Divisão Territorial Brasileira - DTB

Menu do Produto

O que é

Apresenta a relação de subdistritos, distritos e municípios que compõem, a cada ano, a divisão territorial brasileira oficial. Os arquivos trazem igualmente os geocódigos e a hierarquia administrativa às quais essas unidades estão subordinadas.

Subdistritos
Os subdistritos são unidades geográficas que dividem integralmente o território do distrito ou do município. Até o ano de 2016 o critério admitia zonas e regiões administrativas que não necessariamente se enquadrassem na divisão distrital ou municipal. Optou-se, a partir do ano mencionado, por restringir o critério em virtude de fatores operacionais de vinculação com a malha de setores censitários. Os subdistritos são cadastrados no banco de dados do IBGE desde que possuam representação cartográfica e que sejam encaminhados à instituição pelo poder público municipal.

Distritos
Consistem em unidades administrativas internas ao município. As Constituições estaduais podem disciplinar a criação dos distritos, adicionando critérios de criação, alteração ou supressão. São cadastrados no banco de dados do IBGE as unidades que possuem representação cartográfica e que são encaminhados à instituição pelo poder público municipal.

Municípios
A Constituição de 1988, considera o município como a unidade da federação com menor abrangência territorial. Através das relações de municípios existentes a cada ano é possível acompanhar a criação e supressão de municípios ao longo do tempo.