Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Tábuas Completas de Mortalidade

Sobre - 2022

Em cumprimento ao disposto no Art. 2° do Decreto n. 3.266, de 29.11.1999, o IBGE divulga anualmente, até o dia 1° de dezembro, no Diário Oficial da União, as Tábuas Completas de Mortalidade para o total da população brasileira em 1° de julho do ano anterior. Essas informações refletem a tendência de longo prazo da mortalidade no País e subsidiam o cálculo do fator previdenciário com vistas às aposentadorias dos trabalhadores que estão sob o Regime Geral de Previdência Social.

Entre 2011 e 2021, as Tábuas Completas de Mortalidade divulgadas foram oriundas de uma projeção da mortalidade elaborada a partir das Tábuas calculada para o ano de realização do Censo Demográfico 2010. Sempre que ocorre um Censo Demográfico e que novas informações sobre os óbitos se encontram disponíveis, o IBGE reconstrói as Tábuas de Mortalidade para o País, em um exercício necessário de atualização desse modelo demográfico, que resume o nível de mortalidade da população.

As Tábuas de Mortalidade construídas para 2022 utilizaram dados diretos de óbitos (ajustados por sub-registro) e da população recenseada em 2022 para cálculo das taxas de mortalidade. Portanto, os resultados refletem a mortalidade da população brasileira, por idade, em um ano que ainda se observa um aumento nos óbitos em relação ao período anterior à pandemia de Covid-19.

Tabelas - 2022

Tabelas

Ambos os Sexos (xlsx | ods)

Homens (xlsx | ods)

Mulheres (xlsx | ods)

Conceitos e métodos - 2022

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
A tábua de mortalidade, anualmente divulgada, permite conhecer os níveis e padrões de mortalidade do país, bem como alguns indicadores derivados, como a mortalidade infantil (1q0), a mortalidade na infância (5q0), a expectativa de vida ao nascer (e0), a expectativa de vida aos 60 (e60), dentre outros. Tais indicadores guardam associação direta com as condições sanitárias, de saúde e de segurança da população em estudo, constituindo um modelo de grande valor para avaliar e introduzir os ajustes necessários nas políticas sociais voltadas para a sociedade como um todo. Ademais, a Tabua Completa de Mortalidade tem sido utilizada como um dos parâmetros necessários na determinação do chamado fator previdenciário para o cálculo dos valores relativos às aposentadorias dos trabalhadores que estão sob o Regime Geral de Previdência Social.
Tipo de operação estatística
Projeções e estimativas populacionais
Tipo de dados
Dados de Censo, Registros administrativos, Dados de pesquisa por amostragem não probabilística
Periodicidade de divulgação
Anual
População-alvo
População brasileira residente em primeiro de julho de cada ano.

Metodologia

A presente tábua foi construída para o ano de 2022, sendo proveniente do cálculo das taxas de mortalidade por sexo e idade, com base na informação de óbitos do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM/MS) e na população exposta ao risco oriunda do Censo Demográfico de 2022. Trata-se de um procedimento necessário de atualização, sempre que se dispõe de um novo Censo Demográfico. Além disso, o desenvolvimento desta atividade cumpre o propósito de gerar parâmetros atualizados da mortalidade do Brasil que serão incorporados à nova Revisão da Projeção da População do Brasil por Sexo e Idade a ser divulgada num futuro próximo.
Técnica de coleta:
Não se aplica

Temas

Temas e subtemas
População, Componentes da dinâmica demográfica e estatísticas vitais
Principais variáveis
Taxas de mortalidade e expectativa de vida em cada idade exata.

Unidades de informação

Unidade de investigação
Pessoa
Unidade de análise
Pessoa
Unidade informante
Não se aplica.

Períodos de referência

Ano - 01/01/2022 a 31/12/2022

Disseminação

Formas de disseminação
Publicação Digital (online)
Nível de desagregação geográfica
Nacional
Nível de divulgação
Brasil

Histórico

Desde 1999 que o IBGE divulga anualmente a Tábua Completa de Mortalidade correspondente à
população do Brasil, com data de referência em 1º de julho do ano anterior. Esta divulgação tem sido
realizada em cumprimento ao Artigo 2º do Decreto Presidencial nº 3.266, de 29 de novembro de 1999,
cuja redação é descrita a seguir.
“Art. 2°. Compete ao IBGE publicar, anualmente, até o dia primeiro de dezembro, no Diário
Oficial da União, a tábua completa de mortalidade para o total da população brasileira referente ao
ano anterior.”

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/XU

Publicações - 2022

O que é

Fornecem estimativas da expectativa de vida às idades exatas até os 80 anos, com data de referência em 1o de julho do ano anterior.

Desde 1999, o IBGE divulga anualmente, até o dia 1o de dezembro, no Diário Oficial da União, as Tábuas Completas de Mortalidade para o total da população brasileira em 1o de julho do ano anterior, em cumprimento ao Art. 2o do Decreto n. 3.266, de 29.11.1999. As Tábuas Completas de Mortalidade são provenientes de projeção dos níveis de mortalidade a partir das Tábuas Abreviadas de Mortalidade construídas para o ano de referência do último Censo Demográfico, às quais são incorporados dados populacionais do respectivo levantamento censitário, estimativas da mortalidade infantil com base nesse mesmo levantamento e informações sobre notificações e registros oficiais de óbitos, por sexo e idade. Constituem um modelo demográfico que descreve a incidência da mortalidade ao longo do ciclo vital das pessoas, tendo como referência a mortalidade da população em um determinado período de referência, e suas informações têm sido utilizadas como um dos parâmetros para o cálculo do fator previdenciário com vistas às aposentadorias dos trabalhadores que estão sob o Regime Geral de Previdência Social.

Os principais indicadores extraídos das Tábuas Completas de Mortalidade são as probabilidades de morte entre duas idades exatas, em particular, a probabilidade de um recém-nascido falecer antes de completar o primeiro ano de vida, também conhecida como taxa de mortalidade infantil; e as expectativas de vida a cada idade, em especial, a expectativa de vida ao nascimento.

A periodicidade das Tábuas Completas de Mortalidade é anual. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados, por sexo e idade, para Brasil.

Observação importante

As Tábuas Completas de Mortalidade são obtidas a partir das Tábuas Abreviadas de Mortalidade projetadas, utilizando-se metodologias apropriadas para transformar os intervalos quinquenais utilizados nas Tábuas Abreviadas em intervalos unitários nas Tábuas Completas de Mortalidade.


Tábuas de mortalidade do ano de 2021

As Tabuas Completas de Mortalidade do ano de 2021 são provenientes de uma projeção da mortalidade elaborada a partir das Tábuas Completas de Mortalidade construídas para o ano de 2010, nas quais foram incorporados dados populacionais do Censo Demográfico 2010, estimativas da mortalidade infantil com base nesse mesmo levantamento censitário e informações sobre notificações e registros oficiais de óbitos, por sexo e idade. Dessa forma, as Tábuas Completas de Mortalidade para o Brasil, referentes ao ano de 2021, retratam a projeção da mortalidade elaborada com dados de 2010, sem incorporar, portanto, os efeitos da pandemia de COVID-19, iniciada em 2020, no aumento do número de óbitos da população brasileira. Tais efeitos serão registrados oportunamente, com base nos resultados do Censo Demográfico 2022, cuja operação, quando concluída, ensejará a revisão de tais projeções, considerando-se uma estimativa mais precisa da população exposta ao risco de falecer, bem como os óbitos observados na última década.

Downloads

Informações técnicas

Notas técnicas

Nota técnica 01/2022- Tábuas completas de mortalidade em ano de pandemia de COVID-19

Nota técnica 01/2021- Tábuas completas de mortalidade em ano de pandemia de COVID-19

Notas metodológicas

Procedimentos para obtenção de uma Tábua Completa de Mortalidade a partir de uma Tábua Abreviada – Brasil 2014, 2016

Notícias e Releases

Em 2022, expectativa de vida era de 75,5 anos

Uma pessoa nascida no Brasil em 2022 tinha expectativa de viver, em média, até os 75,5 anos. Para os...

29/11/2023

Em 2019, expectativa de vida era de 76,6 anos

Uma pessoa nascida no Brasil em 2019 tinha expectativa de viver, em média, até os 76,6 anos. Isso representa...

26/11/2020

Expectativa de vida dos brasileiros aumenta 3 meses e chega a 76,6 anos em 2019

Uma pessoa nascida no Brasil em 2019 tinha expectativa de viver, em média, até os 76,6 anos. Desde 1940,...

26/11/2020

Expectativa de vida dos brasileiros aumenta para 76,3 anos em 2018

A expectativa de vida dos brasileiros aumentou em 3 meses e 4 dias, de 2017 para 2018, alcançando 76,3...

28/11/2019

Em 2018, expectativa de vida era de 76,3 anos

Uma pessoa nascida no Brasil em 2018 tinha expectativa de viver, em média, até os 76,3 anos. Isso representa...

28/11/2019

Em 2017, expectativa de vida era de 76 anos

Uma pessoa nascida no Brasil em 2017 tinha expectativa de viver, em média, até os 76 anos. Isso representa...

29/11/2018

Expectativa de vida do brasileiro sobe para 76 anos; mortalidade infantil cai

A expectativa de vida ao nascer continuou a subir no Brasil em 2017, atingindo 76 anos, contra 75,8 anos...

29/11/2018

Expectativa de vida do brasileiro sobe para 75,8 anos

De 2015 para 2016, a expectativa de vida do brasileiro ao nascer passou de 75,5 para 75,8 anos, o que...

01/12/2017

Em 2016, expectativa de vida era de 75,8 anos

Uma pessoa nascida no Brasil em 2016 tinha expectativa de viver, em média, até os 75 anos, nove meses...

01/12/2017

Em 2015, esperança de vida ao nascer era de 75,5 anos

Em 2015, a esperança de vida ao nascer no Brasil era de 75,5 anos (75 anos, 5 meses e 26 dias), um aumento...

01/12/2016

Ver mais notícias