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PeNSE - Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar

Sobre - 2012

Com este lançamento, o IBGE divulga os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, realizada, em 2012, junto aos estudantes do 9o ano (8a série) do ensino fundamental do País, a partir de convênio celebrado com o Ministério da Saúde. A pesquisa, efetuada em consonância com as normas e diretrizes utilizadas em âmbito internacional e nacional para levantamentos envolvendo sujeitos humanos, em particular, adolescentes, teve por objetivo conhecer e dimensionar os diversos fatores de risco e de proteção à saúde desse grupo, utilizando como referência para seleção da amostra o cadastro das escolas públicas e privadas listadas no Censo Escolar 2010, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Ressalta-se, nesta edição da pesquisa, a significativa ampliação de sua abrangência geográfica, que passou a conter dados para o conjunto do País, as Grandes Regiões, além dos 26 Municípios das Capitais e o Distrito Federal.

Nesta publicação, são apresentados os procedimentos metodológicos que nortearam a elaboração do levantamento, destacando-se os critérios relacionados à delimitação da população-alvo, ao plano de amostragem e aos aspectos técnicos e éticos envolvidos na coleta dos dados, e tabelas selecionadas para cada um dos temas investigados. A análise dos resultados, ilustrada graficamente, busca fornecer um perfil da situação dos escolares no que tange a cada um dos temas, ressaltando as principais questões observadas. A publicação contém ainda um glossário com os termos e conceitos considerados essenciais para a compreensão dos resultados.

A realização da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar amplia sobremaneira o conhecimento acerca das características de saúde da população adolescente brasileira, subsidiando, dessa forma, as instâncias executivas e legislativas, os conselhos de saúde e os demais agentes relacionados ao setor, com informações confiáveis para a orientação e a avaliação das políticas de saúde destinadas a esse importante contingente populacional.

As informações ora divulgadas também estão disponíveis no CD-ROM que acompanha a publicação e no portal do IBGE na Internet, onde ainda podem ser consultadas através do Sistema IBGE de Recuperação Automática - SIDRA.

Principais resultados - 2012

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#seriehistorica201792153552284

Tabelas - 2012

Tabelas

1 Características do ambiente escolar e entorno

1.1 Estrutura de informação e comunicação (xls | ods)

1.2 Alimentos comercializados (xls | ods)

1.3 Estrutura para atividades físicas (xls | ods)

1.4 Outras características (xls | ods)

2 Características da população de estudo

2.1 Aspectos básicos (xls | ods)

2.2 Aspectos socioeconômicos (xls | ods)

2.3 Contexto familiar (xls | ods)

2.4 Hábitos alimentares (xls | ods)

2.5 Prática de atividade física (xls | ods)

2.6 Cigarro, álcool e outras drogas (xls | ods)

2.7 Saúde sexual e reprodutiva (xls | ods)

2.8 Violência, segurança e acidentes (xls | ods)

2.9 Hábitos de higiene (xls | ods)

2.10 Saúde bucal (xls | ods)

2.11 Percepção da imagem corporal (xls | ods)

2.12 Saúde mental (xls | ods)

2.13 Uso de serviço de saúde (xls | ods)

2.14 Asma (xls | ods)

 

Conceitos e métodos - 2012

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
O objetivo da pesquisa é produzir informações que permitam conhecer a magnitude dos fatores de risco e proteção à saúde, orientar e avaliar as intervenções em saúde adequadas ao adolescente, contribuindo para o monitoramento da saúde do escolar. Com a edição de 2012, espera-se ampliar o conhecimento sobre a saúde dos adolescentes, e subsidiar as políticas públicas relativas a este grupo.
Tipo de operação estatística
Pesquisa de estabelecimento de ensino
Tipo de dados
Dados de pesquisa por amostragem probabilística
Periodicidade de divulgação
Eventual
População-alvo
A população-alvo da pesquisa foi formada por escolares do 9º ano (antiga 8ª série) do ensino fundamental de escolas públicas e privadas.

Metodologia

A PeNSE foi realizada por uma amostra probabilística conglomerada de escolares cursando o 9º ano (antiga 8ª série) do ensino fundamental, no turno diurno de escolas públicas ou privadas.

A amostra foi dimensionada de modo a estimar parâmetros populacionais (proporções ou prevalências) em diversos domínios geográficos: cada uma das 26 capitais dos estados da federação mais o Distrito Federal, o conjunto dessas capitais, cada uma das cinco grandes regiões geográficas do país (Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-oeste), além do país como um todo.

O cadastro utilizado, para a seleção da amostra pesquisada, foi formado por 42,717 escolas de ensino fundamental listadas pelo Censo Escolar 2010, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação - INEP/MEC, que informaram possuir turmas de 9º ano do ensino fundamental nos seus turnos diurnos. Desse total, 7.519 estavam distribuídas pelas capitais dos estados e Distrito Federal e 35.198 localizavam-se nos demais municípios do país.

Os escolares foram selecionados a partir de dois planos amostrais distintos para os estratos geográficos dos municípios das capitais e para os cinco estratos geográficos formados pelos demais municípios.
As amostras dos estratos formados municípios das capitais foram obtidas em dois estágios. Primeiro foram selecionadas as escolas (unidades primárias de amostragem – UPA). Essas escolas foram visitadas para construção de uma lista atualizada de turmas de 9º ano, existentes em 2012. A partir da obtenção dessas listas, foram selecionadas as turmas (unidades secundárias de amostragem – USA).
Para estratos geográficos formados pelos demais municípios, a seleção foi em três estágios. No primeiro estágio, foram selecionados grupos de municípios (unidades primárias de amostragem – UPA); no segundo estágio, foram selecionadas escolas (unidades secundárias de amostragem – USA); e, no terceiro estágio, as turmas (unidades terciárias de amostragem – UTA) cujos alunos formaram a amostra de estudantes de cada estrato. Os municípios foram agrupados seguindo critérios de homogeneidade e vizinhança, obtendo-se grupos de 300 a 600 turmas aproximadamente. Em seguida, selecionada uma amostra desses grupos em cada Grande Região, de onde foram selecionadas as escolas (USA) que fariam parte da amostra.

Em ambos os casos, foi selecionada, aleatoriamente e com probabilidades iguais, uma turma em cada escola selecionada que tivesse uma ou duas turmas de 9º ano do ensino fundamental, e duas turmas em cada escola com três ou mais turmas desses escolares. Em cada uma das turmas selecionadas, todos os alunos foram convidados a responder o questionário da pesquisa.
O tamanho da amostra em cada estrato foi calculado para fornecer estimativas de proporções (ou prevalências) de algumas características de interesse, em cada um dos estratos geográficos, com um erro máximo aproximado de 3% em valor absoluto ao nível de confiança de 95%.

Foram entrevistados 109.104 escolares em 2.842 escolas. Do total de escolas selecionadas, 162 não foram pesquisadas por diversos motivos, dentre eles cinco recusas por parte da direção.

A pesquisa foi realizada utilizando microcomputador de mão, Personal Digital Assistant (PDA). Para os estudantes, foi inserido o questionário estruturado, autoaplicável, com módulos temáticos que variavam em número de perguntas. A PeNSE 2012 introduziu um segundo questionário, referente ao ambiente escolar, aplicado ao diretor ou responsável pela escola e preenchido pelo agente de coleta do IBGE, incluindo temas sobre estrutura da escola, dimensão, espaços, equipamentos, práticas, políticas e situações do entorno.

A antropometria não foi realizada em 2012.
Técnica de coleta:
CASI - Questionário eletrônico autopreenchido, CAPI - Entrevista pessoal assistida por computador

Temas

Temas e subtemas
Grupos populacionais específicos, População, Educação, Saúde, Justiça e segurança
Principais variáveis
QUESTIONÁRIO DO ALUNO
-Escolaridade dos pais
- Trabalho entre escolares
- Posse de bens e serviços
- Conhecimento dos pais ou responsáveis acerca do tempo livre dos escolares
- Falta às aulas sem permissão dos pais ou responsáveis
- Entendimento dos pais ou responsáveis quanto aos problemas e preocupações dos filhos
- Consumo de alimentos marcadores de alimentação saudável
- Consumo de alimentos marcadores de alimentação não saudável
- Atividade física globalmente estimada
- Hábito sedentário: tempo assistindo TV
- Uso de cigarro e outros produtos do tabaco
- Experimentação precoce de bebidas alcoólicas
- Uso de drogas ilícitas alguma vez na vida
- Iniciação sexual
- Uso de preservativos
- Segurança no trajeto casa-escola e no espaço escolar
- Violência no trânsito
- Bullying
- Lavar as mãos
- Frequência de ida ao dentista
- Atitude em relação ao peso corporal
- Sentimento de solidão
- Uso de serviços de saúde
- Prevalência de asma

QUESTIONÁRIO DA ESCOLA
- Características do ambiente escolar e entorno.
- Estrutura de informação e comunicação
- Alimentos comercializados
- Estrutura para atividades físicas
- Atividades e políticas (conselho escolar, atividade extraclasse, ambientes livres de tabaco)
- Aspectos de localização da escola quanto a risco de violências.

Unidades de informação

Unidade de investigação
Pessoa, Estabelecimento
Unidade de análise
Pessoa, Estabelecimento.

Períodos de referência

Ano - 15/04/2012 a 15/09/2012
Data de início da coleta
15/04/2012
Data do fim da coleta
15/09/2012

Disseminação

Formas de disseminação
Publicação Digital (online), Publicação impressa com CD-ROM
Nível de desagregação geográfica
Grandes Regiões
Nível de divulgação
Os resultados foram divulgados para Brasil, Grandes Regiões, municípios das capitais e o Distrito Federal.

Instrumentos de coleta

Histórico

Em virtude da implantação do Sistema Nacional de Monitoramento da Saúde do Escolar, decorrente do Decreto Presidencial nº 6286, 05/12/2007 que instituiu o Programa Saúde nas Escolas - PSE, cujo objetivo é integrar as redes de Educação Básica e a rede de Atenção Básica à Saúde nos territórios de responsabilidade das equipes de Saúde da Família, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e o Ministério da Saúde assinaram convênio, em 2008, para a realização, no primeiro semestre de 2009, da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar - PeNSE, como um dos instrumentos para subsidiar com informações os gestores e assim, dar sustentabilidade ao sistema de vigilância em saúde para escolares.

A segunda edição da PeNSE foi realizada em 2012, a partir de convênio celebrado entre o IBGE e o Ministério da Saúde - MS, com o apoio do Ministério da Educação - MEC.

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/AA

Publicações - 2012

O que é

Investiga informações que permitem conhecer e dimensionar os fatores de risco e proteção à saúde dos adolescentes. A pesquisa é realizada por amostragem, utilizando como referência para seleção o cadastro das escolas públicas e privadas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP.  

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar - PeNSE teve início em 2009, fruto de parceria com o Ministério da Saúde e apoio do Ministério da Educação. Na primeira edição, os escolares do 9o ano do ensino fundamental (antiga 8a série) das escolas públicas e privadas dos Municípios das Capitais constituíram sua população-alvo. A escolha do 9o ano do ensino fundamental, cabe destacar, teve como justificativa o mínimo da escolarização necessária para responder questionário autoaplicável e também a proximidade da idade de referência preconizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS (World Health Organization - WHO), que é de 13 a 15 anos. Em 2012, embora mantida sua população-alvo, a PeNSE passou a abarcar dados para o conjunto do País e as Grandes Regiões, e a investigar, também, algumas características do ambiente escolar e do entorno. Na edição de 2015, importantes inovações foram introduzidas na pesquisa, dentre as quais se destaca a disponibilização de informações oriundas de dois planos amostrais distintos: escolares frequentando o 9o ano do ensino fundamental e escolares de 13 a 17 anos de idade frequentando as etapas do 6o ao 9o ano do ensino fundamental (antigas 5a a 8a séries) e da 1a a 3a série do ensino médio. A primeira amostra, tradicional da PeNSE, não só permite a comparação temporal entre os Municípios das Capitais nas três edições da pesquisa, como também possibilita a desagregação das informações por Unidades da Federação, oferecendo, assim, dados de saúde mais próximos da realidade local desses estudantes. A segunda amostra, por sua vez, proporciona melhor identificação e acompanhamento de fatores relacionados ao desenvolvimento físico-biológico e ao tempo de exposição às condições de risco para o grupo etário considerado, e viabiliza maior comparabilidade com indicadores internacionais, em especial aqueles provenientes da OMS.

A pesquisa fornece informações sobre as características básicas da população de estudo, incluindo aspectos socioeconômicos, como escolaridade dos pais, inserção no mercado de trabalho e posse de bens e serviços; contextos social e familiar; fatores de risco comportamentais relacionados a hábitos alimentares, sedentarismo, tabagismo, consumo de álcool e outras drogas; saúde sexual e reprodutiva; exposição a acidentes e violências; hábitos de higiene; saúde bucal; saúde mental; e percepção da imagem corporal, entre outros tópicos. Características do ambiente escolar e do entorno são também contempladas, incluindo informações relacionadas à infraestrutura disponível para alimentação e atividade física; acessibilidade; saneamento básico; existência de regras e normas de conduta adotadas pelas escolas; políticas de assistência à saúde; e nível de segurança do entorno, entre outros aspectos.

A periodicidade da pesquisa é eventual. Sua abrangência geográfica é nacional: na edição de 2015, realizada com dois planos amostrais distintos, os resultados da amostra 1 estão disponíveis para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios das Capitais; e para a amostra 2, Brasil e Grandes Regiões.

Séries históricas

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Microdados

Arquivos de Microdados da PeNSE 2019 - incluído em 13/07/2022

Arquivos de Microdados da PeNSE 2015 - atualizado em 25/05/2018

Histórico de atualizações - Microdados 2015

  • 25/05/2018: As atualizações referem-se a:
    1- Inclusão do documento “Nota metodológica n.01: Informações para utilização dos microdados – Amostras 1 e 2”, que contém orientações para a utilização dos dados da PeNSE 2015, na seção “Informações técnicas”.
    2- Inclusão do documento “Nota metodológica n.02: Especificação de tabelas e indicadores – Amostra 1”, que contém os filtros utilizados para a construção das tabelas da Amostra 1 disponibilizadas na publicação e na página da PeNSE 2015, na seção “Informações técnicas”.
    3- Inclusão do documento “Nota metodológica n.03: Especificação de tabelas e indicadores – Amostra 2”, que contém os filtros utilizados para a construção das tabelas da Amostra 2, na seção “Informações técnicas”.
    4- Inclusão da pasta “PeNSE_2015_AMOSTRA1.zip” contendo os microdados da Amostra 1 nos formatos “.csv”, “.sas” e “.xlsx”, além do arquivo “Dicionario_PENSE_Microdados_Amostra1.xls” em substituição ao arquivo “Dicionario_PENSE_Microdados.xls”. O novo arquivo contém duas abas (“AMOSTRA1_ALUNO” e “AMOSTRA1_ESCOLA”) com a descrição de variáveis associadas a quesitos dos questionários aplicados aos alunos e escolas selecionados para a Amostra 1. Adicionalmente, em relação ao arquivo anteriormente disponibilizado:
    4.1- A descrição “Não aplicável” atribuída ao código “-1”, foi substituída por “Pulo no questionário”.
    4.2- Correção da codificação das opções de resposta atribuídas à variável “V008 – Esfera administrativa da escola” (anteriormente codificada como “1 – Municipal; 2 – Estadual; 3 – Federal; 4 – Privada”): no documento ora disponibilizado passa a valer a codificação “1 – Federal; 2 – Estadual; 3 – Municipal; 4 – Privada”.
    5- Inclusão da pasta “PeNSE_2015_AMOSTRA2.zip” contendo os microdados da Amostra 2 nos formatos “.csv”, “.sas” e “.xlsx”, além do arquivo “Dicionario_PENSE_Microdados_Amostra2.xls” que contém duas abas (“AMOSTRA2_ALUNO” e “AMOSTRA2_ESCOLA”)com a descrição de variáveis associadas a quesitos dos questionários aplicados aos alunos e escolas selecionados para a Amostra 2.

  • 05/05/2017: As atualizações referem-se a:
    1- Exclusão da variável EXTRATO_EXP_CHAR dos arquivos "PENSE_AMOSTRA2.csv", "pense_amostra2.sas7bat", e "PENSE_2015_Microdados.v3.xlsx" por se tratar da mesma variável que EXTRATO_EXP.
    2- Inclusão da variável escola que corresponde a unidade primária de amostragem (UPA) nos arquivos "PENSE_AMOSTRA2.csv", "pense_amostra2.sas7bat" e "PENSE_2015_Microdados.v3.xlsx".
    3- Correção da variável escola nas abas AMOSTRA1_ALUNO e AMOSTRA1_ESCOLA do arquivo "Dicionário_PENSE_Microdados.xls", cuja descrição passa a ser UPA (unidade primária de amostragem).
    4- Inclusão da variável escola na aba AMOSTRA2 do arquivo "Dicionário_PENSE_Microdados.xls", cuja descrição é UPA (unidade primária de amostragem).

     
  • 02/09/2016: Foram adicionadas variáveis de estrato, utilizadas na expansão. 

  • 02/09/2016: Os microdados passaram a ser disponibilizados também em formato XLSX. 


Arquivos de Microdados da PeNSE 2012

Arquivos de Microdados da PeNSE 2009

Downloads

Informações técnicas

Considerações metodológicas sobre a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar - PeNSE podem ser obtidas no capítulo Notas técnicas de suas publicações de resultados.

Notas explicativas

  • Nota técnica 01/2022 - Controle estatístico de confidencialidade para ampliar a segurança da privacidade do informante no arquivo de microdados da PeNSE 2019

Notas metodológicas complementares sobre a edição da pesquisa realizada em 2015

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