-
Início
-
Geociências
-
Organização do território
-
Redes e fluxos geográficos
- NP-Ligações Aéreas
Ligações Aéreas | 2010
O que é
O estudo Ligações Aéreas identifica os fluxos derivados do transporte aéreo de passageiros e carga, visando caracterizar a posição das cidades brasileiras no sistema urbano nacional a partir desta modalidade de transporte e avaliar sua acessibilidade sob a perspectiva dos custos monetário e de tempo de viagem entre elas.
Sobre a publicação - 2010
A publicação Ligações Aéreas 2010 identificou 877 pares de ligações entre cidades e analisa a distribuição espacial das viagens, a quantidade de passageiros, o volume de carga e os custos das ligaçoes aéreas. Para tal, foram utilizadas duas bases de dados: a primeira é formada pelos registros administrativos das ligações origem–destino realizadas entre as 135 cidades brasileiras com aeroportos entre si, no ano de 2010, provenientes da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC; a segunda, pelas informações sobre as ligações de menor preço e menor tempo (as duas não necessariamente no mesmo voo), durante o mês de outubro de 2011, selecionadas no serviço de reservas de voos on-line Decolar.com. A análise desses fluxos é enriquecida com mapas ilustrativos.
Principais resultados - 2010
Acesso ao produto - 2010
Publicação
Aplicativos
Bases de dados e tabelas
Tabelas
Os dados levantados e analisados no projeto Redes e Fluxos no Território – As Ligações Aéreas 2010 estão disponibilizados em planilhas, descritas a seguir:
- Banco de dados das cidades: contém as informações da pesquisa relativas aos centros urbanos tomados individualmente;
- Ligações aéreas-passageiros e Ligações aéreas-carga: contém informações relativas às ligações entre pares de cidades. Os dados foram agregados por par individual, não importando a direção, portanto os campos que identificam a origem e destino são simples convenções arbitrárias. O ano de 2010, dado mais recente quando da publicação e foco central do estudo, possui um critério de corte dos valores mínimos considerados diferente da série histórica;
- Fluxos principais: lista as ligações de maior valor entre pares de cidades. Esta matriz não é plenamente compatível com a anterior porque não há agregação dos pares de cidades, as ligações são apenas em um sentido. Considerou-se o fluxo de saída para o cômputo da dominância. A ordem das ligações é:
- 1. ligação principal, denotando o fluxo de maior valor saindo da origem;
- 2. ligação secundária, o segundo maior fluxo a partir da origem; e
- 3. ligação terciária, o terceiro maior fluxo a partir da origem.
- Modelo gravitacional: apresenta os resultados da aplicação do modelo gravitacional, conforme descrito na publicação. As distâncias entre as cidades foram medidas em linha reta a partir de projeção Cônica Conforme de Lambert, meridiano central 54º W; e
- Matriz de custo e Matriz de tempo: contém as matrizes de custo monetário e duração das viagens entre as cidades.
Shapefiles
Os shapefiles do projeto, conforme os mapas apresentados na publicação, estão disponíveis em arquivos compactados, descritos a seguir:
- Matriz de passageiros e Matriz de carga: contém os arquivos vetoriais das matrizes de ligações aéreas de passageiros e carga, de 1972 a 2010.
- Fluxos: possuem os arquivos vetoriais das ligações dominantes, secundárias e terciárias das ligações de passageiros e carga. Em cada um dos arquivos zipados há o shapefile “aero_niveis_hierarq”, que identifica a hierarquia de cada cidade nas redes. Na tabela dbf correspondente, a coluna “NIV_PAX” diz respeito à hierarquia da rede de transporte de passageiros e a “NIV_CARGA” à hierarquia da de carga. O número 1 indica o nível hierárquico máximo. Quanto maior o número, menor o nível de uma cidade.
- Custo e Tempo: contém os arquivos vetoriais correspondentes ao custo e tempo médios de viagem dos centros urbanos pesquisados. O mesmo conjunto de shapefile foi usado para gerar os quatros mapas deste subtema, de acordo com as colunas do dbf correspondente: “CUSTO”, “TEMP_NUMER” (versão numérica do formato horário hh:mm:ss, onde 1 equivale a 24h), “CUSTO_LOG” (versão em escala logarítmica do custo normalizado pela distância) e “TEMPDIST” (tempo normalizado pela distância). Os arquivos denominados “sem_dados” agrupam os municípios que não retornaram resultados para a data pesquisada.
- Modelo Gravitacional: contém os arquivos vetoriais dos resultados do modelo gravitacional ajustado na pesquisa. A ordem das variáveis do arquivo dbf correspondente é o mesmo dos dados tabulares dos arquivos.
Mapas
- Mapa 1 - Ligações aéreas de passageiros - 2010
- Mapa 2 - Ligações aéreas de carga - 2010
- Mapa 3 - Ligações aéreas de passageiros, segundo os fluxos principais - 2010
- Mapa 4 - Ligações aéreas de passageiros, segundo os fluxos secundários - 2010
- Mapa 5 - Ligações aéreas de passageiros, segundo os fluxos terciários - 2010
- Mapa 6 - Ligações aéreas de carga, segundo os fluxos principais - 2010
- Mapa 7 - Ligações aéreas de carga, segundo os fluxos secundários - 2010
- Mapa 8 - Ligações aéreas de carga, segundo os fluxos terciários - 2010
- Mapa 9 - Ligações aéreas de passageiros - 1972
- Mapa 10 - Ligações aéreas de passageiros - 1975
- Mapa 11 - Ligações aéreas de passageiros - 1980
- Mapa 12 - Ligações aéreas de passageiros - 1985
- Mapa 13 - Ligações aéreas de passageiros - 1990
- Mapa 14 - Ligações aéreas de passageiros - 1995
- Mapa 15 - Ligações aéreas de passageiros - 2000
- Mapa 16 - Ligações aéreas de passageiros - 2005
- Mapa 17 - Ligações aéreas de carga - 1972
- Mapa 18 - Ligações aéreas de carga - 1975
- Mapa 19 - Ligações aéreas de carga - 1980
- Mapa 20 - Ligações aéreas de carga - 1985
- Mapa 21 - Ligações aéreas de carga - 1990
- Mapa 22 - Ligações aéreas de carga - 1995
- Mapa 23 - Ligações aéreas de carga - 2000
- Mapa 24 - Ligações aéreas de carga - 2005
- Mapa 25 - Resíduos modelo gravitacional de passageiros - 2010
- Mapa 26 - Resíduos modelo gravitacional de carga - 2010
- Mapa 27 - Custo médio das viagens, em reais, por aeroporto - maio 2012
- Mapa 28 - Custo normatizado pela distância, R$/km - maio 2012
- Mapa 29 - Tempo médio das viagens, em horas, por aeroporto - maio 2012
- Mapa 30 - Tempo normalizado pela distância, h/km - maio 2012
Saiba mais - 2010
Downloads
Perguntas frequentes
O que é o estudo Ligações Aéreas?
O estudo Ligações Aéreas identifica os fluxos derivados do transporte aéreo de passageiros e carga, visando caracterizar a posição das cidades brasileiras no sistema urbano nacional a partir desta modalidade de transporte e avaliar sua acessibilidade sob a perspectiva dos custos monetário e de tempo de viagem entre elas.
A sua dúvida não foi respondida aqui?
Então entre em contato com a gente pelo ibge@ibge.gov.br ou pelo 0800 721 8181.