Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.
-
Página Principal
-
Geociências
-
Informações ambientais
-
Cobertura e uso da terra
- NP-Novo Portal
Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra
O que é
O Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra do Brasil tem como objetivo espacializar e quantificar a cobertura e uso da terra de todo o território brasileiro a cada dois anos, permitindo a análise da dinâmica do território em termos dos processos de ocupação, da utilização da terra e de suas transformações. O trabalho resulta da interpretação de imagens de satélite, além de informações complementares e levantamentos de campo em todo o país.
Informações técnicas
Métodos
O trabalho resulta da interpretação de imagens de satélite, além de informações complementares e levantamentos de campo em todo o país. Os dados são divulgados na Grade Estatística do IBGE, que divide o território brasileiro em células de 1km². Primeiramente, diversas imagens orbitais OLI/Landsat-8 são adquiridas e processadas. Em seguida, cada célula da grade é associada a uma das classes de cobertura e uso da terra pré-definidas, através da interpretação das imagens com o auxílio de insumos complementares, como a Base Cartográfica Contínua do IBGE (BC250) e o mapa de vegetação do IBGE. Por fim, os dados gerados são revisados e divulgados.
Nota Explicativa – Revisão e substituição de dados
Desde o lançamento dos primeiros resultados, uma série de aprimoramentos metodológicos vêm sendo realizados, com destaque para três pontos que contribuíram para a melhoria substancial na forma de produção e divulgação dos dados: 1. adoção da Grade Estatística do IBGE (1km²) como unidade espacial básica de análise e divulgação dos dados; 2. substituição das imagens de satélite MODIS por imagens Landsat 8; e 3. alterações nas classes de cobertura e uso da terra.
A Grade Estatística traz como principais vantagens a estabilidade espaço-temporal e a possibilidade de integração e comparabilidade de dados geoespaciais e estatísticos. O uso da grade permite uma independência em relação aos limites político-administrativos, os quais estão frequentemente sujeitos a alterações. As possibilidades de integração vão desde mapas até dados alfa-numéricos de pesquisas demográficas, agropecuárias, entre outras. As imagens de satélite Landsat 8 possuem resolução espacial maior do que as imagens MODIS, ou seja, possuem mais detalhes e possibilitam melhor distinção entre os diversos elementos da superfície terrestre na interpretação visual das imagens, resultando em maior acurácia dos mapas.
Em relação às publicações anteriores, os dados lançados neste relatório apresentam alterações nas classes de cobertura e uso da terra devido a avanços conceituais. Como principais alterações, pode-se citar o aprimoramento da descrição e a redução de quatorze para doze classes em razão da junção de classes similares. As antigas classes de mosaicos em ambiente florestal, Mosaico de Área Agrícola com Remanescentes Florestais e Mosaico de Vegetação Florestal com Atividade Agrícola, foram agregadas à nova classe Mosaico de Ocupações em Área Florestal, pois a semelhança conceitual e visual entre elas suscitava inconsistências no mapeamento (ver tabela abaixo).
A antiga classe Pastagem Natural foi incorporada à classe Vegetação Campestre, pois ambas referiam-se às áreas naturais com vegetação campestre, diferenciado-se pela presença ou não de pastoreio. A detecção visual deste tipo de uso nas imagens é difícil, por isso a descrição da classe Vegetação Campestre foi atualizada considerando que as áreas campestres naturais podem estar sujeitas ao pastoreio e a outras interferências antrópicas de baixa intensidade.
Antigo Código | Antiga Classe | Novo Código | Nova Classe |
---|---|---|---|
4 | Mosaico de Área Agrícola com Remanescentes Florestais | 4 | Mosaico de Ocupações em Área Florestal |
7 | Mosaico de Vegetação Florestal com Atividade Agrícola | ||
8 | Vegetação Campestre | 10 | Vegetação Campestre |
10 | Pastagem Natural |
Os dados referentes a cobertura e uso da terra de 2016 são os primeiros a serem produzidos e publicados sob o novo molde de trabalho. Logo, para minimizar os impactos desses ajustes metodológicos na série histórica, realizou-se uma análise crítica e revisão dos dados publicados referentes a 2000, 2010, 2012 e 2014 visando a harmonização com os dados de 2016 e com a nova metodologia.
Diante disso, os dados publicados antes dos ajustes metodológicos referentes a 2000, 2010, 2012 e 2014 tornaram-se desatualizados e foram substituídos pelos arquivos revisados, que em conjunto com os dados de 2016 fornecem uma série histórica consistente que retrata as alterações da cobertura e uso da terra do Brasil.
Sobre a publicação - 2018
Mapa que tem como objetivos gerais, a representação do território Nacional ou por Unidades da Federação em termos dos processos de ocupação e da utilização da terra referente ao ano de 2018.
Acesso ao produto - 2018
Publicações - 2018
Monitoramento da cobertura e uso da terra do Brasil : 2016 - 2018
Tipo de material: Livro
Ano: 2020Monitoramento da cobertura e uso da terra : estatísticas desagregadas por unidades da federação : 2000/2018 / IBGE, Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais
Tipo de material: Livro
Ano: 2021
Saiba mais - 2018
Downloads
Notícias e Releases
IBGE divulga Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra por estados de 2000 a 2018
O IBGE divulga hoje (17), pela primeira vez, o Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra com estatísticas...
17/03/2021
IBGE divulga Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra do Brasil para 2018
O IBGE divulga hoje o Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra do Brasil para 2018, ampliando a série...
26/03/2020
Área agrícola cresce em dois anos e ocupa 7,6% do território nacional
A área agrícola do Brasil cresceu 3,3% entre 2016 e 2018, como aponta o Monitoramento da Cobertura e...
26/03/2020
IBGE divulga Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra do Brasil para 2016
O IBGE divulga hoje o Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra do Brasil para 2016, ampliando a série...
12/11/2018
País perdeu 7,5% de suas florestas entre 2000 e 2016
A nova versão do Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra do Brasil, publicação divulgada hoje pelo...
12/11/2018
Nova ferramenta digital do IBGE permite acompanhar o uso da terra em cada quilômetro do Brasil
O IBGE lançou hoje uma plataforma digital com informações cartográficas sobre cada um dos 8,5 milhões...
18/12/2017
Erramos
Erro de calendário na divulgação da Atualização do Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra com Dados Desagregados por Unidades da Federação, versão 2018
Data de publicação: 09/02/2021
Descrição:
O IBGE antecipou a divulgação da Atualização do Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra com Dados Desagregados por Unidades da Federação, versão 2018. Devido aos avanços no processo de trabalho, a divulgação passou de 25 de junho para 17 de março e, após sua revisão, o nome do produto foi adequado para "Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra: Estatísticas desagregadas por Unidades da Federação 2000-2018".Ações: O calendário de divulgação foi alterado.
Substituição de arquivos vetoriais do Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra do Brasil
Data de publicação: 16/11/2018
Descrição:
Foram publicados, erroneamente, arquivos desatualizados sem informações referentes ao ano de 2016.
Ações: Os arquivos foram substituídos no portal IBGE.