Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Atlas do Espaço Rural Brasileiro

O que é

O Atlas do Espaço Rural Brasileiro fornece uma visão integrada das informações levantadas pelo Censo Agropecuário, analisadas em conjunto com as demais pesquisas agropecuárias, populacionais, geográficas, ambientais e econômicas realizadas pelo IBGE, valendo-se de um refinamento estatístico e cartográfico na análise do complexo espaço rural brasileiro.

O Atlas é publicado após a realização do Censo Agropecuário.

Sobre a publicação - 2011

É com grande satisfação que o IBGE traz a público este Atlas, colocando em destaque o enfoque geográfico que contextualiza e fornece um novo significado às velhas questões que envolvem a agricultura e o agrário no Brasil contemporâneo.

Para a elaboração desta edição, foi fundamental o trabalho institucional conjunto,  uma vez que a operacionalização dos novos conceitos do rural brasileiro passa, na atualidade, pela compreensão integrada não só das estatísticas levantadas pelo Censo Agropecuário 2006 e pelas pesquisas agropecuárias, populacionais e econômicas,  como também das informações geográficas referentes às características territoriais, ambientais, de povoamento, localização, acessibilidade e fluxos.

Com efeito, a integração e a abrangência temática é essencial para cumprir com fidelidade, nos dias de hoje, a missão do IBGE Retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento da sua realidade e ao exercício da cidadania – e, portanto, dar conta da complexa realidade contemporânea do campo brasileiro, que supera, em muito, a leitura tradicional da divisão campo-cidade, dando ênfase às relações e continuidades geográficas estabelecidas nos dias atuais entre o rural e o urbano no Território Nacional.

A interpretação geográfica das informações agropecuárias produzidas pelo IBGE, em especial pelo Censo Agropecuário 2006, faz, assim, do Atlas do espaço rural brasileiro um projeto comprometido com uma perspectiva integrada da dinâmica socioeconômica do rural brasileiro contemporâneo.

O conjunto de suas informações também está disponível no CD-ROM que acompanha a publicação e no portal do IBGE na Internet. 

Acesso ao produto - 2011

Publicações - 2011

Saiba mais - 2011

Notícias e Releases

Atlas do Espaço Rural retrata diversidade e desigualdade do campo brasileiro

Como parte das comemorações dos 100 anos do Censo Agropecuário, o IBGE lança hoje (15) a segunda edição...

15/12/2020

Retratos do Brasil Rural: modernização da agropecuária contrasta com baixa escolaridade

O Atlas do Espaço Rural Brasileiro, que o IBGE acaba de lançar...

19/10/2012

Ver mais notícias

Perguntas frequentes

O que é o Atlas do Espaço Rural Brasileiro?
O Atlas do Espaço Rural Brasileiro fornece uma visão integrada das informações levantadas pelo Censo Agropecuário, analisadas em conjunto com as demais pesquisas agropecuárias, populacionais, geográficas, ambientais e econômicas realizadas pelo IBGE, valendo-se de um refinamento estatístico e cartográfico na análise do complexo espaço rural brasileiro.

O que é o Censo Agropecuário?
O Censo Agropecuário investiga informações sobre os estabelecimentos agropecuários e as atividades agropecuárias neles desenvolvidas, abrangendo características do produtor e do estabelecimento, economia e emprego no meio rural, pecuária, lavoura e agroindústria. Tem como unidade de coleta toda unidade de produção dedicada, total ou parcialmente, a atividades agropecuárias, florestais ou aquícolas, subordinada a uma única administração (produtor ou administrador), independentemente de seu tamanho, de sua forma jurídica ou de sua localização, com o objetivo de produção para subsistência ou para venda.

A sua dúvida não foi respondida aqui?
Então entre em contato com a gente através de nossos canais de atendimento.