Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

ProGriD - Transformação de Coordenadas entre Sistemas de Referência Oficiais

O que é

Acompanhando a evolução tecnológica, o IBGE, como gestor do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB), adotou em fevereiro de 2005 o sistema de referência SIRGAS2000, época 2000.4. Este sistema foi oficializado através da Resolução do Presidente (RPR) do IBGE Nº 1/2005 que alterou a caracterização do Sistema Geodésico Brasileiro, e estabeleceu um período de transição de 10 anos para a adoção do novo referencial geodésico no país.

O ProGriD desktop foi uma aplicação desenvolvida em 2009 para realizar a transformação de coordenadas entre os sistemas de referência oficiais utilizados no Brasil: Córrego Alegre, SAD 69 e SIRGAS2000. Ela foi o resultado de um esforço e parceria de diversas instituições e indivíduos, entre eles, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, a Universidade de New Brunswick (Canadá), o Instituto Militar de Engenharia – IME, a Universidade Estadual Paulista – UNESP de Presidente Prudente, e o NRCan (Canadá). Objetivando prover a comunidade de usuários de dados geoespaciais de uma ferramenta que facilitasse na transição para o SIRGAS2000, representou um avanço no tratamento da transformação de coordenadas entre referenciais geodésicos, uma vez que considera as distorções das redes geodésicas clássicas, modelando os resíduos dessas distorções e aplicando-os na transformação, permitindo assim um resultado mais preciso.

Uma nova Resolução do Presidente, a RPR n° 1/2015, definiu o término do período de transição estabelecido na RPR 01/2005 e deu outras providências sobre a transformação entre os referenciais geodésicos adotados no Brasil. A partir deste momento o Banco de Dados Geodésicos, bem como todos serviços geodésicos disponíveis no portal do IBGE, passaram a disponibilizar ou calcular coordenadas somente no referencial SIRGAS2000.

Devido às diversas atualizações da plataforma Windows, o ProGriD desktop passou a apresentar alguns problemas na transformação através das grades. Além disso, a transformação de grandes quantidades de pontos era de certa forma lenta, acarretando uma demora na resposta. Com a nova aplicação online disponibilizada em novembro de 2022, o tempo médio de resposta passou a ser de aproximadamente um minuto para arquivos com 100 mil pontos. Deste modo, grandes volumes de informações podem ser submetidos com expectativa de resposta em poucos minutos, dependendo da conexão de internet do usuário. Além disso, a aplicação online pode ser executada de diferentes plataformas, não ficando limitada ao Windows.

Considerando que desde 2015, o SIRGAS2000 é o único referencial geodésico oficial no Brasil, e como os sistemas de referência clássicos não são compatíveis com as técnicas de posicionamento atuais, o ProGriD online transforma coordenadas somente para o sistema SIRGAS2000, ou seja, a transformação ocorre apenas em um único sentido, dos referenciais antigos clássicos para o novo. Para aqueles usuários que por algum motivo histórico necessitam voltar com as coordenadas para os referenciais clássicos, isso poderá ser realizado através do uso das grades de transformação disponíveis aqui.