Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Modelo para conversão de altitudes geométricas (dadas pelos GNSS) em altitudes físicas (compatíveis com o Datum Vertical do SGB)

Processar os dados

Nesta página, são submetidas ao interpolador do modelo hgeoHNOR2020 as coordenadas geodésicas – latitude, longitude – do(s) ponto(s) cujas altitudes geométricas (h) deseja-se converter em altitudes normais (HN) compatíveis com as Referências de Nível (RRNN) do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB). Como resultado, este serviço de cálculo fornece os fatores de conversão (η), e respectivas incertezas, com que os usuários farão aquela conversão: HN = h – η .

O hgeoHNOR2020 fornece fatores para conversão entre altitudes geométricas referidas ao SIRGAS2000 e altitudes normais compatíveis com o Reajustamento Altimétrico REALT2018. Dessa forma, as coordenadas de entrada também devem referir-se ao SIRGAS2000.

Estas informações de entrada podem ser submetidas individual e diretamente, digitando-as no formulário abaixo, ou por meio de arquivo, selecionado a seguir.

Selecione um formato e um arquivo com as coordenadas:

O hgeoHNOR2020 aceita os formatos de arquivo descritos abaixo. Selecione um grupo de acordo com o formato do seu arquivo.

ID - Identificação do Ponto|LAT - Latitude|LON - Longitude
GMS - ±GG MM SS.SSSSS|Grau Decimal - ±GG.GGGGG


Ou insira as coordenadas via teclado observando as instruções abaixo:

1) O campo ‘graus’ deverá ser preenchido, mesmo que seja zero.
2) Os campos ‘minutos’ e ‘segundos’, se não preenchidos, serão considerados nulos.
3) Obrigatoriamente, o campo ‘segundos’ tem ponto decimal e os campos ‘graus’ e ‘minutos’ são inteiros.


Resultado do processamento