Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Meu 1º Atlas

O que é

O Meu 1º Atlas busca ensinar aos pequenos leitores os conceitos, elementos e métodos envolvidos na elaboração dos mapas, para que eles possam entender as representações cartográficas e descobrir que, além de um mundo de informações, um atlas pode ser também muito divertido. O Atlas dirigido principalmente às crianças em idade escolar, cursando as séries iniciais do Ensino Fundamental. Sua leitura e compreensão são perfeitamente acessíveis a crianças a partir dos 7 anos, mas seu uso será otimizado quando orientado por um educador. Com esse Atlas o IBGE fornece os primeiros contatos das crianças com a Cartografia, possibilitando que elas, pouco a pouco, desenvolvam sua compreensão com relação à realidade ao seu redor, contribuindo para o desenvolvimento dos futuros cidadãos.

Na perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais, a alfabetização cartográfica deve desenvolver uma série de habilidades centradas na localização e representação em mapas, tais como: leitura, criação e organização de legendas, dentre outras. Neste Atlas, a estratégia escolhida para o desenvolvimento destas habilidades foi o trabalho com mapas mentais, que se constitui num recurso de registro dos espaços vividos, através da memória. Com esse trabalho, ampliam-se as possibilidades de aproximação com a realidade do aluno, realidade esta que deve ser, segundo vários autores, o vetor do trabalho desenvolvido pela Geografia e História nas séries iniciais.

Sobre a publicação - 4ª Edição - 2012

Meu 1º Atlas - encartado com mapa Brasil e Unidades da Federação - 4ª edição

Era uma vez um mapa. Ele é pequeno. Mas também pode ser grande. Tem linhas mais tortas do que retas que fazem seu contorno. No meio, mais linhas e também pontos que marcam onde ficam as estradas, ferrovias, rios, animais em extinção, cidades, estados e até o país. Isso mesmo. Um mapa pode representar tudo isso e muito mais. Com ele, podemos descobrir um mundo fascinante de informações. Que tal começar agora? Embarque no Meu primeiro Atlas com a Júlia e o Bebeto e veja que construir um mapa pode ser simples e divertido.

O leitor encontrará este Atlas dividido em duas partes. Uma parte inicial, denominada “Construindo e Conhecendo os Mapas” e uma outra, onde estão apresentados os mapas e índices. Na primeira parte, Construindo e Conhecendo os Mapas, são apresentados os principais elementos dos mapas – título, convenções, coordenadas geográficas e escala, além das principais características dos mapas e do Atlas e as orientações quanto à consulta de informações no Atlas.

Na segunda parte, apresentamos vários mapas com ênfase na representação do Brasil, limites políticos, características físicas e mapas temáticos, abordando população e meio ambiente. Ao final, encontra-se o índice geográfico, indispensável ao uso adequado do Atlas. A criança dispõe ainda, de um mapa do seu estado, encartado na publicação, apresentando as divisões municipais e suas sedes, e um mapa do Brasil, em papel transparente, a ser usado nos mapas temáticos sobre meio ambiente. Este último tem o objetivo de mostrar à criança a continuidade espacial dos recursos naturais, isto é, não é delimitado por divisões políticas
e o seu “pensar” deve ser de forma integrada.

Acesso ao produto - 4ª Edição - 2012

Publicação

Loja virtual

Saiba mais - 4ª Edição - 2012

Notícias e Releases

IBGE lança Atlas para crianças de 6 a 10 anos

O "Meu 1º Atlas" vai ensinar aos pequenos leitores os conceitos, elementos e métodos envolvidos na elaboração...

05/05/2005

Ver mais notícias

Perguntas frequentes

O que é o Meu 1º Atlas?
O Meu 1º Atlas busca ensinar aos pequenos leitores os conceitos, elementos e métodos envolvidos na elaboração dos mapas, para que eles possam entender as representações cartográficas e descobrir que, além de um mundo de informações, um atlas pode ser também muito divertido. Com esse Atlas o IBGE fornece os primeiros contatos das crianças com a Cartografia, possibilitando que elas, pouco a pouco, desenvolvam sua compreensão com relação à realidade ao seu redor, contribuindo para o desenvolvimento dos futuros cidadãos.

Qual o público alvo?
O Atlas dirigido principalmente às crianças em idade escolar, cursando as séries iniciais do Ensino Fundamental.

Onde posso adquirir o Meu 1º Atlas?
Você pode fazer o download gratutito na biblioteca e na loja do IBGE ou comprar o Meu 1º Atlas na loja do IBGE.

A sua dúvida não foi respondida aqui?
Então entre em contato com a gente através de nossos canais de atendimento.