Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

PNAD Contínua - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua

Estatísticas Experimentais

Sobre - 2016-2022 Trabalho de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade

Além de informações conjunturais sobre as tendências e flutuações da força de trabalho brasileira, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua investiga, trimestralmente, outros indicadores sobre os demais temas suplementares da pesquisa. Para tal, os domicílios selecionados são visitados por cinco trimestres consecutivos, uma vez a cada trimestre, cabendo destacar que, para o tema contemplado neste informativo, foram acumulados os dados correspondentes à quinta visita ao domicílio, tendo como foco as crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade.

O trabalho de crianças e adolescentes tem sido objeto de interesse constante do IBGE, e sua investigação, no âmbito da PNAD Contínua, vem sendo empreendida desde 2016, a partir da aplicação de um módulo específico para captar informações sobre as atividades econômicas e de produção para o próprio consumo, bem como sobre as atividades escolares e domésticas realizadas por esse contingente populacional. Com esse propósito, são adotadas pela pesquisa as recomendações contidas na Resolução IV da 20a Conferência Internacional de Estatísticos do Trabalho - CIET, que, promovida pela Organização Internacional do Trabalho - OIT (International Labour Organization - ILO) em 2018, trouxe novas disposições sobre estatísticas relacionadas ao trabalho infantil.

No presente informativo, os comentários analíticos sobre o tema estão organizados em quatro abordagens. A primeira focaliza as proporções das pessoas de 5 a 17 anos de idade que realizavam atividade econômica ou para o próprio consumo e traça um perfil daquelas em situação de trabalho infantil, segundo algumas características selecionadas, como sexo, idade, cor ou raça, condição de estudante, horas trabalhadas, posição na ocupação, tipo de atividade econômica realizada e situação de informalidade. A segunda apresenta uma classificação elaborada pelo IBGE, formada por uma listagem de códigos que identifica as ocupações que estão entre as piores formas de trabalho infantil (Lista TIP), com base na Classificação de Ocupações para Pesquisas Domiciliares - COD. Assim, além de classificar as crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade em situação de trabalho infantil, foi possível identificar, para as que estavam em atividades econômicas, se as ocupações por elas desenvolvidas constavam da Lista TIP. O terceiro tópico analisa o rendimento das crianças e adolescentes que realizavam atividade econômica em situação de trabalho infantil, por idade, condição de estudante e jornada de trabalho, com indicação daquelas residentes em domicílios com rendimentos provenientes de benefícios sociais do governo. O quarto tópico de análise, por fim, mostra as proporções das pessoas de 5 a 17 anos de idade que realizavam afazeres domésticos e/ou cuidados de pessoas, por condição de realização de atividades econômicas. Os comentários são ilustrados graficamente e evidenciam, para o conjunto do País, os principais aspectos observados em cada uma dessas abordagens no período considerado.

As estatísticas ora divulgadas, cumpre destacar, são experimentais, isto é, estão sob avaliação porque ainda não atingiram um grau completo de maturidade em termos de harmonização, cobertura ou metodologia.

Os informativos da PNAD Contínua também são disponibilizados em meio impresso. As notas técnicas sobre a pesquisa são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas fornecem um amplo panorama metodológico da pesquisa, com informações sobre seus objetivos, âmbito, referenciais teóricos utilizados, conceitos e definições adotados, planejamento amostral, entre outros aspectos, e são atualizadas periodicamente por meio da inclusão de conceituações relacionadas à introdução de novos módulos temáticos.

Estatísticas Experimentais

Tabelas - 2016-2022 Trabalho de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade

2016-2022 Trabalho de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade

Tabelas geradas pelo Sistema SIDRA:


O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101637.

Estatísticas Experimentais

Conceitos e métodos - 2016-2022 Trabalho de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
O principal objetivo é produzir informações contínuas sobre a inserção da população no mercado de trabalho e de características tais como idade, sexo e nível de instrução, bem como permitir o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País através da produção de dados anuais sobre outras formas de trabalho, trabalho infantil, migração, entre outros temas.
Tipo de operação estatística
Pesquisa domiciliar integrada
Tipo de dados
Dados de pesquisa por amostragem probabilística
Periodicidade de divulgação
Anual
População-alvo
É a população constituída por todas as pessoas moradoras em domicílios particulares permanentes da área de abrangência da pesquisa.

Metodologia

A pesquisa é realizada através de uma amostra de domicílios, de forma a garantir a representatividade dos resultados para os níveis geográficos em que é produzida. Esquema de rotação da amostra de domicílios: A pesquisa foi planejada para ter periodicidade de coleta trimestral, ou seja, a amostra total de domicílios é coletada em um período de 3 meses, para ao final deste ciclo serem produzidas as estimativas dos indicadores desejados. Um dos principais interesses em pesquisas contínuas que acompanham o mercado de trabalho é a inferência a respeito de mudanças no comportamento dos indicadores, considerando o período de divulgação definido. Nestas situações a amostra é planejada de tal forma que haja rotação dos domicílios selecionados, mantendo uma parcela sobreposta entre dois períodos de divulgação subsequentes. No caso da PNAD Contínua, como o período de divulgação é trimestral, o esquema de rotação da amostra adotado foi o esquema 1-2(5), que é o mais eficiente quando um dos principais interesses da pesquisa é a inferência a respeito de mudanças em indicadores trimestrais. Neste esquema o domicílio é entrevistado 1 mês e sai da amostra por 2 meses seguidos, sendo esta sequência repetida 5 vezes.
Técnica de coleta:
CAPI - Entrevista pessoal assistida por computador

Temas

Temas e subtemas
Trabalho, Trabalho remunerado, Outras formas de trabalho, Rendimento, despesa e consumo, População, Educação, Características gerais da população, Habitação
Principais variáveis
As principais variáveis investigadas na parte de educação são: Alfabetização; frequência à escola; série frequentada; para os que não frequentam escola, se anteriormente frequentaram; curso de grau mais elevado que frequentaram e qual a última série concluída com aprovação. Na parte de trabalho, são: exercício de ao menos uma hora de trabalho na semana de referência; características do trabalho exercido - ocupação, posição na ocupação, existência de carteira de trabalho assinada, contribuição para a previdência, horas habitualmente e efetivamente trabalhadas, desejo de trabalhar mais horas, disponibilidade para trabalhar mais horas, rendimentos de trabalho; características do empreendimento - atividade do empreendimento, número de pessoas ocupadas, registro no CNPJ; para as pessoas não ocupadas na semana de referência - procura de trabalho, disponibilidade para iniciar um trabalho, desejo de trabalhar; para as pessoas ocupadas ou não ocupadas - rendimentos domiciliares; e, em uma subamostra - trabalho na produção para o próprio consumo e construção para o próprio uso, trabalho voluntário, cuidado de pessoas moradoras do domicílio e realização de afazeres domésticos.

Unidades de informação

Unidade de investigação
Domicílio
Unidade de análise
Pessoa.

Períodos de referência

Ano - 01/01/2022 a 31/12/2022
Data de início da coleta
01/01/2022
Data do fim da coleta
31/12/2022

Disseminação

Formas de disseminação
Publicação Digital (online), Microdados no Portal do IBGE, Banco de Dados Agregados - SIDRA, Banco Multidimensional de Estatísticas - BME
Nível de desagregação geográfica
Município da Capital
Nível de divulgação
Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, 20 Regiões Metropolitanas que contêm Municípios das Capitais (Manaus, Belém, Macapá, São Luís, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Vale do Rio Cuiabá, e Goiânia), Municípios das Capitais e Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina.

Instrumentos de coleta

PNAD Contínua - TIC Domicílios e Pessoas – 2019 e 2021
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5688.pdf
PNAD Contínua - Educação - 2016
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5662.pdf
PNAD Contínua - Sensação de Segurança - 2021
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5680.pdf
PNAD Contínua - Habitação - 2022-Atual
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5693.pdf
PNAD Contínua - Núcleo Básico - 2 trim. 2016
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5672.pdf
PNAD Contínua - Núcleo Básico - 1 trim. 2018 - atual
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5676.pdf
PNAD Contínua - Turismo - 2020-2021
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5684.pdf
PNAD Contínua - Atenção Primária a Saúde - APS Criança - 2022
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5660.pdf
PNAD Contínua - Manual Básico da Entrevista
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5642.pdf
PNAD Contínua - Trabalho de Crianças e Adolescentes - 2016-atual
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5682.pdf
PNAD Contínua - Educação - 2018
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5664.pdf
PNAD Contínua - Rendimento de outras fontes - 4 trim. 2015 - atual
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5679.pdf
PNAD Contínua - Habitação - 2019
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5692.pdf
PNAD Contínua - Rendimento de outras fontes - 2012 - 3 trim. 2015
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5678.pdf
PNAD Contínua - TIC Domicílios e Pessoas – 2022-Atual
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5689.pdf
PNAD Contínua - Características Adicionais de Mercado de Trabalho - 2016-Atual
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5661.pdf
PNAD Contínua - Educação - 2019-Atual
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5665.pdf
PNAD Contínua - Outras formas de trabalho - 2016-atual
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5677.pdf
PNAD Contínua - Habitação - 2017-2018
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5691.pdf
PNAD Contínua - Turismo - 2019
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5683.pdf
PNAD Contínua - Educação - 2017
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5663.pdf
PNAD Contínua - Furto e Roubo - 2021
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5666.pdf
PNAD Contínua - Núcleo Básico - 4 trim. 2016
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5674.pdf
PNAD Contínua - Habitação - 2016
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5690.pdf
PNAD Contínua - Pessoas com Deficiência - 2022
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5685.pdf
PNAD Contínua - Núcleo Básico - 4 trim. 2015 - 1 trim. 2016
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5671.pdf
PNAD Contínua - TIC Domicílios e Pessoas - 2016-2018
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5687.pdf
PNAD Contínua - Teletrabalho e Trabalho por meio de plataformas digitais - 2022
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5686.pdf
PNAD Contínua - Núcleo Básico - 2012 - 3 trim. 2015
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5670.pdf
PNAD Contínua - Núcleo Básico - 2017
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5675.pdf
PNAD Contínua - Núcleo Básico - 3 trim. 2016
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc5673.pdf.

Histórico

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua é parte do Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares (SIPD), que se constitui em um modelo de produção de pesquisas amostrais domiciliares no qual o planejamento, a execução, a análise e a disseminação dos resultados das diversas pesquisas serão conduzidos de forma coordenada, facilitando o atendimento de novas demandas bem como otimizando os recursos a serem utilizados. Destaca-se, entre outros aspectos, que a amostra de cada uma das pesquisas desse sistema corresponderá a uma parte ou a integralidade de uma amostra mestra, e os conceitos e processos serão harmonizados.
A pesquisa foi implantada, em caráter experimental, em outubro de 2011, em vinte Regiões Metropolitanas que contêm o município da capital, em uma Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE Grande Teresina), em cinco capitais (Porto Velho, Rio Branco, Boa Vista, Palmas e Campo Grande) e em uma Unidade da Federação (Distrito Federal). O objetivo foi realizar os ajustes necessários aos processos referentes à pesquisa. A partir de janeiro de 2012, a mesma foi implantada em todo o território nacional, passando a fazer parte do corpo de pesquisas do IBGE.
Com a implantação desse sistema, o IBGE iniciou uma importante etapa no aprimoramento de seu sistema de pesquisas domiciliares, que propiciará maior eficácia diante de frequentes demandas por informações sobre as condições socioeconômicas e demográficas da população brasileira. Cabe ressaltar que, com vistas à concepção, ao planejamento e a implantação do projeto de reformulação de suas pesquisas domiciliares, o IBGE tem mantido um canal de comunicação aberto com os usuários. Desde 2006, vêm sendo realizados seminários semestrais, intitulados Fóruns do SIPD, com o objetivo de propiciar aos usuários participação efetiva no desenvolvimento do projeto. Além disso, o projeto foi apresentado em um grande número de eventos que foram promovidos pelo governo além de universidades e organizações estatísticas.

Estatísticas Experimentais

Publicações - 2016-2022 Trabalho de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade

O que é

Visa acompanhar as flutuações trimestrais e a evolução, no curto, médio e longo prazos, da força de trabalho, e outras informações necessárias para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País. Para atender a tais objetivos, a pesquisa foi planejada para produzir indicadores trimestrais sobre a força de trabalho e indicadores anuais sobre temas suplementares permanentes (como trabalho e outras formas de trabalho, cuidados de pessoas e afazeres domésticos, tecnologia da informação e da comunicação etc.), investigados em um trimestre específico ou aplicados em uma parte da amostra a cada trimestre e acumulados para gerar resultados anuais, sendo produzidos, também, com periodicidade variável, indicadores sobre outros temas suplementares. Tem como unidade de investigação o domicílio.

A PNAD Contínua foi implantada, experimentalmente, em outubro de 2011 e, a partir de janeiro de 2012, em caráter definitivo, em todo o Território Nacional. Sua amostra foi planejada de modo a produzir resultados para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Regiões Metropolitanas que contêm Municípios das Capitais, Região Integrada de Desenvolvimento - RIDE Grande Teresina, e Municípios das Capitais. Desde sua implantação, a pesquisa, gradualmente, vem ampliando os indicadores investigados e divulgados.

Periodicidade de divulgação das informações:

  • Mensal - Conjunto restrito de indicadores relacionados à força de trabalho e somente para o nível geográfico de Brasil;
  • Trimestral - Conjunto de indicadores relacionados à força de trabalho para todos os níveis de divulgação da pesquisa;
  • Anual - Demais temas permanentes da pesquisa e indicadores complementares à força de trabalho; e
  • Variável - Outros temas ou tópicos dos temas permanentes a serem pesquisados com maior periodicidade ou ocasionalmente.

Os indicadores mensais utilizam as informações dos últimos três meses consecutivos da pesquisa, existindo, entre um trimestre móvel e o seguinte, repetição das informações de dois meses. Assim, os indicadores da PNAD Contínua produzidos mensalmente não refletem a situação de cada mês, mas, sim, a situação do trimestre móvel que finaliza a cada mês.

Os resultados anuais sobre outros temas ou tópicos são obtidos acumulando-se informações de determinada visita ao longo do ano, ou são concentrados em determinado trimestre.

Temas e tópicos suplementares pesquisados em trimestres específicos do ano:

  • Educação (2o trimestre); e
  • Acesso à televisão e à Internet e posse de telefone móvel celular para uso pessoal (4o trimestre).

Temas e tópicos pesquisados ao longo do ano em determinada visita:

  • Habitação (1a visita);
  • Características gerais dos moradores (1a visita);
  • Informações adicionais da força de trabalho (1a visita);
  • Outras formas de trabalho (afazeres domésticos, cuidados de pessoas, produção para o próprio consumo e trabalho voluntário) (5a visita);
  • Trabalho de crianças e adolescentes (5a visita); e
  • Rendimentos de outras fontes (1a e 5a visitas).

Séries históricas

#seriehistorica201755114441729

#seriehistorica201755114356696

#seriehistorica201755113815809

#seriehistorica201755113945187

#seriehistorica201755114022164

Microdados

Microdados consistem no menor nível de desagregação dos dados de uma pesquisa, retratando, sob a forma de códigos numéricos, o conteúdo dos questionários, preservado o sigilo das informações. Os microdados possibilitam aos usuários, com conhecimento de linguagens de programação ou softwares de cálculo, criar suas próprias tabelas.

Os arquivos de microdados ora apresentados são acompanhados de uma documentação que fornece os nomes e os respectivos códigos das variáveis e suas categorias.

Microdados da Divulgação Anual

Análise dos dados da PNAD Contínua utilizando o software R

 

Últimas atualizações

22/12/2023 - Atualização do microdado e arquivo de input da PNAD Contínua Anual 5ª visita 2016 a 2019 e 2022.

20/12/2023 - Atualização dos microdados - Trabalho de Crianças e Adolescentes de 5 a 17 anos de idade 2016/2022.

30/11/2023 - Atualização do dicionário e arquivo de input da PNAD Contínua Anual 2ª visita 2020 e 2021.

29/11/2023 - Atualização dos microdados - Inclusão da variável S01016B ("Qual desses é o mais utilizado?") no microdado de 1ª visita de 2022.

9/11/2023 - Atualização dos microdados - Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2022.

25/10/2023 - Atualização dos microdados - Teletrabalho e trabalho por meio de plataformas digitais 2022

15/09/2023 - Atualização dos microdados - Características adicionais do mercado de trabalho 2022

11/08/2023 - Atualização do dicionário e arquivo de input da PNAD contínua anual 1ª visita 2019 e 2022

11/08/2023 - Atualização dos microdados - Outras formas de trabalho 2022

7/07/2023 - Atualização dos microdados - Pessoas com deficiência 2022

16/06/2023 - Atualização dos microdados - Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores 2022

7/06/2023 - Atualização de microdados e de tabelas, no SIDRA, da PNAD Contínua Anual: Educação.

11/05/2023 - Atualização de microdados e de tabelas, no SIDRA, da PNAD Contínua Rendimento de todas as fontes.

10/04/2023 - Atualização dos microdados - Atualização de microdados e de tabelas, no SIDRA, da PNAD Contínua Trimestral e da PNAD Contínua Atenção Primária à Saúde.

21/12/2022 - Atualização dos microdados - Atenção Primária à Saúde 2022.

7/12/2022 - Atualização dos microdados - Vitimização: Sensação de segurança 2021 e Vitimização: Furtos e roubos 2021.

31/10/2022 - Atualização dos arquivos de dicionário, input e microdados da PNAD Contínua Anual de 2ª visita para exclusão da variável VD4022 e correção do argumento “lrecl” passado no input.

03/10/2022 - Atualização dos microdados de 5ª visita de 2016 a 2019 para incorporar a nova estrutura de ponderação da pesquisa (Nota técnica 04/2021).

16/09/2022 - Atualização dos microdados - Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2021.

16/09/2022 - Atualização de microdados públicos por conta da correção das variáveis V1020 e V1022 para alguns registros.

01/08/2022 - Atualização dos microdados - Educação 2016-2019.

06/07/2022 - Atualização dos microdados - Turismo 2020-2021.

10/06/2022 - Atualização dos microdados - Rendimento de Todas as Fontes 2021.

24/02/2022 - Atualização dos microdados devido a inclusão das variáveis VD2006 e da alteração da descrição da variável posest_sxi nos dicionários.

30/11/2021 - Atualização dos microdados para incorporar a nova estrutura de ponderação da pesquisa (Nota técnica 04/2021).

17/06/2021 - Atualização dos dicionários para correção ortográfica nas categorias das variáveis V3009A, V3020B, V3022C, V3033, V3033A e V3033B e correção das categorias das variáveis V3034B e V3034C.

14/04/2021 - Atualização dos microdados - Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2019.

04/01/2021 - Atualização dos microdados - Inclusão das variáveis V411701 à V411730 (Cuidou do morador?) nos microdados de 5ª visita de 2016 a 2019.

Histórico completo de atualizações

Microdados da Divulgação Trimestral

Análise dos dados da PNAD Contínua utilizando o software R

 

Últimas atualizações

10/04/2023 - Atualização dos microdados - Atualização de microdados e de tabelas, no SIDRA, da PNAD Contínua Trimestral e da PNAD Contínua Atenção Primária à Saúde.

31/10/2022 - Atualização do arquivo de input da PNAD Contínua Trimestral para exclusão do cabeçalho que estava duplicado.

16/09/2022 - Atualização de microdados públicos por conta da correção das variáveis V1020 e V1022 para alguns registros.

24/02/2022 - Atualização dos microdados devido a inclusão das variáveis VD2006 e da alteração da descrição da variável posest_sxi nos dicionários.

30/11/2021 - Atualização dos microdados para incorporar a nova estrutura de ponderação da pesquisa (Nota técnica 04/2021).

17/06/2021 - Atualização dos dicionários para correção ortográfica nas categorias das variáveis V3009A, V3020B, V3022C, V3033, V3033A e V3033B e correção das categorias das variáveis V3034B e V3034C.

10/06/2021 - Atualização dos microdados devido à um problema identificado na criação da variável V4046 presente nos microdados.

08/02/2021 - Atualização do arquivo de microdados referente ao terceiro trimestre de 2020.

02/12/2020 - Atualização do arquivo de input e do nome do dicionário trimestral para voltar ao padrão que vinha sendo divulgado.

01/12/2020 - Atualização dos arquivos de dicionário já divulgados e do microdado do 3º tri/20.

19/09/2019 - Atualização do arquivo de seleção de variáveis com a correção da descrição das variáveis derivadas VD5001, VD5002 e VD5005.

29/07/2019 - Atualização dos microdados devido a revisão metodológica realizada na base de dados de rendimentos do trabalho da PNAD Contínua (Nota Técnica de 29/07/19).

16/05/2019 - Atualização dos microdados para substituição das variáveis derivadas VD3001 e VD3002 pelas variáveis VD3004, VD3005 e VD3006.

08/05/2019 - Atualização dos microdados para incorporar a nova estrutura de ponderação de acordo com a projeção populacional de 2018.

31/01/2019 - Atualização da categoria da variável derivada VD3005.

Histórico completo de atualizações

Arquivos complementares para o cálculo dos índices do SNIPC

No cálculo dos índices do SNIPC são utilizadas algumas informações da PNAD Contínua. Essas informações se referem ao rendimento mensal habitualmente recebido do trabalho principal das pessoas ocupadas na semana de referência classificadas como:
I) Trabalhadores dos serviços domésticos em geral (grupo de base 9111 da Classificação de Ocupações para Pesquisas Domiciliares - COD);
II) Pedreiros (grupo de base 7112 da COD), pintores e empapeladores (grupo de base 7131 da COD), eletricistas de obras e afins (grupo de base 7411 da COD) e trabalhadores elementares da construção de edifícios (grupo de base 9313 da COD), em empreendimentos das classes de atividade construção de edifícios (41000 da CNAE-Domiciliar 2.0) e serviços especializados para construção (43000 da CNAE-Domiciliar 2.0), com até 5 pessoas ocupadas.

A partir de 23 de maio de 2018, são disponibilizados mensalmente dois arquivos contendo esses rendimentos separadamente para as pessoas definidas no item I (arquivo “ED_SNIPCXXXXXX_PNADCYYYYY”) e no item II (arquivo “MORD_SNIPCXXXXXX_PNADCYYYYYY”).

Pela natureza dos índices do SNIPC, são utilizados os dados da PNAD Contínua com defasagem de dois meses. Os nomes dos arquivos refletem essa relação. Por exemplo, para os índices de maio de 2018, os nomes dos arquivos são: “ED_SNIPC201805_PNADC201803” e “MORD_SNIPC201805_PNADC201803”.

Além desses dois arquivos em .txt, são disponibilizados ainda:
- Leitura em SAS dos arquivos de dados: INPUT_SNIPC_PNADC, em formatos .sas e .txt;
- Arquivo de correspondência das variáveis MesAA e MesBB, do arquivo de input: Corresp_var_SNIPC_PNADC, em formato .doc.

Notas Técnicas

Downloads

Informações técnicas

Metodologia da pesquisa


Metodologia adotada para calcular os intervalos de confiança da diferença entre duas estimativas de um mesmo fenômeno em dois momentos no tempo, utilizada para análise dos indicadores calculados com os dados da Pesquisa Mensal de Emprego (Textos para Discussão. Diretoria de Pesquisas, n. 22)


Notas explicativas


Outras informações técnicas

O Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos - CNEFE é um repositório de endereços de abrangência nacional criado, em 2005, a partir da sistematização dos dados coletados pelo Censo Demográfico 2000. Este Cadastro contempla informações sobre domicílios e estabelecimentos de todo o País. A cada Censo Demográfico, ele é totalmente revisto e passa por um processo contínuo de atualizações pontuais, de acordo com a demanda das demais pesquisas da Instituição, como é o caso do Censo Agropecuário 2017, no qual foram verificados e coletados todos os endereços de estabelecimentos agropecuários recenseados durante a operação. A atualização do CNEFE retrata tanto o registro textual dos endereços investigados no referido levantamento, quanto a distribuição de tais estabelecimentos no Território Nacional. Para informações mais detalhadas sobre a rotina de atualização desse Cadastro e do seu uso por parte das pesquisas amostrais do IBGE, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua, a Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF, a Pesquisa Nacional de Saúde - PNS, entre outras, consultar o documento Padrão de registro de endereços: definições e orientações de uso.

Notícias e Releases

Divulgação mensal

PNAD Contínua: taxa de desocupação é de 7,6% e taxa de subutilização é de 17,6% no trimestre encerrado em janeiro

A taxa de desocupação (7,6%) no trimestre encerrado em janeiro de 2024 ficou estável frente ao trimestre...

29/02/2024

Divulgação mensal

Taxa de desocupação fica em 7,6% no tri encerrado em janeiro, enquanto ocupação e rendimento crescem

A taxa de desocupação para o trimestre móvel encerrado em janeiro de 2024 ficou em 7,6%, mesmo percentual...

29/02/2024

Divulgação anual

IBGE divulga rendimento domiciliar per capita 2023 para Brasil e unidades da federação

O IBGE divulga hoje os valores dos rendimentos domiciliares per capita referentes a 2023 para o Brasil...

28/02/2024

Divulgação trimestral

PNAD Contínua Trimestral: desocupação recua em duas UFs no 4° trimestre de 2023

A taxa de desocupação do país no 4° trimestre de 2023 foi de 7,4%, caindo 0,3 ponto percentual (p. p.)...

16/02/2024

Divulgação trimestral

PNAD Contínua Trimestral: em 2023, taxa anual de desocupação cai em 26 UFs

A taxa anual de desocupação do país foi de 7,8% em 2023, o que representa uma queda de 1,8 ponto percentual...

16/02/2024

Divulgação trimestral

Desocupação cai apenas no Sudeste no quarto trimestre

A queda da taxa de desocupação do país, que passou de 7,7% no terceiro trimestre de 2023 para 7,4% no...

16/02/2024

Divulgação mensal

PNAD Contínua: taxa de desocupação é de 7,4% e taxa de subutilização é de 17,3% no trimestre encerrado em dezembro

A taxa de desocupação (7,4%) no trimestre encerrado em dezembro de 2023 recuou 0,3 ponto percentual (p.p.)...

31/01/2024

Divulgação mensal

Taxa de desocupação cai a 7,8% em 2023, menor patamar desde 2014

A taxa de desocupação chegou a 7,4% no trimestre encerrado em dezembro de 2023, um recuo de 0,3 ponto...

31/01/2024

Divulgação mensal

PNAD Contínua: em 2023, taxa anual de desocupação foi de 7,8% enquanto de taxa de subutilização foi de 18,0%

A taxa anual de desocupação foi de 7,8%, recuando 1,8 ponto percentual (p.p.) frente à média de 2022...

31/01/2024

Divulgação mensal

PNAD Contínua: taxa de desocupação é de 7,5% e taxa de subutilização é de 17,4% no trimestre encerrado em novembro

A taxa de desocupação (7,5%) no trimestre encerrado em novembro de 2023 variou -0,2 ponto percentual...

29/12/2023

Ver mais notícias

Calendário

Próximas divulgações

Operação estatísticaPrevisão de divulgação
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 2/2024
28/03/2024
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 3/2024
30/04/2024
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral
Período de referência: 1/2024 a 3/2024
17/05/2024
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 4/2024
29/05/2024
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 5/2024
28/06/2024
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 6/2024
31/07/2024
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral
Período de referência: 4/2024 a 6/2024
15/08/2024
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 7/2024
30/08/2024
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 8/2024
27/09/2024
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 9/2024
31/10/2024
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral
Período de referência: 7/2024 a 9/2024
19/11/2024
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 10/2024
29/11/2024
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 11/2024
27/12/2024
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 12/2024
31/01/2025
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral
Período de referência: 10/2024 a 12/2024
14/02/2025

Divulgações anteriores

Operação estatísticaData da divulgação
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 1/2024
29/02/2024
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral
Período de referência: 10/2023 a 12/2023
16/02/2024
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 12/2023
31/01/2024
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 11/2023
29/12/2023
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 10/2023
30/11/2023
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral
Período de referência: 7/2023 a 9/2023
22/11/2023
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 9/2023
31/10/2023
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 8/2023
29/09/2023
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 7/2023
31/08/2023
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral
Período de referência: 4/2023 a 6/2023
15/08/2023
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 6/2023
28/07/2023
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 5/2023
30/06/2023
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 4/2023
31/05/2023
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral
Período de referência: 1/2023 a 3/2023
18/05/2023
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 3/2023
28/04/2023
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 2/2023
31/03/2023
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 1/2023
17/03/2023
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral
Período de referência: 10/2022 a 12/2022
28/02/2023
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 12/2022
28/02/2023
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 11/2022
19/01/2023
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 10/2022
30/11/2022
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral
Período de referência: 7/2022 a 9/2022
17/11/2022
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 9/2022
27/10/2022
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 8/2022
30/09/2022
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 7/2022
31/08/2022
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral
Período de referência: 4/2022 a 6/2022
12/08/2022
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 6/2022
29/07/2022
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 5/2022
30/06/2022
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 4/2022
31/05/2022
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral
Período de referência: 1/2022 a 3/2022
13/05/2022
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 3/2022
29/04/2022
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 2/2022
31/03/2022
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 1/2022
18/03/2022
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral
Período de referência: 10/2021 a 12/2021
24/02/2022
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 12/2021
24/02/2022
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 11/2021
28/01/2022
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 10/2021
28/12/2021
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral
Período de referência: 7/2021 a 9/2021
30/11/2021
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 9/2021
30/11/2021
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 8/2021
27/10/2021
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 7/2021
30/09/2021
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral
Período de referência: 4/2021 a 6/2021
31/08/2021
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 6/2021
31/08/2021
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 5/2021
30/07/2021
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 4/2021
30/06/2021
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral
Período de referência: 1/2021 a 3/2021
27/05/2021
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 3/2021
27/05/2021
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 2/2021
30/04/2021
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 1/2021
31/03/2021
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral
Período de referência: 10/2020 a 12/2020
10/03/2021
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 12/2020
26/02/2021
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 11/2020
28/01/2021
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 10/2020
29/12/2020
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 9/2020
27/11/2020
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral
Período de referência: 7/2020 a 9/2020
27/11/2020
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 8/2020
30/10/2020
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 7/2020
30/09/2020
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral
Período de referência: 4/2020 a 6/2020
28/08/2020
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 6/2020
06/08/2020
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 5/2020
30/06/2020
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 4/2020
28/05/2020
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral
Período de referência: 1/2020 a 3/2020
15/05/2020
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 3/2020
30/04/2020
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 2/2020
31/03/2020
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 1/2020
28/02/2020
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral
Período de referência: 10/2019 a 12/2019
14/02/2020
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 12/2019
31/01/2020
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 11/2019
27/12/2019
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 10/2019
29/11/2019
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral
Período de referência: 7/2019 a 9/2019
19/11/2019
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 9/2019
31/10/2019
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 8/2019
27/09/2019
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 7/2019
30/08/2019
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral
Período de referência: 4/2019 a 6/2019
15/08/2019
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 6/2019
31/07/2019
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 5/2019
28/06/2019
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 4/2019
31/05/2019
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral
Período de referência: 1/2019 a 3/2019
16/05/2019
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 3/2019
30/04/2019
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Outras formas de trabalho
Período de referência: 2018
26/04/2019
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 2/2019
29/03/2019
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 1/2019
27/02/2019
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral
Período de referência: 10/2018 a 12/2018
22/02/2019
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 12/2018 a 12/2018
31/01/2019
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 11/2018 a 11/2018
28/12/2018
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 10/2018 a 10/2018
29/11/2018
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral
Período de referência: 7/2018 a 9/2018
14/11/2018
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 2018
30/10/2018
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 8/2018 a 8/2018
28/09/2018
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 7/2018 a 7/2018
30/08/2018
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral
Período de referência: 4/2018 a 6/2018
16/08/2018
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 6/2018 a 6/2018
31/07/2018
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 5/2018 a 5/2018
29/06/2018
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 4/2018 a 4/2018
29/05/2018
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral
Período de referência: 1/2018 a 3/2018
17/05/2018
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 3/2018 a 3/2018
27/04/2018
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 2/2018 a 2/2018
29/03/2018
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 1/2018 a 1/2018
28/02/2018
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral
Período de referência: 10/2017 a 12/2017
23/02/2018
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal
Período de referência: 2016
21/02/2018
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 12/2017 a 12/2017
31/01/2018
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 11/2017
29/12/2017
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 10/2017
30/11/2017
PNADC: Módulo Trabalho Infantil e Rendimentos
Período de referência: 2016
29/11/2017
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral
Período de referência: 7/2017 a 9/2017
17/11/2017
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 9/2017
31/10/2017
PNAD Contínua: Características adicionais do mercado de trabalho 2012-2016
Período de referência: 2016
18/10/2017
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 8/2017
29/09/2017
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 7/2017
31/08/2017
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral
Período de referência: 4/2017 a 6/2017
17/08/2017
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 6/2017
28/07/2017
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 5/2017
30/06/2017
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 4/2017
31/05/2017
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral
Período de referência: 1/2017 a 3/2017
18/05/2017
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 3/2017
28/04/2017
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 1/2017
24/02/2017
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral
Período de referência: 10/2016 a 12/2016
23/02/2017
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal
Período de referência: 12/2016
31/01/2017

Erramos

Portaria de precedência

Divulgação dos resultados de indicadores conjunturais

 

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
GABINETE DO MINISTRO
PORTARIA Nº 355, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2007
(Publicada no Diário Oficial da União nº 213, Seção 1, de 06.11.2007)

 

O MINISTRO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, no uso das atribuições que lhe confere o inciso II, do artigo 87 da Constituição Federal, resolve:

Art. 1º - A divulgação dos resultados de indicadores conjunturais produzidos pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE seguirá as seguintes etapas:

I - às sete horas do dia da divulgação serão encaminhados os resultados, acompanhados de um sumário-executivo elaborado pelo IBGE, para as autoridades da lista de precedência;

II - às nove horas do dia da divulgação serão encaminhados os resultados para os órgãos de imprensa e disseminados na Internet, através do sítio https://www.ibge.gov.br.

§ 1º. Os técnicos do IBGE estarão disponíveis para prestar esclarecimentos aos usuários sobre os resultados da pesquisa divulgada a partir do encaminhamento de que trata o inciso II do caput.

§ 2º. O disposto nesta portaria aplica-se a qualquer indicador conjuntural produzido pelo IBGE, especialmente aos seguintes:

I - Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC);

II - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA);

III - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E);

IV - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15);

V - Pesquisa Mensal de Emprego (PME);

VI - Contas Nacionais Trimestrais;

VII - Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil);

VIII - Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional);

IX - Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário - (PIMES);

X - Pesquisa Mensal de Comércio (PMC);

XI - Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI);

XII - Conjuntura Agropecuária (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal; Pesquisa Trimestral de Abate de Animais; Pesquisa Trimestral de Leite; Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha; Pesquisa Trimestral do Couro).

Art. 2° - A relação das autoridades constantes da lista de precedência específica a cada pesquisa de indicadores conjunturais, será divulgada por intermédio de Nota Oficial da Instituição e disseminada no portal do IBGE na Internet, através do sítio https://www.ibge.gov.br

Art. 3º - As autoridades constantes da lista de precedência deverão observar o mais rigoroso sigilo das informações referentes aos indicadores de que trata esta Portaria, nos termos do disposto na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

Art. 4º - Revogam-se as Portarias nº 164/MP, de 20 de dezembro de 1999, e nº 167/MP, de 5 de setembro de 2003.

Art. 5º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

 

PAULO BERNARDO SILVA 


 O IBGE divulga a relação das autoridades que recebem com precedência os resultados das pesquisas conjunturais produzidas por esta Instituição: 

Ministra do Planejamento e Orçamento – Simone Nassar Tebet Rocha

  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
  • Contas Nacionais Trimestrais
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
  • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
  • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
  • Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
  • Conjuntura Agropecuária
    • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
    • Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
    • Pesquisa Trimestral de Leite
    • Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
    • Pesquisa Trimestral do Couro
  • Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
  • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)


Ministro da Fazenda – Fernando Haddad

  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
  • Contas Nacionais Trimestrais
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
  • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
  • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
  • Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
  • Conjuntura Agropecuária
    • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
    • Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
    • Pesquisa Trimestral de Leite
    • Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
    • Pesquisa Trimestral do Couro
  • Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
  • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)


Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços - Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho

  • Contas Nacionais Trimestrais
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
  • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
  • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
  • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

 

Presidente do Banco Central - Roberto de Oliveira Campos Neto

  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
  • Contas Nacionais Trimestrais
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
  • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
  • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
  • Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
  • Conjuntura Agropecuária
    • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
    • Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
    • Pesquisa Trimestral de Leite
    • Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
    • Pesquisa Trimestral do Couro
  • Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
  • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

 

Presidente da Caixa Econômica Federal - Carlos Antônio Vieira Fernandes

  • Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)

 

Chefe de Gabinete Adjunto de Informações em Apoio à Decisão do Gabinete Pessoal do Presidente da República - Sandra Márcia Chagas Brandão

  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
  • Contas Nacionais Trimestrais
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
  • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
  • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
  • Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
  • Conjuntura Agropecuária
    • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
    • Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
    • Pesquisa Trimestral de Leite
    • Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
    • Pesquisa Trimestral do Couro
  • Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
  • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

 


Presidente do IBGE
Marcio Pochmann
Atualizado em 1º de dezembro de 2023

  

Divulgação dos resultados de indicadores estruturais

 

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
GABINETE DO MINISTRO
PORTARIA Nº 15, DE 27 DE JANEIRO DE 2005
(Publicada no Diário Oficial da União edição número 20 de 28/01/2005)

 

O MINISTRO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, INTERINO, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, parágrafo único, incisos I e II, da Constituição e considerando o disposto no art. 27, inciso XVII, alínea "c", da Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003, resolve:

Art. 1º - Disciplinar os procedimentos a serem observados na divulgação dos resultados de indicadores estruturais produzidos pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

Art. 2º Os resultados serão encaminhados pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE ao Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, com antecedência mínima de quarenta e oito horas do horário fixado no art. 3º, inciso I, desta Portaria.

Art. 3º No dia da divulgação dos resultados dos indicadores de que trata esta Portaria, serão observados:

I - liberação para a imprensa e disponibilização pela Internet, no endereço: (https://www.ibge.gov.br), às 10 horas;

II - os técnicos do IBGE somente poderão prestar esclarecimentos sobre os resultados dos indicadores estruturais após a liberação e publicação na forma do inciso I.

Art. 4º Os servidores que tenham conhecimento prévio dos resultados deverão manter rigoroso sigilo, sob pena de responsabilidade nos termos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

 

NELSON MACHADO

 

 

Renda domiciliar per capita

O IBGE divulga os valores dos rendimentos domiciliares per capita para o Brasil e Unidades da Federação calculados com base nas informações oriundas da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua.

Esta divulgação atende ao disposto na Lei Complementar 143/2013,que estabelece os novos critérios de rateio do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal - FPE e, em consequência, aos compromissos assumidos quanto à definição dos valores a serem repassados ao Tribunal de Contas da União - TCU para o cálculo dos fatores representativos do inverso do rendimento domiciliar per capita.

---

Nota (Renda domiciliar per capita 2020 e 2021): Arquivos atualizados em 01/04/2022, devido cumprimento de Mandado de Segurança – Ação Judicial: 1000261-89.2020.4.01.4200

---

Nota (Renda domiciliar per capita 2021): Arquivo atualizado em 22/03/2022, devido cumprimento de Mandado de Segurança – Ação Judicial: 1000261-89.2020.4.01.4200

---

Nota (Renda domiciliar per capita 2015): Em função de problemas encontrados na geração dos pesos da PNAD Contínua, referente ao mês de outubro de 2015, foi necessário recalcular os valores dos rendimentos domiciliares per capita de 2015 que foram divulgados no dia 26 de fevereiro de 2016. *

---

* Nota informativa sobre alteração de resultados após a divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

A alteração dos resultados referentes à PNAD Contínua divulgados nos dias 15/01/16, 19/02/16, 15/03/16 e 24/03/16 ocorreu em função de problemas detectados no processo de expansão da amostra da PNAD Contínua.

A taxa de desocupação para Brasil não sofreu alteração estatisticamente significativa.

Detalhamento: A PNAD Contínua é uma pesquisa por amostragem probabilística. Deste modo, para a geração dos resultados, é necessário definir fatores de expansão ou pesos que são associados a cada unidade selecionada para a amostra (domicílios e seus moradores). Estes pesos são obtidos através do plano amostral da pesquisa, que leva em conta as probabilidades de inclusão das unidades primárias de amostragem e domicílios da amostra e são ajustados para compensar a perda em função da não-resposta e pelos totais populacionais oriundos das projeções de população nos diferentes níveis geográficos de divulgação. No processo de expansão da amostra da PNAD Contínua, o ajuste no peso em função da não-resposta não considerou em seu cálculo o total de domicílios classificados como vagos, coletivos, improvisados, em ruínas e em construção. Ao constatar o problema, o IBGE tomou imediatamente as seguintes providências: recalculou os novos fatores de expansão; as estimativas de indicadores; e refez o plano tabular com as estimativas e suas respectivas precisões. Os resultados da PNAD Contínua e os microdados referentes às variáveis dos pesos foram substituídos e já estão disponíveis no portal do IBGE na Internet.

Diretoria de Pesquisas
20 de abril de 2016

Coeficiente de desequilíbrio regional

O IBGE divulga os Coeficientes de Desequilíbrio Regional (CDR) para as Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, calculados com base nas informações oriundas da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua.

Esta divulgação atende ao disposto no Decreto 9.291, de 21 de fevereiro de 2018, publicado no Diário Oficial da União de 22 de fevereiro de 2018, que dispõe sobre a sistemática de cálculo e atualização do CDR, de que trata o artigo 1º-D da Lei nº 10.177, de 12 de janeiro de 2001.

Retrospectiva Anual

Retrospectiva de indicadores de força de trabalho

Tabelas

A partir da divulgação em 31 de janeiro de 2024, os indicadores da Retrospectiva anual de mercado de trabalho da PNAD Contínua serão calculados com o banco de dados anual por visita da pesquisa, refazendo inclusive a série histórica de tais indicadores. Os valores dos indicadores estão disponíveis no Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA em PNAD Contínua Anual – Assunto Mercado de Trabalho.

Estas estatísticas são classificadas como experimentais e devem ser usadas com cautela, pois são estatísticas novas que ainda estão em fase de teste e sob avaliação. Elas são desenvolvidas e publicadas visando envolver os usuários e partes interessadas para avaliação de sua relevância e qualidade. Caso deseje deixar uma crítica ou sugestão, clique aqui para deixar sua opinião.

Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida

0/500

Preencha corretamente.
Entrada Inválida