Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

ProGriD - Transformação de Coordenadas entre Sistemas de Referência Oficiais

O que é

Acompanhando a evolução tecnológica, o IBGE, como gestor do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB), adotou em fevereiro de 2005 o sistema de referência SIRGAS2000, época 2000.4. Este sistema foi oficializado através da Resolução do Presidente (RPR) do IBGE Nº 1/2005 que alterou a caracterização do Sistema Geodésico Brasileiro, e estabeleceu um período de transição de 10 anos para a adoção do novo referencial geodésico no país.

O ProGriD desktop foi uma aplicação desenvolvida em 2009 para realizar a transformação de coordenadas entre os sistemas de referência oficiais utilizados no Brasil: Córrego Alegre, SAD 69 e SIRGAS2000. Ela foi o resultado de um esforço e parceria de diversas instituições e indivíduos, entre eles, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, a Universidade de New Brunswick (Canadá), o Instituto Militar de Engenharia – IME, a Universidade Estadual Paulista – UNESP de Presidente Prudente, e o NRCan (Canadá). Objetivando prover a comunidade de usuários de dados geoespaciais de uma ferramenta que facilitasse na transição para o SIRGAS2000, representou um avanço no tratamento da transformação de coordenadas entre referenciais geodésicos, uma vez que considera as distorções das redes geodésicas clássicas, modelando os resíduos dessas distorções e aplicando-os na transformação, permitindo assim um resultado mais preciso.

Uma nova Resolução do Presidente, a RPR n° 1/2015, definiu o término do período de transição estabelecido na RPR 01/2005 e deu outras providências sobre a transformação entre os referenciais geodésicos adotados no Brasil. A partir deste momento o Banco de Dados Geodésicos, bem como todos serviços geodésicos disponíveis no portal do IBGE, passaram a disponibilizar ou calcular coordenadas somente no referencial SIRGAS2000.

Devido às diversas atualizações da plataforma Windows, o ProGriD desktop passou a apresentar alguns problemas na transformação através das grades. Além disso, a transformação de grandes quantidades de pontos era de certa forma lenta, acarretando uma demora na resposta. Com a nova aplicação online disponibilizada em novembro de 2022, o tempo médio de resposta passou a ser de aproximadamente um minuto para arquivos com 100 mil pontos. Deste modo, grandes volumes de informações podem ser submetidos com expectativa de resposta em poucos minutos, dependendo da conexão de internet do usuário. Além disso, a aplicação online pode ser executada de diferentes plataformas, não ficando limitada ao Windows.

Considerando que desde 2015, o SIRGAS2000 é o único referencial geodésico oficial no Brasil, e como os sistemas de referência clássicos não são compatíveis com as técnicas de posicionamento atuais, o ProGriD online transforma coordenadas somente para o sistema SIRGAS2000, ou seja, a transformação ocorre apenas em um único sentido, dos referenciais antigos clássicos para o novo. Para aqueles usuários que por algum motivo histórico necessitam voltar com as coordenadas para os referenciais clássicos, isso poderá ser realizado através do uso das grades de transformação disponíveis aqui.

Informações técnicas

Tipos de transformações: o ProGriD online possibilita a transformação de coordenadas entre os referenciais geodésicos oficiais utilizados no Brasil através de grades de transformação ou por parâmetros de transformação. Também realiza a conversão de coordenadas entre os formatos geodésico grau sexagesimal, grau decimal, UTM e cartesiana geocêntrica.

Na opção por grade, a transformação é bidimensional e entre os referenciais geodésicos clássicos Córrego Alegre e SAD 69 para SIRGAS2000. As grades de transformação modelam as distorções das redes que materializam os sistemas, obtendo coordenadas transformadas com as suas respectivas incertezas. A transformação por parâmetros pode ser realizada quando se deseja transformar coordenadas entre os referenciais SAD 69/96 técnica GPS ou Doppler e SIRGAS2000. Neste caso, são utilizados os parâmetros disponíveis na R.PR – 1/2005. É a opção recomendada quando se quer transformar coordenadas obtidas por técnicas de posicionamento espacial, como o GPS, por exemplo. A transformação por parâmetros é tridimensional e a altitude informada deve ser geométrica, sendo possível também transformar coordenadas bidimensionais; neste caso, é considerado o valor 0 (zero) metros para a altitude geométrica. Nesta modalidade não é possível estimar a incerteza da transformação.

Transformações por grades: transformação entre coordenadas bi-dimensionais geodésicas (latitude/longitude) ou UTM (E/N) usando-se grades de transformação que permitem modelar as distorções da rede, possibilitando um resultado mais preciso. Além das coordenadas transformadas também é apresentada a precisão da transformação. As materializações que podem ser transformadas por grades são:

  • A materialização de 1961 do Córrego Alegre, referida no ProGriD como Córrego Alegre (1961).
  • As materializações de 1970 e 1972 do Córrego Alegre, tratadas em conjunto, e referida como Córrego Alegre (1970+1972) no ProGriD.
  • A materialização original do SAD 69, incluindo apenas a rede clássica, chamada simplesmente de SAD69 Rede Clássica.
  • A materialização de 1996 do SAD 69, incluindo apenas a rede clássica, chamada no ProGriD de SAD69/96 Rede Clássica.

Transformação por parâmetros: transformação de coordenadas tri-dimensionais geodésicas (latitude/longitude/altitude geométrica), cartesianas geocêntricas (X, Y, Z) ou UTM (E, N), através de parâmetros de transformação em qualquer posição dentro do território nacional. Recomenda-se sua utilização quando se quer transformar coordenadas de pontos que foram determinados por técnicas espaciais, como o GPS por exemplo.

  • SAD 69/96 Técnica Doppler ou GPS.

Os parâmetros utilizados são aqueles informados na R.PR – 1/2005 disponível em:
https://geoftp.ibge.gov.br/metodos_e_outros_documentos_de_referencia/normas/rpr_01_25fev2005.pdf.

Conversão entre tipos de coordenadas em SIRGAS2000: conversão entre os tipos geodésicas decimal, sexagesimal, UTM e cartesiana geocêntrica.

Limites das transformações: as transformações que o ProGriD online faz têm uma restrição em termos de área de validade que é definida pela extensão da rede a ser transformada. Este limite é definido por retângulos cujos valores numéricos variam em função do tipo de coordenada de entrada.

Fluxos das transformações: o ProGriD online permite a transformação entre os referenciais geodésicos e suas respectivas coordenadas conforme os fluxos a seguir:

Cálculo das incertezas na transformação por grades: as transformações que o ProGriD online realiza através das grades de transformação possuem incertezas associadas. Essas incertezas são expressas em termos de desvio padrão para latitude e longitude e são determinadas diretamente da grade de transformação envolvida. Na transformação por parâmetros, as incertezas não são calculadas. O ProGriD online não tem controle sobre a incerteza associada às coordenadas de entrada. Caso o usuário deseje determinar a incerteza final das coordenadas transformadas, deve-se combinar a incerteza dada pelo ProGriD online com a incerteza associada às coordenadas de entrada.

Grades de transformação: O ProGriD online se vale de arquivos contendo uma grade de valores em latitude e longitude que permite a direta transformação entre o Córrego Alegre, SAD69 e SIRGAS2000, seguindo o formato binário do NTv2, extensão GSB (Grid Shift Binary). A escolha da grade NTv2 se deve ao fato de que muitos dos programas computacionais de SIG ou GPS têm capacidade para ler este formato. As instruções de interpretação das grades estão disponíveis para download juntamente com os arquivos no formato GSB.

Saiba mais - Transformação de Coordenadas entre Sistemas de Referência Oficiais

Downloads

Notícias e Releases

IBGE lança ProGriD Online, aplicação para transformar coordenadas entre sistemas oficiais de referência

O IBGE lança hoje (29) o ProGriD Online, aplicação para a transformação de coordenadas entre os sistemas...

29/11/2022

IBGE lança novo programa de transformação de coordenadas

Já está disponível para download gratuito na área de “Geociências” do site do IBGE ...

01/12/2008

Ver mais notícias

Processar os dados

Transformação de Coordenadas

Referencial de Entrada


Referencial de Saída


Tipo de Entrada

Latitude (GMS)

Longitude (GMS)

Altitude (m)


Latitude (DEC)

Longitude (DEC)

Altitude (m)


Leste

Norte

Fuso|Mer. Central


X

Y

Z


Nenhum arquivo escolhido
Nenhum arquivo escolhido

Tipo de Saída

Informe se desejar receber o resultado por e-mail

Resultado do processamento