Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Classificação Rural e Urbana

O que é

A Classificação Rural e Urbana consiste no conjunto de estudos, classificações e tipologias cujo objetivo consiste em identificar e caracterizar os espaços urbanos e os espaços rurais em escala municipal e intramunicipal, considerando aspectos morfológicos, locacionais, estruturais e funcionais.

Sobre a publicação - 2017 - Classificação e Caracterização dos Espaços Rurais e Urbanos do Brasil: uma primeira aproximação

Com o lançamento da Classificação e caracterização dos espaços rurais e urbanos do Brasil: uma primeira aproximação, o IBGE visa apresentar uma proposta de classificação, por município, dos espaços rurais e urbanos, identificados a partir de critérios comuns para todo o Território Nacional, colocando em debate um dos temas mais caros à identidade geográfica dessa Instituição.

Tendo em vista o presente cenário de intensa urbanização vivenciada no País, este debate é apresentado como uma âncora para discussões sobre a questão rural-urbano com o propósito de aprimorar a classificação que será divulgada no Censo Demográfico 2020. Para tal, a presente publicação está estruturada em três capítulos temáticos: o primeiro relata a trajetória conceitual construída pela Geografia do IBGE em torno da delimitação das dimensões rural e urbana e traz uma discussão contemporânea sobre o assunto. O segundo apresenta o contexto político-institucional, internacional e nacional, e fornece uma revisão dos critérios utilizados em outros países, revelando as diferentes abordagens e dados estatísticos utilizados pelas diversas nações. Por fim, encontra-se no terceiro capítulo o desenvolvimento da metodologia e os referenciais empregados na elaboração da presente proposta de tipologia municipal. Uma lista da bibliografia sobre a temática rural-urbano, divulgada nos periódicos do IBGE desde 1939, está apresentada sob a forma de Anexo.

Espera-se que o conjunto das informações ora divulgadas permita, além de aprimorar a classificação divulgada no Censo Demográfico, aprofundar o conhecimento geográfico acerca da realidade territorial brasileira, considerando o movimento de continuidade/descontinuidade construído entre os espaços rurais e urbanos. Ademais, a grande demanda de classificações por parte da academia, da administração pública e da sociedade em torno desse tema não deixa dúvidas quanto à pertinência dessa discussão de forma contínua, considerando diversas abordagens e escalas.

Acesso ao produto - 2017 - Classificação e Caracterização dos Espaços Rurais e Urbanos do Brasil: uma primeira aproximação

Publicação

Aplicativos

Bases de dados e tabelas

  • Base de dados (shp)
  • Leia-me (txt)
  • Tipologia Municipal Rural Urbano (xlsx | ods)
  • População total em mancha de ocupação densa (xlsx | ods)
  • Grau de urbanização (xlsx | ods)
  • Municípios adjacentes e remotos – Unidade da Federação (xlsx | ods)
  • Municípios adjacentes e remotos – Brasil (xlsx | ods)

Mapas

  • Tipologia Municipal Rural Urbano (pdf)
  • População total em mancha de ocupação densa (pdf)
  • Grau de urbanização (pdf)
  • Municípios adjacentes e remotos – Unidade da Federação (pdf)
  • Municípios adjacentes e remotos – Brasil (pdf)

Publicações - 2017 - Classificação e Caracterização dos Espaços Rurais e Urbanos do Brasil: uma primeira aproximação

Saiba mais - 2017 - Classificação e Caracterização dos Espaços Rurais e Urbanos do Brasil: uma primeira aproximação

Downloads

Notícias e Releases

IBGE divulga estudo visando ampliar a categorização de espaços geográficos

O IBGE divulgou nesta quarta-feira (16) o estudo “Proposta Metodológica para Classificação dos Espaços...

16/08/2023

IBGE propõe debate de nova classificação para os espaços rurais e urbanos

A publicação Classificação e caracterização dos espaços rurais e urbanos do Brasil – uma primeira aproximação,...

31/07/2017

Ver mais notícias

Perguntas frequentes

O que é a Classificação e Caracterização dos Espaços Rurais e Urbanos do Brasil?
A Classificação e Caracterização dos Espaços Rurais e Urbanos do Brasil visa apresentar uma proposta de classificação, por município, dos espaços rurais e urbanos, identificados a partir de critérios comuns para todo o Território Nacional, colocando em debate um dos temas mais caros à identidade geográfica dessa Instituição. Espera-se que o conjunto das informações permita, além de aprimorar a classificação divulgada no Censo Demográfico, aprofundar o conhecimento geográfico acerca da realidade territorial brasileira, considerando o movimento de continuidade/descontinuidade construído entre os espaços rurais e urbanos. Ademais, a grande demanda de classificações por parte da academia, da administração pública e da sociedade em torno desse tema não deixa dúvidas quanto à pertinência dessa discussão de forma contínua, considerando diversas abordagens e escalas.

A Tipologia Rural-Urbana Municipal proveniente da Classificação e Caracterização dos Espaços Rurais e Urbanos do Brasil, divulgada pelo IBGE em 2017, foi adotada em portarias e instrumentos do Ministério da Saúde para repasse de verbas aos municípios em diferentes programas e políticas públicas. Dessa forma, pode suscitar dúvidas ou contestações quanto à metodologia ou quanto à sua compatibilidade com outras informações do município.

A sua dúvida não foi respondida aqui?
Então entre em contato com a gente através de nossos canais de atendimento.