Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua

Menu do Produto

Sobre - 2019 Turismo

Além de informações conjunturais sobre as tendências e flutuações da força de trabalho brasileira, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua investiga, trimestralmente, outros indicadores sobre os demais temas suplementares da pesquisa. Para tal, os domicílios selecionados são visitados por cinco trimestres consecutivos, uma vez a cada trimestre, cabendo destacar que, para o tema contemplado no presente informativo - turismo - foram acumulados os dados correspondentes ao terceiro trimestre de 2019.

Esta investigação, realizada, pela primeira vez, em convênio com o Ministério do Turismo, teve como objetivo quantificar os fluxos de turistas nacionais entre as diferentes regiões do País e para o exterior. Com esse propósito, foram apuradas as características da viagem que, associadas a outras obtidas pela pesquisa, como o rendimento domiciliar per capita, permitem uma consistente avaliação sobre a demanda turística doméstica em especial.

Os dados apresentados no presente informativo têm detalhamento geográfico para Brasil e Grandes Regiões. Os comentários analíticos contemplam variados indicadores relacionados ao tema, entre os quais se destacam: realização de ao menos uma viagem no trimestre considerado, entendendo-se como tal o deslocamento de uma pessoa ou grupo, fora do seu entorno habitual, desde o momento da saída até o seu regresso, seja por interesse pessoal, seja profissional; motivo da não ocorrência de viagem, como ausência de dinheiro, tempo, necessidade, entre outros; motivo da ocorrência de viagem pessoal (lazer, compras, religião, tratamento de saúde e bem-estar, entre outros) ou profissional (notadamente, negócios e trabalho); pernoites realizados; média de moradores do domicílio participantes das viagens; tipo de hospedagem escolhida; meio de transporte utilizado;  principais Unidades da Federação de destino; entre outras abordagens.

Os comentários são ilustrados graficamente e buscam ressaltar as principais diferenças regionais e sociodemográficas observadas nesses indicadores.

Os informativos da PNAD Contínua também são disponibilizados em meio impresso. As notas técnicas sobre a pesquisa são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas fornecem um amplo panorama metodológico da pesquisa, com informações sobre seus objetivos, âmbito, referenciais teóricos utilizados, conceitos e definições adotados, planejamento amostral, entre outros aspectos, e são atualizadas periodicamente por meio da inclusão de conceituações relacionadas à introdução de novos módulos temáticos.