Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Zoneamento Ecológico-Econômico

O que é

O Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) é um instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, regulamentado pelo decreto nº 4.297/2002, e tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento sustentável a partir da compatibilização do desenvolvimento socioeconômico com a proteção ambiental.

Membro ativo do Consórcio ZEE Brasil, o IBGE contribui, com publicações diversas, para aprofundar o conhecimento das transformações socioeconômicas ocorridas em regiões elencadas do País, cumprindo, assim, sua missão institucional de retratar os diversos recortes territoriais que compõem a Federação brasileira.

Estas publicações apresentam os resultados de estudos desenvolvidos, em colaboração com o Ministério de Meio Ambiente, visando o aprimoramento da metodologia de pesquisa para os Zoneamentos Ecológico-Econômicos.

Sobre a publicação - MacroZEE São Francisco

É com grande prazer que o IBGE traz subsídios ao Projeto Macrozoneamento Ecológico-Econômico da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, coordenado pela Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, fornecendo, por meio de mapas temáticos e análises, e uma visão abrangente dessa região.

Dentre outras questões postas na agenda política brasileira na contemporaneidade, as transformações espaciais ocorridas na bacia hidrográfica do rio São Francisco tangenciam tanto os temas afetos à diversidade ambiental e ao uso dos recursos hídricos, como aqueles que giram em torno do acesso à cidadania por parte dos segmentos da sociedade ainda excluídos das condições elementares de sobrevivência.

Assim, com o produto “Vetores Estruturantes da Dimensão Socioeconômica da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco - 2009”, o IBGE cumpre com os objetivos e enfrentar o enorme desafio de conhecer e propor para a bacia hidrográfica do rio São Francisco um desenvolvimento que promova a melhoria da qualidade de vida de sua população, utilizando de forma sustentável os recursos naturais.

Saiba mais - MacroZEE São Francisco

Downloads