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Atlas Nacional de Comércio e Serviço | 2013

O que é

O Atlas Nacional de Comércio e Serviços  é uma publicação cujo objetivo é a criação de um referencial público de informações econômicas sobre o setor terciário no País, a fim de orientar as políticas públicas e os investimentos  privados. Um dos principais requisitos para a formulação de políticas públicas pelo Governo e a realização de bons negócios pelo setor privado é a existência de informações oficiais fidedignas que permitam avaliar oportunidades dispersas pelo País. Nesse sentido, pretende-se expor a estrutura e a diferenciação interna da atividade econômica realizada no território brasileiro, indicando seus padrões de  comportamento espacial. É importante entender de maneira aprofundada a concentração de determinados segmentos e a especialização de certas regiões, por meio da cartografia e da distribuição no espaço. A localização das ocupações e da geração de riqueza permitirá ainda a visualização da divisão territorial dos setores de comércio, serviços e serviços logísticos apresentada na economia brasileira. Os padrões demográfico e socioeconômico são igualmente importantes para entender os desafios do setor terciário, bem como as oportunidades. Constitui, portanto, um referencial geográfico de informações econômicas sobre o setor terciário no Brasil, aprofundando o conhecimento da distribuição espacial dessas atividades em escala nacional, destacando a importância alcançada por elas na contemporaneidade, bem como sua relevância não só em relação à inserção do Brasil no mundo, como em relação à dimensão e diversidade regional do mercado interno brasileiro.

Sobre a publicação - 2013

Um dos principais requisitos para a formulação de políticas públicas pelo Governo e a realização de bons negócios pelo setor privado é a existência de informações oficiais fidedignas que permitam avaliar oportunidades dispersas pelo País. O Atlas Nacional de Comércio e Serviços é uma publicação da Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços - MDIC, em parceria com o IBGE, IPEA, Sebrae, entidades representativas do setor privado e com o apoio da ABDI. O Atlas é uma iniciativa prevista no Plano Brasil Maior (PBM 2011-2014) e alinhada ao Plano Plurianual (PPA 2012-2015) para a criação de um referencial público de informações econômicas sobre o setor terciário no País, a fim de orientar as políticas públicas e os investimentos privados. Pretende-se expor a estrutura e a diferenciação interna da atividade econômica realizada no território brasileiro, indicando seus padrões de comportamento espacial. É importante entender de maneira aprofundada a concentração de determinados segmentos e a especialização de certas regiões, por meio da cartografia e da distribuição no espaço. A localização das ocupações e da geração de riqueza permitirá ainda a visualização da divisão territorial dos setores de comércio, serviços e serviços logísticos apresentada na economia brasileira. Os novos padrões demográfico e socioeconômico são igualmente importantes para entender os desafios do setor terciário, bem como as oportunidades.

Com o intuito de incluir e disseminar informações espaciais por meio da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), foram incluídas algumas camadas de mapas utilizados no Atlas. As informações podem ser acessadas em http://www.visualizador.inde.gov.br/, na parte temática, em Atlas Nacional de Comércio e Serviços.

Acesso ao produto - 2013

Saiba mais - 2013

Perguntas frequentes

O que é o Atlas Nacional de Comércio e Serviços?
É uma publicação com informações econômicas sobre o setor terciário no País, a fim de orientar as políticas públicas e os investimentos privados. Cabe destacar que se trata de uma iniciativa prevista no Plano Brasil Maior (PBM 2011-2014) e alinhada ao Plano Plurianual (PPA 2012-2015).

Qual o objetivo do Atlas?
O objetivo do Atlas é constituir instrumento para orientação de políticas públicas e de investimentos privados. Nesta primeira edição, são apresentadas a estrutura e a diferenciação interna da atividade econômica realizada no território brasileiro, indicando os padrões de comportamento espacial dos setores de comércio, serviços e serviços logísticos em nossa economia.

Como está dividido o Atlas?
O Atlas, além de conter uma introdução geral, foi dividido em quatro capítulos, correspondendo ao contexto econômico e social brasileiro e aos setores de comércio, serviços e serviços logísticos, cada qual contendo mapas e textos de análises e contextualização das informações mostradas. Ao final, também é exposto um suplemento setorial com informações disponibilizadas por entidades representativas do setor privado que fazem parte dos conselhos setoriais do Plano Brasil Maior.

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