Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras

O que é

A coleção Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras tem por objetivo identificar e representar, por meio de mapas em diferentes escalas, fotos e imagens de satélite, regiões brasileiras que constituíram elemento marcante da trama de algumas das grandes obras da literatura nacional, construindo, dessa forma, um mapeamento onde a identidade é o elemento central para individualização dos diferentes segmentos territoriais que compõem o quadro nacional. Ao oferecer à sociedade brasileira este Atlas, o IBGE alinha-se às tendências mais recentes dos estudos geográficos e das Ciências Humanas em geral, que buscam incorporar a dimensão cultural à agenda das pesquisas sobre dinâmica da população e do território.

Sobre a publicação - Sertões Brasileiros II - Volume 3

A coleção Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras tem por objetivo identificar e representar, por meio de mapas em diferentes escalas, fotos e imagens de satélite, regiões brasileiras que constituíram elemento marcante da trama de algumas das grandes obras da literatura nacional, construindo, dessa forma, um mapeamento onde a identidade é o elemento central para individualização dos diferentes segmentos territoriais que compõem o quadro nacional.

Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras - volume 3 (2016) - Sertões Brasileiros II

Depois de Brasil Meridional e Sertões Brasileiros I, lançados, respectivamente, em 2006 e 2009, o IBGE traz a público o terceiro volume da coleção, Sertões Brasileiros II, que reúne os recortes territoriais de Sertões do Oeste e Sertões de Passagem, seguindo a proposta que fundamentou as edições anteriores, qual seja, a de identificar regiões que se formaram no processo de ocupação do território e que, por suas peculiaridades, deixaram uma marca indelével em nossa história, ensejando o surgimento de manifestações culturais com forte presença no imaginário nacional. A construção dos contornos regionais delineados no presente volume foi efetuada a partir de publicações clássicas de geógrafos, historiadores, sociólogos, antropólogos e outros estudiosos das dinâmicas socioespaciais brasileiras, mas valendo-se, também, de recentes produções acadêmicas, resultantes de um cenário de expansão física e qualitativa do ambiente universitário e de sistemas de pós-graduação, que permitiram vir à tona novas análises e novos aportes aos conhecimentos já estabelecidos.

Mantendo a proposta metodológica original do projeto, todo esse processo de percepção das regiões é coroado pela incorporação de romances nacionais. Na abordagem de Sertões Brasileiros II, foram selecionadas passagens de obras de Bernardo Élis, Mário Palmério, Agripa Vasconcelos, Visconde de Taunay, Bernardo Guimarães, Camilo Chaves, Hernani Donato, Moura Lima, Rogério de Camargo, Brígido Ibanhes, Maria José Silveira, Marcos Faustino, entre muitos outros que eternizaram, de forma brilhante, personagens memoráveis, conflitos sociais e processos históricos que marcaram a formação socioespacial brasileira. A publicação deste novo volume confirma o compromisso do IBGE em retratar as mais variadas manifestações da sociedade e do território brasileiros.

Publicações - Sertões Brasileiros II - Volume 3

Saiba mais - Sertões Brasileiros II - Volume 3

Notícias e Releases

Atlas une geografia à literatura para retratar a costa brasileira

Do Rio Grande de São Pedro, no Rio Grande do Sul, até Belém e a foz do Rio Amazonas, a viagem pela costa...

25/06/2021

Ver mais notícias

Perguntas frequentes

O que é o Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras?
A coleção Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras tem por objetivo identificar e representar, por meio de mapas em diferentes escalas, fotos e imagens de satélite, regiões brasileiras que constituíram elemento marcante da trama de algumas das grandes obras da literatura nacional, construindo, dessa forma, um mapeamento onde a identidade é o elemento central para individualização dos diferentes segmentos territoriais que compõem o quadro nacional. Ao oferecer à sociedade brasileira este Atlas, o IBGE alinha-se às tendências mais recentes dos estudos geográficos e das Ciências Humanas em geral, que buscam incorporar a dimensão cultural à agenda das pesquisas sobre dinâmica da população e do território. A coleção em volumes - Brasil Meridional, Sertões Brasileiros, Costa Brasileira e Amazônia - cobre grande parte do território nacional, dando visibilidade às regiões geográficas formadas por força do processo histórico de sua ocupação.

Quais volumes já foram lançados? Quais ainda serão lançados?
Os volumes lançados foram Brasil Meridional e dois volumes dos Sertões Brasileiros. Ainda estão sendo elaborados os volumes da Costa Brasileira e da Amazônia.

Qual o público alvo?
O Atlas dirigido principalmente aos estudantes de ensino médio e universitários.

Onde posso adquirir os volumes do Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras
Você pode fazer o download gratuito na biblioteca e na loja do IBGE ou comprar os volumes na loja do IBGE.

A sua dúvida não foi respondida aqui?
Então entre em contato com a gente através de nossos canais de atendimento.