Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Contas Econômicas Ambientais

O que é

Constituem um sistema de medição e análise, representado por um conjunto de tabelas, que permite entender as interações entre o meio ambiente e a economia, apoiando o planejamento e a tomada de decisão para políticas públicas e empresariais.

A metodologia da contabilidade econômica e ambiental vem sendo estabelecida pelas Nações Unidas por meio do Sistema de Contas Econômicas Ambientais - SCEA (System of Environmental-Economic Accounting - SEEA) com vistas à integração de dados econômicos, ambientais e sociais em uma única estrutura estatística, considerando-se, também, as características do país no que diz respeito a particularidades ambientais, sociais e econômicas e a disponibilidade de dados. O SEEA possui oito áreas temáticas, incluindo recursos naturais específicos, como água e energia, além de Contas de Ecossistemas, entre outras. A metodologia proposta para as contas de recursos específicos baseia-se em um marco central que contabiliza os recursos naturais envolvidos na produção de bens e serviços, estabelecendo uma relação entre os recursos naturais utilizados e a renda gerada pelas diferentes atividades econômicas. No Brasil, a série de informações sobre Contas Econômicas Ambientais - CEA, fruto de parceria entre o IBGE e a Agência Nacional de Águas - ANA, teve início com a divulgação de resultados sobre as Contas Econômicas Ambientais da Água - CEAA, contemplando o período de 2013 a 2015, com base nas recomendações metodológicas contidas em manual específico sobre esse recurso, o System of environmental-economic accounting for water, SEEA-Water. A contabilidade de ecossistemas, por sua vez, é realizada com base nas recomendações metodológicas contidas em manual também específico, o System of environmental-economic accounting 2012: experimental ecosystem accounting, SEEA-EEA, dada a necessidade de cruzamento de dados espaciais georreferenciados. Essa metodologia está sendo consolidada e testada pelas Nações Unidas, e as contas ainda são chamadas de Contas Experimentais de Ecossistemas. O IBGE iniciou os testes metodológicos para a contabilidade de ecossistemas em 2017, a partir de sua participação no projeto Contabilidade do Capital Natural e Valoração dos Serviços Ecossistêmicos (Natural Capital Accounting and Valuation of Ecosystem Services - Ncaves) – projeto global das Nações Unidas, financiado pela União Europeia que inclui cinco países (África do Sul, Brasil, China, Índia e México). Os primeiros resultados das Contas de Ecossistemas contemplam o Uso da Terra nos Biomas Brasileiros, abarcando o período de 2000 a 2018, e as Espécies Ameaçadas de Extinção no Brasil, com referência no ano de 2014.   

Atualmente, estão sendo desenvolvidas, testadas ou planejadas pelo IBGE, em conjunto com instituições especializadas, as contas de água, energia, florestas (recursos madeireiros e não madeireiros), biodiversidade, ecossistemas de extensão e ecossistemas de condição. A abrangência geográfica desses estudos é nacional, com resultados divulgados para diferentes recortes territoriais.

Informações técnicas

Contas Econômicas Ambientais da Água

Contas de Extensão dos Biomas

Nota técnica:
As áreas totais do Brasil e dos Biomas apresentam valores ligeiramente diferentes daqueles divulgados oficialmente pelo IBGE. Isto se deve ao uso da grade territorial estatística, com células ou quadrículas de 1 km², que gera efeitos de borda nas fronteiras e inclui as 12 milhas do mar territorial.

Sobre a publicação - 2015-2018

As Contas Econômicas Ambientais, de forma geral, constituem uma estrutura contábil que permite mensurar e comparar, ao longo do tempo, a contribuição dos recursos naturais e dos ecossistemas para os aspectos sociais e econômicos de um determinado território, fornecendo estatísticas dinâmicas e padronizadas para o planejamento e a tomada de decisão, com vistas a promover escolhas mais eficientes e sustentáveis na gestão dos recursos.

Por reconhecer a importância da integração dos dados ambientais ao Sistema de Contas Nacionais - SCN, de modo a considerar o papel da energia na economia, as condições dos insumos naturais que a fornecem, e as diversas transações de interesse ambiental relacionadas aos seus fluxos, o IBGE apresenta, neste informativo, os resultados do estudo sobre as Contas Econômicas Ambientais de Energia: Produtos da Biomassa - CEAE.

As informações ora divulgadas são pautadas, principalmente, nos dados do Balanço Energético Nacional, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética - EPE, e do Sistema de Contas Nacionais - SCN, do IBGE, e mostram os principais resultados, em termos físicos e monetários, dos recursos e usos dos produtos energéticos da biomassa pelas atividades econômicas e pelas famílias, tendo como referência o período de 2015 a 2018. Elas auxiliam o entendimento não só dos impactos humanos no meio ambiente, demonstrando, por exemplo, quais produtos energéticos da biomassa são mais utilizados por esses segmentos, como também das necessidades energéticas do País e as suas possíveis restrições e soluções. As informações geradas a partir das CEAE também podem aprimorar a compreensão das questões relacionadas aos efeitos do uso de instrumentos econômicos, além de oferecer subsídios para o planejamento e a tomada de decisão por diferentes agentes econômicos, pesquisadores, reguladores e formadores de políticas públicas.

O presente estudo contribui com o esforço de aplicação das recomendações internacionais contidas nos manuais System of environmental-economic accounting 2012: central framework, SEEA Central Framework, e System of environmental-economic accounting for energy, SEEA-Energy, e objetiva a obtenção de uma metodologia única que integre os dados físicos e monetários e que uniformize as estatísticas de diferentes países sobre o tema, favorecendo, assim, a comparabilidade e o acompanhamento dos resultados no longo prazo.

O informativo também está disponibilizado em meio impresso. As notas técnicas, em que se destaca um glossário com os termos e conceitos considerados relevantes para a compreensão dos resultados, são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página.

As Contas Econômicas Ambientais de Energia: Produtos da Biomassa foram desenvolvidas pelo IBGE em parceria com a EPE, tendo ainda o apoio, em seus estágios iniciais, da Agência Internacional de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit - GIZ GmbH), por intermédio do Ministério do Meio Ambiente. Seus resultados contribuem para os estudos sobre os benefícios econômicos e socioambientais do uso de uma matriz energética renovável e com menor emissão de gases poluentes. Entende-se que o conjunto dessas estatísticas demonstra que tal elaboração com base em princípios contábeis é possível, embora mais pesquisas nessa área sejam desejáveis para o aprofundamento do tema no Brasil.

Tabelas - 2015-2018

Tabelas Físicas - 2015-2018 ( xls | ods )

Tabelas Híbridas - 2015-2018 ( xls | ods )

Tabelas de Principais Indicadores e Resultados - 2015-2018 ( xls | ods )

Saiba mais - 2015-2018

Downloads

Notícias e Releases

Contas econômicas ambientais da água: Brasil

Em 2020, para cada R$ 1,00 gerado pela economia foram consumidos 6,2 litros de água

Em 2020, foram consumidos 6,2 litros de água para cada real de valor adicionado bruto (VAB) gerado pela...

02/06/2023

Contas de Ecossistemas

IBGE atualiza estatísticas das espécies ameaçadas de extinção nos biomas brasileiros

O IBGE divulga hoje (24) a atualização dos dados sobre espécies ameaçadas de extinção, referente ao ano...

24/05/2023

Contas de EcossistemasContas Econômicas Ambientais da Terra

Entre 2000 e 2020, a área agrícola do país cresceu 230 mil km² e a vegetação natural diminuiu 513 mil km²

O IBGE divulgou hoje (07) as Contas Econômicas Ambientais da Terra: Contabilidade Física, pesquisa inédita...

07/10/2022

Contas de Ecossistemas

Em parceria com a ONU, IBGE publica análise integrada das Contas de Ecossistemas

O IBGE divulga hoje (20) as “Contas de ecossistemas: resultados do projeto NCAVES no Brasil”, que compila...

20/05/2022

Contas Econômicas Ambientais de Energia: produtos da biomassa

Em 2018, o Brasil gerou R$ 84 bilhões em produtos energéticos da biomassa

Em 2018, a produção nacional dos insumos naturais energéticos da biomassa foi de 91,3 milhões de toneladas...

09/12/2021

Contas Econômicas Ambientais de Energia: produtos da biomassa

Produtos da biomassa representaram 9% da energia elétrica do país em 2018

Em 2018, a produção de energia elétrica proveniente dos produtos energéticos da biomassa foi de 54,4...

09/12/2021

Contas de Ecossistemas

Estudo experimental estima valor dos corpos hídricos na captação, tratamento e distribuição de água

Erramos: Correção na publicação “Contas de ecossistemas: Valoração do serviço do ecossistema de provisão...

28/04/2021

Contas de Ecossistemas

Estudo experimental avalia condição da água nos biomas brasileiros

O IBGE divulga hoje (15) as Contas de Ecossistemas: Condição dos Corpos Hídricos, estatísticas experimentais...

15/04/2021

Contas de Ecossistemas

Estudo experimental analisa quantidade e valor da produção florestal não madeireira por bioma

O IBGE lança hoje (15) as Contas de Ecossistemas: Produtos Florestais Não Madeireiros, estatística experimental...

15/04/2021

Contas de Ecossistemas

Em 2014, Mata Atlântica era o bioma com maior número de espécies ameaçadas de extinção

A pesquisa “Contas de Ecossistemas: Espécies Ameaçadas de Extinção no Brasil”, que o IBGE divulga hoje,...

05/11/2020

Ver mais notícias

Erramos