principais Funções

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do País, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.

O IBGE oferece uma visão completa e atual do País, através do desempenho de suas principais funções:

  • Produção e análise de informações estatísticas
  • Coordenação e consolidação das informações estatísticas
  • Produção e análise de informações geográficas
  • Coordenação e consolidação das informações geográficas
  • Estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais
  • Documentação e disseminação de informações
  • Coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais

Histórico

Durante o período imperial, o único órgão com atividades exclusivamente estatísticas era a Diretoria Geral de Estatística, criada em 1871. Com o advento da República, o governo sentiu necessidade de ampliar essas atividades, principalmente depois da implantação do registro civil de nascimentos, casamentos e óbitos.

Com o passar do tempo, o órgão responsável pelas estatísticas no Brasil mudou de nome e de funções algumas vezes até 1934, quando foi extinto o Departamento Nacional de Estatística, cujas atribuições passaram aos ministérios competentes.

A carência de um órgão capacitado a articular e coordenar as pesquisas estatísticas, unificando a ação dos serviços especializados em funcionamento no País, favoreceu a criação, em 1934, do Instituto Nacional de Estatística - INE, que iniciou suas atividades em 29 de maio de 1936. No ano seguinte, foi instituído o Conselho Brasileiro de Geografia, incorporado ao INE, que passou a se chamar, então, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Desde então, o IBGE cumpre a sua missão: identifica e analisa o território, conta a população, mostra como a economia evolui através do trabalho e da produção das pessoas, revelando ainda como elas vivem.

Estrutura

Vinculado ao Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), o IBGE é uma entidade da administração pública federal, que possui quatro diretorias e dois outros órgãos específicos singulares.

Para que suas atividades possam cobrir todo o território nacional, o IBGE possui a rede nacional de pesquisa e disseminação, composta por:

  • 27 Superintendências (26 nas capitais dos estados e 1 no Distrito Federal)
  • 27 Seções de Disseminação de Informações (26 nas capitais e 1 no Distrito Federal)
  • 566 Agências de Coleta de dados nos principais municípios.

O IBGE mantém, ainda, a Reserva Ecológica do Roncador, situada a 35 quilômetros ao sul de Brasília.

Crédito ao IBGE

As nomenclaturas “Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE”, “Fundação IBGE” e “IBGE” são utilizadas indistintamente pela legislação vigente, porém, na produção técnica do IBGE, isto é, nos documentos  relacionados a seus estudos e pesquisas (manuais, questionários,  divulgações de resultados, material promocional etc.), o Instituto não adota o termo “Fundação” em sua marca, mas, sim, “Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE”, ou tão somente IBGE.
Nos documentos de cunho administrativo ou jurídico-legal relacionados ao Instituto, ao contrário, como é o caso de seu Estatuto, por exemplo, a nomenclatura “Fundação IBGE” é empregada, caracterizando sua natureza jurídica.

Assim, ao creditar informações estatísticas ou geocientíficas do Instituto em seus estudos, recomendamos ao usuário a utilização da marca Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, ou simplesmente IBGE.