Malha de Setores Censitários

Menu do Produto

O que é

Compilação, em formato digital, da menor porção territorial utilizada pelo IBGE para planejar e realizar levantamentos de dados do Censo e Pesquisas Estatísticas, o Setor Censitário. Este corresponde a um recorte do território nacional, considerando a Divisão Político-Administrativa e outras estruturas territoriais, que permite o levantamento das informações estatísticas dentro do prazo determinado para a coleta.

Traduz o estágio temporal dos sistemas cadastrais do IBGE, conforme os processos de aquisição, tratamento, gerenciamento e atualização dos dados, na construção da Base Territorial do Censo Demográfico e Pesquisas Domiciliares. Constitui-se numa visão geral da Divisão Político-Administrativa Brasileira vigente na data de referência, incluindo Estados, Distrito Federal, Municípios, Distritos e Subdistritos, cuja identificação cadastral compõe o código do setor. Além disso, cada setor traz informações necessárias ao dimensionamento da coleta, como sua condição urbana ou rural e status de localidades, como cidades, vilas, núcleos urbanos e aglomerados rurais.

A partir de 2020 foi possível distinguir a Malha Setorial Censitária ou, simplesmente Malha Censitária, do novo produto, a Malha Setorial Intermediária. A primeira está vinculada à divulgação dos resultados de operações como Censo Demográfico, Censo Agropecuário e Contagens. Neste caso, por ser resultado de um levantamento minucioso do território brasileiro, terá um conjunto de informações bem maior que a Malha Setorial Intermediária. Esta, por sua vez, trará informações atualizadas anualmente de mudanças territoriais que afetam a forma e a classificação dos setores censitários, embora não traga as informações estatísticas como a Malha Censitária.