Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

ESTADIC - Pesquisa de Informações Básicas Estaduais

Sobre - 2021

A Pesquisa de Informações Básicas Estaduais - Estadic é um levantamento pormenorizado de registros administrativos sobre a estrutura, a dinâmica e o funcionamento das instituições públicas estaduais, em especial o governo do Estado, compreendendo, também, diferentes aspectos das políticas setoriais sob responsabilidade dessa esfera governamental. Seus resultados permitem a consolidação de uma base de dados estatísticos e cadastrais atualizados, com indicadores de avaliação e monitoramento dos quadros institucional e administrativo das Unidades da Federação sob a perspectiva da gestão.

Com esta publicação, o IBGE divulga os resultados da pesquisa realizada em 2021 nesses 27 entes federados, tendo como norte a ampliação e a atualização permanente das variáveis investigadas desde 2012, ano da primeira edição do levantamento. Organizada em cinco capítulos, a publicação apresenta análises, vastamente ilustradas, que evidenciam os aspectos mais relevantes dos resultados da presente investigação e traçam comparações com aqueles obtidos em inquéritos anteriores.

Ao retomar o tema cultura, objeto de interesse a cada quatro anos, esta edição da pesquisa procurou preservar a comparabilidade de quesitos importantes, porém traz significativos aperfeiçoamentos e mudanças em relação à edição pregressa, realizada em 2018, em virtude da incorporação de novos tópicos à investigação. Entre eles, cabe especial destaque à captação de informações sobre as transformações ocorridas na gestão estadual da cultura, face à suspensão das atividades presenciais e coletivas impactadas pelo  surgimento de novas variantes do vírus SARS-CoV-2 em 2021; a consequente reinvenção dos serviços e produtos culturais, que intensificaram sua disponibilização on-line, ou passaram a ser oferecidos nesse formato; e a atuação do poder público, tanto pelo desembolso de recursos financeiros diretos, a partir da aplicação da Lei Aldir Blanc (Lei n. 14.017, de 29.06.2020), quanto pelo apoio não financeiro destinado às atividades culturais, também pesquisado pela primeira vez.

A publicação inclui notas técnicas com considerações metodológicas sobre a pesquisa e um glossário com os conceitos considerados essenciais para a compreensão de seus resultados. 

No portal do IBGE na Internet, além do presente volume, pode ser consultada, ainda, a base de dados completa da Estadic 2021.

As estatísticas ora divulgadas refletem as diferentes realidades do País e contribuem para a democratização da gestão pública por meio da formulação e do aprimoramento de políticas diferenciadas para questões específicas de suas populações.

Principais resultados - 2021

Cidades@

Perfil dos Estados Brasileiros 2021

Conceitos e métodos - 2021

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
Levantar informações que permitam produzir um quadro geral sobre as administrações estaduais, com a construção de um amplo perfil dos estados brasileiros, no que se refere às suas administrações públicas para auxiliar os gestores no planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas.
Tipo de operação estatística
Pesquisa de gestão pública
Tipo de dados
Dados de Censo
Periodicidade de divulgação
Anual
População-alvo
A população alvo da pesquisa é constituída pelo conjunto dos governos estaduais.

Metodologia

A unidade de investigação da ESTADIC é o estado, sendo informante principal o governo estadual através dos diversos setores que a compõe; as instituições ligadas a outros poderes públicos constituem-se em unidades secundárias de informação. Assim, as informações coletadas em cada estado são resultado de entrevistas aos gestores, posicionados nos diversos setores e/ou instituições investigados, que detêm informações sobre os órgãos públicos e demais equipamentos estaduais.
A coleta dos dados é realizada após treinamento centralizado, onde se fazem presentes supervisores regionais de todas as Unidades Estaduais.
Para possibilitar o preenchimento dos questionários pelos diversos setores das prefeituras, cada instrumento de coleta contém, dispostos junto aos quesitos relativos, as explicações dos termos e conceitos utilizados.
Um importante aspecto a ser destacado quanto à metodologia interna do questionário refere-se ao formato de determinação do informante do governo estadual. Com o firme propósito de qualificá-lo, pessoal e profissionalmente, bem como ampliar seu comprometimento com a qualidade das respostas fornecidas, procede-se à sua identificação em cada um dos blocos temáticos específicos.
A entrada de dados, apuração e consolidação das informações é de responsabilidade da Coordenação de População e Indicadores Sociais, elaborado por técnicos da Pesquisa de Informações Básicas Estaduais. A crítica de consistência dos dados coletados é feita em cada unidade estadual.
Técnica de coleta:
PAPI - Entrevista pessoal com questionário em papel

Temas

Temas e subtemas
Estatísticas multidomínio, Gênero, População, Administração pública e participação político-social, Educação, Meio Ambiente, Estrutura e gestão da administração pública, Cultura, recreação e esporte, Saúde, Proteção social, Justiça e segurança
Principais variáveis
- Informações cadastrais do governo estadual
- Pessoal ocupado na administração direta e indireta por vínculo empregatício
- Informações sobre comunicação e informática
- Informações sobre governança
- Informações sobre a política de segurança pública
- Informações sobre a política de direitos humanos

Unidades de informação

Unidade de investigação
Unidade da Federação
Unidade de análise
Unidade da Federação.

Períodos de referência

Ano - 01/01/2021 a 31/12/2021

Disseminação

Formas de disseminação
Publicação Digital (online)
Nível de desagregação geográfica
Unidade da Federação
Nível de divulgação
Estados, Grandes regiões e Brasil.

Instrumentos de coleta

Histórico

Pela primeira vez será realizada no ano de 2012 a Pesquisa de Informações Básicas Estaduais - ESTADIC - que permitirá conhecer melhor as atividades e a infraestrutura da gestão estadual.

Acompanhando a trajetória da Pesquisa de Informações Básicas Municipais - MUNIC e na esteira do merecido reconhecimento e importância por ela alcançados, esta publicação traz a público os resultados da Pesquisa de Informações Básicas Estaduais - ESTADIC, realizada, pela primeira vez, em 2012, com o propósito de suprir a lacuna de estudos que focalizam as esferas estaduais, notadamente no que diz respeito às suas administrações, e oferecer elementos para análises sobre como são governadas as Unidades da Federação e como são definidas e implementadas suas políticas públicas. Para tal, foram aplicados dois instrumentos de investigação: um Questionário Básico e um Suplemento de Assistência Social, este fruto de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/ED

O que é

Efetua, periodicamente, um levantamento pormenorizado de informações sobre a estrutura, a dinâmica e o funcionamento das instituições públicas estaduais, tendo como unidade de investigação o governo do estado, por meio dos diversos setores que o compõem.

A Pesquisa de Informações Básicas Estaduais - ESTADIC teve início em 2012, extensiva a todas as Unidades da Federação, incluindo o Distrito Federal. Os temas e questões abordados em seu questionário básico são levantados regularmente e visam responder às necessidades de informação da sociedade e do Estado brasileiro, com vistas à consolidação de uma base de dados estatísticos e cadastrais atualizados e que proporcionem um conjunto relevante de indicadores de avaliação e monitoramento dos quadros institucional e administrativo das Unidades da Federação. Usualmente, a ESTADIC traz um caderno suplementar que contempla temas específicos, de forma mais detalhada, em um esforço permanente de atualização da pesquisa.

A pesquisa fornece informações variadas sobre a gestão pública estadual, incluindo a legislação vigente e os instrumentos de planejamento existentes nessa esfera da administração; organização do governo estadual; composição do quadro de pessoal por vínculo empregatício, tanto na administração direta quanto na indireta; recursos financeiros utilizados para a gestão; políticas públicas setoriais no âmbito das áreas pesquisadas (habitação, transporte, agropecuária, meio ambiente etc.), entre outros aspectos.

A periodicidade da pesquisa é anual. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação.

Downloads

Informações técnicas

Considerações metodológicas sobre a Pesquisa de Informações Básicas Estaduais - ESTADIC podem ser obtidas no capítulo Notas técnicas de suas publicações de resultados. 

Notícias e Releases

Edições

Recursos da Lei Aldir Blanc foram distribuídos por 61,1% dos municípios em 2021

Os resultados da Munic 2021 mostram que 61,1% dos municípios realizaram a distribuição de recursos da...

08/12/2022

Edições

Em 2021, apenas 19 municípios informaram não terem tido casos confirmados de Covid

99,6% dos municípios brasileiros informaram casos confirmados clinicamente ou laboratorialmente de COVID-19...

08/12/2022

Edições

Estadic 2020: gestão de recursos hídricos ganha prioridade entre os órgãos estaduais de meio ambiente

De 2017 para 2020, houve uma mudança significativa na prioridade de temas ambientais dos governos estaduais....

10/11/2021

Edições

Número de municípios com queimadas aumenta 42,9% em quatro anos

Cerca de 66% dos municípios brasileiros relataram a ocorrência de ao menos um impacto ambiental entre...

10/11/2021

Edições

Governos municipais e estaduais passam a oferecer mais serviços via internet

Municípios, estados e o Distrito Federal ampliaram os serviços oferecidos ao cidadão pela internet em...

02/12/2020

Edições

Estadic: em 2019, pessoal ocupado nas administrações estaduais diminui 4,6% em relação a 2018

Em 2019, houve uma redução de 4,6% no número de pessoas ocupadas na administração estadual e distrital...

02/12/2020

Edições

Proporção de municípios com Guarda Municipal armada sobe para 22,4%

O percentual de municípios onde a Guarda Municipal utilizava apenas armas de fogo ou fazia uso de armas...

02/12/2020

Edições

Estadic 2018: das 27 unidades da federação, 15 têm plano estadual de segurança alimentar e nutricional

Em 2018, quinze unidades da federação tinham Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. Em...

25/09/2019

Edições

Apenas 5,5% dos municípios com imigrantes têm serviços focados nessa população

Dos 3.876 municípios com presença de imigrantes, apenas 215 oferecem algum serviço de gestão migratória,...

25/09/2019

Edições

Mesmo com Lei Maria da Penha, somente 2,4% dos municípios oferecem casas-abrigo

Em 2018 – 12 anos após a criação da Lei Maria da Penha – somente 2,4% dos municípios brasileiros contavam...

25/09/2019

Ver mais notícias

Erramos