Estimativas da População

Menu do Produto

Tabelas - 2019

Estimativas de população enviadas ao TCU

Tabelas de estimativas para 1º de julho de 2019, atualizadas e enviadas ao TCU após a publicação no DOU:
PDF  | ODS  | XLS

 

Arquivos atualizados em 31/10/2019:
- Retificação das populações de Anagé, Vitória da Conquista e Caetanos, no estado da Bahia, em decorrência da Ação Direta de Inconstitucionalidade, que afetou os limites territoriais dos municípios.
- Retificação das populações de Missão Velha e Barbalha, no estado do Ceará, e Lontra e Japonvar, no estado de Minas Gerais, devido a equívoco no processamento da atualização dos limites municipais
- Decisão Judicial para a população dos municípios de Glória (BA) e Heliópolis (BA).

Arquivos atualizados em 17/09/2019: Devido ao cumprimento de decisão judicial do município de Ferreiros, do estado de Pernambuco.

 

Estimativas de população publicadas no DOU

Tabelas de estimativas populacionais para os municípios e para as Unidades da Federação brasileiros em 01.07.2019:
PDF  |  ODS  | XLS

 

Atendendo ao dispositivo legal, Lei nº 8443, de 16 de julho de 1992, no artigo 102, o IBGE fez publicar no Diário Oficial da União, em 28 de agosto de 2019, as estimativas de população para os municípios e para as Unidades da Federação brasileiros, com data de referência em 1º de julho de 2019. A Lei complementar nº 143, de 17 de julho de 2013, alterou o art. 102 da Lei nº 8443, revogando os parágrafos 1º e 2º, que estabelecia o prazo de 20 dias após a publicação das estimativas no Diário Oficial da União para apresentação de reclamações ao IBGE.

 

População residente das Unidades da Federação e Grandes Regiões, enviada ao Tribunal de Contas da União - 2001-2019

Tabela de estimativas:  XLS  |  PDF

 

 


O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=298009.