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Ligações Aéreas
O que é
A pesquisa Ligações Aéreas identifica os fluxos derivados do transporte aéreo de passageiros e carga, visando caracterizar a relação das Cidades brasileiras no sistema urbano nacional a partir desta modalidade de transporte e avaliar suas acessibilidades sob a perspectiva dos custos monetário e de tempo de viagem entre elas.
Sobre a publicação - 2010
A publicação Ligações Aéreas 2010 identificou 877 pares de ligações entre cidades e analisa a distribuição espacial das viagens, a quantidade de passageiros, o volume de carga e os custos das ligaçoes aéreas. Para tal, foram utilizadas duas bases de dados: a primeira é formada pelos registros administrativos das ligações origem–destino realizadas entre as 135 cidades brasileiras com aeroportos entre si, no ano de 2010, provenientes da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC; a segunda, pelas informações sobre as ligações de menor preço e menor tempo (as duas não necessariamente no mesmo voo), durante o mês de outubro de 2011, selecionadas no serviço de reservas de voos on-line Decolar.com. A análise desses fluxos é enriquecida com mapas ilustrativos.
Principais resultados - 2010
Acesso ao produto - 2010
Aplicativos
Bases de dados e tabelas
Tabelas
Os dados levantados e analisados no projeto Redes e Fluxos no Território – As Ligações Aéreas 2010 estão disponibilizados em planilhas, descritas a seguir:
- Banco de dados das cidades: contém as informações da pesquisa relativas aos centros urbanos tomados individualmente;
- Ligações aéreas-passageiros e Ligações aéreas-carga: contém informações relativas às ligações entre pares de cidades. Os dados foram agregados por par individual, não importando a direção, portanto os campos que identificam a origem e destino são simples convenções arbitrárias. O ano de 2010, dado mais recente quando da publicação e foco central do estudo, possui um critério de corte dos valores mínimos considerados diferente da série histórica;
- Fluxos principais: lista as ligações de maior valor entre pares de cidades. Esta matriz não é plenamente compatível com a anterior porque não há agregação dos pares de cidades, as ligações são apenas em um sentido. Considerou-se o fluxo de saída para o cômputo da dominância. A ordem das ligações é:
- 1. ligação principal, denotando o fluxo de maior valor saindo da origem;
- 2. ligação secundária, o segundo maior fluxo a partir da origem; e
- 3. ligação terciária, o terceiro maior fluxo a partir da origem.
- Modelo gravitacional: apresenta os resultados da aplicação do modelo gravitacional, conforme descrito na publicação. As distâncias entre as cidades foram medidas em linha reta a partir de projeção Cônica Conforme de Lambert, meridiano central 54º W; e
- Matriz de custo e Matriz de tempo: contém as matrizes de custo monetário e duração das viagens entre as cidades.
Shapefiles
Os shapefiles do projeto, conforme os mapas apresentados na publicação, estão disponíveis em arquivos compactados, descritos a seguir:
- Matriz de passageiros e Matriz de carga: contém os arquivos vetoriais das matrizes de ligações aéreas de passageiros e carga, de 1972 a 2010.
- Fluxos: possuem os arquivos vetoriais das ligações dominantes, secundárias e terciárias das ligações de passageiros e carga. Em cada um dos arquivos zipados há o shapefile “aero_niveis_hierarq”, que identifica a hierarquia de cada cidade nas redes. Na tabela dbf correspondente, a coluna “NIV_PAX” diz respeito à hierarquia da rede de transporte de passageiros e a “NIV_CARGA” à hierarquia da de carga. O número 1 indica o nível hierárquico máximo. Quanto maior o número, menor o nível de uma cidade.
- Custo e Tempo: contém os arquivos vetoriais correspondentes ao custo e tempo médios de viagem dos centros urbanos pesquisados. O mesmo conjunto de shapefile foi usado para gerar os quatros mapas deste subtema, de acordo com as colunas do dbf correspondente: “CUSTO”, “TEMP_NUMER” (versão numérica do formato horário hh:mm:ss, onde 1 equivale a 24h), “CUSTO_LOG” (versão em escala logarítmica do custo normalizado pela distância) e “TEMPDIST” (tempo normalizado pela distância). Os arquivos denominados “sem_dados” agrupam os municípios que não retornaram resultados para a data pesquisada.
- Modelo Gravitacional: contém os arquivos vetoriais dos resultados do modelo gravitacional ajustado na pesquisa. A ordem das variáveis do arquivo dbf correspondente é o mesmo dos dados tabulares dos arquivos.
Mapas
- Mapa 1 - Ligações aéreas de passageiros - 2010
- Mapa 2 - Ligações aéreas de carga - 2010
- Mapa 3 - Ligações aéreas de passageiros, segundo os fluxos principais - 2010
- Mapa 4 - Ligações aéreas de passageiros, segundo os fluxos secundários - 2010
- Mapa 5 - Ligações aéreas de passageiros, segundo os fluxos terciários - 2010
- Mapa 6 - Ligações aéreas de carga, segundo os fluxos principais - 2010
- Mapa 7 - Ligações aéreas de carga, segundo os fluxos secundários - 2010
- Mapa 8 - Ligações aéreas de carga, segundo os fluxos terciários - 2010
- Mapa 9 - Ligações aéreas de passageiros - 1972
- Mapa 10 - Ligações aéreas de passageiros - 1975
- Mapa 11 - Ligações aéreas de passageiros - 1980
- Mapa 12 - Ligações aéreas de passageiros - 1985
- Mapa 13 - Ligações aéreas de passageiros - 1990
- Mapa 14 - Ligações aéreas de passageiros - 1995
- Mapa 15 - Ligações aéreas de passageiros - 2000
- Mapa 16 - Ligações aéreas de passageiros - 2005
- Mapa 17 - Ligações aéreas de carga - 1972
- Mapa 18 - Ligações aéreas de carga - 1975
- Mapa 19 - Ligações aéreas de carga - 1980
- Mapa 20 - Ligações aéreas de carga - 1985
- Mapa 21 - Ligações aéreas de carga - 1990
- Mapa 22 - Ligações aéreas de carga - 1995
- Mapa 23 - Ligações aéreas de carga - 2000
- Mapa 24 - Ligações aéreas de carga - 2005
- Mapa 25 - Resíduos modelo gravitacional de passageiros - 2010
- Mapa 26 - Resíduos modelo gravitacional de carga - 2010
- Mapa 27 - Custo médio das viagens, em reais, por aeroporto - maio 2012
- Mapa 28 - Custo normatizado pela distância, R$/km - maio 2012
- Mapa 29 - Tempo médio das viagens, em horas, por aeroporto - maio 2012
- Mapa 30 - Tempo normalizado pela distância, h/km - maio 2012
Publicações - 2010
Ligações aéreas : 2010
Tipo de material: Livro
Ano: 2013
Saiba mais - 2010
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Perguntas frequentes
O que é a pesquisa Ligações Aéreas?
A pesquisa Ligações Aéreas identifica os fluxos derivados do transporte aéreo de passageiros e carga, visando caracterizar a relação das Cidades brasileiras no sistema urbano nacional a partir desta modalidade de transporte e avaliar suas acessibilidades sob a perspectiva dos custos monetário e de tempo de viagem entre elas.
O que é Cidade?
Assim como na pesquisa REGIC 2018, a unidade espacial de investigação da pesquisa Ligações Aéreas 2019-2020 é a Cidade. Essas Cidades podem ser tanto Municípios isolados quanto pode ser Arranjos Populacionais, ou seja, um agrupamento de dois ou mais Municípios com forte integração por deslocamento dos habitantes para trabalho e/ou estudo, ou mesmo proximidade da mancha urbana, sendo então considerados como uma unidade urbana. Todos os dados dos aeroportos localizados em qualquer dos Municípios integrantes dos Arranjos Populacionais são considerados no conjunto da unidade urbana e não de forma isolada.
Quais foram as Cidades analisadas na pesquisa?
Para caracterizar a movimentação aérea, ou seja, a quantidade de passageiros e cargas movimentadas entre aeroportos, foram consideradas todas as Cidades que tiveram algum voo regular de passageiros ou mesmo algum voo que transportou carga como serviço pago no ano de referência. Já para a caracterização das acessibilidades, bem como para a análise dos fluxos OD (origem-destino) por meio de dados das passagens aéreas comercializadas ao publico em geral, foram consideradas somente as Cidades que tiveram pelo menos um voo regular de passageiros em cada mês do ano de referência.
O que é Fluxo OD (Origem-Destino)
É uma interação entre duas Cidades com aeroportos e serviço regular de transporte aéreo de passageiros, contendo dados sobre o quantitativo de passagens aéreas comercializadas ao público em geral, bem como informações do custo monetário dessa viagem. É considerado o trajeto inteiro coberto por uma passagem aérea, desde o embarque inicial na Cidade de origem da viagem até o desembarque final na Cidade de destino, não importando então as escalas e/ou conexões aéreas intermediárias para realizar esse trajeto.
O que é voo regular
É uma etapa regular de voo remunerado que é realizado sob uma numeração de Horário de Transporte (HOTRAN). Recebe esse nome, pois possui a característica de ser realizado regularmente.
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