Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Acessibilidade Geográfica | 2018

O que é

A vastidão do território nacional permite uma complexa distribuição espacial das sedes municipais onde é observado desde grandes concentrações urbanas à municípios nos quais o acesso se dá por vias fluviais ou aéreas.

A localização ou acessibilidade das cidades reflete diretamente no modo de vida e na configuração do espaço, representando uma dimensão estruturante a ser considerada na gestão dos territórios nacionais. Nesse sentido, abordagens de classificação territorial que consideram a localização são encontradas nas tipologias recentes divulgadas por órgãos estatísticos de organizações internacionais tais como a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e União Europeia (UE), sendo essas abordagens de grande influência nas classificações oficiais em diversos países. A principal referência metodológica para a produção da Acessibilidade Geográfica brasileira foi o Australian Statistical Geography Standard (ASGS) Remoteness Structure divulgado pelo Australian Bureau of Statistics, que considera grandes extensões territoriais e uma diversidade de condições de acessibilidade, semelhante ao que se apresenta no território brasileiro.

Ao propor o Índice de Acessibilidade Geográfica, o IBGE vem contribuir para o melhor entendimento da acessibilidade das sedes municipais brasileiras em relação aos municípios mais importantes em suas regiões. Os municípios brasileiros foram classificados de acordo com as distâncias (rodoviárias e hidroviárias) entre suas respectivas sedes e as três maiores hierarquias do Regiões de Influência das Cidades 2007.

Os resultados apresentados são derivados da publicação Classificação e Caracterização dos Espaços Rurais e Urbanos com adaptações como a localização dos aeroportos e a redução das categorias conforme solicitado pelo Senado Federal.

Objetivo

A finalidade principal é a produção de índice objetivo, e com metodologia pública, que possa classificar o território nacional em áreas acessíveis, muito acessíveis, remotas e muito remotas.

Resoluções e legislação

Referências Jurídicas/Administrativas

  • Item nº 7, folha 22, do Ofício do Senado Federal nº12/2017 de 01/02/2017;
  • Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo nº 8/2016 – Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional.

Acesso ao produto - 2018

Base de dados

  • Índice de Acessibilidade Geográfica 2018 (em formato ZIP)

Tabelas

  • Índice de Acessibilidade Geográfica 2018 (em formato ODS e XLSX)

Mapas

  • Índice de Acessibilidade Geográfica 2018 (em formato PDF)

Saiba mais - 2018

Downloads

Perguntas frequentes

O que é o Índice de Acessibilidade Geográfica? 

O Índice de Acessibilidade Geográfica é uma forma de medir o acesso de uma localidade, no caso os municípios, aos centros com maiores ofertas de bens e serviços. O acesso aos bens e serviços é medido usando a acessibilidade por estrada aos centros de maior hierarquia urbana.