Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras

O que é

A coleção Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras tem por objetivo identificar e representar, por meio de mapas em diferentes escalas, fotos e imagens de satélite, regiões brasileiras que constituíram elemento marcante da trama de algumas das grandes obras da literatura nacional, construindo, dessa forma, um mapeamento onde a identidade é o elemento central para individualização dos diferentes segmentos territoriais que compõem o quadro nacional. Ao oferecer à sociedade brasileira este Atlas, o IBGE alinha-se às tendências mais recentes dos estudos geográficos e das Ciências Humanas em geral, que buscam incorporar a dimensão cultural à agenda das pesquisas sobre dinâmica da população e do território.

Sobre a publicação - Costa brasileira - Volume 4

A coleção Atlas das representações literárias de regiões brasileiras, iniciada em 2006, tem por objetivo identificar e representar, por meio de mapas em diferentes escalas, fotos e imagens de satélite, regiões brasileiras que constituíram elemento marcante da trama de algumas das grandes obras da literatura nacional, construindo, dessa forma, um mapeamento que ultrapassa os limites convencionais político-administrativos e privilegia a identidade como elemento central para individualização dos diferentes segmentos territoriais que compõem o quadro nacional.

Com o lançamento desta publicação, o IBGE traz a público o quarto volume da coleção, Costa brasileira, que retrata as regiões litorâneas que se desenharam historicamente com a dinâmica de ocupação, os enfrentamentos e as alianças entres povos, o tráfico negreiro e a escravidão.

Seguindo a proposta metodológica que fundamentou as edições anteriores, qual seja, a de identificar regiões que se formaram no processo de ocupação do território e que, por suas peculiaridades, deixaram uma marca indelével em nossa história, ensejando o surgimento de manifestações culturais com forte presença no imaginário nacional, são contemplados, nesta edição, os seguintes recortes: a região cacaueira do Sul da Bahia; Santos e o Litoral Paulista; Olinda, Recife e a Costa dos Engenhos; as áreas de recôncavo de Salvador e Recôncavo Baiano e do Rio de Janeiro e Baía da Guanabara; as reentrâncias de São Luís e Baía de São Marcos e de Belém e Foz do Rio Amazonas; o Norte Fluminense; Rio Grande de São Pedro e Costa Sul; e a Ilha de Santa Catarina. As regiões geográficas selecionadas tiveram a invasão e a fixação de portugueses vinculadas à condição de pertencerem à Costa brasileira e ilustram a grande diversidade de uma das mais extensas e populosas faixas litorâneas do mundo, destacadas não necessariamente por ciclos econômicos ou pela extração de recursos naturais, mas, sim, pelo seu papel de interface entre o oceano e o continente, entre o Velho e o Novo Mundo.

Para captar os impactos e o alcance dos eventos desencadeados pela fixação de povos europeus nesta parte da América do Sul, com os subsequentes extermínio, expulsão e escravização de povos originais, além do desterro de povos africanos e sua escravização em territórios da América portuguesa, a literatura brasileira constitui recurso luxuoso e variado, contexto em que se destaca, em especial, Machado de Assis – o nome maior de nossas letras, reconhecido, internacionalmente, como um dos maiores escritores do mundo ocidental. Ele e sua obra pontuam este volume, assim como Jorge Amado, Ana Miranda, José Cândido de Carvalho, Maria Firmina dos Reis, Dalcídio Jurandir, entre outros romancistas que dão visibilidade à Costa brasileira. Assim, por meio de textos e mapas, a dimensão cultural das regiões geográficas selecionadas é realçada com base em sua percepção pela Literatura. Em todos os textos, foram destacados, em itálico, alguns termos regionais referentes ao território e seu processo de apropriação, os quais integram um glossário, ao final da obra.

A publicação deste novo Atlas, também disponibilizado no portal do IBGE na Internet, confirma o seu compromisso institucional de retratar as mais variadas manifestações da sociedade e do território brasileiros.

Publicações - Costa brasileira - Volume 4

Saiba mais - Costa brasileira - Volume 4

Notícias e Releases

Atlas une geografia à literatura para retratar a costa brasileira

Do Rio Grande de São Pedro, no Rio Grande do Sul, até Belém e a foz do Rio Amazonas, a viagem pela costa...

25/06/2021

Ver mais notícias

Perguntas frequentes

O que é o Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras?
A coleção Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras tem por objetivo identificar e representar, por meio de mapas em diferentes escalas, fotos e imagens de satélite, regiões brasileiras que constituíram elemento marcante da trama de algumas das grandes obras da literatura nacional, construindo, dessa forma, um mapeamento onde a identidade é o elemento central para individualização dos diferentes segmentos territoriais que compõem o quadro nacional. Ao oferecer à sociedade brasileira este Atlas, o IBGE alinha-se às tendências mais recentes dos estudos geográficos e das Ciências Humanas em geral, que buscam incorporar a dimensão cultural à agenda das pesquisas sobre dinâmica da população e do território. A coleção em volumes - Brasil Meridional, Sertões Brasileiros, Costa Brasileira e Amazônia - cobre grande parte do território nacional, dando visibilidade às regiões geográficas formadas por força do processo histórico de sua ocupação.

Quais volumes já foram lançados? Quais ainda serão lançados?
Os volumes lançados foram Brasil Meridional e dois volumes dos Sertões Brasileiros. Ainda estão sendo elaborados os volumes da Costa Brasileira e da Amazônia.

Qual o público alvo?
O Atlas dirigido principalmente aos estudantes de ensino médio e universitários.

Onde posso adquirir os volumes do Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras
Você pode fazer o download gratuito na biblioteca e na loja do IBGE ou comprar os volumes na loja do IBGE.

A sua dúvida não foi respondida aqui?
Então entre em contato com a gente através de nossos canais de atendimento.