Pesquisa de Informações Básicas Estaduais - ESTADIC

Menu do Produto

Sobre - 2016 Esporte

A Pesquisa de Informações Básicas Estaduais - Estadic e a Pesquisa de Informações Básicas Municipais - Munic têm por objeto de interesse a gestão pública, tanto no que se refere à organização dos governos estaduais e das prefeituras, como no que diz respeito ao quadro funcional, à estrutura e às políticas setoriais adotadas nas áreas temáticas investigadas por esses levantamentos, em suas diferentes edições. Com a presente publicação, o IBGE, em parceria com o Ministério do Esporte, divulga os resultados de ambas as pesquisas realizadas sobre a área de esporte, em 2016, nas 27 Unidades da Federação e nas 5 570 municipalidades brasileiras.

A publicação aborda aspectos dessa temática nos entes federativos considerados e traz informações sobre algumas dimensões do esporte abarcadas nesta edição das pesquisas, tais como: gestão da política da área (órgão gestor e recursos humanos); legislação, instrumentos de gestão e de participação; convênios e parcerias; ações, projetos e programas; eventos esportivos; e instalações esportivas. As análises são ilustradas por meio de quadros, gráficos e cartogramas. O volume inclui ainda notas técnicas com considerações metodológicas e glossário com os termos e conceitos considerados essenciais para a compreensão dos resultados.

Estão disponíveis as bases de dados completas das duas pesquisas, bem como as tabelas de resultados da Munic, que são produto de agregações dos dados de municípios por classes de tamanho da população, com base nas estimativas de população residente em 1o de julho de 2016, calculadas pelo IBGE. Em conjunto, essas estatísticas oferecem um amplo panorama sobre o planejamento, a definição, a estrutura e a implementação das políticas públicas de esporte no País, possibilitando identificar, também, as carências ainda existentes nas Unidades da Federação e nos municípios brasileiros relativamente a uma questão tão cara ao exercício da cidadania esportiva e de lazer.