-
Início
-
Estatísticas
-
Sociais
-
Trabalho
- NP-Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua
O que é
Visa acompanhar as flutuações trimestrais e a evolução, no curto, médio e longo prazos, da força de trabalho, e outras informações necessárias para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País. Para atender a tais objetivos, a pesquisa foi planejada para produzir indicadores trimestrais sobre a força de trabalho e indicadores anuais sobre temas suplementares permanentes (como trabalho e outras formas de trabalho, cuidados de pessoas e afazeres domésticos, tecnologia da informação e da comunicação etc.), investigados em um trimestre específico ou aplicados em uma parte da amostra a cada trimestre e acumulados para gerar resultados anuais, sendo produzidos, também, com periodicidade variável, indicadores sobre outros temas suplementares. Tem como unidade de investigação o domicílio.
A PNAD Contínua foi implantada, experimentalmente, em outubro de 2011 e, a partir de janeiro de 2012, em caráter definitivo, em todo o Território Nacional. Sua amostra foi planejada de modo a produzir resultados para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Regiões Metropolitanas que contêm Municípios das Capitais, Região Integrada de Desenvolvimento - RIDE Grande Teresina, e Municípios das Capitais. Desde sua implantação, a pesquisa, gradualmente, vem ampliando os indicadores investigados e divulgados.
Periodicidade de divulgação das informações:
- Mensal - Conjunto restrito de indicadores relacionados à força de trabalho e somente para o nível geográfico de Brasil;
- Trimestral - Conjunto de indicadores relacionados à força de trabalho para todos os níveis de divulgação da pesquisa;
- Anual - Demais temas permanentes da pesquisa e indicadores complementares à força de trabalho; e
- Variável - Outros temas ou tópicos dos temas permanentes a serem pesquisados com maior periodicidade ou ocasionalmente.
Os indicadores mensais utilizam as informações dos últimos três meses consecutivos da pesquisa, existindo, entre um trimestre móvel e o seguinte, repetição das informações de dois meses. Assim, os indicadores da PNAD Contínua produzidos mensalmente não refletem a situação de cada mês, mas, sim, a situação do trimestre móvel que finaliza a cada mês.
Os resultados anuais sobre outros temas ou tópicos são obtidos acumulando-se informações de determinada visita ao longo do ano, ou são concentrados em determinado trimestre.
Temas e tópicos suplementares pesquisados em trimestres específicos do ano:
- Educação (2o trimestre); e
- Acesso à televisão e à Internet e posse de telefone móvel celular para uso pessoal (4o trimestre).
Temas e tópicos pesquisados ao longo do ano em determinada visita:
- Habitação (1a visita);
- Características gerais dos moradores (1a visita);
- Informações adicionais da força de trabalho (1a visita);
- Outras formas de trabalho (afazeres domésticos, cuidados de pessoas, produção para o próprio consumo e trabalho voluntário) (5a visita);
- Trabalho de crianças e adolescentes (5a visita); e
- Rendimentos de outras fontes (1a e 5a visitas).
Séries históricas
#seriehistorica201755114441729
#seriehistorica201755114356696
#seriehistorica201755113815809
#seriehistorica201755113945187
#seriehistorica201755114022164
Microdados
Microdados consistem no menor nível de desagregação dos dados de uma pesquisa, retratando, sob a forma de códigos numéricos, o conteúdo dos questionários, preservado o sigilo das informações. Os microdados possibilitam aos usuários, com conhecimento de linguagens de programação ou softwares de cálculo, criar suas próprias tabelas.
Os arquivos de microdados ora apresentados são acompanhados de uma documentação que fornece os nomes e os respectivos códigos das variáveis e suas categorias.
Microdados da Divulgação Anual
Análise dos dados da PNAD Contínua utilizando o software R
Últimas atualizações
14/04/2021 - Atualização dos microdados - Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2019.
04/01/2021 - Atualização dos microdados - Inclusão das variáveis V411701 à V411730 (Cuidou do morador?) nos microdados de 5ª visita de 2016 a 2019.
17/12/2020 - Atualização dos microdados - Trabalho de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade 2016-2019.
01/12/2020 - Atualização dos arquivos de dicionário já divulgados e do microdado do 3º tri/20.
26/08/2020 - Atualização dos microdados - Características adicionais do mercado de trabalho 2019.
12/08/2020 - Atualização dos microdados - Turismo 2019.
16/07/2020 - Correção do arquivo de input e dos microdados da PNADC Contínua referente a Educação.
15/07/2020 - Atualização dos microdados - Educação 2019.
04/06/2020 - Atualização dos microdados - Outras formas de trabalho 2019.
06/05/2020 - Atualização dos microdados - Rendimento de todas as fontes 2019 e Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores 2019.
29/04/2020 - Atualização dos microdados - Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2018.
Microdados da Divulgação Trimestral
- Informações sobre os arquivos de Microdados
- Pesquisas Suplementares Anuais
- Documentação
- Deflatores utilizados para o cálculo do rendimento real
Análise dos dados da PNAD Contínua utilizando o software R
Últimas atualizações
08/02/2021 - Atualização do arquivo de microdados referente ao terceiro trimestre de 2020.
02/12/2020 - Atualização do arquivo de input e do nome do dicionário trimestral para voltar ao padrão que vinha sendo divulgado.
01/12/2020 - Atualização dos arquivos de dicionário já divulgados e do microdado do 3º tri/20.
19/09/2019 - Atualização do arquivo de seleção de variáveis com a correção da descrição das variáveis derivadas VD5001, VD5002 e VD5005.
29/07/2019 - Atualização dos microdados devido a revisão metodológica realizada na base de dados de rendimentos do trabalho da PNAD Contínua (Nota Técnica de 29/07/19).
16/05/2019 - Atualização dos microdados para substituição das variáveis derivadas VD3001 e VD3002 pelas variáveis VD3004, VD3005 e VD3006.
08/05/2019 - Atualização dos microdados para incorporar a nova estrutura de ponderação de acordo com a projeção populacional de 2018.
31/01/2019 - Atualização da categoria da variável derivada VD3005.
Arquivos complementares para o cálculo dos índices do SNIPC
No cálculo dos índices do SNIPC são utilizadas algumas informações da PNAD Contínua. Essas informações se referem ao rendimento mensal habitualmente recebido do trabalho principal das pessoas ocupadas na semana de referência classificadas como:
I) Trabalhadores dos serviços domésticos em geral (grupo de base 9111 da Classificação de Ocupações para Pesquisas Domiciliares - COD);
II) Pedreiros (grupo de base 7112 da COD), pintores e empapeladores (grupo de base 7131 da COD), eletricistas de obras e afins (grupo de base 7411 da COD) e trabalhadores elementares da construção de edifícios (grupo de base 9313 da COD), em empreendimentos das classes de atividade construção de edifícios (41000 da CNAE-Domiciliar 2.0) e serviços especializados para construção (43000 da CNAE-Domiciliar 2.0), com até 5 pessoas ocupadas.
A partir de 23 de maio de 2018, são disponibilizados mensalmente dois arquivos contendo esses rendimentos separadamente para as pessoas definidas no item I (arquivo “ED_SNIPCXXXXXX_PNADCYYYYY”) e no item II (arquivo “MORD_SNIPCXXXXXX_PNADCYYYYYY”).
Pela natureza dos índices do SNIPC, são utilizados os dados da PNAD Contínua com defasagem de dois meses. Os nomes dos arquivos refletem essa relação. Por exemplo, para os índices de maio de 2018, os nomes dos arquivos são: “ED_SNIPC201805_PNADC201803” e “MORD_SNIPC201805_PNADC201803”.
Além desses dois arquivos em .txt, são disponibilizados ainda:
- Leitura em SAS dos arquivos de dados: INPUT_SNIPC_PNADC, em formatos .sas e .txt;
- Arquivo de correspondência das variáveis MesAA e MesBB, do arquivo de input: Corresp_var_SNIPC_PNADC, em formato .doc.
Notas Técnicas
Principais resultados - 4º trimestre 2020
#seriehistorica201710415335113
#seriehistorica2017104153414508
#seriehistorica2017104153526579
O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE, consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=298009.
Tabelas - 4º trimestre 2020
Tabelas:
Medidas de Subutilização da Força de Trabalho no Brasil:
Tabelas geradas pelo Sistema SIDRA:
Pessoas em idade de trabalhar
- Tabela 1.1.1 – Pessoas de 14 anos ou mais de idade, segundo a condição em relação à força de trabalho e a ocupação na semana de referência
- Tabela 1.1.2 – Pessoas de 14 anos ou mais de idade, segundo o sexo
- Tabela 1.1.3 – Pessoas de 14 anos ou mais de idade, segundo os grupos de idade
- Tabela 1.1.4 – Pessoas de 14 anos ou mais de idade, segundo os níveis de instrução
Pessoas na força de trabalho
- Tabela 1.2.1 – Pessoas de 14 anos ou mais de idade, na força de trabalho, na semana de referência, segundo o sexo
- Tabela 1.2.2 – Pessoas de 14 anos ou mais de idade, na força de trabalho, na semana de referência, segundo os grupos de idade
- Tabela 1.2.3 – Pessoas de 14 anos ou mais de idade, na força de trabalho, na semana de referência, segundo os níveis de instrução
- Tabela 1.6.1 – Taxa de participação na força de trabalho das pessoas de 14 anos ou mais de idade, na semana de referência, segundo o sexo
- Tabela 1.6.2 – Taxa de participação na força de trabalho das pessoas de 14 anos ou mais de idade, na semana de referência, segundo os grupos de idade
- Tabela 1.6.3 – Taxa de participação na força de trabalho das pessoas de 14 anos ou mais de idade, na semana de referência, segundo os níveis de instrução
Pessoas ocupadas
- Tabela 1.3.1 – Pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, segundo o sexo
- Tabela 1.3.2 – Pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, segundo os grupos de idade
- Tabela 1.3.3 – Pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, segundo os níveis de instrução
- Tabela 1.3.4 – Pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, segundo a posição na ocupação no trabalho principal
- Tabela 1.3.5 – Pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, segundo a posição na ocupação e a categoria do emprego
- Tabela 1.3.6 – Pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, segundo os grupamentos de atividade no trabalho principal
- Tabela 1.3.7 – Pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, segundo os grupamentos ocupacionais no trabalho principal
- Tabela 1.3.8 – Pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, segundo a contribuição para instituto de previdência em qualquer trabalho
- Tabela 1.7.1 – Nível de ocupação das pessoas de 14 anos ou mais de idade, na semana de referência, segundo o sexo
- Tabela 1.7.2 – Nível de ocupação das pessoas de 14 anos ou mais de idade, na semana de referência, segundo os grupos de idade
- Tabela 1.7.3 – Nível de ocupação das pessoas de 14 anos ou mais de idade, na semana de referência, segundo os níveis de instrução
Pessoas desocupadas
- Tabela 1.4.1 – Pessoas de 14 anos ou mais de idade, desocupadas nas semana de referência, segundo o sexo
- Tabela 1.4.2 – Pessoas de 14 anos ou mais de idade, desocupadas nas semana de referência, segundo os grupos de idade
- Tabela 1.4.3 – Pessoas de 14 anos ou mais de idade, desocupadas nas semana de referência, segundo os níveis de instrução
- Tabela 1.8.1 – Nível de desocupação das pessoas de 14 anos ou mais de idade, na semana de referência, segundo o sexo
- Tabela 1.8.2 – Nível de desocupação das pessoas de 14 anos ou mais de idade, na semana de referência, segundo os grupos de idade
- Tabela 1.8.3 – Nível de desocupação das pessoas de 14 anos ou mais de idade, na semana de referência, segundo os níveis de instrução
- Tabela 1.9.1 – Taxa de desocupação das pessoas de 14 anos ou mais de idade, na semana de referência, segundo o sexo
- Tabela 1.9.2 – Taxa de desocupação das pessoas de 14 anos ou mais de idade, na semana de referência, segundo os grupos de idade
- Tabela 1.9.3 – Taxa de desocupação das pessoas de 14 anos ou mais de idade, na semana de referência, segundo os níveis de instrução
Pessoas fora da força de trabalho
- Tabela 1.5.1 – Pessoas de 14 anos ou mais de idade, fora da força de trabalho, na semana de referência, segundo o sexo
- Tabela 1.5.2 – Pessoas de 14 anos ou mais de idade, fora da força de trabalho, na semana de referência, segundo os grupos de idade
- Tabela 1.5.3 – Pessoas de 14 anos ou mais de idade, fora da força de trabalho, na semana de referência, segundo os níveis de instrução
Rendimento
Tabelas de Rendimento Nominal
- Tabela 2.2.1 – Rendimento médio nominal do trabalho principal, habitualmente recebido por mês, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo o sexo
- Tabela 2.2.2 – Rendimento médio nominal do trabalho principal, habitualmente recebido por mês, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo os grupos de idade
- Tabela 2.2.3 – Rendimento médio nominal do trabalho principal, habitualmente recebido por mês, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo os níveis de instrução
- Tabela 2.2.4 – Rendimento médio nominal do trabalho principal, habitualmente recebido por mês, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo a posição na ocupação no trabalho principal
- Tabela 2.2.5 – Rendimento médio nominal do trabalho principal, habitualmente recebido por mês, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo a posição na ocupação e a categoria do emprego no trabalho principal
- Tabela 2.2.6 – Rendimento médio nominal do trabalho principal, habitualmente recebido por mês, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo os grupamentos de atividade no trabalho principal
- Tabela 2.2.7 – Rendimento médio nominal do trabalho principal, habitualmente recebido por mês, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo os grupamentos ocupacionais no trabalho principal
- Tabela 2.3.1 – Rendimento médio nominal de todos os trabalhos, habitualmente recebido por mês, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo o sexo
- Tabela 2.3.2 – Rendimento médio nominal de todos os trabalhos, habitualmente recebido por mês, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo os grupos de idade
- Tabela 2.3.3 – Rendimento médio nominal de todos os trabalhos, habitualmente recebido por mês, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo os níveis de instrução
- Tabela 2.4.1 – Rendimento médio nominal do trabalho principal, efetivamente recebido no mês de referência, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo o sexo
- Tabela 2.4.2 – Rendimento médio nominal do trabalho principal, efetivamente recebido no mês de referência, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo os grupos de idade
- Tabela 2.4.3 – Rendimento médio nominal do trabalho principal, efetivamente recebido no mês de referência, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo os níveis de instrução
- Tabela 2.4.4 – Rendimento médio nominal do trabalho principal, efetivamente recebido no mês de referência, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo a posição na ocupação no trabalho principal
- Tabela 2.4.5 – Rendimento médio nominal do trabalho principal, efetivamente recebido no mês de referência, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo a posição na ocupação e a categoria do emprego no trabalho principal
- Tabela 2.4.6 – Rendimento médio nominal do trabalho principal, efetivamente recebido no mês de referência, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo os grupamentos de atividade no trabalho principal
- Tabela 2.4.7 – Rendimento médio nominal do trabalho principal, efetivamente recebido no mês de referência, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo os grupamentos ocupacionais no trabalho principal
- Tabela 2.5.1 – Rendimento médio nominal de todos os trabalhos, efetivamente recebido no mês de referência, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo o sexo
- Tabela 2.5.2 – Rendimento médio nominal de todos os trabalhos, efetivamente recebido no mês de referência, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo os grupos de idade
- Tabela 2.5.3 – Rendimento médio nominal de todos os trabalhos, efetivamente recebido no mês de referência, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo os níveis de instrução
Tabelas de Rendimento Real
- Tabela 2.6.1 – Rendimento médio real do trabalho principal, habitualmente recebido por mês, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo o sexo
- Tabela 2.6.2 – Rendimento médio real do trabalho principal, habitualmente recebido por mês, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo os grupos de idade
- Tabela 2.6.3 – Rendimento médio real do trabalho principal, habitualmente recebido por mês, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo os níveis de instrução
- Tabela 2.6.4 – Rendimento médio real do trabalho principal, habitualmente recebido por mês, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo a posição na ocupação no trabalho principal
- Tabela 2.6.5 – Rendimento médio real do trabalho principal, habitualmente recebido por mês, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo a posição na ocupação e a categoria do emprego no trabalho principal
- Tabela 2.6.6 – Rendimento médio real do trabalho principal, habitualmente recebido por mês, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo os grupamentos de atividade no trabalho principal
- Tabela 2.6.7 – Rendimento médio real do trabalho principal, habitualmente recebido por mês, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo os grupamentos ocupacionais no trabalho principal
- Tabela 2.7.1 – Rendimento médio real de todos os trabalhos, habitualmente recebido por mês, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, segundo o sexo
- Tabela 2.7.2 – Rendimento médio real de todos os trabalhos, habitualmente recebido por mês, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, segundo os grupos de idade
- Tabela 2.7.3 – Rendimento médio real de todos os trabalhos, habitualmente recebido por mês, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, segundo os níveis de instrução
- Tabela 2.8.1 – Rendimento médio real do trabalho principal, efetivamente recebido no mês de referência, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo o sexo
- Tabela 2.8.2 – Rendimento médio real do trabalho principal, efetivamente recebido no mês de referência, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo os grupos de idade
- Tabela 2.8.3 – Rendimento médio real do trabalho principal, efetivamente recebido no mês de referência, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo os níveis de instrução
- Tabela 2.8.4 – Rendimento médio real do trabalho principal, efetivamente recebido no mês de referência, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo a posição na ocupação no trabalho principal
- Tabela 2.8.5 – Rendimento médio real do trabalho principal, efetivamente recebido no mês de referência, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo a posição na ocupação e a categoria do emprego no trabalho principal
- Tabela 2.8.6 – Rendimento médio real do trabalho principal, efetivamente recebido no mês de referência, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo os grupamentos de atividade no trabalho principal
- Tabela 2.8.7 – Rendimento médio real do trabalho principal, efetivamente recebido no mês de referência, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo os grupamentos ocupacionais no trabalho principal
- Tabela 2.9.1 – Rendimento médio real de todos os trabalhos, efetivamente recebido no mês de referência, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo o sexo
- Tabela 2.9.2 – Rendimento médio real de todos os trabalhos, efetivamente recebido no mês de referência, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo os grupos de idade
- Tabela 2.9.3 – Rendimento médio real de todos os trabalhos, efetivamente recebido no mês de referência, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo os níveis de instrução
Tabelas de Massa de Rendimento
- Tabela 2.10.4 – Massa de rendimento nominal de todos os trabalhos, habitualmente recebido por mês, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo a posição na ocupação no trabalho principal
- Tabela 2.11.4 – Massa de rendimento nominal de todos os trabalhos, efetivamente recebido no mês de referência, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo a posição na ocupação no trabalho principal
- Tabela 2.12.4 – Massa de rendimento real de todos os trabalhos, habitualmente recebido por mês, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo a posição na ocupação no trabalho principal
- Tabela 2.13.4 – Massa de rendimento real de todos os trabalhos, efetivamente recebido no mês de referência, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho, segundo a posição na ocupação no trabalho principal
Devido à pandemia do SARS-COV-2, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua – PNAD Contínua conduzida pelo IBGE passou a apresentar percentuais de não resposta (entrevista não realizada) mais elevados do que usualmente era observado. Isso se deu, principalmente, em função da pesquisa ter tido a sua forma de coleta das informações, antes feita de forma presencial com o entrevistador do IBGE indo ao domicílio para realizar a pesquisa, alterada para ser feita por telefone.
Após estudos e análises preliminares, o corpo técnico da Diretoria de Pesquisas do IBGE avaliou que para um conjunto de estimativas deveria reduzir as desagregações de forma evitar o uso de estimativas com precisão não adequada. Sendo assim, a coordenação responsável pela pesquisa orientou a supressão de alguns domínios de divulgação, sendo divulgados apenas aqueles em que não há prejuízo para a qualidade da informação.
A Nota Técnica sobre as Informações referentes à divulgação dos dados trimestrais a partir do 2° trimestre de 2020 está disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/9173-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-trimestral.html?edicao=24478&t=notas-tecnicas.
O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE, consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=298009.
Conceitos e métodos - 4º trimestre 2020
As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.
Informações Gerais
Objetivo
O principal objetivo é produzir informações contínuas sobre a inserção da população no mercado de trabalho e de características tais como idade, sexo e nível de instrução, bem como permitir o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País através da produção de dados anuais sobre outras formas de trabalho, trabalho infantil, migração, entre outros temas.Tipo de operação estatística
Pesquisa domiciliar de empregoTipo de dados
Dados de pesquisa por amostragem probabilísticaPeriodicidade de divulgação
TrimestralPopulação-alvo
É a população constituída por todas as pessoas moradoras em domicílios particulares permanentes da área de abrangência da pesquisa.Metodologia
Esquema de rotação da amostra de domicílios: A pesquisa foi planejada para ter periodicidade de coleta trimestral, ou seja, a amostra total de domicílios é coletada em um período de 3 meses, para ao final deste ciclo serem produzidas as estimativas dos indicadores desejados.
Um dos principais interesses em pesquisas contínuas que acompanham o mercado de trabalho é a inferência a respeito de mudanças no comportamento dos indicadores, considerando o período de divulgação definido. Nestas situações a amostra é planejada de tal forma que haja rotação dos domicílios selecionados, mantendo uma parcela sobreposta entre dois períodos de divulgação subsequentes.
No caso da PNAD Contínua, como o período de divulgação é trimestral, o esquema de rotação da amostra adotado foi o esquema 1-2(5), que é o mais eficiente quando um dos principais interesses da pesquisa é a inferência a respeito de mudanças em indicadores trimestrais. Neste esquema o domicílio é entrevistado 1 mês e sai da amostra por 2 meses seguidos, sendo esta sequência repetida 5 vezes.
Técnica de coleta:
CAPI - Entrevista pessoal assistida por computadorTemas
Temas e subtemas
Trabalho, Trabalho remunerado, Rendimento, despesa e consumoPrincipais variáveis
As principais variáveis investigadas na parte de educação são: Alfabetização; frequência à escola; série frequentada; para os que não frequentam escola, se anteriormente frequentaram; curso de grau mais elevado que frequentaram e qual a última série concluída com aprovação.Na parte de trabalho, são: exercício de ao menos uma hora de trabalho na semana de referência; características do trabalho exercido - ocupação, posição na ocupação, existência de carteira de trabalho assinada, contribuição para a previdência, horas habitualmente e efetivamente trabalhadas, desejo de trabalhar mais horas, disponibilidade para trabalhar mais horas, rendimentos de trabalho; características do empreendimento - atividade do empreendimento, número de pessoas ocupadas, registro no CNPJ; para as pessoas não ocupadas na semana de referência - procura de trabalho, disponibilidade para iniciar um trabalho, desejo de trabalhar; para as pessoas ocupadas ou não ocupadas - rendimentos domiciliares; e, em uma subamostra - trabalho na produção para o próprio consumo e construção para o próprio uso, trabalho voluntário, cuidado de pessoas moradoras do domicílio e realização de afazeres domésticos.
Unidades de informação
Unidade de investigação
PessoaUnidade de análise
PessoaUnidade informante
Pessoa.Períodos de referência
Data de início da coleta
01/10/2020Data do fim da coleta
31/12/2020Disseminação
Formas de disseminação
Publicação Digital (online), Microdados no Portal do IBGE, Banco de Dados Agregados - SIDRANível de desagregação geográfica
Município da CapitalNível de divulgação
Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, 20 Regiões Metropolitanas que contêm Municípios das Capitais (Manaus, Belém, Macapá, São Luís, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Vale do Rio Cuiabá, e Goiânia), Municípios das Capitais e Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina.Instrumentos de coleta
http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5361.pdf
PNAD Contínua - Trabalho de 5 a 13 anos de idade
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5526.pdf
PNAD Contínua - Questionário Básico para a Internet
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5527.pdf
PNAD Contínua - Características Adicionais do Mercado de Trabalho, Características Gerais dos Moradores e Rendimentos de Outras Fontes
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5528.pdf
PNAD Contínua - Características Gerais dos Moradores, Outras Formas de Trabalho e Rendimentos de Outras Fontes
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5529.pdf
PNAD Contínua - Características de Habitação
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5539.pdf.
Histórico
A pesquisa foi implantada, em caráter experimental, em outubro de 2011, em vinte Regiões Metropolitanas que contêm o município da capital, em uma Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE Grande Teresina), em cinco capitais (Porto Velho, Rio Branco, Boa Vista, Palmas e Campo Grande) e em uma Unidade da Federação (Distrito Federal). O objetivo foi realizar os ajustes necessários aos processos referentes à pesquisa. A partir de janeiro de 2012, a mesma foi implantada em todo o território nacional, passando a fazer parte do corpo de pesquisas do IBGE.
Com a implantação desse sistema, o IBGE iniciou uma importante etapa no aprimoramento de seu sistema de pesquisas domiciliares, que propiciará maior eficácia diante de frequentes demandas por informações sobre as condições socioeconômicas e demográficas da população brasileira.
Cabe ressaltar que, com vistas à concepção, ao planejamento e a implantação do projeto de reformulação de suas pesquisas domiciliares, o IBGE tem mantido um canal de comunicação aberto com os usuários. Desde 2006, vêm sendo realizados seminários semestrais, intitulados Fóruns do SIPD, com o objetivo de propiciar aos usuários participação efetiva no desenvolvimento do projeto. Além disso, o projeto foi apresentado em um grande número de eventos que foram promovidos pelo governo além de universidades e organizações estatísticas.
Saiba mais
https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/DDPublicações - 4º trimestre 2020
Indicadores IBGE : pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua
Tipo de material: Periódico
Ano: 2013-
Downloads
Informações técnicas
Metodologia da pesquisa
Metodologia adotada para calcular os intervalos de confiança da diferença entre duas estimativas de um mesmo fenômeno em dois momentos no tempo, utilizada para análise dos indicadores calculados com os dados da Pesquisa Mensal de Emprego (Textos para Discussão. Diretoria de Pesquisas, n. 22)
Notas explicativas
- Nota técnica 01/2021 (abr./2021) - Sobre a harmonização das estatísticas de rendimentos da divulgação “Acesso à Internet e à Televisão e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal” da PNAD Contínua.
- Nota técnica (dez./2020) - Aspectos metodológicos do Trabalho de Crianças e Adolescentes.
- Nota técnica (nov./2020) - Divulgação de informações sobre trabalho das crianças e adolescentes no Brasil.
- Nota técnica (set./2020) - Diferenças metodológicas entre o CAGED e a PNAD Contínua.
- Nota técnica (ago./2020) - Informações referentes à divulgação dos dados do 2° trimestre de 2020.
- Nota técnica (ago./2020 - atualizada em 11/08/2020) - Alteração no Calendário de Divulgação da PNAD Contínua em função da pandemia da COVID 19.
- Nota técnica (abr./2020) - Informações referentes à coleta do mês de ABRIL de 2020
- Nota técnica (set./2019) - Composição da variável renda domiciliar per capita utilizada na construção e análise da distribuição dos rendimentos na PNAD Contínua
- Nota técnica (jul./2019) - Revisão da série de rendimentos do trabalho da PNAD Contínua: Identificação e tratamento de rendimentos outliers na série 2012/2019 e revisão de valores repetidos na base de 2014
- Nota técnica (abr./2019) - Estimativas da população para o cálculo dos pesos para a expansão da amostra da PNAD Contínua e reponderação
- Nota técnica (maio/2015 - atualizada em 16/10/2018) - Deflacionamento dos rendimentos do trabalho dos trimestres móveis da PNAD Contínua
- Nota técnica (nov./2017) - Alteração na forma de captação do rendimento efetivo de trabalho na PNAD Continua
- Nota técnica (nov./2017) - Divulgação do rendimento domiciliar calculado com base na PNAD Continua
- Nota técnica (nov./2017) - Reformulação do questionário da PNAD Continua a partir do 4o trimestre de 2015
- Nota técnica (nov. 2017) - Alteração dos microdados referentes à PNAD Contínua Trimestral para corrigir variáveis de educação
- Nota técnica (jul. 2017) - Atualização de valor de rendimento
- Nota técnica (set./2016) - Medidas de subutilização da força de trabalho
- Nota técnica (set./2016) - O IBGE informa que divulgará novos e importantes indicadores do mercado de trabalho brasileiro
- Nota técnica (mar./2016) - Alteração no calendário de divulgação da PNAD Contínua
- Nota técnica (nov./2015) - Principais diferenças metodológicas entre as pesquisas PME, PNAD e PNAD Contínua
- Nota técnica (mar./2015 - atualizada em 04/11/2015) - Esclarecimentos sobre os resultados da PNAD Contínua produzidos mensalmente
- Nota técnica (ago./2015) - Alteração em dois grupamentos de atividade da PNAD Contínua
- Nota técnica (jul./2015) - Alteração no calendário de divulgação da PNAD Contínua
- Nota técnica (abr./2015) - Correção no cálculo dos deflatores utilizados nas séries de rendimento real da PNAD Contínua divulgada em 12 de março de 2015
- Nota técnica (mar./2014) - Revisão das datas de divulgação durante o período de implantação
- Nota técnica (dez./2013) - Divulgação dos primeiros resultados
Outras informações técnicas
O Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos - CNEFE é um repositório de endereços de abrangência nacional criado, em 2005, a partir da sistematização dos dados coletados pelo Censo Demográfico 2000. Este Cadastro contempla informações sobre domicílios e estabelecimentos de todo o País. A cada Censo Demográfico, ele é totalmente revisto e passa por um processo contínuo de atualizações pontuais, de acordo com a demanda das demais pesquisas da Instituição, como é o caso do Censo Agropecuário 2017, no qual foram verificados e coletados todos os endereços de estabelecimentos agropecuários recenseados durante a operação. A atualização do CNEFE retrata tanto o registro textual dos endereços investigados no referido levantamento, quanto a distribuição de tais estabelecimentos no Território Nacional. Para informações mais detalhadas sobre a rotina de atualização desse Cadastro e do seu uso por parte das pesquisas amostrais do IBGE, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua, a Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF, a Pesquisa Nacional de Saúde - PNS, entre outras, consultar o documento Padrão de registro de endereços: definições e orientações de uso.
Calendário
Próximas divulgações
Operação estatística | Previsão de divulgação |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 2/2021 | 30/04/2021 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 3/2021 | 27/05/2021 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral Período de referência: 1/2021 a 3/2021 | 27/05/2021 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 4/2021 | 30/06/2021 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 5/2021 | 30/07/2021 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 6/2021 | 31/08/2021 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral Período de referência: 4/2021 a 6/2021 | 31/08/2021 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 7/2021 | 30/09/2021 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 8/2021 | 27/10/2021 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 9/2021 | 30/11/2021 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral Período de referência: 7/2021 a 9/2021 | 30/11/2021 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 10/2021 | 28/12/2021 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 11/2021 | 28/01/2022 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 12/2021 | 24/02/2022 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral Período de referência: 10/2021 a 12/2021 | 17/03/2022 |
Divulgações anteriores
Operação estatística | Data da divulgação |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 1/2021 | 31/03/2021 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral Período de referência: 10/2020 a 12/2020 | 10/03/2021 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 12/2020 | 26/02/2021 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 11/2020 | 28/01/2021 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 10/2020 | 29/12/2020 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 9/2020 | 27/11/2020 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral Período de referência: 7/2020 a 9/2020 | 27/11/2020 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 8/2020 | 30/10/2020 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 7/2020 | 30/09/2020 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral Período de referência: 4/2020 a 6/2020 | 28/08/2020 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 6/2020 | 06/08/2020 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 5/2020 | 30/06/2020 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 4/2020 | 28/05/2020 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral Período de referência: 1/2020 a 3/2020 | 15/05/2020 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 3/2020 | 30/04/2020 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 2/2020 | 31/03/2020 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 1/2020 | 28/02/2020 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral Período de referência: 10/2019 a 12/2019 | 14/02/2020 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 12/2019 | 31/01/2020 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 11/2019 | 27/12/2019 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 10/2019 | 29/11/2019 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral Período de referência: 7/2019 a 9/2019 | 19/11/2019 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 9/2019 | 31/10/2019 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 8/2019 | 27/09/2019 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 7/2019 | 30/08/2019 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral Período de referência: 4/2019 a 6/2019 | 15/08/2019 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 6/2019 | 31/07/2019 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 5/2019 | 28/06/2019 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 4/2019 | 31/05/2019 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral Período de referência: 1/2019 a 3/2019 | 16/05/2019 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 3/2019 | 30/04/2019 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Outras formas de trabalho Período de referência: 2018 | 26/04/2019 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 2/2019 | 29/03/2019 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 1/2019 | 27/02/2019 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral Período de referência: 10/2018 a 12/2018 | 22/02/2019 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 12/2018 a 12/2018 | 31/01/2019 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 11/2018 a 11/2018 | 28/12/2018 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 10/2018 a 10/2018 | 29/11/2018 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral Período de referência: 7/2018 a 9/2018 | 14/11/2018 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 2018 | 30/10/2018 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 8/2018 a 8/2018 | 28/09/2018 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 7/2018 a 7/2018 | 30/08/2018 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral Período de referência: 4/2018 a 6/2018 | 16/08/2018 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 6/2018 a 6/2018 | 31/07/2018 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 5/2018 a 5/2018 | 29/06/2018 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 4/2018 a 4/2018 | 29/05/2018 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral Período de referência: 1/2018 a 3/2018 | 17/05/2018 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 3/2018 a 3/2018 | 27/04/2018 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 2/2018 a 2/2018 | 29/03/2018 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 1/2018 a 1/2018 | 28/02/2018 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral Período de referência: 10/2017 a 12/2017 | 23/02/2018 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal Período de referência: 2016 | 21/02/2018 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 12/2017 a 12/2017 | 31/01/2018 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 11/2017 | 29/12/2017 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 10/2017 | 30/11/2017 |
PNADC: Módulo Trabalho Infantil e Rendimentos Período de referência: 2016 | 29/11/2017 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral Período de referência: 7/2017 a 9/2017 | 17/11/2017 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 9/2017 | 31/10/2017 |
PNAD Contínua: Características adicionais do mercado de trabalho 2012-2016 Período de referência: 2016 | 18/10/2017 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 8/2017 | 29/09/2017 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 7/2017 | 31/08/2017 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral Período de referência: 4/2017 a 6/2017 | 17/08/2017 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 6/2017 | 28/07/2017 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 5/2017 | 30/06/2017 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 4/2017 | 31/05/2017 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral Período de referência: 1/2017 a 3/2017 | 18/05/2017 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 3/2017 | 28/04/2017 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 1/2017 | 24/02/2017 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral Período de referência: 10/2016 a 12/2016 | 23/02/2017 |
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal Período de referência: 12/2016 | 31/01/2017 |
Erramos
Erro de calendário na divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Características gerais dos domicílios e dos moradores 2020
Data de publicação: 07/04/2021
Descrição:
Erro, identificado pelo IBGE, pelo não cumprimento da data de divulgação da pesquisa, conforme calendário disponibilizado em dezembro de 2020. Devido à necessidade de readequação de prazos, a divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Características gerais dos domicílios e dos moradores 2020 foi alterada de julho para outubro de 2021.Ações: O calendário de divulgação foi alterado.
Erro de calendário na divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Rendimento de todas as fontes 2020
Data de publicação: 07/04/2021
Descrição:
Erro, identificado pelo IBGE, pelo não cumprimento da data de divulgação da pesquisa, conforme calendário disponibilizado em dezembro de 2020. Devido à necessidade de readequação de prazos, a divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Rendimento de todas as fontes 2020 foi alterada de junho para julho de 2021.Ações: O calendário de divulgação foi alterado.
Correção na taxa de desemprego do 4° trimestre de 2020 na página IBGE Explica
Data de publicação: 31/03/2021
Descrição:
Foi identificado um erro na taxa de desemprego do 4° trimestre de 2020 divulgada na página IBGE Explica, disponível em https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php. O valor exibido referia-se à Região Norte.Ações: A taxa foi corrigida.
Erro de calendário na divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua mensal e trimestral
Data de publicação: 17/03/2021
Descrição:
Erro, identificado pelo IBGE, pelo não cumprimento da data de divulgação dos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua mensal e trimestral, a partir de abril de 2021, conforme calendário anteriormente disponibilizado. Em função da necessidade de maior tempo de coleta das informações em campo, e consequente adiamento do fechamento do banco de dados das entrevistas, a divulgação dos resultados terá novo calendário a ser disponibilizado.Ações: O calendário de divulgação foi alterado.
Correção do arquivo de microdados da PNADC Contínua referente ao terceiro trimestre de 2020
Data de publicação: 08/02/2021
Descrição:
Correção do arquivo dos microdados referente ao terceiro trimestre de 2020. Houve correção na V1008 de nove domicílios de três UPAS, que estavam com numeração em duplicidade na UPA.Ações: O arquivo de microdados foi corrigido e substituído.
Erro de calendário na divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Trimestral - Período de referência: 10/2020 a 12/2020
Data de publicação: 18/01/2021
Descrição:
Erro, identificado pelo IBGE, pelo não cumprimento da data de divulgação dos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral, referente ao trimestre móvel outubro-novembro-dezembro de 2020, conforme calendário anteriormente disponibilizado. Em virtude do adiamento do fechamento do banco de dados das entrevistas do mês de dezembro, a divulgação dos resultados será transferida do dia 26/02/2021 para o dia 10/03/2021.Ações: O calendário de divulgação foi alterado.
Correção da descrição da categoria “Outro tipo de licença remunerada” da variável V4006A e correção do nome do microdado do 3º tri/20 da PNAD Contínua
Data de publicação: 01/12/2020
Descrição:
Alteração da categoria da variável V4006A e do arquivo de microdado do 3º tri/20.Ações: Os arquivos foram corrigidos e substituídos.
Erro de calendário na divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua
Data de publicação: 06/08/2020
Descrição:
Erro, identificado pelo IBGE, pelo não cumprimento da data de divulgação dos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua,conforme calendário anteriormente disponibilizado.Tendo em vista que as visitas aos domicílios selecionados para responder ao IBGE foram suspensas desde março, tem sido um desafio realizar a pesquisa pelo telefone em todos os domicílios, especialmente nestes domicílios de primeira visita. Para conseguir realizar estas entrevistas, a coordenação estadual envia cartas e telegramas informando que o domicílio foi selecionado para a pesquisa e que, diante da situação atual, a coleta está sendo realizada por telefone, solicitando que entrem em contanto com o IBGE. Adicionalmente, os coordenadores estaduais estão utilizando outras estratégias para a obtenção dos números de telefones desses domicílios como por exemplo, consulta a outros cadastros de telefone, porém estas medidas precisam de um período maior do que o normalmente utilizado na coleta presencial de dados. Desta forma, a fim de realizar as entrevistas num maior número de domicílios da amostra, o cronograma original de fechamento da coleta e, portanto, de divulgação dos resultados precisou ser reavaliado.Ações: O calendário de divulgação foi alterado.
Erro de calendário na divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua trimestre móvel abril-maio-junho de 2020
Data de publicação: 28/07/2020
Descrição:
Erro, identificado pelo IBGE, pelo não cumprimento da data de divulgação dos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua trimestre móvel abril-maio-junho de 2020, conforme calendário anteriormente disponibilizado. Em virtude do adiamento do fechamento do banco de dados das entrevistas do mês de junho, a divulgação dos resultados será transferida do dia 29/07/2020 para o dia 06/08/2020.Ações: O calendário de divulgação foi alterado.
Correção do arquivo de input e dos microdados da PNADC Contínua referente a Educação
Data de publicação: 16/07/2020
Descrição:
Correção do arquivo de input e dos microdados referentes ao suplemento de Educação 2016-2019.Ações: O arquivo de input e os microdados foram corrigidos e substituídos.
Correção de indicador divulgado no plano tabular anual da PNADC Contínua referente a Característica dos Domicílios
Data de publicação: 26/05/2020
Descrição:
Correção no denominador do indicador de percentual divulgado para os anos 2016 a 2018 e no total do indicador divulgado para 2019, agora só estão sendo consideradas nas tabelas os domicílios e moradores que possuem banheiro, sanitário ou buraco para dejeções ao invés de considerar todos os domicílios como estava anteriormente.Ações: As tabelas foram corrigidas e substituídas
Erro no cálculo das variações trimestral e anual do rendimento médio real e na massa de rendimento real nas tabelas de divulgação na Pesquisa
Data de publicação: 01/04/2020
Descrição:
Foi identificado erro no cálculo das variações trimestral e anual do rendimento médio real e na massa de rendimento real. Os valores absolutos das estimativas não foram alterados.
Ações: O arquivo foi corrigido e substituído na área de download da pesquisa no portal do IBGE e na Agência de Notícias.Erro de calendário na divulgação do tema Características Adicionais do Mercado de Trabalho 2018 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua
Data de publicação: 02/12/2019
Descrição:
Erro, identificado pelo IBGE, pelo não cumprimento da data de divulgação dos resultados do tema Características Adicionais do Mercado de Trabalho 2018 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, conforme destaque disponibilizado no Portal em 08 de novembro de 2019. Em virtude da sobrecarga de divulgações concentradas na semana de 8 a 14 de dezembro, a mesma foi transferida para o dia 18 de dezembro.
Ações: O calendário de divulgação foi alterado.Erro de calendário na divulgação do tema Trabalho das Crianças e Adolescentes 2017 a 2018 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua
Data de publicação: 18/11/2019
Descrição:
Erro, identificado pelo IBGE, pelo não cumprimento da data de divulgação da pesquisa, conforme calendário disponibilizado em dezembro de 2018. Em virtude da necessidade de readequação de prazos, a data de divulgação dos resultados tema Trabalho das Crianças e Adolescentes 2017 a 2018 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua foi reagendada para março de 2020.
Ações: O calendário de divulgação foi alterado.Correção do arquivo de seleção de variáveis derivadas referente à PNAD Contínua Trimestral
Data de publicação: 19/09/2019
Descrição:
Alteração da descrição da seleção das variáveis derivadas VD5001, VD5002 e VD5005.
Ações: O arquivo de seleção de variáveis foi corrigido e substituído.
Portaria de precedência
Divulgação dos resultados de indicadores conjunturais
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
GABINETE DO MINISTRO
PORTARIA Nº 355, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2007
(Publicada no Diário Oficial da União nº 213, Seção 1, de 06.11.2007)
O MINISTRO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, no uso das atribuições que lhe confere o inciso II, do artigo 87 da Constituição Federal, resolve:
Art. 1º - A divulgação dos resultados de indicadores conjunturais produzidos pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE seguirá as seguintes etapas:
I - às sete horas do dia da divulgação serão encaminhados os resultados, acompanhados de um sumário-executivo elaborado pelo IBGE, para as autoridades da lista de precedência;
II - às nove horas do dia da divulgação serão encaminhados os resultados para os órgãos de imprensa e disseminados na Internet, através do sítio https://www.ibge.gov.br.
§ 1º. Os técnicos do IBGE estarão disponíveis para prestar esclarecimentos aos usuários sobre os resultados da pesquisa divulgada a partir do encaminhamento de que trata o inciso II do caput.
§ 2º. O disposto nesta portaria aplica-se a qualquer indicador conjuntural produzido pelo IBGE, especialmente aos seguintes:
I - Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC);
II - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA);
III - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E);
IV - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15);
V - Pesquisa Mensal de Emprego (PME);
VI - Contas Nacionais Trimestrais;
VII - Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil);
VIII - Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional);
IX - Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário - (PIMES);
X - Pesquisa Mensal de Comércio (PMC);
XI - Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI);
XII - Conjuntura Agropecuária (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal; Pesquisa Trimestral de Abate de Animais; Pesquisa Trimestral de Leite; Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha; Pesquisa Trimestral do Couro).
Art. 2° - A relação das autoridades constantes da lista de precedência específica a cada pesquisa de indicadores conjunturais, será divulgada por intermédio de Nota Oficial da Instituição e disseminada no portal do IBGE na Internet, através do sítio https://www.ibge.gov.br
Art. 3º - As autoridades constantes da lista de precedência deverão observar o mais rigoroso sigilo das informações referentes aos indicadores de que trata esta Portaria, nos termos do disposto na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.
Art. 4º - Revogam-se as Portarias nº 164/MP, de 20 de dezembro de 1999, e nº 167/MP, de 5 de setembro de 2003.
Art. 5º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
PAULO BERNARDO SILVA
O IBGE divulga a relação das autoridades que recebem com precedência os resultados das pesquisas conjunturais produzidas por esta Instituição:
Ministro de Estado da Economia - Paulo Roberto Nunes Guedes
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
- Contas Nacionais Trimestrais
- Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
- Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
- Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
- Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
- Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
- Conjuntura Agropecuária
- Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
- Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
- Pesquisa Trimestral de Leite
- Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
- Pesquisa Trimestral do Couro
- Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
- Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)
Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Tereza Cristina
- Conjuntura Agropecuária
- Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
- Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
- Pesquisa Trimestral de Leite
- Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
- Pesquisa Trimestral do Couro
- Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)
Presidente do Banco Central - Roberto de Oliveira Campos Neto
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
- Contas Nacionais Trimestrais
- Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
- Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
- Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
- Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
- Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
- Conjuntura Agropecuária
- Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
- Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
- Pesquisa Trimestral de Leite
- Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
- Pesquisa Trimestral do Couro
- Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
- Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)
Presidente da Caixa Econômica Federal - Pedro Guimarães
- Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
Ministro de Estado do Turismo - Gilson Machado Neto
- Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
Susana Cordeiro Guerra
Presidente do IBGE
Atualizado em 30 de março de 2021
Divulgação dos resultados de indicadores estruturais
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
GABINETE DO MINISTRO
PORTARIA Nº 15, DE 27 DE JANEIRO DE 2005
(Publicada no Diário Oficial da União edição número 20 de 28/01/2005)
O MINISTRO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, INTERINO, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, parágrafo único, incisos I e II, da Constituição e considerando o disposto no art. 27, inciso XVII, alínea "c", da Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003, resolve:
Art. 1º - Disciplinar os procedimentos a serem observados na divulgação dos resultados de indicadores estruturais produzidos pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.
Art. 2º Os resultados serão encaminhados pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE ao Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, com antecedência mínima de quarenta e oito horas do horário fixado no art. 3º, inciso I, desta Portaria.
Art. 3º No dia da divulgação dos resultados dos indicadores de que trata esta Portaria, serão observados:
I - liberação para a imprensa e disponibilização pela Internet, no endereço: (https://www.ibge.gov.br), às 10 horas;
II - os técnicos do IBGE somente poderão prestar esclarecimentos sobre os resultados dos indicadores estruturais após a liberação e publicação na forma do inciso I.
Art. 4º Os servidores que tenham conhecimento prévio dos resultados deverão manter rigoroso sigilo, sob pena de responsabilidade nos termos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.
Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
NELSON MACHADO
Links
Legislação relacionada
Renda domiciliar per capita
- Renda domiciliar per capita 2020 (PDF)
- Renda domiciliar per capita 2019 (PDF)
- Renda domiciliar per capita 2018 (PDF)
- Renda domiciliar per capita 2017 (PDF)
- Renda domiciliar per capita 2016 (PDF)
- Renda domiciliar per capita 2015 (PDF) - atualizado em 20/04/2016
Em função de problemas encontrados na geração dos pesos da PNAD Contínua, referente ao mês de outubro de 2015, foi necessário recalcular os valores dos rendimentos domiciliares per capita de 2015 que foram divulgados no dia 26 de fevereiro de 2016. * - Renda domiciliar per capita 2014 (PDF)
---
* Nota informativa sobre alteração de resultados após a divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)
A alteração dos resultados referentes à PNAD Contínua divulgados nos dias 15/01/16, 19/02/16, 15/03/16 e 24/03/16 ocorreu em função de problemas detectados no processo de expansão da amostra da PNAD Contínua.
A taxa de desocupação para Brasil não sofreu alteração estatisticamente significativa.
Detalhamento: A PNAD Contínua é uma pesquisa por amostragem probabilística. Deste modo, para a geração dos resultados, é necessário definir fatores de expansão ou pesos que são associados a cada unidade selecionada para a amostra (domicílios e seus moradores). Estes pesos são obtidos através do plano amostral da pesquisa, que leva em conta as probabilidades de inclusão das unidades primárias de amostragem e domicílios da amostra e são ajustados para compensar a perda em função da não-resposta e pelos totais populacionais oriundos das projeções de população nos diferentes níveis geográficos de divulgação. No processo de expansão da amostra da PNAD Contínua, o ajuste no peso em função da não-resposta não considerou em seu cálculo o total de domicílios classificados como vagos, coletivos, improvisados, em ruínas e em construção. Ao constatar o problema, o IBGE tomou imediatamente as seguintes providências: recalculou os novos fatores de expansão; as estimativas de indicadores; e refez o plano tabular com as estimativas e suas respectivas precisões. Os resultados da PNAD Contínua e os microdados referentes às variáveis dos pesos foram substituídos e já estão disponíveis no portal do IBGE na Internet.
Diretoria de Pesquisas
20 de abril de 2016